Autor Tópico: RAW vs JPEG  (Lida 6311 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 10 de Janeiro de 2012, 23:00:59
Dondon, o XMP é o DNG do camera RAW?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Janeiro de 2012, 23:01:32
Eu copio da máquina e divido nas pastas de destino em RAW. Em seguida, eu importo para o LR, trato as fotos e exporto para as minhas pastas em DNG.

p.s. Nao creio ser o melhor método, mas é assim que eu procedo por enquanto. :ok:

Ou seja, deixando na suas pastas o arquivo em RAW e o DNG. Certo ?
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #17 Online: 10 de Janeiro de 2012, 23:03:11
Ou seja, deixando na suas pastas o arquivo em RAW e o DNG. Certo ?
Isso isso isso.

É uma forma de saber que tipo de tratamento eu apliquei à foto no futuro. Além disso, é um ótimo banco de presets, caso nao os salve.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 10 de Janeiro de 2012, 23:05:05
As fotos não estão no LR. O LR usa uma forma não destrutiva de processamento. Ele não modifica o RAW revelado. Depois da pós, vc exporta e nesse momento é criado um arquivo de imagem (RAW não é arquivo de imagem, é arquivo de dados). Esse arquivo de imagem é aquele que vc vai imprimir ou exbir na WEB.

 :ponder: :ponder: :ponder:

Ahhhhh acho que estou entendendo !!!

O RAW sendo arquivo de dados ele é exportado em formato de imagem (digamos assim). Por isso todos até agora preferem fazer a pós e dai converter para JPG, DNG, etc... Deixando os dois arquivos guardados, certo ???

Aproveito e pergunto.
O melhor seria exportar em DNG ou JPG ? Depende ?

Obrigado !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 10 de Janeiro de 2012, 23:08:51
Isso isso isso.

É uma forma de saber que tipo de tratamento eu apliquei à foto no futuro. Além disso, é um ótimo banco de presets, caso nao os salve.

O presets só é relacionado porque você exportou em DNG ?
Mas e se tiver que imprimir ou entregar a alguém. Terá que além do próprio RAW, a conversão para DNG e ainda para o JPG ?
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #20 Online: 10 de Janeiro de 2012, 23:09:57
Quando você fala o .xmp de conversão, quer dizer as conversões da foto em RAW após o tratamento da pós ???

Dondon, o XMP é o DNG do camera RAW?

O XMP é um arquivo puro de dados e instruções, não é um arquivo de imagem. Semelhante a um XML.
MUITO mais leve que um DNG. Ele carrega tudo que é feito no arquivo RAW dentro do ACR.

A única chatice desse método é que tudo que é feito no Photoshop após a conversão no ACR não fica armazenado no XMP, se eu quiser guardar um "arquivo puro" depois da manipulação no PS aí tenho que salvar o DNG ou TIF, coisa que nunca faço. :P

[]s

Isso é um XMP, olha que simpático!


Citar
<x:xmpmeta xmlns:x="adobe:ns:meta/" x:xmptk="Adobe XMP Core 5.1-c055 1.136881, 2010/06/10-18:11:35        ">
 <rdf:RDF xmlns:rdf="http://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns#">
  <rdf:Description rdf:about=""
    xmlns:tiff="http://ns.adobe.com/tiff/1.0/">
   <tiff:Make>Canon</tiff:Make>
   <tiff:Model>Canon EOS REBEL T1i</tiff:Model>
   <tiff:Orientation>1</tiff:Orientation>
  </rdf:Description>
  <rdf:Description rdf:about=""
    xmlns:exif="http://ns.adobe.com/exif/1.0/">
   <exif:ExifVersion>0221</exif:ExifVersion>
   <exif:ExposureTime>8/1</exif:ExposureTime>
   <exif:ShutterSpeedValue>-3/1</exif:ShutterSpeedValue>
   <exif:FNumber>11/1</exif:FNumber>
   <exif:ApertureValue>6918863/1000000</exif:ApertureValue>
   <exif:ExposureProgram>1</exif:ExposureProgram>
   <exif:ISOSpeedRatings>
    <rdf:Seq>
     <rdf:li>100</rdf:li>
    </rdf:Seq>
   </exif:ISOSpeedRatings>
   <exif:DateTimeOriginal>2012-01-09T09:02:39.94-02:00</exif:DateTimeOriginal>
   <exif:DateTimeDigitized>2012-01-09T09:02:39.94-02:00</exif:DateTimeDigitized>
   <exif:ExposureBiasValue>0/1</exif:ExposureBiasValue>
   <exif:MaxApertureValue>3625/1000</exif:MaxApertureValue>
   <exif:SubjectDistance>62/100</exif:SubjectDistance>
   <exif:MeteringMode>5</exif:MeteringMode>
   <exif:Flash rdf:parseType="Resource">
    <exif:Fired>False</exif:Fired>
    <exif:Return>0</exif:Return>
    <exif:Mode>2</exif:Mode>
    <exif:Function>False</exif:Function>
    <exif:RedEyeMode>False</exif:RedEyeMode>
   </exif:Flash>
   <exif:FocalLength>10/1</exif:FocalLength>
   <exif:CustomRendered>0</exif:CustomRendered>
   <exif:ExposureMode>1</exif:ExposureMode>
   <exif:WhiteBalance>0</exif:WhiteBalance>
   <exif:SceneCaptureType>0</exif:SceneCaptureType>
   <exif:FocalPlaneXResolution>4752000/894</exif:FocalPlaneXResolution>
   <exif:FocalPlaneYResolution>3168000/593</exif:FocalPlaneYResolution>
   <exif:FocalPlaneResolutionUnit>2</exif:FocalPlaneResolutionUnit>
  </rdf:Description>
  <rdf:Description rdf:about=""
    xmlns:xmp="http://ns.adobe.com/xap/1.0/">
   <xmp:ModifyDate>2012-01-09T09:02:39.94-02:00</xmp:ModifyDate>
   <xmp:CreateDate>2012-01-09T09:02:39.94-02:00</xmp:CreateDate>
   <xmp:Rating>0</xmp:Rating>
  </rdf:Description>
  <rdf:Description rdf:about=""
    xmlns:aux="http://ns.adobe.com/exif/1.0/aux/">
   <aux:SerialNumber>770101235</aux:SerialNumber>
   <aux:LensInfo>10/1 22/1 0/0 0/0</aux:LensInfo>
   <aux:Lens>EF-S10-22mm f/3.5-4.5 USM</aux:Lens>
   <aux:LensID>235</aux:LensID>
   <aux:ImageNumber>0</aux:ImageNumber>
   <aux:ApproximateFocusDistance>62/100</aux:ApproximateFocusDistance>
   <aux:FlashCompensation>0/1</aux:FlashCompensation>
   <aux:Firmware>1.1.0</aux:Firmware>
  </rdf:Description>
  <rdf:Description rdf:about=""
    xmlns:crs="http://ns.adobe.com/camera-raw-settings/1.0/">
   <crs:RawFileName>IMG_5596.CR2</crs:RawFileName>
   <crs:Version>6.2</crs:Version>
   <crs:ProcessVersion>5.7</crs:ProcessVersion>
   <crs:WhiteBalance>Custom</crs:WhiteBalance>
   <crs:Temperature>4200</crs:Temperature>
   <crs:Tint>+29</crs:Tint>
   <crs:Exposure>0.00</crs:Exposure>
   <crs:Shadows>5</crs:Shadows>
   <crs:Brightness>+50</crs:Brightness>
   <crs:Contrast>+25</crs:Contrast>
   <crs:Saturation>0</crs:Saturation>
   <crs:Sharpness>25</crs:Sharpness>
   <crs:LuminanceSmoothing>0</crs:LuminanceSmoothing>
   <crs:ColorNoiseReduction>25</crs:ColorNoiseReduction>
   <crs:ChromaticAberrationR>0</crs:ChromaticAberrationR>
   <crs:ChromaticAberrationB>0</crs:ChromaticAberrationB>
   <crs:VignetteAmount>0</crs:VignetteAmount>
   <crs:ShadowTint>0</crs:ShadowTint>
   <crs:RedHue>0</crs:RedHue>
   <crs:RedSaturation>0</crs:RedSaturation>
   <crs:GreenHue>0</crs:GreenHue>
   <crs:GreenSaturation>0</crs:GreenSaturation>
   <crs:BlueHue>0</crs:BlueHue>
   <crs:BlueSaturation>0</crs:BlueSaturation>
   <crs:FillLight>10</crs:FillLight>
   <crs:Vibrance>0</crs:Vibrance>
   <crs:HighlightRecovery>21</crs:HighlightRecovery>
   <crs:Clarity>0</crs:Clarity>
   <crs:Defringe>0</crs:Defringe>
   <crs:HueAdjustmentRed>0</crs:HueAdjustmentRed>
   <crs:HueAdjustmentOrange>0</crs:HueAdjustmentOrange>
   <crs:HueAdjustmentYellow>0</crs:HueAdjustmentYellow>
   <crs:HueAdjustmentGreen>0</crs:HueAdjustmentGreen>
   <crs:HueAdjustmentAqua>0</crs:HueAdjustmentAqua>
   <crs:HueAdjustmentBlue>0</crs:HueAdjustmentBlue>
   <crs:HueAdjustmentPurple>0</crs:HueAdjustmentPurple>
   <crs:HueAdjustmentMagenta>0</crs:HueAdjustmentMagenta>
   <crs:SaturationAdjustmentRed>0</crs:SaturationAdjustmentRed>
   <crs:SaturationAdjustmentOrange>0</crs:SaturationAdjustmentOrange>
   <crs:SaturationAdjustmentYellow>0</crs:SaturationAdjustmentYellow>
   <crs:SaturationAdjustmentGreen>0</crs:SaturationAdjustmentGreen>
   <crs:SaturationAdjustmentAqua>0</crs:SaturationAdjustmentAqua>
   <crs:SaturationAdjustmentBlue>0</crs:SaturationAdjustmentBlue>
   <crs:SaturationAdjustmentPurple>0</crs:SaturationAdjustmentPurple>
   <crs:SaturationAdjustmentMagenta>0</crs:SaturationAdjustmentMagenta>
   <crs:LuminanceAdjustmentRed>0</crs:LuminanceAdjustmentRed>
   <crs:LuminanceAdjustmentOrange>0</crs:LuminanceAdjustmentOrange>
   <crs:LuminanceAdjustmentYellow>0</crs:LuminanceAdjustmentYellow>
   <crs:LuminanceAdjustmentGreen>0</crs:LuminanceAdjustmentGreen>
   <crs:LuminanceAdjustmentAqua>0</crs:LuminanceAdjustmentAqua>
   <crs:LuminanceAdjustmentBlue>0</crs:LuminanceAdjustmentBlue>
   <crs:LuminanceAdjustmentPurple>0</crs:LuminanceAdjustmentPurple>
   <crs:LuminanceAdjustmentMagenta>0</crs:LuminanceAdjustmentMagenta>
   <crs:SplitToningShadowHue>0</crs:SplitToningShadowHue>
   <crs:SplitToningShadowSaturation>0</crs:SplitToningShadowSaturation>
   <crs:SplitToningHighlightHue>0</crs:SplitToningHighlightHue>
   <crs:SplitToningHighlightSaturation>0</crs:SplitToningHighlightSaturation>
   <crs:SplitToningBalance>0</crs:SplitToningBalance>
   <crs:ParametricShadows>0</crs:ParametricShadows>
   <crs:ParametricDarks>0</crs:ParametricDarks>
   <crs:ParametricLights>0</crs:ParametricLights>
   <crs:ParametricHighlights>0</crs:ParametricHighlights>
   <crs:ParametricShadowSplit>25</crs:ParametricShadowSplit>
   <crs:ParametricMidtoneSplit>50</crs:ParametricMidtoneSplit>
   <crs:ParametricHighlightSplit>75</crs:ParametricHighlightSplit>
   <crs:SharpenRadius>+1.0</crs:SharpenRadius>
   <crs:SharpenDetail>25</crs:SharpenDetail>
   <crs:SharpenEdgeMasking>0</crs:SharpenEdgeMasking>
   <crs:PostCropVignetteAmount>0</crs:PostCropVignetteAmount>
   <crs:GrainAmount>0</crs:GrainAmount>
   <crs:ColorNoiseReductionDetail>50</crs:ColorNoiseReductionDetail>
   <crs:LensProfileEnable>1</crs:LensProfileEnable>
   <crs:LensManualDistortionAmount>0</crs:LensManualDistortionAmount>
   <crs:PerspectiveVertical>0</crs:PerspectiveVertical>
   <crs:PerspectiveHorizontal>0</crs:PerspectiveHorizontal>
   <crs:PerspectiveRotate>0.0</crs:PerspectiveRotate>
   <crs:PerspectiveScale>100</crs:PerspectiveScale>
   <crs:ConvertToGrayscale>False</crs:ConvertToGrayscale>
   <crs:ToneCurveName>Medium Contrast</crs:ToneCurveName>
   <crs:ToneCurve>
    <rdf:Seq>
     <rdf:li>0, 0</rdf:li>
     <rdf:li>32, 22</rdf:li>
     <rdf:li>64, 56</rdf:li>
     <rdf:li>128, 128</rdf:li>
     <rdf:li>192, 196</rdf:li>
     <rdf:li>255, 255</rdf:li>
    </rdf:Seq>
   </crs:ToneCurve>
   <crs:CameraProfile>Adobe Standard</crs:CameraProfile>
   <crs:CameraProfileDigest>1564A98C46E40037DB79C8C97BDEDC38</crs:CameraProfileDigest>
   <crs:LensProfileSetup>LensDefaults</crs:LensProfileSetup>
   <crs:LensProfileName>Adobe (Canon EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM)</crs:LensProfileName>
   <crs:LensProfileFilename>Canon EOS 50D (Canon EF-S 10-22mm f3.5-4.5 USM) - RAW.lcp</crs:LensProfileFilename>
   <crs:LensProfileDigest>C66ECCC9448C10780E71D06BE54F0DD8</crs:LensProfileDigest>
   <crs:LensProfileDistortionScale>100</crs:LensProfileDistortionScale>
   <crs:LensProfileChromaticAberrationScale>100</crs:LensProfileChromaticAberrationScale>
   <crs:LensProfileVignettingScale>100</crs:LensProfileVignettingScale>
   <crs:HasSettings>True</crs:HasSettings>
   <crs:HasCrop>False</crs:HasCrop>
   <crs:AlreadyApplied>False</crs:AlreadyApplied>
  </rdf:Description>
  <rdf:Description rdf:about=""
    xmlns:photoshop="http://ns.adobe.com/photoshop/1.0/">
   <photoshop:SidecarForExtension>CR2</photoshop:SidecarForExtension>
  </rdf:Description>
 </rdf:RDF>
</x:xmpmeta>


Se você tiver problemas de insônia e/ou frustração amorosa dá até pra refazer a conversão por ele, via Bloco de Notas!  :hysterical:
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2012, 23:17:27 por dondon »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #21 Online: 10 de Janeiro de 2012, 23:10:30
Depende pra qual motivo. Quando vou imprimir, por exemplo, exporto em JPEG. Para postar no forum também. Se for continuar tratando em outros programas, o tiff é uma boa opcao.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2012, 23:11:09 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #22 Online: 10 de Janeiro de 2012, 23:45:37
Agora fiquei encucado pra saber onde tenho milhares de DNG, heheh

Faço a pós no LR e deixo os arquivos todos lá, e sempre que acesso está tudo editado como antes mantendo as informações, então to cheio de dng´s certo?

Só converto as fotos na hora de utilizá-las, senão ficam todas em raw mais suas informações no LR

Fora isso, fotos mais "bestinhas" como reunião de família e zuações fotografo direto em JPG, pois sei que não vou gastar tempo no LR ou no PS editando-as


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 10 de Janeiro de 2012, 23:50:42
Agora fiquei encucado pra saber onde tenho milhares de DNG, heheh

Faço a pós no LR e deixo os arquivos todos lá, e sempre que acesso está tudo editado como antes mantendo as informações, então to cheio de dng´s certo?

Só converto as fotos na hora de utilizá-las, senão ficam todas em raw mais suas informações no LR

Fora isso, fotos mais "bestinhas" como reunião de família e zuações fotografo direto em JPG, pois sei que não vou gastar tempo no LR ou no PS editando-as

Pois é, em relação ao que disse:

"Fora isso, fotos mais "bestinhas" como reunião de família e zuações fotografo direto em JPG, pois sei que não vou gastar tempo no LR ou no PS editando-as"

Acho que vou fazer o mesmo ! Mas muitos falam que nunca sabe quando fará "aquela" foto mesmo em reuniões de família !!!

Alguém teria outro opinião ?


« Última modificação: 10 de Janeiro de 2012, 23:52:48 por Luiz Amaral »
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #25 Online: 11 de Janeiro de 2012, 11:24:06
Meu fluxo geralmente é o seguinte:

Passo os arquivos raw pro pc, numa pasta do evento. Abro no Bridge e faço uma limpa em todas as fotos que não ficaram legais. Depois, edito no Camera Raw aquelas que estou afim e quando o tratamento está finalizado salvo o arquivo psd numa pasta separada, com todas as layers. Então salvo uma copia dessa mesma foto finalizada em Jpg, reduzida ou não, pra postar na net.

Mantenho os arquivos raw, mas não me preocupo em salvar em dng. Como foi dito, o ACR cria um arquivo das configurações usadas no arquivo raw. Se eu quiser o arquivo zerado, flat, basta apagar ou renomear o xmp.

Pra impressão prefiro usar PNG.


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #26 Online: 11 de Janeiro de 2012, 11:25:03
E com relação às fotos de família, eu não teria conseguido esse resultado se estivesse fotografando em jpg:

http://www.flickr.com/photos/fabioansolin/6572351159/in/photostream


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 11 de Janeiro de 2012, 11:42:44
E com relação às fotos de família, eu não teria conseguido esse resultado se estivesse fotografando em jpg:

http://www.flickr.com/photos/fabioansolin/6572351159/in/photostream

É... ontem quando fui dormir, pensei o seguinte. Veja se estou correto ?

Faço "todas" as fotos em RAW.
Separo as melhores para o tratamento no LR por exemplo.
As outras, uso o DPP para converter em JPG. Se necessário divulgar !

Daí vem a dúvida: O DPP converte em JPG usando as configurações da câmera como se eu fizesse a foto em JPG direto da câmera ?

O que acha, esse seria um bom flux de trabalho ?

Valeu !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #28 Online: 11 de Janeiro de 2012, 12:10:47
Daí vem a dúvida: O DPP converte em JPG usando as configurações da câmera como se eu fizesse a foto em JPG direto da câmera ?

Sim, ele lê os metadados gravados no RAW e aplica as configurações da camera como se fosse default. Experimente o seguinte, mude o Picture Style da camera para monocromático e faça uma foto em RAW.
Abrindo no LR, ela aparecerá colorida, obviamente. Abrindo no DPP ela aparecerá P&B com o Picture Style monocromático selecionado, como selecionado na camera. Óbvio também que este é apenas o default, podendo ser revertido.

Outra diferença entre DPP e LR é que quando vc faz edições no RAW usando o LR, estas edições vão para um side-car .xmp (ou para o catálogo, dependendo da configuração). Quando vc faz edições no DPP, estas edições ficam registradas dentro do próprio arquivo RAW .CR2. No entanto, as edições vão de forma automática para o .xmp, no caso do DPP a foto tem que ser salva com CTRL-S. Esta operação reescreve o RAW gravando dentre dele as edições. E a qualquer momento também vc pode voltar a foto ao estado original, usando a opção no DPP de "Return to shoot setings" ou algo semelhante.

Para edições simples, o DPP pode ser mais performático se a câmera já estiver com uma configuração que vc goste. Basta abrir as fotos no DPP, <CTRL>+B e pronto, vc terá fotos em JPG a partir do RAW como se tivesse feito em JPG direto na câmera, com a vantagem de poder fazer alguma edição em alguma foto que não ficou legal. É o grande fator porque RAW+JPG só é necessário se vc precisar do JPG imediatamente após fazer as fotos.

Para edições complexas, o LR é o mais prático, embora nem de longe seja o melhor.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, 12:11:42 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 11 de Janeiro de 2012, 12:47:53
Para edições complexas, o LR é o mais prático, embora nem de longe seja o melhor.

Quando você disse isso, refere-se a comparação entre o LR e DPP ???

Percebo que usa os dois ! Você prefere mais do que o outro, ou na sua visão são programas distintos ?

Pergunto isso pois estou testando o LR e gostei muito. Ao mesmo tempo estou em um uso (teste) secundário do Aperture da Apple. o DPP não usei muito !!

A dúvida é qual comprar o LR ou Aperture ! A diferença de preços, é muito grande entre eles !!!

Valeu Alexandre !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral