Autor Tópico: Filmagem com a T3i, 60D ou 7D, qual a melhor?  (Lida 54487 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Janeiro de 2012, 13:17:28
boa tarde pessoal. Essa dúvida não é minha, mas de um grande amigo meu, ele trabalha comigo e quer sair do estudio. Ele é editor e cinegrafista, dos bons, e faz casamentos, etc.
A dúvida é se a T3i é mesmo a mesma coisa das outras duas, porque lí em algum lugar que o sensor da 60d é melhor, mais preparado pra filmar, etc.
Até que ponto isso é verdade? Porque com a T3i, ele poderia comprar lentes melhores pra filmar.
Além disso, filmar casamento com uma DSLR só dá certo? Não tem aquela zica dos 12 min.? Como funciona isso?

Abraço, valeu!


Leo147

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Portfolio| Leonardo Silva
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2012, 13:32:50
Caro Mike Castro
eu tenho uma Canon T3i e ainda não tive a oportunidade de fazer um casamento com ela, mas acredito que para um "take" curto, uma especie de video clipe ela deve atender bem.

Muitos dizem que a 7D e a 60D são as melhores, mas acho que a 7D em certo ponto é melhor.
Sobre a questão de filmar 12min e parar eu não saberia lhe informar direito, mas uma coisa que constei com a minha T3i é que se filmar por muito tempo e não der um descanso, ela esquenta de uma maneria rápida. :(

Mas nada que atrapalhe, qualquer coisa estamos ai
Canon T3i - 18-55mm / SD 16gb Class 10 / Opteka Timer / YN 468 II TTL / Battery Grip / Opteka X-GRIP

www.leofoto.com.br


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2012, 13:43:30
ô Leo, valeu!

Esse lance de esquentar, como é isso? ela para a gravação? Perde o take? Quantos min.?

Ah! Ví tbm a T1i, parece que filma Full HD. Verdade? Presta? É no vível das tres já citadas?

Abraço


Leo147

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Portfolio| Leonardo Silva
Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2012, 14:14:45
Como dizia nosso velho amigo Jack, o Estrupador: "vamos por partes"

* Sobre o aquecimento, no manual da 7D temos o seguinte alerta:
"Se continuar a gravar filmes durante muito tempo, a temperatura interna
da câmara vai aumentar. Isto pode deteriorar a qualidade da imagem.
Quando não estiver a gravar, desligue a câmara." E ela esquenta mesmo, um dia desses eu estava fazendo alguns videos com a T3i e assustei com a temperatura dela, uma vez que com fotos ela fica normal!

* Grava aproximadamente entre 12 à 15 min.

* Ela filma em Full HD sim, mas com toda certeza a 7D, 60D e T3i são bem mais avançadas em vários recursos.

se eu estiver errado, por favor me fale.

Abraços

Canon T3i - 18-55mm / SD 16gb Class 10 / Opteka Timer / YN 468 II TTL / Battery Grip / Opteka X-GRIP

www.leofoto.com.br


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2012, 15:40:17
Segundo alguns sites especializados, a melhor para filmar é a 60D. Por possuir apenas um processador esquenta menos que a 7D. Da mesma forma, tem chassi de alumínio e é um pouco maior que a T3i, o que ajuda a dissipar o calor também. Além disso, o visor articulado ajuda bastante.

Acho que no restante não existem muitas diferenças significativas, se é que existe alguma.

Quanto aos 12min, é uma limitação do tipo de formatação usada no cartão de memória (FAT). Esta formatação só permite arquivos de no máximo 4Gb. Pelo fluxo de dados destas câmeras, os 4Gb são alcançados em aproximadamente 12 minutos. Aí a câmera pára de filmar, mas se o cartão for maior, é só começar de novo.

Mas lembrem-se que este tipo de câmera não é apropriada para filmagem ininterrupta, e sim para tomada de takes que serão unidos posteriormente

Um bom lugar para ver alguma coisa sobre é o www.hdslr.com.br



« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, 15:43:00 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2012, 23:47:41
Eu tenho uma 60d e sou muito feliz, a pegada é bem melhor do que a t3i (comprovado por mim) e acho até melhor do que a 7d por causa da tela flip e duração da bateria. Mas as imagens vão ser praticamente as mesmas.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, 23:50:00 por rafakarg »
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2012, 00:35:56
A 60D é imbatível! 8 horas filmando! Depois deste teste acho que a câmera foi pro lixo, não sei se o sensor aguentará outra.

http://hdslr.com.br/2011/02/02/canon-60d-a-gelada-super-teste-de-8-horas/
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2012, 00:38:53
Ambas utilizam o mesmo sensor e processador de imagem. Existem outras diferenças, claro. Mas para filmar confesso que a 60D foi uma agradável surpresa, muito por conta do visor e ergonomia. Maior que a T3i e menor que a 7D. Perfeita!
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


aw_rz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 10:34:37
Bom dia pessoa, sou novo aqui, e estou com uma pequena dúvida, eu tenho uma Canon 60D, e preciso filmar com ela por um tempo aproximado a 1h e 30min, eu sei que tem aquele limite de 4GB de filmagem, só que a duvida é a seguinte, se eu comprar um cartão de memória 32GB Classe 10, fazer vários videos de aproximadamente 12min, eu consigo usar todo o cartão? Ou precisa trocar de cartão a cada 4GB? Desculpe a ignorância mas eu não tenho experiência com filmagem em hdsrl... Obrigado a todos que poderem me ajudar!  :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 10:51:35
Consegue filmar, desde que a câmera não esquente. O limite é por arquivo, e não por filmagem, ou seja, vc pode ter 8 arquivos de 4 Gb no cartão, totalizando algo entre 1:30 e 2:00 horas.

Mas a pergunta é, tem certeza que este é o melhor equipamento para esta aplicação ?? DSLR não foram projetadas para filmar continuamente por um longo período de tempo, e sim para fazer takes e tomadas, como nos comerciais ou filmes. No caso de filmagem ininterrupta, acho que outro tipo de equipamento seriam mais indicado.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


aw_rz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 11:07:27
Certo, obrigado pela resposta AlexandreS, por enquanto vou usar a 60d, mas eu pretendo comprar uma filmadora bem simples e barata que filme em HD (aquelas de mão)... Vou pesquisar e ver se acho alguma, se alguem tiver alguma indicação eu aceito! Obrigado pela atenção!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 18:52:42
aw_rz,  se o dindim estive sobrando, boa pedida é a panasonic AG-AF100. Qualidade igual a da 5d mkII, não tem essa zica de 12 min, e dois slots pra SD.
Ou a HCM-150, qualidade muito boa também, mas é mais simples que a F100!!

Abraço


henryks

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 14:49:43
Tenho uma T3i e me incomoda a questão de foco. Se deixo no automático, o ruído do auto-foco aparece no filme. Se deixo no manual, é necessário toda hora ficar ajustando o foco, já que não é possível deixar um "foco infinito" como uma filmadora convencional. Alguém de vocês conseguiu ou tem alguma sugestão de como melhorar isso? Abs. Henry


thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Março de 2012, 11:08:38
Essa questão do Henryks é importante. Também tenho uma T3i e fico com dificuldade nessa questão de foco.

Aliás, Henryks, por "ruído" você diz "barulho"? Porque sai bastante barulho nos meus vídeos com mic interno na t3i quando uso a roda de controle de exposição. Dá um "tec tec tec tec" bem chato.
« Última modificação: 02 de Março de 2012, 11:10:53 por thiagosantosm »


Philipe3d

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
  • Sexo: Masculino
  • Visite o Mundo Gump
    • MUNDO GUMP
Resposta #14 Online: 03 de Março de 2012, 11:50:34
Galera, pelo que eu li em todos os sites de filmagem com DSLR, a dica é NUNCA filmar com foco automatico. Se vc precisa filmar com foco automatico, o melhor é usar uma camcorder, que é feita pra isso. A Filmagem com DSLR é idealmente feita no foco manual, e é por isso que neguinho fica alucinado em busca de um rig com follow focus. A logica de filmagem nela esta mais para filme cinematográfico do que para gravação em video, já que o próprio conceito de usar uma DSLR é para gravar videos com um equipamento idealmente feito para registrar fotografias. Ela tem a vantagem de poder mudar de lente e como o foco é obtido na lente e não no corpo, existem lentes que dão menos barulho no processo de focalização.
Para contornar essa questão, também é recomendado filmar com um microfone de campo, de modo que você sempre poderá fazer um audio dub caso o mic da câmera capte o ruído proveniente da lente.
Outra coisa, para filmar, é sempre bom usar o Magic Lantern. Esse firmware adicional libera uma serie de recursos uteis nela, como melhora da captação do som e reativação automatizada da filmagem. Usando o magic Lantern, você não se preocupa com as limitações de tempo de gravação, porque ele rearma a gravação pra você de forma automatica. No meu caso, é um recurso que nunca usei, porque nunca filmei algo mais de 12 minutos.
Pra filmar um casamento ou um evento único, tipo uma ação esportiva ou qualquer outra parada que vc não sabe quanto poderá durar e não pode ter risco de perder momentos importantes, um equipamento só é maluquice.  Aumenta muito o risco de perder uma cena-chave.

Com relação a essas duvidas sobre qual a melhor câmera... EU acho essa uma discussão bem relativa, porque o melhor é em relação a qualidade final, a usabilidade ou o custo-benefício?
Uma coisa a se levar em conta é a questão do peso. Maquinas mais pesadas são mais caras e vão solicitar mais do usuário, te cansando mais rapidamente.
Tudo depende de quanto você tem pra gastar. No meu caso eu tinha pouco ou semi-nada e optei pela T3i. Cheguei a cogitar adquirir a 5D, mas estava muito além do meu budget, e com uma t3i eu pude comprar umas lentes extras, que é algo que impacta diretamente no resultado final. Vou te dizer, estou ultra-satisfeito com ela. Mas no meu caso, é pra curta-metragem de baixo orçamento, e assim se você tem uma cena de 12 minutos e você não é iraniano, está fazendo isso errado.

« Última modificação: 03 de Março de 2012, 11:58:25 por Philipe3d »