Autor Tópico: Fotografia de Dilma vence prêmio internacional na Espanha  (Lida 5685 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 13 de Janeiro de 2012, 20:56:51
Que fique claro, antevisão aqui não é uma situação em que o cara saiba o que vai acontecer. Ele intui e se prepara. Ele vê a cena antes dela acontecer. Pode ser que aconteça, pode ser que não. Se acontece e ele registra, as pessoas podem achar que foi sorte.
Agora, a explicação de que é um retrato do momento político conturbado, CLARO, que é uma criação do cara. Muito bem sacada por sinal. Mas fotografia é isso mesmo. Daqui há 30 anos, quando se falar do perrengue que a Presidente passou naqueles meses confusos, o jornal/livro/revista utiliza essa foto aí, pronto, não precisa de legenda. Tá tudo dito.
ISSO é fotografia. Fotografia como discurso. Mas aí o papo é outro e bem mais longo.
Em síntese: não acho que tenha sido sorte.

PS: Magro, purifique sua alma... Tá muito negra!!!  >:D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #16 Online: 14 de Janeiro de 2012, 00:27:20
PS: Magro, purifique sua alma... Tá muito negra!!!  >:D
Negra não amigo, realista e consciente.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #17 Online: 14 de Janeiro de 2012, 13:03:11
Sabe o q eu acho mais bacana?  A foto poderia ter sido batida com uma sony cybershot ou mesmo um iphone 4.

Vi um blog cheio de fotos bacanas de crianças aprontando peripécias. Eram fotos antigas, feitas com cameras automaticas de filme, filme barato, reveladas de qualquer jeito e posteriormente escaneadas nessas impressoras multifuncionais, mas mostravam o lance de nao perder uma boa cena, mesmo com um material basico a mao.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #18 Online: 14 de Janeiro de 2012, 13:26:47
Cortou a cabeça e a mão, fotochopada mesmo. Pronto falei. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2012, 13:27:40 por edushimote »
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Discaciate

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Online
Resposta #19 Online: 14 de Janeiro de 2012, 13:57:08
Genial mesmo! Absolutamente merecido. Eu realmente gostaria de ver a cara da Dilma ao ver essa foto.

Concordo com os colegas que disseram com relação a ser mais antevisão do que sorte.
Esse é um tipo do foto que eu me interesso bastante e estou sempre tentando produzir (claro que passam LONGE em termos de qualidade e relevância quando comparadas com esta), onde o fotógrafo cria uma conexão entre dois objetos que não necessariamente tinham alguma relação prévia e evidente entre si.
Nessas fotos, a sorte tem o seu papel... Mas ela não é o mais importante e sozinha ela não faz grande diferença. Antevisão sim é absolutamente necessária.


rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #20 Online: 15 de Janeiro de 2012, 02:36:50
Gente ele nem percebeu a grande foto na hora.
Olha o que conta o fotógrafo ao ser questionado se tinha percebido na hora, que tinha feito uma grande foto?
"Ao editar o filme, vi que tinha uma boa foto, mas só depois me dei conta de seu real valor."

http://www.resumofotografico.com/2012/01/wilton-junior-ganha-premio.html
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #21 Online: 15 de Janeiro de 2012, 10:19:34
Ele se referia à narrativa política que a foto proporciona.

Foto genial que foi feita e que é um retrato de um momento político e que o fotógrafo não sabia que tinha sido captada, só tendo percebido a captura quando revelou o filme foi essa:


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


CidCN

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #22 Online: 15 de Janeiro de 2012, 18:19:56
Isso é um exemplo de uma coisa que todo fotógrafo já fez na vida, fazer uma foto muito legal na sorte mesmo e aí inventar uma história mais legal ainda em cima da foto! hahaha.

Ele não inventou nenhuma história. A foto coincidiu com um momento político pelo qual a presidente estava passando. Isso apenas a tornou ainda mais emblemática.

Mas com ou sem esse contexto, chamar de sorte é muito simplista. O fotógrafo tem que estar preparado e ser oportunista. Dezenas de fotógrafos cobriam o mesmo evento, mas apenas um conseguiu essa imagem. Isso não é sorte.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 15 de Janeiro de 2012, 22:39:16
Cortou a cabeça e a mão, fotochopada mesmo. Pronto falei. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quem disse?  :assobi:





Sensacional a foto!   :clap: :clap:


_Stark_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Janeiro de 2012, 23:00:07
Mataram a Dilminha  :no:

Mas a foto está boa!  :ok:
Fuji s4000
D5100 / 18-55


www.flickr.com/photos/thiagosdp


LeandroSartori

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.084
  • Sexo: Masculino
  • O Essencial é Invisível aos Olhos?!
Resposta #25 Online: 16 de Janeiro de 2012, 15:12:57
FODA!
Novo site no ar: www.leandrosartori.com



dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #26 Online: 16 de Janeiro de 2012, 17:46:28
Acho que só eu considero essa foto bem boba...   :shock:

[]s


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #27 Online: 16 de Janeiro de 2012, 20:09:57
Bom, o fato de o cara estar naquele momento naquela hora, cobrindo aquele evento a pedido da agência, com essa situação da Dilma num momento de crise, e ele com o dedo pronto no disparador, isso não é sorte? Pode ser sim que ele tenha aproveitado melhor o momento do que os demais - vai sabe se ele não era o único procurando uma sujeira no viewfinder da câmera, quando o cara fez o gesto e ele apertou o botão - mas é sorte sim, e aquilo que chamo de senso de oportunidade. Dizem que a sorte somos nós que fazemos, bom ele fez a dele, mas se todo o universo não conspirasse para isso, naquele exato momento, não haveria foto, assim como os Mamonas Assassinas estariam vivos até hoje (isso é uma suposição, claro)

Mas digo e repito, técnica e sorte, sem os dois, sem foto, só com técnica, sem momento, só com sorte, sem foto.

E a foto é meio idiota mesmo, pois não fosse o tal momento político, essa foto seria só mais uma babaquice (daí de que adiantaria tanta técnica com excepcional antevisão - ou premonição - o nível tá chegando quase a isso)
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 20:10:44 por Natão »


rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #28 Online: 17 de Janeiro de 2012, 02:30:34
Natão, assino em baixo hehe, concordo em gênero numero e grau!!!
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #29 Online: 17 de Janeiro de 2012, 17:52:18
Desculpe se vou falar asneira aqui me corrijam.
Para mim foi edição, mas tenho uma pequena justificativa para meu achismo.
para essa foto acontecer o guarda teria que estar muito próximo da Dilma, pois como podemos perceber o fotografo de ter utilizado uma tele pelo grande desfoque em todas as outras pessoas.
Segundo com a presidente próximo ele poderia estar em uma posição de ataque??
Eu acho que os guardas com a proximidade de uma autoridade deveriam ficar em posição de defesa.
Eu sei que parece meio loco mas analisem se eu tiver muito errado me corrijam estou me baseando na guarda inglesa pois nem sei como a guarda brasileira se porta.