Autor Tópico: Polêmica sobre manipulação  (Lida 4153 vezes)

kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #30 Online: 17 de Janeiro de 2012, 10:19:23
Alguém exemplificou uma vez: o processo de revelação de um filme passa pelos mesmos tratamentos que uma imagem digital, com ajuste de níveis e tudo mais. Realmente essa tecla está super batida, e é verdade, toda vez que tu clica o arquivo de imagem esta recebendo um tratamento. Acho que quem é contra pós processamento, não tem nem o que fazer, pois nem filme pode usar, já que, este, também tem pós.

Se o pós é pesado ou não, isso fica a gosto de cada um. Acho que tudo é válido e, pra mim, desde que não sejam acrescentados novos elementos à imagem, continua sendo uma foto. O tratamento que tu dá pra ela, nada mais passa, do que tu colocar um pouco mais da tua visão sobre a cena à foto.

Teve até uma foto que foi desclassificada de um concurso grande [1], por usar muito pós. Na minha opinião, o cara apenas mostrou o que ele estava vendo da cena.
[1] http://nppa.org/news_and_events/news/2009/04/denmark.html


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #31 Online: 17 de Janeiro de 2012, 11:20:05
Eu acho que deve-se diferenciar tratamentos, dar uma pós é essencial, destacar o objeto, mesmo trocar o fundo etc, ainda considero manipulação de uma foto, agora sair pegando fotos de outras cosias e acrescentar na imagem para mim deixa de ser uma fotografia e vira uma colagem, ou imagem como disseram.

Mas realmente acho que essa foto pode não ser uma colagem, a "sombra" dos pombos parece motion blur mesmo...mas eu também não gostei do resultado da foto, a ´´unica coias que me chama a atenção é o primeiro pombo na esquerda da imagem, parece que ele está saindo da foto, parece até 3D, tirando isso...vira uma uma foto bem comum
[]s<br />Joelson


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #32 Online: 17 de Janeiro de 2012, 23:09:23
que seria isso, dever de casa de primeira serie?????????????????????
o que que tem a ver com fotografia?????????????????
Alguem sabe explicar????????????
abs


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 18 de Janeiro de 2012, 14:43:59
Posso estar enganado mas desde quando um objeto que está no céu (no caso, as pombas) deixam sombra?

Abraço!!

Acho que não são sombras, são o borrão do movimento causado pela exposição longa. O borrão ficou escuro provavelmente porque o fotógrafo acionou o flash no fim da exposição.


Na boa, achei a foto feia por causa desse efeito, e só ressaltou a impressão de que foi um trabalho tosco de montagem mesmo. Também não gostei dos pingos de água refletidos pelo flash. E já vi várias fotos de pássaros alçando vôo que são belíssimas. Essa não é uma delas...

E questão da polêmica não é se a foto é manipulada ou não... discussão velha --> manipulações existem desde a época do filme e não alteram a imagem retratada, só os níveis de luz e cor. A questão era se a foto se tratava de uma montagem, pois os pássaros parecem ter vindo do fantástico mundo do ctrl+c ctrl+v.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #34 Online: 20 de Janeiro de 2012, 18:20:55
Não vejo nada de mais na foto. Uma como outra qualquer a diferença só esta nas pombas passando montagem ou não que importa. O cara só usoua criatividade. Deixem ele ser feliz, pô!
Fui!
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/