Autor Tópico: Polêmica sobre manipulação  (Lida 4177 vezes)

marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #15 Online: 14 de Janeiro de 2012, 23:19:42
Pessoal,

O fkuhne me mandou um link e queria saber o que vocês acham.
http://wp.clicrbs.com.br/editor/2012/01/13/sem-manipulacao/?topo=13,1,1,,,77

A polêmica é sobre essa foto.


Dentro do contexto fotográfico, não gostei. Essas sombras parecem colagem, o que descaracteriza a imagem apenas como "foto". Além disso achei a distoção muito acentuada, o chão ganhou uma depressão. De repente sem as sombras das pombas, corrigindo a distorção essas bolhas brancas, acho que ficaria mais "profissa".
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #16 Online: 15 de Janeiro de 2012, 12:41:11
Manipulação é diferente de pós. Não confundir.

Sim, claro. Coloquei tudo no mesmo saco. Mas fica a ideia, enfim, de não mexer no que sai da câmera.


Discaciate

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Online
Resposta #17 Online: 15 de Janeiro de 2012, 13:22:34
Manipular ou não?
Se for para gerar resultados como esse, então a resposta é: NÃO!
Polêmica é sempre polêmica. O que importa é o resultado. Esse lance de ser contra maniupulações digitais é tão 2003...rs.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #18 Online: 15 de Janeiro de 2012, 13:24:52
Manipular ou não?
Se for para gerar resultados como esse, então a resposta é: NÃO!
Polêmica é sempre polêmica. O que importa é o resultado. Esse lance de ser contra maniupulações digitais é tão 2003...rs.

rsrs. Tens razão. O tempo passa e as discussões continuam as mesmas.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 15 de Janeiro de 2012, 14:57:57
Como foto, achei muito ruim.
O resultado entretanto é bastante válido para se discutir e demonstrar técnicas e possibilidades que fogem dos padrões.
Exemplifica o que pode ser feito com a segunda cortina.
Se foi intencional ou acidental... não tenho nem ideia.
Mas vale pelo resultado.... mesmo a foto sendo muito ruim.

Abs.


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #20 Online: 15 de Janeiro de 2012, 20:23:29
rsrs. Tens razão. O tempo passa e as discussões continuam as mesmas.
Talvez porque as opiniões continuem a mesma, inclusive no meu tempo isso se chamava caráter...


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #21 Online: 15 de Janeiro de 2012, 20:31:47
Talvez porque as opiniões continuem a mesma, inclusive no meu tempo isso se chamava caráter...

No meu se chama "aquela velha opinião formada sobre tudo". :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #22 Online: 15 de Janeiro de 2012, 21:16:37
Que bom que haja discussão! Pensamento único, coletivo, é uma tolice.


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 16 de Janeiro de 2012, 08:21:51
Não gosto da foto, não porque seja manipulada, mas porque realmente não há nada nela que me chame a atenção. Mesmo não gostando dela e mesmo ela sendo manipulada, ainda a considero uma foto. Realmente não sei quais são os limites que definem que uma foto é ainda uma foto. Quando é que uma foto deixa de ser uma foto? Quem é que define isso? Se alguém tiver a resposta, agradeço. :D Apesar de que não é uma questão que me desperte muito interesse não. Por mais que se veja a fotografia como uma forma de registrar a realidade, acredito que, na verdade, ela sempre será ao menos um recorte dessa realidade. Havendo, portanto, uma espaço para a invenção.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 16 de Janeiro de 2012, 09:09:55
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 09:10:38 por Aria »
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #25 Online: 16 de Janeiro de 2012, 13:34:18
Como amador, não vejo necessidade de manipular minhas fotos. Volto de viagem com 2 mil fotos. Já pensou manipular todas? Um saco. Mas, claro, entendo as necessidades dos profissionais. Se eu fosse um, também apelaria à manipulação para entregar um trabalho bacana. O que eu faço é deixar a câmera configurada (nitidez, brilho, contraste, cores) para produzir as imagens do jeito que eu gosto.

Quem tira foto em JPEG e configura a câmera pra dar mais contraste, ajusta modos de cores, correção de vinheta de lente, brilho, redução de ruído e sei mais quantos ajustes existem porque não uso nenhum, não está fazendo nada menos do que tratando a foto... só que de uma forma menos intuitiva e mais automática.

Engana-se quem faz isso e diz que é totalmente contra o tratamento...

E mesmo a manipulação. Que mal existe em apagar uma sujeirinha na parece que aparece num retrato, ajustar o corte da imagem, inclinação de horizonte e outras coisas corriqueiras? A manipulação pesada e evidente é que não é legal...
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 13:35:57 por Luciano.Queiroz »


Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #26 Online: 16 de Janeiro de 2012, 15:25:46
Mas... Quem falou ser totalmente contra o tratamento?
Por favor, leiam o que está escrito. Ou não...
Deixo a câmera ajustar as imagens do jeito que eu gosto porque não tenho saco para tratar foto por foto.
Sou amador!!!
Fosse eu um profissional, que vivesse de fotografar, é bem provável que eu tratasse as fotos, até porque sou um perfeccionista no trabalho.
Caramba! Deixei isso claro no primeiro texto...
Não importa.
Fui.....



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #27 Online: 16 de Janeiro de 2012, 16:04:47
Mas... Quem falou ser totalmente contra o tratamento?
Por favor, leiam o que está escrito. Ou não...
Deixo a câmera ajustar as imagens do jeito que eu gosto porque não tenho saco para tratar foto por foto.
Sou amador!!!
Fosse eu um profissional, que vivesse de fotografar, é bem provável que eu tratasse as fotos, até porque sou um perfeccionista no trabalho.
Caramba! Deixei isso claro no primeiro texto...
Não importa.
Fui.....

não disse que você é contra Titus.. simplesmente usei seu texto pra dar suporte à minha idéia.. desculpe se me expressei equivocadamente...
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 16:05:30 por Luciano.Queiroz »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #28 Online: 16 de Janeiro de 2012, 17:06:53
Eu acho que entendi o que o Luciano quis dizer, e foi a mesma coisa que falei antes.

Muito se prega o "eu não gosto de tratar a foto"  mas na realidade, cada vez que vc está selecionando um estilo no menu da câmera, está tratando a foto até porque foto digital sem tratamento não existe. Sem tratamento a foto digital é um amontado de pontos RGB, sem cores, contraste ou nitidez.

Por exemplo, a maioria das câmeras que tem um estilo "landscape" faz com que a adoção deste estilo gere azuis e verdes mais carregados e contrastados que o normal. Modos Retrato muitas vezes dão uma saturada nos canais próximos ao vermelho/rosa. Isso é uma forma de tratamento, a diferença é que é realizado dentro da câmera de acordo com algorítimos e parâmetros definidos pelo fabricante, e não fora dela com parâmetros definidos pelo fotógrafo. Mas selecionar um estilo ou usar um programa de edição para dar mais cores ou contraste, ambos são formas de tratamento.

Então ser contra tratar as fotos porque acha que do jeito que saem da câmera elas são mais reais, ou puras, é um equívoco.

Agora se as fotos estão sendo tratadas internamente de uma maneira que vc acha que está dando resultados, ótimo !
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 17:07:43 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #29 Online: 16 de Janeiro de 2012, 20:25:01
(...)
Engana-se quem faz isso e diz que é totalmente contra o tratamento...

(...)


(...)

Então ser contra tratar as fotos porque acha que do jeito que saem da câmera elas são mais reais, ou puras, é um equívoco.
(...)


Não poderiam resumir de forma melhor!  :clap:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova