Autor Tópico: Polêmica sobre manipulação  (Lida 4149 vezes)

kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Online: 13 de Janeiro de 2012, 17:25:47
Pessoal,

O fkuhne me mandou um link e queria saber o que vocês acham.
http://wp.clicrbs.com.br/editor/2012/01/13/sem-manipulacao/?topo=13,1,1,,,77

A polêmica é sobre essa foto.


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2012, 17:29:46
Tem um comentário dizendo:
"O fotógrafo utilizou uma exposição longa com o flash na \'segunda cortina\'. Neste uso do flash, ele dispara no final da exposição."

Muito bacana!
Será que eu consigo fazer isso com meu sb28 em modo manual?


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2012, 17:56:55
Sinceramente não curti a foto, agora polêmica é polêmica né, o povo curte fazer um auê rs
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2012, 18:19:47
Nem achei tão legal assim. E o povo gosta de tentar ser dono do trabalho dos outros. Se fosse manipulação, e daí? Se o fotografo gostou do resultado danem-se.

Na verdade dois fatos me causam ojeriza (tanto que usei essa palavra bizarra): 1. Gente que faz polêmica por causa de trabalho dos outros, como nesse caso da foto, ou como no caso do Gizmodo, que ultimamente tem recebido várias criticas nos comentários sobre o assunto abordado nas postagens. 2. Fotos ruins com comentários vazios ao estilo "nossa, muito linda a foto" e "o fotografo esta de parabens, amei". Até evito ler comentários de blogs muito populares, porque esses dois fatos são corriqueiros.


linoart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
    • Flickr
Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2012, 18:20:13
Posso estar enganado mas desde quando um objeto que está no céu (no caso, as pombas) deixam sombra?

Abraço!!

Canon EOS Rebel T2i

http://www.flickr.com/photos/linoandrade/

A vida é uma arte. Com bons exemplos, arte perfeita!!


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2012, 19:05:41
Posso estar enganado mas desde quando um objeto que está no céu (no caso, as pombas) deixam sombra?
Abraço!!
Pois é...

Sem entrar no polêmica e já polemizando, isso PRA MIM, é uma imagem e não uma foto. Se colocar um guri bom de PS e disponibilizar figuras do google imagem pra ele, ele monta algo assim em dois tempos, sem ao menos passar perto de uma câmera fotográfica.
Pode ficar bonita? Pode sim conheço imagens lindíssimas, mas não considero isso fotografia.

Sobre essa imagem ai? Sinceramente não gostei.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2012, 19:06:14 por Magro Costa »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2012, 20:02:48
Olá..
Quem sou eu pra dar opiniões sobre técnicas de fotografias, mas pro meu gosto, ainda prefiro uma foto nua e crua. sem tratamento. assim como o momento é único, assim também a foto. Lógico que muitas imagens que recebem uma "maquiagem" ficam melhores, mas aí no meu entendimento seria algo mais profissional. na esfera AMADORA (que é o meu caso) não vejo muita graça. Opinião pessoal. Abraços
ps: quem sabe amanhã ou depois não estou tratando as imagens também. hehehheh


_Stark_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2012, 20:18:05
Acho que ficaria um pouco melhor sem as pombinhas  :ponder:

Fuji s4000
D5100 / 18-55


www.flickr.com/photos/thiagosdp


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2012, 20:36:48
Mesmo que não seja manipulação o que acho difícil.
As pombas derão um ar realmente muito estranho a imagem talvez um PB ficaria legal :ponder:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2012, 22:10:39
rsrsrs...

Me divirto com essas baboseiras.

Qual a importância do diacho da imagem ser manipulada ou não?? E qual a importância do cara estar dizendo a verdade ou não??

É possível que seja manipulada? SIM!
É possível que não seja manipulada? SIM!

A questão é que não há sombra na foto. PODE haver motion blur. Como as pombas estão sub eles ficam pretas/cinza (sombra) e como o flash foi disparado em segunda cortina as pombas ficam com exposição correta ou, como visto na foto, clipadas. Daí juntando motion blur preto mais pomba estourada dá a sensação de sombra.

Pra mim, ainda que não tenha manipulação, a foto é ruim pacas. Pode até ser interessante por ser diferente, mas o resultado final não me agradou nem um pouco. Pra mim, é acidente e não técnica experimental levada a sério.

Olá..
Quem sou eu pra dar opiniões sobre técnicas de fotografias, mas pro meu gosto, ainda prefiro uma foto nua e crua. sem tratamento. assim como o momento é único, assim também a foto. Lógico que muitas imagens que recebem uma "maquiagem" ficam melhores, mas aí no meu entendimento seria algo mais profissional. na esfera AMADORA (que é o meu caso) não vejo muita graça. Opinião pessoal. Abraços
ps: quem sabe amanhã ou depois não estou tratando as imagens também. hehehheh

amador 47sc, em imagem digital é praticamente obrigatório o pós processamento de imagem. Não falo de manipulação mas um crop, um níveis, um contraste, nitide, cores...etc, é essencial, sob pena de você ter uma imagem potencialmente muito boa mas que nunca se realizará por completo por não ter sido bem tratada.
Logo que cheguei no mundo da fotografia digital tb pensava assim como vc. Com o passar do tempo fui mudando minha forma de encarar a pós. Hj a acho necessária. Abç,  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2012, 00:19:25
amador 47sc, em imagem digital é praticamente obrigatório o pós processamento de imagem. Não falo de manipulação mas um crop, um níveis, um contraste, nitide, cores...etc, é essencial, sob pena de você ter uma imagem potencialmente muito boa mas que nunca se realizará por completo por não ter sido bem tratada.
Logo que cheguei no mundo da fotografia digital tb pensava assim como vc. Com o passar do tempo fui mudando minha forma de encarar a pós. Hj a acho necessária. Abç,  :ok:
Hyde, sou sincero em dizer que ate bem pouco tempo pensava exatamente como o amador47sc falou, achava pós uma coisa errada, e tal, hoje não penso mais assim, na verdade pendo mais pro que você falou de um "pequeno ajuste" em alguns pontos.
Mas ajuste é uma coisa, agora o autor transformar a Hebe Camargo numa Gisele Bündchen, sentada num Mig 21 que antes era um pinico, é demais pra minha cabeça... Continuo achando ajuste é uma coisa, fabricação é outra!


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2012, 11:59:43
Hyde, sou sincero em dizer que ate bem pouco tempo pensava exatamente como o amador47sc falou, achava pós uma coisa errada, e tal, hoje não penso mais assim, na verdade pendo mais pro que você falou de um "pequeno ajuste" em alguns pontos.
Mas ajuste é uma coisa, agora o autor transformar a Hebe Camargo numa Gisele Bündchen, sentada num Mig 21 que antes era um pinico, é demais pra minha cabeça... Continuo achando ajuste é uma coisa, fabricação é outra!

Magro, tu acabou de traduzir o meu sentimento. Eu também achava isso no começo, mas agora já estou aceitando um pouco mais fazer o PP... :D MAAAS sem mudar a natureza da foto, ou fazer montagens mesmo...

Um abraço!
fkuhne.tumblr.com


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2012, 15:58:57
O tratamento é inerente ao processo digital. Toda é qualquer foto digital é tratada, a diferença é quem faz o tratamento, vc ou as rotinas internas da câmera de acordo com o gosto do fabricante. Como opção, eu prefiro que seja eu mesmo.

Para quem nunca abriu uma foto sem tratamento nem demosaico, uma foto digital é isso aqui



Que depois de tratada, vira isso aqui



Ou seja, mesmo que vc não trate, as cores, contraste, tudo é gerado através de tratamento dos dados captados pelo sensor que é aplicado a sua revelia pelo software da câmera.

Manipulação, no sentido de alterar a imagem em sí, aí já é coisa diferente.

E prá dizer a verdade, achei a foto muito ruim.

« Última modificação: 14 de Janeiro de 2012, 16:03:02 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2012, 20:40:45
Como amador, não vejo necessidade de manipular minhas fotos. Volto de viagem com 2 mil fotos. Já pensou manipular todas? Um saco. Mas, claro, entendo as necessidades dos profissionais. Se eu fosse um, também apelaria à manipulação para entregar um trabalho bacana. O que eu faço é deixar a câmera configurada (nitidez, brilho, contraste, cores) para produzir as imagens do jeito que eu gosto. Coisa de amador, evidentemente. Agora, eu tenho o direito de repudiar os exageros na manipulação. Revistas que criam mulheres irreais, como as Playboys da vida, eu jamais vou comprar. Aquilo é ridículo.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2012, 22:42:46
Manipulação é diferente de pós. Não confundir.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova