Autor Tópico: Indicação de câmeras para Hobby  (Lida 2282 vezes)

MarceloLN2

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 15 de Janeiro de 2012, 05:13:47
Olá pessoal! Sou novo no fórum e este é meu primeiro tópico.

Gostaria de pedir uma ajudinha para comprar uma câmera nova. Há um ano eu comecei a tirar fotos com minha câmera Nikon Coolpix L18 e obtive resultados satisfatórios. Porém, conforme fui me aprofundando, fui ficando mais exigente com relação à qualidade das fotos e à versatilidade da câmera que possuo. Minhas exigências são: uma câmera com um bom zoom (não tem muita importância o valor, contanto que seja de 5x para cima), baixo ruído e que me dê a possibilidade de alterar a velocidade do shutter, abertura do diafragma, os valores do ISO e, se possível, o foco. Olhando para estas exigências, logo me veio à cabeça uma DSLR (a D3100), mas o custo dela é muito alto e no momento está difícil escolher uma câmera que caiba no orçamento e no gosto. O teto limite seria de R$1000, mas quanto menor esse valor, melhor.

Tenham em mente que apesar das exigências colocadas, quaquer câmera que ofereça uma qualidade de foto superior à L18, com menos ruído (não precisa ser nulo, mas que tenha menos) e que dê a possibilidade de configurá-la para mim serve. Só as coloquei para dar um parâmetro na hora de indicar.

Só para mostrar o que deu para fazer com a L18, fica o link para meu álbum no Photobucket: http://s648.photobucket.com/albums/uu201/Marcelo970/Fotos/


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2012, 11:11:48
Marcelo, estou nessa mesma sinuca. Mas o mais próximo dos $ 1000 que você vai encontrar por uma DSLR é o dobro disso. e olha lá. se souber de algum lugar onde vendem um Canon T3i ou 60D ou Nikon D3100 pelo valor que você está sugerindo, me avise. Mas acho difícil por uma nova.
Se procurar nos classificados, tem uma sendo vendida por 1500.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2012, 13:42:14
Vá para o exterior (Paraguai, USA) ou a encomende a um amigo que vá. Por lá você encontra a Canon T3 ou a Nikon D3100 por esse valor, talvez um pouco menos (dependendo do dólar).

 :ok:


MarceloLN2

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2012, 14:31:42
Não, não, eu disse que queria uma D3100, mas estou meio liso no momento. Então estou procurando uma câmera de até R$1000. A D3100 até mesmo no Py é superior a R$1000 =/


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2012, 16:45:32
Uma compacta que usei e gostei, além de oferecer um sensor melhor do que muitas e ter modo manual é a Canon Powershot S95


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2012, 17:03:43
Marcelo,

Dê uma olhada na Panasonic Lumix FZ47.

 :ok:


MarceloLN2

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2012, 21:53:51
Gostei dessa FZ47. Tem um macro melhor que a da S95 e um melhor zoom. Só me tirem uma dúvida: quanto maior o tamanho do sensor, menos ruído a câmera apresenta nas suas fotos em ISOs altos? Há alguma relação ou o tamanho do sensor não influi na uqalidade da foto?


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2012, 22:11:13
O tamanho do sensor está diretamente ligado à qualidade da foto, passando, é claro, pelo quesito "lente".

Sim, sensores maiores gerenciam melhor maiores valores de sensibilidade ISO.

Por isso lhe indicamos uma DSLR. Depois, considerando seu orçamento, a gente orienta sugerindo as melhores compactas, respeitando qualidade, tolerância a ISO's altos, recursos manuais, a construção da lente, etc...

Em resumo, reunindo e ponderando vários aspectos fornecido pelo colega, sugerimos determinado produto.

Não sei se lhe interessa, mas acabei de ver uma Panasonic FZ150 por 1.099 reais. Uma SZ extraordinária, preço muuuito bom!


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2012, 22:45:32
Gostei dessa FZ47. Tem um macro melhor que a da S95 e um melhor zoom. Só me tirem uma dúvida: quanto maior o tamanho do sensor, menos ruído a câmera apresenta nas suas fotos em ISOs altos? Há alguma relação ou o tamanho do sensor não influi na uqalidade da foto?
Sim e não. Sim se usarem a mesma tecnologia para se poder comparar e Não, porque não é o tamanho que define uma relação sinal/ruído.
Por exemplo, uma câmera como a nova 1D X tem um melhor rendimento do que uma 5DII no mesmo ISO mesmo tendo o mesmo tamanho de sensor.
Mas pode-se dizer entre aspas que um sensor maior é melhor.

No caso da S95 é que você estava querendo uma câmera abaixo de R$ 1.000,00. Mas com um pouco mais pode-se pegar uma DSLR. Como você postou aqui na categoria compactas então presume-se que você quer uma compacta  :D

Mas tem que ver o que você quer fotografar. Por exemplo uma S95 não tem zoom suficiente para fotografar coisas ao longe, porém é mais compacta.
Tem a opção de uma g12 que tem um sensor maior que a Fz150 por exemplo, compare o rendimento clicando aqui (ISO 3200).

A G12 por exemplo tem um sensor maior do que a FZ150. Dependendo da cena faz diferença.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2012, 22:46:48 por Jean Chad »


MarceloLN2

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2012, 00:03:24
Sim e não. Sim se usarem a mesma tecnologia para se poder comparar e Não, porque não é o tamanho que define uma relação sinal/ruído.
Por exemplo, uma câmera como a nova 1D X tem um melhor rendimento do que uma 5DII no mesmo ISO mesmo tendo o mesmo tamanho de sensor.
Mas pode-se dizer entre aspas que um sensor maior é melhor.

No caso da S95 é que você estava querendo uma câmera abaixo de R$ 1.000,00. Mas com um pouco mais pode-se pegar uma DSLR. Como você postou aqui na categoria compactas então presume-se que você quer uma compacta  :D

Mas tem que ver o que você quer fotografar. Por exemplo uma S95 não tem zoom suficiente para fotografar coisas ao longe, porém é mais compacta.
Tem a opção de uma g12 que tem um sensor maior que a Fz150 por exemplo, compare o rendimento clicando aqui (ISO 3200).

A G12 por exemplo tem um sensor maior do que a FZ150. Dependendo da cena faz diferença.

E entre os sensores CMOS e CCD, qual produz melhores resultados em altos e baixos ISOs?

Voltando às câmeras, peguei algumas numa lista de produtos de uma loja do Paraguai que vão até $350 (R$720). São elas a S95, SX230 HS, L120, P300, DMC-FZ47 e a X55 da Sony. Entre essas, qual delas operaria melhor com macro, paisagens e fotos noturnas (baixo ruído)? Todas elas tem configurações manuais (ISO, abertura do diafragma, etc.), certo?

A G12 é interessante, mas estou achande que vai estourar o limite xD
Então vamos mudar esse teto para R$750.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2012, 00:58:45
Eu não achei G12 a menos de 1.150 dilmas.

Você já está misturando um pouco - a L120, por exemplo, é totalmente automática.

Na lista tem compactas de bolso (como a P300, e até a SX230) misturadas com superzoom (a FZ47, por ex.).

Defina bem o que está procurando para nortearmos melhor as sugestões. Nesse teto ($), muito difícil você encontrar bons resultados a altos valores ISO.

De qualquer forma, vou colocar pra você links para algumas fotos tiradas com o ISO a 1600, com os modelos que você citou. Compare-as:

Canon PowerShot S95:
http://216.18.212.226/PRODS/PS95/FULLRES/PS95INBI01600.JPG

Canon PowerShot SX230 HS:
http://216.18.212.226/PRODS/SX230HS/FULLRES/SX230HSINBI1600.jpg

Nikon Coolpix L120:
http://216.18.212.226/PRODS/L120/FULLRES/L120INBI1600.JPG

Panasonic Lumix FZ47:
http://216.18.212.226/PRODS/FZ47/FULLRES/FZ47INBI1600.JPG

 :ok:


MarceloLN2

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2012, 01:36:05
Bom, acho que eu vou ficar com a S95. Ela me parece uma versão piorada da G12, mas ainda assim com bons resultados (perto da minha L18, ela é excelente xD). Só coloquei aquelas outras compactas por causa do preço, nem sabia que a FZ47 era superior à L120 oO


Celso Felix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2012, 10:45:27
Amigo tem FZ47 a partir de R$789 no Mercado Livre, ou se quiser pesquise no buscapé, muitas lojas tem no preço sugerido ... Att
Canon EOS 60D + SP AF17-50mm F/2.8 XR Di II VC + Canon EF 50mm II F/1.8 +
 + Flash YN565EX


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2012, 12:05:39
Bom, acho que eu vou ficar com a S95. Ela me parece uma versão piorada da G12, mas ainda assim com bons resultados (perto da minha L18, ela é excelente xD). Só coloquei aquelas outras compactas por causa do preço, nem sabia que a FZ47 era superior à L120 oO

Não é uma versão piorada, é apenas diferente. Se não me engano, o sensor das duas é exatamente o mesmo. Se naõ for, é muito semelhante. A S95 por exemplo, tem lente com f/2.0, mais clara que a G12. Mas perde em zoom. Porém, é bem menorzinha do que a G12, que é uma câmera bem grandinha. São propostas diferentes.


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2012, 12:08:12
Bom, acho que eu vou ficar com a S95. Ela me parece uma versão piorada da G12, mas ainda assim com bons resultados (perto da minha L18, ela é excelente xD). Só coloquei aquelas outras compactas por causa do preço, nem sabia que a FZ47 era superior à L120 oO
o CMOS tem melhor rendimento e gasta menos energia. Você tembém pode esperar um pouco pela S100, porém não sei qual será o preço de venda por aqui. E como o Celso disse tem a fz47 abaixo de 1000. Porém você tem que definir melhor sobre o que você quer. Eu por exemplo não me importo muito com o zoom, então teria a praticidade da S95.