Autor Tópico: Lente F. Eye 15mm perde efeito em sensor cropado?  (Lida 2400 vezes)

Beto Hektor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 16 de Janeiro de 2012, 14:42:22
Em relação a diferença entre as câmeras com sensor cropado e full frame e o fator de corte 1,6 eu entendo. Mas me surgiu uma dúvida cruel. Num anúncio da venda de uma lente Canon Fish Eye 15mm o vendedor postou a seguinte informação:

Lente EF 15 2.8 Fish Eye da Canon.
Trata-se de lente excelente para fotos com distorção e filmagens com a 5D-MK-II.

Só serve para sensor full frame, não serve para Rebels e 7D, pois perde o efeito fish eye. Não aceita filtro, pois não tem rosca. Parasol soldado no corpo da lente. Acompanha caixa original, tampa dianteira e traseira.

Isso realmente procede? Eu tenho uma Canon 60D e sei que os 15mm serão na realidade 24mm de acordo com o fator de corte, mas daí perder o efeito de Olho de Peixe eu achei estranho.

Alguém sabe algo sobre?


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2012, 14:57:29
hummmmm... acho que tu perde sim uma parte do efeito, já que o teu sensor só vai captar a parte central da imagem.

Agora com relação à baioneta (mount), com certeza isso não tem diferença...

Aqui tem mais: http://forums.dpreview.com/forums/readflat.asp?forum=1019&message=39953016&changemode=1
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2012, 14:59:44 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


Beto Hektor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2012, 15:18:17
Olha o que o vendedor me respondeu:

A minha lente é original Canon. Vamos raciocinar juntos. Para ela ter o efeito de fish eye clássico total e completo ela tem de aproveitar o ângulo total da lente de 180º, onde se dá a distorção fish eye completa. Na sua lente, ela vai ter apenas 108º graus de visão, o que não permite um fish eye de 180º, mas um "fish eye" de 108º com 24mm, pois o fish eye completo só se dá com 180º . Na lente EF 8-15mm f/4L, sensores como o seu (APS-C e APS-H) podem tem um fish eye completo perto de 10mm, e as full frame um fish eye clássico em 15mm e um fish eye circular em 8mm. Por isso eu disse que você teria uma grande angular com distorção, pois com 108º de visão o que você tem não é um fish eye completo clássico de 180º, mas um "fish eye" reduzido que parece mais uma distorção. Essa lente não é indicada para a sua câmera, só para full frames. Se você quer ter um fish eye completo na sua câmera compre a Canon EF 8-15mm f/4L Fisheye USM Ultra-Wide Zoom Lens, nela, perto de 10mm, vc tem fish eye na sua câmera. Se você quiser comprar eu lhe vendo, tô aqui pra isso, mas não diga que nao o avisei. Resumindo: Você não terá 180º com sua câmera e não vejo viabilidade de fish eye com 108º. Believe me


Bruno Mota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 445
  • Sexo: Masculino
    • Bruno Mota
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2012, 09:24:52
Você tera um fisheye TOP em sensor Fullframe.
Mas na sua 60D ela dará tambem um feito sim de fisheye, porem não tão acentuado como numa fullframe.
Vale a pena pegar a lente pois se migrar para uma fullframe não irá precisar trocar a lente!