Autor Tópico: "Silica Gel" junto do case da câmera  (Lida 16990 vezes)

neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Online: 03 de Fevereiro de 2005, 05:21:31
Olá!
Gostaria de saber de vocês, se alguém já ouviu falar ou usa algo parecido com "silica gel" para não deixar "úmida" a câmera, principalmente por dentro.
Inclusive de quem geralmente usa a câmera muito em praias e regiões em que o ambiente é bastante úmido.

Aproveitando o tópico (OFF Topic tb): será que não se tem problema em limpar a lente da câmera com aqueles líquidos de limpar óculos? ((que desengordura, tira reflexo, manchas, desinfeta (eheheh), etc))
Abraços a todos,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2005, 10:39:39
Não use produtos químicos na lente pois podem afetar o revestimento, até as soluções para limpar lentes a base de alcool isopropílico podem afetar os revestimentos de diversos tipos de lentes.

Eu uso alguns pacotinhos de silica gel na bolsa, antes previnir do que remediar não é verdade? :)
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2005, 10:40:39 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2005, 13:13:00
Opa!
Valeu Léo.
Eu também estou usando uns pacotinhos de silica gel e inclusive eu improvisei um com um antigo frasco de vitamina C efervescente (a tampinha dele tem silica gel! heheh)
Sobre a limpeza das lentes, o que vc sugere? apenas uma flanelinha?
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2005, 14:07:55
Pincelzinho e flanelinha. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2005, 00:04:27
gostei dessa idéia de silica-gel.....vou procurar em alguns potes de remério aqui pra ver se eu acho...isso tem pra vender em algum lugar ?
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2005, 09:30:47
B) A silica gel retira a umidade do ambiente mas satura após certo tempo, inclusive muda de cor quando saturada. Aí vc precisa aquecê-la ou no sol forte ou em forno de fogão para que saia a umidade. Em casa o cuidado deve ser redobrada. Se possível guarde em armário de ferro com um Sterilair ligado 24hs para que mate os fungos do ar (mas cuidado com a instalação pois já colocaram em guarda roupa e pegou fogo). Pode-se usar tmb um desumidificador descartável que dura 90 dias(vc encontra em supermercados) ao lado do equipamento.
Pq tudo isto??
Pq, se vc não mora em Brasília onde o clima é superseco, a umidade pode propiciar o surgimento de fungos (mofo) na superfície dos elementos da objetiva. O fungo  corroe o revestimento antireflexo e se não fizer nada vai cobrir tudo e depois mesmo que limpe podem ficar partes oxidadas que não saem (só com polimento, tarefa delicada que só compensa com objetivas caríssimas).
Com objetivas de câmeras reflex simples e principalmente as focos manuais é simples a limpeza (em um técnico), apesar de não ser bom ficar se desmontado constantemente pois é comum haver falhas no ajuste do foco infinito e desgaste da estrutura mecânica da objetiva.
Agora imagine vc ter que mandar desmontar a objetiva zoom com vários elementos de uma compacta digital ou de Canon autofocus onde os elemento são quase sempre colados e se o técnico não for muito experiente pode quebrar algum ao forçar a desmontagem, partir delicados circuitos que ficam na carcaça interna que abriga os elementos e por tudo a perder. E técnico com habilidade mecânica é difícil, só a turma "das antigas".
Eu guardo meu equipamento (três corpos 35mm e seis objetivas) no quarto em estante aberta em local ventilado com um Sterilair ao lado. Para não pegar poeira cubro com uma fraldinha de pano fina de minha filha. Não fica bonito mas ninguém vê e funciona.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2005, 10:03:27
Para o armário eu uso o desumidificador do modelo que guarda a água em um reservatório em seu interior :)
Também uso luz negra no armário, montada com leds UV, com o objetivo de desfavorecer a formação de fungos, porém lentes de plástico devem ser cobertas quando submetidas à luz UV pois podem desbotar, quando eu tinha lentes de polástico eu às guardava dentro da caixa original ou cobria com um pano branco. :).
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2005, 16:07:24
A quem interessar:

Aqui no Rio vc compra pacotes de silica gel na B.Herzog, na Rua Miguel Couto, no Centro.

Não lembro quantos pacotes pequenos vem no pacote grande, mas, são bastante.

Não tentem comprar no atacado e ensacar em Perfex. Vão se arrepender.
O Perfex vasa e aí o bicho pega.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2005, 16:08:56 por AluiZio »
AluiZio -


Guerra

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2005, 18:42:13
Sempre usei, é ótimo só que de vez enquando vc tem que colocar no forno quente para desumidificar (forno comum, não microondas), como disse o Zeiss.
Canon Rebel XTi | Grip BG-E3 | Tamron 28-75mm | Canon EF-S 17-85 IS | Canon EF-S 18-55 | Mochila Macaco Pró | Tripé Vélbon CX660 | e outras tralhas


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2005, 00:10:59
aqui em sp, na 7 de abril deve ter isso....se der essa semana vou passar lá, ou talvez essas papelarias atacadistas tb...

se alguem souber dá um toque !
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




cgdeus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2005, 14:17:27
Amigos.
Como vcs fazem pra aquecer a silica gel no forno, já que ela vem num saquinho de papel... Qual é a temperatura?
()´s  :lol:  


RafaDuck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://www.tudodigitall.com
Resposta #11 Online: 07 de Junho de 2005, 15:08:58
Lincão, eu trabalho principalmente com informática e eletronica e pra mim isso e praga (vem em toda placa de circuito que se compra), mas se quiser comprar voce vá a qualquer loja de material para eletronica (para tecnicos em eletronica) que la voce vai comprar do tamanho que voce quiser e do tipo que quiser. Aqui no Rio voce encontra na Rua republica do libano, mas em SP acho que vai encontrar pelas imediaçoes da 25 de março, ou vá a alguma loja de informatica que vc conheça e peça ao tecnico para arranjar pra vc, la eles jogam fora!!!!
A proposito, nao precisa colocar no forno, pode colocar no sol para secar que e a mesma coisa (e mais seguro, algumas veem em sacos plasticos perfurados).
« Última modificação: 07 de Junho de 2005, 15:11:17 por RafaDuck »


cgdeus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2005, 22:30:00
Citar
Lincão, eu trabalho principalmente com informática e eletronica e pra mim isso e praga (vem em toda placa de circuito que se compra), mas se quiser comprar voce vá a qualquer loja de material para eletronica (para tecnicos em eletronica) que la voce vai comprar do tamanho que voce quiser e do tipo que quiser. Aqui no Rio voce encontra na Rua republica do libano, mas em SP acho que vai encontrar pelas imediaçoes da 25 de março, ou vá a alguma loja de informatica que vc conheça e peça ao tecnico para arranjar pra vc, la eles jogam fora!!!!
A proposito, nao precisa colocar no forno, pode colocar no sol para secar que e a mesma coisa (e mais seguro, algumas veem em sacos plasticos perfurados).
Rafa....
Mas secar ao sol???? Como saber se realmente a silica esta seca?


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #13 Online: 08 de Junho de 2005, 00:09:40
Quando esta seca é colorida e quando esta úmida  é branquela, ao menos a minha era assim.


cgdeus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #14 Online: 08 de Junho de 2005, 09:24:03
Citar
Quando esta seca é colorida e quando esta úmida  é branquela, ao menos a minha era assim.
Mas o problema é que a silica que vem em eletronicos, bolsas e tenis, é a do tipo branca, sendo umida ou seca....