Autor Tópico: Ajuda na escolha de equipamentos [cam/lente/cartao/mic]  (Lida 1566 vezes)

felldo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 16 de Janeiro de 2012, 19:16:07
E ae, galera! Postei essa mensagem a algum tempo, obtive algumas respostas, mas gostaria de mais opinioes.. Como to indo amanha para o Paraguai resolvi repostar.

``Dae galera! Tudo beleza? Sou novo aqui no forum, espero poder tirar algumas duvidas com voces. Pretendo comprar uma DSLR, provavelmente farei isso daqui a alguns dias (viajarei para o Paraguai), junto dos outros itens do titulo do topico. O uso principal vai ser p/ fazer covers c/ voz/violao, com a camera imovel. Pesquisando e vendo videos, as DSLR`s que mais me impressionaram no aspecto da filmagem foram a 7D e a 5D, dando preferencia para a 5D. Como o objetivo seria fazer covers musicais, busco por uma qualidade excelente de som, o que acredito que necessitaria um microfone externo. Depois de dar uma pesquisada cheguei ate o Rode VideoMic. Ele seria capaz de me dar essa qualidade excelente de som ou recomendam algum outro? Eu precisaria de algum outro acessorio para gravar com esse microfone, fora a propria DSLR? Bom, quanto a lente pensei em alguma F/1.4 ou F/1.2, pelo que vi as mais claras sao melhores para baixa luminosidade (pretendo fazer os videos c/ uma luz mais baixa) e tb sao capazes de dar mais desfoque, certo? Quanto ao cartao pensava em comprar um Compact Flash Extreme 16gb 90mb/s. E ai galera, o que me aconselham? O que posso mudar, como posso melhorar para obter a maxima qualidade para o que pretendo fazer? Sou leigo no assunto, comecei a entrar nesse mundo de fotografia/video a poucas semanas, portanto desculpa a ignorancia. Desculpem a acentuacao tb, meu teclado ta terrivel, hehe. Agradeco desde ja! Abracao a todos!!   ``

Aguardo sugestoes! Valeuuu!!  :)


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2012, 20:22:20
tudo depende do tamanho do teu orçamento.


Se vai usar a dslr somente pra filmar, de cara te recomende buscar lentes Zeiss e não Canon.


E sobre os cartões, no mínimo 4 cartões de 16gb.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2012, 20:36:01
Não ficou clara a sua idéia pra mim...
Você vai filmar alguém tocando ou quer se filmar tocando?

Pra filmar alguém ótimo..Um microfone externo seria indispensável, mas melor ainda na minha opinião seria um gravador de áudio. Com ele você consegue captar áudio em Wave que é bem melhor pra edição. Eu tenho um Zoom H2 e recomendo. Dê uma pesquisada porque tem várias marcas e modelos.

Agora se for pra filmar você mesmo, do tipo ligar a câmera e correr lá pra frente dela não te recomendo uma DSLR. Ela não funciona dessa maneira, fazendo tudo sozinha. Você terá problemas principalmente com relação ao foco. Nesse caso seria melhor comprar uma handycam mesmo...


felldo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2012, 21:41:16
Isso, minha ideia seria filmar eu mesmo. Fiquei motivado pela 5D porque vi alguns videos e achei a qualidade muito boa, alem do desfoque, como pode ser visto nesse video:

http://www.youtube.com/watch?v=x-lNmjj11Ps

Gostei bastante.
O cara usou uma 5D, com lentes 50mm f/1.4.
Sera que uma handycam conseguiria uma imagem assim e daria pra fazer esse desfoque?

Outra questao: Um gravador de audio, como por o ex Zoom H2, captaria o som de uma forma MUITO melhor que um microfone externo?

Valeuu!  :ok:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2012, 15:28:22
Isso, minha ideia seria filmar eu mesmo. Fiquei motivado pela 5D porque vi alguns videos e achei a qualidade muito boa, alem do desfoque, como pode ser visto nesse video:

http://www.youtube.com/watch?v=x-lNmjj11Ps

Gostei bastante.
O cara usou uma 5D, com lentes 50mm f/1.4.
Sera que uma handycam conseguiria uma imagem assim e daria pra fazer esse desfoque?

Outra questao: Um gravador de audio, como por o ex Zoom H2, captaria o som de uma forma MUITO melhor que um microfone externo?

Valeuu!  :ok:

Se é pra filmar você mesmo esqueça. Essas câmeras tem foco manual somente. Isso quer dizer que qualquer mudança de distância entre você e a câmera você teria que corrigir o foco. E em grandes aberturas esse problema é pior ainda porque a profundidade de campo cai muito.. qualquer mexida na cabeça pra frente e pra trás pode perder o foco... Pode até ser que você consiga usar, mas o que quero que vc entenda é que ela não é tão simples e prática como uma handycam...

Uma handycam não vai ter essa qualidade toda de uma DSLR por causa do tamanho do sensor dela, em compensação atua com foco automático constante.. pro seu caso acho que é o que funciona, a não ser que tenha alguém capacitado pra ficar operando a câmera pra você. Aí é outra história... Eu tenho uma Sony CX 130 e recomendo... é bem básica mas consegue uma boa qualidade de gravação em vídeo e áudio (com o mic embutido dela). Mas dependendo da sua grana você pega outra bem melhor também..

Com relação ao áudio, com um gravador separado você grava o áudio sem compressão, por isso a qualidade é maior... e você também pode colocar um mic externo no gravador se quiser... com o mic na câmera, a própria câmera já comprime o áudio enquanto grava.

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, 15:31:45 por Luciano.Queiroz »