Autor Tópico: Zenit 12XP  (Lida 27676 vezes)

amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #15 Online: 08 de Março de 2012, 22:41:57
Tenho uma pra vender anunciada aqui no forum.


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #16 Online: 16 de Março de 2012, 23:46:40
Olá pessoal,

Adquiri hoje uma câmera ZENIT 12XP no Mercado Livre e - diferente da maioria das ZENITS que aparecem por lá ( que parecem que sairam da escavação de algum sítio arqueólogico ) - a máquina está muito nova .
Apenas a lente que vem nela ( Helios 44M 58mm F2 ) tem uns pontos de poeira e o que parecem ser uns pelos grudados na borda ( isso é meio imperceptível , só consegui ver isso olhando a câmera por tras da cortina , com o obturador aberto )
Tenho medo que essas sujeiras acabem se transformando em pontos de fungo, então - como a câmera está muito nova e acho que vale a pena investir nela - queria ver se conseguiria limpar.
Queria saber como vcs recomendam que eu faça a limpeza da lente , se eu posso fazer ou se devo mandar para uma revisão.
Eu tenho uma outra câmera dessas , uma ZENIT 122, que qdo comprei mandei para uma revisão. Eu  fiz isso em uma fototica aqui do meu bairro , mas não achei que ficou legal .
Os caras me cobraram R$ 70,00 para fazer uma revisão e limpar a lente ( isso foi mais do que paguei na câmera )  e não vi muita diferença.
Então pergunto a vcs que são mais experientes , se tem como eu mesmo limpar a lente ( e como devo fazer isso ) ou se vcs conhecem um bom lugar no centro de São Paulo, onde eu possa mandar a câmera para uma revisão/ limpeza da lente.
Desde já agradeço a atenção.

abraços,
Herik


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 17 de Março de 2012, 07:45:30
Prezado Herik,
eu acho muito arriscado voce mesmo querer limpar a lente. A Helios tem um anel na frente, onde estão gravados os dados da lente, nome, tipo da lente, etc..., que é de encaixe. Prá retirar este anel, quem me disse isso foi um técnico, é muito complicado. Por mais cuidado que voce tenha, muitas vezes quebra os "dentinhos" que fazem o encaixe e aí complica tudo. Fora o risco que voce corre em causar um dano maior no elemento frontal se utilizar alguma ferramenta inadequada.
Algumas lentes Helios, tem este anel rosqueados. Para saber se este anel é de encaixe ou rosca, basta ver se neste anel tem 2 furinhos onde são encaixados a ferramenta para girar a peça. Se não tiver os "furinhos" é de encaixe.
Por tudo isso, não compensa comprar uma lente com sujeiras e fungos porque o preço que voce vai pagar para fazer a limpeza é mais alto que o custo da lente + camera.


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #18 Online: 17 de Março de 2012, 19:24:42
A lente tem os dois furinhos lodirita, obrigado pelas explicações.
Baseado em suas explicações, eu decidi mandar limpar a lente em algum profissional mesmo, será que essas lojas que falaram aqui ( Angel , Consigo ) fazem revisão de câmera analógica ?
Alguem indicaria mais algum local ?

abraços,
Herik


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #19 Online: 05 de Maio de 2012, 20:33:16
Redescobri a Zenit 12Xp do meu pai.
Sempre gostei de fotografar, mas diante das limitações das compactas digitais e da minha restrição financeira no momento para comprar uma semi-profissional decente, resolvi investir na analógica para fotos com maior qualidade.
Comprei uns rolos kodak Pro 100 e to queimando filme, anotando as aberturas e velocidades para não esquecer e apostando além das leituras que eu estou realizando na tentativa e erro como ferramenta de aprendizagem.
Assim que eu revelar as primeiras, vou selecionar algumas e postar no Flickr. Estou em busca das baterias para o fotometro (para até me ajudar, já que sou novata). Li no manual que as baterias originais são as Mallory D-386, no entanto, podem ser substituídas LR43 ou LR44  as informações estão um pouco difusas, alguém confirmaria qual é o modelo?
um abs,
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #20 Online: 06 de Maio de 2012, 00:15:33
As Zenit's 122, XL, 12XP utilizam 2 baterias LR44 também conhecidas como A76.
As Zenit's XS e XSL utilizam 3 baterias LR43 que é um pouco mais "baixinha" que a LR44.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #21 Online: 06 de Maio de 2012, 13:00:32
As Zenit's 122, XL, 12XP utilizam 2 baterias LR44 também conhecidas como A76.
As Zenit's XS e XSL utilizam 3 baterias LR43 que é um pouco mais "baixinha" que a LR44.

Obrigada Nakinha! Vou ver se compro em breve essas baterias!
um abs,
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #22 Online: 18 de Maio de 2012, 20:04:30
Estou terminando o primeiro rolo de teste na minha 12XP. Depois que comecei a fotografar, percebi que o botão que regula a ASA do filme está meio "frouxo", ou seja, comprei um kodak 100, posicionei o botão nesta marcação, mas ele fica girando o tempo todo, não fica estável... Acredito que tem um defeito.
Consegui um outro corpo de uma 12XP e nela este botão está ok, você seleciona e ele fica estável (no entanto ela está em estado um pouco pior do que a minha). Estou pensando em fazer um transplante deste botão dela para a minha máquina.
Vi que tem um parafusinho lateral, será que se eu tentar eu consigo ou é um trabalho muito delicado de ser feito? O que vocês me recomendam?
att.
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #23 Online: 18 de Maio de 2012, 20:24:04

PS: bateria LR 43 para a 12XP.

MD-Zenit
Comprei baterias LR 44 e não couberam no compartimento da Zenit 12xp, mesmo assim tentei colocar apenas 1 e percebi que a luz vermelha do fotometro de baixo acendeu (conforme manual luz insuficiente), mas não confiei, pois no mesmo manual é dito que são 2  baterias.
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 19 de Maio de 2012, 12:01:01
Oi a bateria da 12XP é a LR 43, São duas.
MD-Zenit


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #25 Online: 20 de Maio de 2012, 12:57:49
Oi a bateria da 12XP é a LR 43, São duas.
MD ZENIT
Eu comprei as LR 43 no mercado livre e devem chegar por  esses dias.
Mas aí, inconformada fui novamente tentar colocar as LR 44 e consegui colocá-las, no entanto, ficaram um pouco apertadas dentro do espaço e a tampa ficou meio para fora, mas o fotômetro funcionou, os dois leds vermelhos estão funcionando.
Acredito que as LLR 43 fiquem menos apertadas, pois, elas parecem ser menores. Assim que chegar falo se ficaram mais ajustadas.
Obrigada e um abraço,

Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #26 Online: 25 de Maio de 2012, 15:40:28
Acabei de ganhar uma Zenit 12xp. E pra não poluir o fórum, vou postar minhas dúvidas aqui mesmo.

A câmera está muito boa. Todos botões firmes, os anéis de foco e abertura da lente estão justos e funcionando 100%. Retirei as 2 pilhas do fotômetro e vou atrás das outras depois.

Não tenho nenhum filme comigo aqui (vou sair pra comprar amanhã). Mas, pra não gastar filme à toa, resolvi perguntar pra vocês antes.

Fiz uns testes com o compartimento do filme aberto e vi que em todas as velocidades (menos o bulb) aquela cortina (sinceramente não sei o nome) abre e fecha, e quando eu passo pro próximo quadro essa cortina desliza para a direita. É muito complicado diferenciar no olho se as velocidades estão precisas mesmo, mas acredito que este seja o funcionamento normal, certo?

O único problema que encontrei foi no modo bulb. Eu coloco o botão no modo bulb, aperto o disparador e seguro ele. A cortina de trás se abre como deveria, mas o vidro sobe e desce, então no fim eu fico com a cortina aberta e o vidro abaixado. Quando solto o disparador a cortina fecha normalmente. Existe algum segredo no modo bulb? Pois o vidro certamente deveria ficar levantado...

E uma outra dúvida que tenho é em relação ao temporizador. Eu li o manual, mas não entendi como proceder direito. Eu pus o disparador no modo V, dei corda no temporizador e apertei aquele botão preto e soltei o temporizador. Ele corre, chega no fim, mas não dispara. Não sei se isso é problema ou só ignorância...

Amanhã comprarei um Fujicolor 200 pra fazer uns testes...


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #27 Online: 25 de Maio de 2012, 17:52:13
 lucas.beier

Compartilhando o pouco que sei... Para a Zenit 12XP baterias LR 43 1,5v.

No modo B testei aqui na minha e não acho que há nada de errado com a sua não, o vidro abaixa e a cortina se afasta (para expor o filme) enquanto o disparador está apertado. Pelo que li no manual (ainda não usei esse modo), para ficar mais tempo exposto tem que pressionar o disparador até a metade e girar ele para a esquerda (letra T) <<me corrijam se eu estiver errada>>, mas é aconselhável ter um cabo disparador para usar esse modo, caso contrário a foto ficará tremida.

Para usar o temporizador, tem que fazer o mesmo processo acima, só que girar o disparador para a direita (letra V), armar o botão do temporizador e clicar no botão logo acima dele. No final da contagem ocorre o disparo.

 :)

Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


guga pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 25 de Maio de 2012, 19:39:52
Fiz uns testes com o compartimento do filme aberto e vi que em todas as velocidades (menos o bulb) aquela cortina (sinceramente não sei o nome) abre e fecha, e quando eu passo pro próximo quadro essa cortina desliza para a direita. É muito complicado diferenciar no olho se as velocidades estão precisas mesmo, mas acredito que este seja o funcionamento normal, certo?
Acho que é impossível verificar isso "no olho".
Uma coisa que eu faço, é verificar a menor velocidade, e em seguida a maior. No caso a "30" e a "500".
Dessa forma, dá pra você repara nitidamente a diferença entre os dois tempos.
Mas claro que você não vai saber se eles estão corretos... A penas vai observar que estão diferentes, e  aparentemente não tem nada de errado.

O único problema que encontrei foi no modo bulb. Eu coloco o botão no modo bulb, aperto o disparador e seguro ele. A cortina de trás se abre como deveria, mas o vidro sobe e desce, então no fim eu fico com a cortina aberta e o vidro abaixado. Quando solto o disparador a cortina fecha normalmente. Existe algum segredo no modo bulb? Pois o vidro certamente deveria ficar levantado...

Pelo que eu entendi, tem algo de errado com a câmera...
Pois no modo bulb, enquanto o botão for pressionado, a cortina fica aberta e o espelho levantado!
Ou seja, a passagem de luz para o filme fica desobistruida!

Se realmente estiver com esse problema no modo bulb, talvez nas outras velocidades isso também esteja ocorrendo!
Ou seja, pode ser que o espelho desça antes da cortina fechar, e você não está percebendo devido a alta velocidade do sistema...

E uma outra dúvida que tenho é em relação ao temporizador. Eu li o manual, mas não entendi como proceder direito. Eu pus o disparador no modo V, dei corda no temporizador e apertei aquele botão preto e soltei o temporizador. Ele corre, chega no fim, mas não dispara. Não sei se isso é problema ou só ignorância...
Acho que você esqueceu de passar o filme...
Você tem que primeiro passar o filme, depois colocar no modo V (para fechar o diafragma), dar corda no temporizador e apertar o botão preto dele.

Aproveita que ainda tá sem filme e fica testando isso para decorar bem direitinho.


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #29 Online: 25 de Maio de 2012, 19:50:28
diasb
É verdade! Li no manual sobre o Bulb. Vou testar quando chegar em casa e depois coloco aqui o resultado.

guga pedrosa
Poisé, eu fiz isso. Pus no 30 e depois no 500 e fiquei olhando atrás. Confesso que achei que o 30 foi mais lento, mas mesmo assim é muito complicado de afirmar isso. Amanhã vou comprar um filme barato e vou fazer uns testes.

Vou testar o bulb e o disparador e depois volto aqui pra comentar como foram os testes. :D