Autor Tópico: Zenit 12XP  (Lida 27766 vezes)

diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #45 Online: 29 de Maio de 2012, 11:16:50
Eu ainda nem bati meu primeiro filme, mas se sairem algumas como as tuas, eu tô tri feliz. :D
Pro primeiro rolo de filme eu acho que está bom.

Eu notei um esbranquiçado na parte da direita da foto MAC.

O horizonte é cruel mesmo. Eu tenho um problema sério com isso... Na hora de pressionar o disparador até o fim a câmera saiu um pouco da horizontal. É o suficiente. Mas se você tiver essas imagens em uma qualidade boa, dá pra corrigir isso facilmente.

O lance das linhas escuras eu notei que às vezes é na parte superior e às vezes na parte inferior... As fotos com a linha escura apareceram em situações de diafragma mais fechado (f/11 ou f/16). Talvez tenha alguma relação.

O tamanho da foto maior dever pq o viewfinder da Zenit não 100% de cobertura.

Por exemplo, a minha Canon T3 tem um viewfinder de 95% de cobertura. Ou seja, vai ter 5% mais imagem do que eu vi na hora de fotografar. Tem que ver se o da Zenit tem uma cobertura menor que 100%.

Valeu Lucas.bieber,
É o horizonte é cruel, tive fotos melhores, com mais nitidez e cores, mas que ficaram tortas, acho que o disparador da zenit é meio duro e isso faz com que tenhamos mais cuidado na hora de dar o clique final.
Pensei que as linhas escuras pudessem ser também na hora do escaneamento, mas pode ser como o marcosfrança disse, alguma coisa também na hora de rebobinar o filme, vou prestar atenção nos próximos filmes.
Sim acho que o viewfinder da zenit é menor mesmo que a foto final, vou prestar mais atenção nisso da próxima vez.
 :ok:

Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #46 Online: 29 de Maio de 2012, 11:21:06
o esbranquiçado da foto do mac,é por causa de reflexos de luzes nas vidraças.agora se tiver outras fotos exbranquiçadas,pode ser exposição demais.as linhas pretas,são riscos no negativo causados no escaneamento,ou  ao rebobinar o filme,pois as zenits tem aquela placa que fica atraz do filme,muito firme,ai o filme fica bem apertado dentro da camera.ai na hora de avançar ou rebobinar,pode acontecer de riscar.na minha,eu dei um jeito de deixar esta placa mais frouxa e estes defeitos pararam.as linhas do horizontes tortas,com certeza é na hora do disparo.experimente apertar o botão de disparo até ao meio,quando vc sentir que ele dá uma parada e depois componha a cena e termine de apertar o botão. isso vai dar bem mais estabilidade na hora do disparo,inclusive pra não sair tremida em velocidades mais baixas.tambem tenho uma dica.em fotos de paisagens e lugares,experimente o filme fuji color 200.ele tem cores mais bonitas para paizagens e coisas verdes.

Valeu marcosfranca,
Vi que tem dois tipos de esbranquiçados, as do MAC e em outras fotos, deve ser mesmoa exposição demasiada. Vou prestar atenção no rebobinamento, a zenit tem mesmo uma chapa de metal, pode mesmo ter riscado o filme.
Anotadas as suas dicas de clicar até a metade e depois finalizar a foto, eu clicava diretão mesmo, deve ter sido por isso que entortou a foto. Vou comprar uns filmes diferentes 200 e 400 também, tem mais alguns filmes que ressaltem cores, cheguei até a ver um 800 deve ser bem interessante tambem né?

Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #47 Online: 29 de Maio de 2012, 11:26:43
Eu ainda tenho uma dessas em funcionamento. Foi minha primeira SLR. :)

Onde vocês tem comprado filmes?
Portifólio: www.banionis.com


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #48 Online: 29 de Maio de 2012, 12:07:32
Esse vendedor é muito bom:

http://stores.ebay.com/Film-Carnival


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #49 Online: 29 de Maio de 2012, 12:20:52
Valeu marcosfranca,
Vi que tem dois tipos de esbranquiçados, as do MAC e em outras fotos, deve ser mesmoa exposição demasiada. Vou prestar atenção no rebobinamento, a zenit tem mesmo uma chapa de metal, pode mesmo ter riscado o filme.
Anotadas as suas dicas de clicar até a metade e depois finalizar a foto, eu clicava diretão mesmo, deve ter sido por isso que entortou a foto. Vou comprar uns filmes diferentes 200 e 400 também, tem mais alguns filmes que ressaltem cores, cheguei até a ver um 800 deve ser bem interessante tambem né?

O agfa 100 tem cores bem vivas; proimage 100 da kodak também; tem também os de asa 160 da fuji que dão cores muito bonitas mesmo. Agora, vc quer um filme barato e bom? O kodacolor plus 200.; tenho pago R$ 6,00/rolo num quiosque da kodak aqui na minha cidade e acho que vale muito a pena.


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #50 Online: 29 de Maio de 2012, 16:28:56
Sem dúvida tem uma relevância histórica, ainda que maldita, mas tem....é mais um motivo pra cuidar bem dela....pois serve pra não esquecer a trágica experiência soviética.

Obrigado Oliberal, eu gosto muito de pesquisar essa parte histórica do equipamento. Aliás - já que se interessa - devo dizer que uma coisa interessante sobre todos os produtos de óptica russa : é que todo o conhecimento e equipamento para dar inicio à produção das lentes conhecidas atualmente ( objetivas HELIOS, INDUSTAR, JUPITER, ZENITAR, VOLNA, VEGA, ARSAT, etc ) foi adquirido quando o Exercito Vermelho capturou uma fábrica  Carl Zeiss na cidade de Jena. Então maioria das excelentes câmeras e lentes russas atuais são cópias ( muitas vezes depois o projeto foi até aperfeiçoado pelos russos ) da Carl Zeiss.
Todo o equipamento e os planos de construção das  lentes ( e de muitas câmeras ), foram enviados para o território da URSS ( inclusive muitos operarios alemães que trabalhavam na fábrica foram repatriados como russos , para dar inicio à produção) , sendo que a KMZ ( atual fabricante da câmera ZENIT ) foi uma das estatais russas beneficiadas , recebendo essas máquinas, designs e patentes.
Outra fábrica que recebeu tecnologia alemã no fim da Segunda Guerra foi a LOMO, antigo e famoso fabricante de óptica russa estabelecida em São Petesburgo desde o tempo da Rússia Czarista e outra ainda foi o Arsenal de Kiev ( Ucrânia ), uma gigantesca e antiguíssima fábrica estatal, que fabricava desde canhões até câmeras fotograficas ( sendo que é famosa por fabricar as câmeras de médio formato KIEV 60 e KIEV 88 ).
A fábrica do Arsenal em Kiev funcionou por 245 anos , sendo que encerrou sua atividade em 2008, mas muitos comerciantes locais da Ucrânia ainda vendem lentes e máquinas fotograficas ( não so KIEV como LOMO e ZENIT tb ) , que circulavam livremente por todo territorio da URSS antes da separação, por isso é muito plausivel vc ter adquirido uma ZENIT da Ucrânia .

abraços,
Herik


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #51 Online: 01 de Junho de 2012, 18:19:08
Eu ainda tenho uma dessas em funcionamento. Foi minha primeira SLR. :)

Onde vocês tem comprado filmes?

Eu comprei aqui no Rio de Janeiro o Kodak 100 Proimage por R$: 48,00 um pacote com 5 filmes de 36.

Pesquisando no mercado livre achei uns da Fuji mais baratos:
Filme Fuji 200 36 Superia Camera Fotografica -5 Unid -R$ 27,00
Filme Fuji 400 36 Superia Câmera Fotográfica - 5 Unidades - R$ 37,50

Ambos sem o frete incluso
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #52 Online: 01 de Junho de 2012, 18:50:33
E a revelação, em casa mesmo?
Tem um amigo meu que tem equipamento pra revelação, mas só PB.
Portifólio: www.banionis.com


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #53 Online: 01 de Junho de 2012, 19:22:35
Eu comprei aqui no Rio de Janeiro o Kodak 100 Proimage por R$: 48,00 um pacote com 5 filmes de 36.

Pesquisando no mercado livre achei uns da Fuji mais baratos:
Filme Fuji 200 36 Superia Camera Fotografica -5 Unid -R$ 27,00
Filme Fuji 400 36 Superia Câmera Fotográfica - 5 Unidades - R$ 37,50

Ambos sem o frete incluso


Aqui em Poa eu acho o Fuji Superia 400 36exp por R$7,50. O valor que do MercadoLivre tá no preço normal.

E a revelação, em casa mesmo?
Tem um amigo meu que tem equipamento pra revelação, mas só PB.

Revelar em casa em P&B é fácil e barato. Basta ter vontade de talvez perder alguns filmes enquanto aprende. E o resultado pode ser excelente.


wsalvario

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #54 Online: 17 de Julho de 2012, 18:24:00
Olá pessoal, comprei uma zenit 12xp há poucos dias e tudo estava funcionando... Até que a cortina pareceu emperrada. Não me recordo se foi depois de mudá-la para o modo bulb D:
Abri a tampa traseira para ver e ao apertador o botão de disparo a cortina se abre um pouco e fecha quando avança para o próximo quadro de filme... (Retirei a lente para ver, o espelho sobe ao disparar e a cortina se abre um pouco, mas ambos não volta após dispará-lo - somente quando o filme é avançado - isso em qualquer modo, sem ser bulb)
Quando disparado, o viewfinder fica escuro, e avançado o filme, volta ao normal.
Tem solução? É grave? Será que dá pra arrumar sem precisar de uma nova cortina? DD:
Fiz um vídeo com meu celular parar vocês verem, mas a qualidade não está boa: http://www.youtube.com/watch?v=EcVFpG-bi1c&


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #55 Online: 17 de Julho de 2012, 18:33:30
Acho válido levar pra um CLA (Clean, Lubrify and Adjust).

Manutenção geral.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


wsalvario

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #56 Online: 17 de Julho de 2012, 19:14:54
Acho válido levar pra um CLA (Clean, Lubrify and Adjust).

Manutenção geral.

Abcs

Esse problema não é algo grave, então? Tenho medo de que precise trocar alguma peça e não consiga achar. :B
Muito obrigado pela ajuda, abraços!


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #57 Online: 17 de Julho de 2012, 19:18:07
Só por estar travado, não dá pra saber.

Tem que levar num cara que conheça e, provavelmente, abra a máquina para verificar.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #58 Online: 18 de Julho de 2012, 10:35:53
Tudo parece ser apenas uma limpeza e lubrificação como o Dimigobbo bem disse...

Pelo que você está relatando aqui, a maquina está com o mecanismo em ordem, porém por estar sujo e sem lubrificação o mecanismo do obturador está travando no meio do funcionamento, fazendo a curtina parar na metade do percurso, e travando o espelho. O fato do viewfinder ficar escuro quando o espelho sobe é porque esse tipo de camera é SLR, ou seja Single Lens Reflex, por onde você enxerga através da própria objetiva, diferente da TLR que é Twim Lens Reflex que tem uma lente para a foto e outra para voce enxergar, ou nas rangefinder como as leica's que tem um visor a parte e não se vê pela objetiva, sendo assim para que a luz atinja o fotograma o espelho precisa dar licensa para a passagem da luz atingir o frame da pelicula e o tempo de exposição é controlado pela cortina... por isso fica escuro.

Outra hipótese é a propria cortina estar empenada e enroscando o sistema... esse caso é mais complicado...

Uma coisa que achei curioso é o fato da camera destravar ao "avançar" o filme... isso é comum nas maquinas mecanicas? A FXD do meu pai não faz isso se travar o espelho ela não volta, a não ser que destrave o sistema...

Bom mas de qualquer forma é levar para um técnico avaliar se não tiver conserto ou ele não querer fazer o serviço ele não pode cobrar nada, agora se ele dizer que faz e no meio do caminho desistir e ainda querer cobrar é sacanagem, mas acho que hoje em dias as pessoas que restaram que ainda fazem esse serviço não tem esta forma de trabalhar, geralmente são honestos... os "picaretas" não pegam mais isso hoje em dia...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


rogeriofranck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #59 Online: 20 de Julho de 2012, 01:18:02
Tô com saudade da minha.

Tá no concerto. Mas depois ela vai estar com a mecânica e a fotometro 100 %