Autor Tópico: Zenit 12XP  (Lida 27668 vezes)

Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #60 Online: 20 de Julho de 2012, 13:05:06
Comprei uam recentemente tbm, de um colega de trabalho!
Falou que tinha uma câmera parada em casa, e eu falei para ele trazer para eu ver.... e era a dita cuja! Zenit 12xp.
A lente e o corpo estavam ótimos, com apenas um único problema, fungo no visor. Ainda não sei em que parte, mas não atrapalha nas fotos, e não é no espelho. provavelmente é no vidro polido ou no pentaprisma!
Como não me atrapalaha nas fotografias, ainda não investi na remoção dele.
Ah... e paguei uma pechincha na câmera. 120 com a lente helis 50mm f1:2. e tambémum flash tron s 300, mas ainda nem testei.
Compre 2 baterias lr44, e o fotômetro está perfeito! Dá um resultado muito próximo a leitura da minha canon t3.
Depois vou postar umas fotos da recém adquirida!


rogeriofranck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #61 Online: 25 de Julho de 2012, 02:21:04


Uploaded with ImageShack.us


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #62 Online: 04 de Outubro de 2012, 16:42:12
hahaha
Tenho uma foto parecida!

Portifólio: www.banionis.com


rogeriofranck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #63 Online: 27 de Outubro de 2012, 17:51:59
Eu reparei a minha! o fotometro não desligava,  o problema era contato mecanico mesmo, só empurrei um dos contatos que são forçados pela pressão do botão, e voltou ao normal. Só meio complicado recolocar a tampa de cima, pois na hora que se retira ela, solta a mola que fica enrola no alavanca de avançar o filme. Manter a mola enrolada e recolocar a tampa de cima é bem trabalho, mas não impossivel!

Agora ela tá 100 por cento. Grande Zenit!!!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 09 de Novembro de 2012, 19:35:19
Olá pessoal.......então minha Zenit (ultra mega nova) tava encostada desde a compra....(muitos meses atras) esse ano foi fods.......mas há uns 15 dias  tomei coragem e improvisando algumas ferramentas....desmontei a lente que tinha fungos (acabei desmontando ela inteira.... :doh:) .....deu um bom trampo...pois não tinha ferramentas apropriadas...mas consegui ....e agora cheguei nos fungos.....(esses fim de semana - e/ou no feriado) quero limpá-la com MUITA calma....e começarei o trabalho de remontar a lente (comprei um daqueles kits xing-lings de chaves de fendas megapequenas e finas....acho que dará certo)......depois disso estou louco pra estrear meus rolos de filme P&B Ilford.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #65 Online: 10 de Novembro de 2012, 11:42:44
Use benzina pra limpar a lente Oliberal. O técnico que revisou minha yashica que me deu essa dica, seca rápido e não deixa gordura. Pega um cotonete, embebe ele na benzina, e coloca o cotonete no meio, e vai fazendo espiral do centro pra borda da lente. É assim que ele disse limpar as lentes. E ainda tem lentes que são coladas umas nas outras aí o processo é mais complicado e eu não sei, e acho que nem vale arriscar!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #66 Online: 08 de Dezembro de 2012, 22:00:58
Comprei uam recentemente tbm, de um colega de trabalho!
Falou que tinha uma câmera parada em casa, e eu falei para ele trazer para eu ver.... e era a dita cuja! Zenit 12xp.
A lente e o corpo estavam ótimos, com apenas um único problema, fungo no visor. Ainda não sei em que parte, mas não atrapalha nas fotos, e não é no espelho. provavelmente é no vidro polido ou no pentaprisma!
Como não me atrapalaha nas fotografias, ainda não investi na remoção dele.
Ah... e paguei uma pechincha na câmera. 120 com a lente helis 50mm f1:2. e tambémum flash tron s 300, mas ainda nem testei.
Compre 2 baterias lr44, e o fotômetro está perfeito! Dá um resultado muito próximo a leitura da minha canon t3.
Depois vou postar umas fotos da recém adquirida!

Não é fungo no visor, não!
O pentaprisma é fixado no corpo da camera com uma braçadeira de metal que é preso por 2 parafusos. Para que a braçadeira não fique em contato direto com o pentaprisma ela é protegida por uma espuma. Com o tempo esta espuma vai deteriorando (derretendo) formando uma massa marron que vai corroendo o revestimento do pentaprisma. É um problema que não tem solução a não ser que seja trocado o pentaprisma. Esse problema existe em cerca de 90% das cameras Zenit, sejam elas XP, XL, XS, XSL ou 122.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #67 Online: 22 de Dezembro de 2012, 16:39:47
Já que entraram no assunto de fungos...
A minha lente está saindo umas imagens bem "lavadas". O contraste é muito pouco, comparado com as lentes digitais.
Isso é uma peculiaridade da lente ou pode ser sintomas de fungo?
Portifólio: www.banionis.com


arthurandyou

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #68 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 21:21:12
Pessoal, nunca consigo regular  o meu fotometro para aparecer os dois leds vermelhos, seria isso um problema da minha câmera?


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #69 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 11:21:56
Pessoal, nunca consigo regular  o meu fotometro para aparecer os dois leds vermelhos, seria isso um problema da minha câmera?

depende... qual aparece pra vc?

se for mostrando que a foto está subexposta, a bateria pode estar fraca.

abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 01 de Março de 2013, 10:24:55
Já que entraram no assunto de fungos...
A minha lente está saindo umas imagens bem "lavadas". O contraste é muito pouco, comparado com as lentes digitais.
Isso é uma peculiaridade da lente ou pode ser sintomas de fungo?

Helios?

É normal...use sua mão como um para-sol e feche a lente até 2.8~4. Vai melhorar bastante
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


phaelmota

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 13 de Março de 2013, 19:12:54
Olá, sou novo no fórum. Acabei de comprar uma Zenit 12xp, sou novato mas ela me pareceu estar bem conservada, sem muitos arranhões, com a mecânica ok, só encontrei dois problemas, o botão do iso está levemente frouxo (isso é comum?) e alguns pontos pretos na ocular, não sei se estão no espelho ou no ocular mesmo, são bem pequenos, imagino que seja poeira mesmo.
Vocês já viram alguma coisa parecida? fica difícil tirar uma foto deles...

O fotometro eu não consegui testar, acho que são as baterias...

De todo modo já coloquei um filme para brincar! Estou muito empolgado com a Zenit!

AH! Ela veio com a Case original, só que a mesma esta com o tecido soltando em algumas partes. Vocês recomendo colar com o que!?

grande abraço


phaelmota

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 21 de Março de 2013, 20:41:47
Olá, sou novo no fórum. Acabei de comprar uma Zenit 12xp, sou novato mas ela me pareceu estar bem conservada, sem muitos arranhões, com a mecânica ok, só encontrei dois problemas, o botão do iso está levemente frouxo (isso é comum?) e alguns pontos pretos na ocular, não sei se estão no espelho ou no ocular mesmo, são bem pequenos, imagino que seja poeira mesmo.
Vocês já viram alguma coisa parecida? fica difícil tirar uma foto deles...

O fotometro eu não consegui testar, acho que são as baterias...

De todo modo já coloquei um filme para brincar! Estou muito empolgado com a Zenit!

AH! Ela veio com a Case original, só que a mesma esta com o tecido soltando em algumas partes. Vocês recomendo colar com o que!?

grande abraço

Gente, tirei a bateria e a bendita estava "ensebada" e o conector esta com uma leve capinha marrom...coloquei duas novas e o fotometro piscou e parou.
É mau contato ou ele acabou queimando na minha mão?  :(