Autor Tópico: Zenit 12XP  (Lida 27670 vezes)

gar0t0

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Online: 17 de Janeiro de 2012, 00:10:22
Bom dia pessoal,
Ganhei agora pouco uma Zenit 12xp muito nova.

Esta com manual, certificado de garantia, case e uma lente 58mm (Se não me engano).

Estava procurando aqui no forum, mas só achei 'venda'.
Gostaria de saber (de alguem que conhece mais) sobre esta camera, se quem tem gosta etc....

é isto :)

Abs


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2012, 11:36:09
Você pretende usá-la?

É uma câmera muito boa. Quem tem gosta bastante.

Se não for utilizá-la, aceito doações  :assobi:

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


JoãoSchmal

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2012, 15:34:14
Tbm tenho uma Zenit 12XP que ganhei de uma tia, não sei se esta funcionando corretamente aparentemente sim, sempre gostei de fotografia e pretendo fazer alguns cursos por hobby, e gostaria de saber qual o melhor filme para usar nesta camera e quais são as pilhas que vão nela vi em um topico aqui que um disse que era a pilha LR43 e ou dizendo que era a LR44 gostaria de saber exatamente qual comprar. Pelo que li esta é uma excelente camera para iniciar.
Zenit 12XP


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2012, 15:51:44
Tbm tenho uma Zenit 12XP que ganhei de uma tia, não sei se esta funcionando corretamente aparentemente sim, sempre gostei de fotografia e pretendo fazer alguns cursos por hobby, e gostaria de saber qual o melhor filme para usar nesta camera e quais são as pilhas que vão nela vi em um topico aqui que um disse que era a pilha LR43 e ou dizendo que era a LR44 gostaria de saber exatamente qual comprar. Pelo que li esta é uma excelente camera para iniciar.

Essa câmera utiliza filme 135. Para testar se está tudo funcionando, aconcelho comprar um filme barato (Kodak Ultramax 400 - por exemplo) e fotografar com ele. A bateria, possivelmente, é para o fotometro. De acordo com esse site ela utiliza duas pilhas D-386:

Citar
MUDAR AS PILHAS

Duas pilhas Mallory D-386 alimentam o circuito eléctrico do fotómetro. N.T. Qualquer outra pilha alcalina do mesmo tamanho e voltagem (2 x 1,5V) serve. Quando as pilhas se esgotarem, o procedimento da sua substituição é como se segue: rodar a tampa do compartimento das pilhas [20] 90º até que a ranhura da tampa fique na horizontal e tirá-la. A face interior da tampa é o polo positivo e está marcada com o sinal "+". Inserir as pilhas com os polos coerentemente orientados e fechar a tampa rodando-a 90º até que a ranhura regresse à posição vertical.

Leve ela a uma loja e peça para o vendedor dar uma olhada, ver se tem a pilha. Daí é só sair fotografando.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


JoãoSchmal

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2012, 16:09:31
Essa câmera utiliza filme 135. Para testar se está tudo funcionando, aconcelho comprar um filme barato (Kodak Ultramax 400 - por exemplo) e fotografar com ele. A bateria, possivelmente, é para o fotometro. De acordo com esse site ela utiliza duas pilhas D-386:

Leve ela a uma loja e peça para o vendedor dar uma olhada, ver se tem a pilha. Daí é só sair fotografando.

Pilha ela não possui, eu já dei uma olhada no manual online dela e vi essas pilhas, porem pesquisando sobre elas li que eram difíceis de se encontrar e encontrei em algum topico deste forum que as pilhas LR43 seriam equivalentes a D-386, porem outro disse que seria a LR44 e agora fiquei na duvida e sim as pilhas são para o Fotometro, pretendo ir no centro amanha e comprar filme para ela e testala.
Zenit 12XP


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2012, 16:13:56
Você é de São paulo?

Se sim, vá nas lojas do centro (Angel, Consigo) que o pessoal lá te ajuda. Até colocam o filme pra você.

Abcs e boa sorte
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


JoãoSchmal

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2012, 16:21:45
Você é de São paulo?

Se sim, vá nas lojas do centro (Angel, Consigo) que o pessoal lá te ajuda. Até colocam o filme pra você.

Abcs e boa sorte

Não, so do Rio Grande do Sul.
Tem algum curso online que posam indicar para aprender a fotografar com este tipo de camera ??
Valeu pela ajuda dimigobbo
Zenit 12XP


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2012, 16:48:57
Legal...

Para fotografar com essa câmera é igual qualquer outra :assobi:

Existem umas vídeo aulas no youtube, um curso tripode. é em espanhol, mas dá pra entender.
Ele explica tudo (até como segurar a câmera de maneira correta).

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


JoãoSchmal

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2012, 17:39:38
Assim q revelar o filme eu posto as fotos batidas com ela se tive tudo certinho.
Pretendo futura mente compra uma Nikon D3000.
Zenit 12XP


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2012, 19:36:55
João , maquina confiavel e robusta otima lente, mais informações nos site:
www.novacon.com.br
www.zenit-foto.ru
www.russiasouvinirs.com
www.rugift.com
www.rus-camera.com
se precisar de ajuda conte comigo, pois fotografo com a Zenit a 20 anos.
Veja: www.flickr.com/photos/mzenit/

Um abraço Marcelo Domarco

PS: bateria LR 43 para a 12XP.
MD-Zenit


gar0t0

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2012, 22:19:09
Obrigado pelos sites MD-Zenit, vou olhar todos.

Agora que vi esta pergunta, eu realmente preciso das baterias ?
O que pode acontecer se eu bater fotografia sem as baterias ?

@dimigobbo eu vou usar sim! eu to com uma Pentax Spotmatic F mas acho que vou devolver ao dono... não sei ainda.


Abs


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Janeiro de 2012, 12:47:44
A bateria serve para acionar o fotometro que e responsável pela medição da luz, que te auxiliará na escolha da abertura e velocidade, não há necessidade de usar o fotometro para fotografar, mas no seu caso acho que v/c deve usa-lo pois para fotografar sem seu auxilio precisa de uma boa experiência.
Recomendo que leia bem o manual e se possivél compre um livro usado (em um sebão) que fale sobre tecnicas de fotografia este servira tanto para fotografia com filme como para digital, vale a pena.

Att Marcelo
MD-Zenit


gar0t0

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #12 Online: 21 de Janeiro de 2012, 02:45:41
Valeu Marcelo.

Hoje usei a Zenit (sem bateria) acabei com um filme de 36 poses (para teste mesmo).
Eu vou atras da bateria assim que eu acordar :D

Tenho lido bastante sobre fotografia, mas ainda não achei nenhuma materia (impresso) interessante.
Tem alguns videos bem interessantes no youtube também...

Obrigado mais uma vez. Vou ler o manual da camera com calma e lá em casa inclusive minha mulher esta adorandos as máquinas analogicas.

Valeu

Abs gar0t0


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2012, 18:33:49
uma boa câmera para iniciantes, muito robusta e com ótimas lentes (e com ótimos preços)
dá uma olhada no manual de instruções da câmera (segue o link , em português)

http://zenit.planetaclix.pt/zenit/manual12xp/man12xp_pt.html


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Janeiro de 2012, 21:14:18
Camarada, e so regular a velocidade para 125, pois vc estara seguro para a lente ate 120mm. Quanto a abertura, e so lembrar que em dias ensolarados a abertura deve ser de meia para baixo( fechado), se for com dentro de um museu por exemplo sem flash a abertura devera ser maxima pois precisa de muita luz para registrar a imagem.

obs:  quando me refiro a abertura digo a do diafragma da lente.
obs2: a velocidade refere-se a velocidade da cortina dentro da camera, quanto maior o numero menos será a quantidade de luz que será posta no filme para registrar a foto.
obs3: dica se vc estiver fotografando com uma lente por exemplo de 100mm sem tripé nunca coloque a velocidade abaixo do 125, pois o tremor da sua mao abaixo do valor da lente será registrado pela camera, entendeu?

125 vel  para lentes até 125mm.  ;-)
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/