Autor Tópico: Zenit 12XP  (Lida 27763 vezes)

Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 26 de Maio de 2012, 12:22:45
Direto da fonte...ou quase...a Zenit era feita na URSS (mas na Rússia ou em um dos "satélites"?? - especificamente da Ucrânia??)   Já comprei muito no ebay...mas essa é a primeira compra made in Ucrânia (nome de um excelente documentário...assistam)....colei no muambator o código e apareceu a bandeirinha ucraniana.....então alguém sabe.... ela era feita em que parte da URSS?
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #31 Online: 26 de Maio de 2012, 12:29:18
A minha está escrito Made in Russia. Ou seja, a minha não tenho dúvidas de onde veio.

Mas já li de algumas que dizia Made in URSS. Aí fica realmente difícil...


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 26 de Maio de 2012, 12:38:08
A minha está escrito Made in Russia. Ou seja, a minha não tenho dúvidas de onde veio.

Mas já li de algumas que dizia Made in URSS. Aí fica realmente difícil...
Pela foto do vendedor..a minha é Made in URSS....mas se na tua tá Rússia....creio que seja do terrítorio russo mesmo!
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #33 Online: 27 de Maio de 2012, 12:50:30
A minha está escrito Made in Russia. Ou seja, a minha não tenho dúvidas de onde veio.

Mas já li de algumas que dizia Made in URSS. Aí fica realmente difícil...

A minha é Made in USSR, o que para mim a torna mais interessante ainda!
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 27 de Maio de 2012, 21:13:37
Oi Pessoal , no modo B a cortina  e o espelho devem permanecer abertos ( espelho levantado) enquanto o disparador estiver acionado, caso isto não estiver ocorrendo a camera precisa de reparo (nas não é nada serio) tenho Zenit a muito tempo e nunca tive este tipo de problema , mas sei que todos os reparos que já fiz ( foram muito poucos) são baratos e faceis de realizar.
Com relação ao temporizador v/c deve após executar a fotometria e a focagem, levemente apertar e girar o disparador para  a posição V . depois girar a alavanca do disparador automatico e apertar o botãozinho do disparador automatico, corra pois v/c tem serca de 7 seg para sair na foto. apos a foto retire o bot4ao do disparadosr do modo V.
Quanto a verificação da velocida da cortina existe uma tecnica usando uma lanterna e uma quarto escuro, mas fica dificil eu explicar por escrito, teste a zenit durante o dia e anote as fotos usando todas as velocidade e aberturas, de preferencia com temas bem eluminados, depois revele e verefique se ha entrada de luz ou corte.
Boa sorte
MD Zenit
MD-Zenit


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #35 Online: 27 de Maio de 2012, 23:31:12
Direto da fonte...ou quase...a Zenit era feita na URSS (mas na Rússia ou em um dos "satélites"?? - especificamente da Ucrânia??)   Já comprei muito no ebay...mas essa é a primeira compra made in Ucrânia (nome de um excelente documentário...assistam)....colei no muambator o código e apareceu a bandeirinha ucraniana.....então alguém sabe.... ela era feita em que parte da URSS?

As câmeras ZENITS eram produzidas pela estatal KMZ na antiga URSS em 2 locais : desde 1952 em Krasnogorsk , um subúrbio de Moscou e - a partir de 1971 - uma segunda fábrica foi inaugurada na cidade de Vileika , na antiga República Soviética da Bielorússia , que hoje é um país independente.

abraços,
Herik


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 28 de Maio de 2012, 00:44:49
As câmeras ZENITS eram produzidas pela estatal KMZ na antiga URSS em 2 locais : desde 1952 em Krasnogorsk , um subúrbio de Moscou e - a partir de 1971 - uma segunda fábrica foi inaugurada na cidade de Vileika , na antiga República Soviética da Bielorússia , que hoje é um país independente.

abraços,
Herik

Herik valeu mesmo...excelente  e precisa resposta!!!!  :worship: :worship: Era extamente a informação que eu queria...sobre os locais de fabricação!!

 É então a minha é só quase da fonte mesmo....na Ucrânia ela nunca foi feita :ok: :ok:...... 

DiasB também achei interessante pela questão histórica, mas trágico pela questão humana ter uma camêra Made in URSS. A BieloRússia local da 2ª fábrica como o colega Herik explicou tbém penou...mas menos do que a Ucrânia que só em 32-33 perdeu 6-7 milhões de vidas... pela fome Stalinista...e menos que os países bálticos (Letônia, Lituania e Estônia) que tiverem um processo de "russificação" muito violento. É realmente estranho e ao mesmo tempo interessante ter um produto produzido na vigência do regime soviético. Sem dúvida tem uma relevância histórica, ainda que maldita, mas tem....é mais um motivo pra cuidar bem dela....pois serve pra não esquecer a trágica experiência soviética.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #37 Online: 28 de Maio de 2012, 18:53:57
Revelei os dois primeiros rolos com a Zenit 12XP, no entanto, os resultados não me agradaram muito...  :no: Selecionei as que eu mais gostei e coloquei no Flickr com as especificações de filme, abertura e velocidades que usei.

http://www.flickr.com/photos/77915019@N08/?hide_photostream_welcome=1

Algumas coisas que não me agradaram:
* Fotos esbranquiçadas (Será a entrada de muita luz?);
* Fotos tortas na linha do horizonte (apesar de eu ter me esmerado para deixá-lo reto, acho que foi na hora do click, talvez eu tenha mexido a câmera);
* Algumas fotos com linhas escuras (será defeito da câmera? Filme?);
* Tamanho REAL da foto maior (pelos menos na largura) do que o que eu visualizei no instante da foto.

Bem é isso, alguém poderia contribuir com as dúvidas, dar sugestões... Devo ressaltar que o botão que regula a ASA do filme não estava fixo e provavelmente isso pode ter causado alguma interferência no resultado final. O problema foi resolvido, agora ele está regulado.

um abraço,
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #38 Online: 28 de Maio de 2012, 19:13:47
Revelei os dois primeiros rolos com a Zenit 12XP, no entanto, os resultados não me agradaram muito...  :no: Selecionei as que eu mais gostei e coloquei no Flickr com as especificações de filme, abertura e velocidades que usei.

http://www.flickr.com/photos/77915019@N08/?hide_photostream_welcome=1

Algumas coisas que não me agradaram:
* Fotos esbranquiçadas (Será a entrada de muita luz?);
* Fotos tortas na linha do horizonte (apesar de eu ter me esmerado para deixá-lo reto, acho que foi na hora do click, talvez eu tenha mexido a câmera);
* Algumas fotos com linhas escuras (será defeito da câmera? Filme?);
* Tamanho REAL da foto maior (pelos menos na largura) do que o que eu visualizei no instante da foto.

Bem é isso, alguém poderia contribuir com as dúvidas, dar sugestões... Devo ressaltar que o botão que regula a ASA do filme não estava fixo e provavelmente isso pode ter causado alguma interferência no resultado final. O problema foi resolvido, agora ele está regulado.

um abraço,

Eu ainda nem bati meu primeiro filme, mas se sairem algumas como as tuas, eu tô tri feliz. :D
Pro primeiro rolo de filme eu acho que está bom.

Eu notei um esbranquiçado na parte da direita da foto MAC.

O horizonte é cruel mesmo. Eu tenho um problema sério com isso... Na hora de pressionar o disparador até o fim a câmera saiu um pouco da horizontal. É o suficiente. Mas se você tiver essas imagens em uma qualidade boa, dá pra corrigir isso facilmente.

O lance das linhas escuras eu notei que às vezes é na parte superior e às vezes na parte inferior... As fotos com a linha escura apareceram em situações de diafragma mais fechado (f/11 ou f/16). Talvez tenha alguma relação.

O tamanho da foto maior dever pq o viewfinder da Zenit não 100% de cobertura.

Por exemplo, a minha Canon T3 tem um viewfinder de 95% de cobertura. Ou seja, vai ter 5% mais imagem do que eu vi na hora de fotografar. Tem que ver se o da Zenit tem uma cobertura menor que 100%.


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #39 Online: 28 de Maio de 2012, 23:07:25
Revelei os dois primeiros rolos com a Zenit 12XP, no entanto, os resultados não me agradaram muito...  :no: Selecionei as que eu mais gostei e coloquei no Flickr com as especificações de filme, abertura e velocidades que usei.

http://www.flickr.com/photos/77915019@N08/?hide_photostream_welcome=1

Algumas coisas que não me agradaram:
* Fotos esbranquiçadas (Será a entrada de muita luz?);
* Fotos tortas na linha do horizonte (apesar de eu ter me esmerado para deixá-lo reto, acho que foi na hora do click, talvez eu tenha mexido a câmera);
* Algumas fotos com linhas escuras (será defeito da câmera? Filme?);
* Tamanho REAL da foto maior (pelos menos na largura) do que o que eu visualizei no instante da foto.

Bem é isso, alguém poderia contribuir com as dúvidas, dar sugestões... Devo ressaltar que o botão que regula a ASA do filme não estava fixo e provavelmente isso pode ter causado alguma interferência no resultado final. O problema foi resolvido, agora ele está regulado.

um abraço,

o esbranquiçado da foto do mac,é por causa de reflexos de luzes nas vidraças.agora se tiver outras fotos exbranquiçadas,pode ser exposição demais.as linhas pretas,são riscos no negativo causados no escaneamento,ou  ao rebobinar o filme,pois as zenits tem aquela placa que fica atraz do filme,muito firme,ai o filme fica bem apertado dentro da camera.ai na hora de avançar ou rebobinar,pode acontecer de riscar.na minha,eu dei um jeito de deixar esta placa mais frouxa e estes defeitos pararam.as linhas do horizontes tortas,com certeza é na hora do disparo.experimente apertar o botão de disparo até ao meio,quando vc sentir que ele dá uma parada e depois componha a cena e termine de apertar o botão. isso vai dar bem mais estabilidade na hora do disparo,inclusive pra não sair tremida em velocidades mais baixas.tambem tenho uma dica.em fotos de paisagens e lugares,experimente o filme fuji color 200.ele tem cores mais bonitas para paizagens e coisas verdes.
« Última modificação: 28 de Maio de 2012, 23:10:10 por marcosfrança »


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #40 Online: 28 de Maio de 2012, 23:09:48
Eu ainda nem bati meu primeiro filme, mas se sairem algumas como as tuas, eu tô tri feliz. :D
Pro primeiro rolo de filme eu acho que está bom.

Eu notei um esbranquiçado na parte da direita da foto MAC.

O horizonte é cruel mesmo. Eu tenho um problema sério com isso... Na hora de pressionar o disparador até o fim a câmera saiu um pouco da horizontal. É o suficiente. Mas se você tiver essas imagens em uma qualidade boa, dá pra corrigir isso facilmente.

O lance das linhas escuras eu notei que às vezes é na parte superior e às vezes na parte inferior... As fotos com a linha escura apareceram em situações de diafragma mais fechado (f/11 ou f/16). Talvez tenha alguma relação.

O tamanho da foto maior dever pq o viewfinder da Zenit não 100% de cobertura.

Por exemplo, a minha Canon T3 tem um viewfinder de 95% de cobertura. Ou seja, vai ter 5% mais imagem do que eu vi na hora de fotografar. Tem que ver se o da Zenit tem uma cobertura menor que 100%.

Dias B., as suas fotos ficarão 80% melhores se vc mexer um pouco nelas; só de dar mais contraste elas vão ficar muito melhores.
Pelo jeito vc não mexeu em nada, nè?


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #41 Online: 28 de Maio de 2012, 23:11:53
Opa, Lucas!
Era pra essa resposta ir para a Dias. B.
Desculpe-me!


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #42 Online: 29 de Maio de 2012, 00:17:03
o meletti tem razão,mas não tenha na cabeça a ideia de que vc pode melhorar suas fotos no photoshop,pois o maravilhoso do filme,alem de um visual diferente,é vc não precisar ficar editando a foto pra melhorar as cores e outras coisas.de uma olhada nesta foto que eu fiz com uma zenit http://www.flickr.com/photos/46986151@N04/7291979036/in/photostream  ela já ficou pronta na hora do click.com o tempo vc vai se acostumar com a camera e suas fotos vão melhorar 100%.não se preoculpe,pra seus 2 primeiros filmes,com ela,até que vc teve ótimos resultados.a zenit é uma boa camera e eu gosto muito da minha,mas até quem já está acostumado com cameras manuais,deve achar dificil obter bons resultados com a zenit.hoje já acostumei com a minha zenit,e consigo muitas fotos ótimas com ela,mas quando eu usei pela primeira vez foi um desastre...só aproveitei 3 fotos do rolo,levando em consideração que eu já usava cameras manuais e tinha uma certa experiencia com elas,foi uma decepção.com o tempo minhas fotos foram melhorando e hoje já consigo fotos como esta do link,com exposição correta e foco perfeito.mas preciso melhorar na composição,rsrsrssrssss...


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #43 Online: 29 de Maio de 2012, 00:32:46
Marcos, boa noite!
Eu só gostaria de esclarecer que também sou contra o uso do photoshop; aliás, eu nem o tenho em meus computadores. Eu praticamente só mexo no contraste das fotos ( e com um programinha bem simples),  pois isso eu não consigo ficar sem fazer; a diferença que ele causa nas fotos é muito grande. Só uso outros recursos para " salvar" fotos que sairam com varios defeitos.
Inté........


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #44 Online: 29 de Maio de 2012, 11:11:44
Dias B., as suas fotos ficarão 80% melhores se vc mexer um pouco nelas; só de dar mais contraste elas vão ficar muito melhores.
Pelo jeito vc não mexeu em nada, nè?

Meletti,

Não mexi em nada, do jeito que foram reveladas e escaneadas eu deixei. Sim até pensei em dar uma editada nas fotos (contraste, brilho), mas como eu queria a opinião das pessoas daqui, deixei mesmo elas no estado original.  ;)
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5