Autor Tópico: Esses Profissionais...  (Lida 6415 vezes)

RicardoSouza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
  • Ricardo Souza, fotógrafo
    • EMD - estudio midia digital
Resposta #45 Online: 15 de Dezembro de 2011, 23:51:11
Protesto:

Sou Ricardo Souza, trabalho em São Paulo, faço eventos e discordo radicalmente da forma como esta ***EDITADO*** o assunto.

Infelizmente, parece que todo mundo aqui no fórum se esquecem o quanto custa uma câmera no Brasil ou um flash e etc...  Parabéns pela coragem e pela posição do Satoshi.

Fico envergonhado em ver que tem gente que pensa tão perversamente e faz graça das mazelas dos outros, primeiro... se entraram ou não de penetra, o problema é da segurança e não dos fotógrafos. Segundo, não gostou não compra. Minhas primeiras fotos fiz com uma s590 da canon, humilhar as pessoas não te faz melhor.
Para mim, na minha infinita insignificância, vc só prova que além de insensível, imatura, indelicada, vc é igual fotógrafos que tanto massacrou aqui. ***EDITADO***

Mas quem nasceu em berço de ouro, pode dizer o que quiser que os macacos sem cérebro vão aplaudir em pé.
Ah, hj depois de muita porrada e fome passada, cubro festas, que pode ser na favela ou no Hilton... Nunca precisei de um terno para me identificar como fotografo. Afinal, fotografo de verdade deita no chão para fotografar uma criança. E te garanto que mesmo de sapatenis ou tênis, jeans e camiseta fiz meu trabalho, e sou sempre contratado seguidas vezes, alias cada novo cliente que tenho veio de uma dessas indicações.

Graças a Deus, nunca tive a infelicidade de cruzar com alguém como você, que me julgasse pelo que vestia ou possuía, afinal só o que importava para as pessoas que me contrataram era a minha educação e meu compromisso com o trabalho.

***EDITADO***

Sinto muito pela sua visão de mundo, espero que você seja melhor que isso.

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2011, 19:30:22 por Mr. Hyde »
Ricardo Souza
11-80631633 / 26496045
http://www.facebook.com/EMD2011 ou http://www.wix.com/ricardosouzaricardo/emd

"Nunca devemos esquecer que arte não é uma forma de propaganda, é uma forma de verdade." JFK.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #46 Online: 16 de Dezembro de 2011, 07:05:44
Protesto:

Sou Ricardo Souza, trabalho em São Paulo, faço eventos e discordo radicalmente da forma como esta ***EDITADO*** o assunto.

Infelizmente, parece que todo mundo aqui no fórum se esquecem o quanto custa uma câmera no Brasil ou um flash e etc...  Parabéns pela coragem e pela posição do Satoshi.

Fico envergonhado em ver que tem gente que pensa tão perversamente e faz graça das mazelas dos outros, primeiro... se entraram ou não de penetra, o problema é da segurança e não dos fotógrafos. Segundo, não gostou não compra. Minhas primeiras fotos fiz com uma s590 da canon, humilhar as pessoas não te faz melhor.
Para mim, na minha infinita insignificância, vc só prova que além de insensível, imatura, indelicada, vc é igual fotógrafos que tanto massacrou aqui. ***EDITADO***

Mas quem nasceu em berço de ouro, pode dizer o que quiser que os macacos sem cérebro vão aplaudir em pé.
Ah, hj depois de muita porrada e fome passada, cubro festas, que pode ser na favela ou no Hilton... Nunca precisei de um terno para me identificar como fotografo. Afinal, fotografo de verdade deita no chão para fotografar uma criança. E te garanto que mesmo de sapatenis ou tênis, jeans e camiseta fiz meu trabalho, e sou sempre contratado seguidas vezes, alias cada novo cliente que tenho veio de uma dessas indicações.

Graças a Deus, nunca tive a infelicidade de cruzar com alguém como você, que me julgasse pelo que vestia ou possuía, afinal só o que importava para as pessoas que me contrataram era a minha educação e meu compromisso com o trabalho.

***EDITADO***

Sinto muito pela sua visão de mundo, espero que você seja melhor que isso.

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.

Eu não acredito que eu li isso. Ainda mais vindo de um profissional!  :doh: :doh:
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2011, 19:30:52 por Mr. Hyde »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #47 Online: 16 de Dezembro de 2011, 07:16:55
Respeito, ética, postura.
Não trata se apenas de atrapalha.
Você é profissional, deveria ser o primeiro a entender isto.
Um medico não se mete no trabalho do colega, ética.
Aquele evento não foi contrato por um pai e sim pela comissão que abriu mão de horas de trabalho pelo evento, e se opto por uma equipe, por um contrato de exclusividade deverá também ter o respeito dos familiares dos colegas.
E a postura deverá ser como convidado. Relaxe e curta a festa, apenas isto.

Primeiro que vais ter que me definir as três palavras acima para que eu possa compreender a que nível os termos respeito, ética e postura são capazes de atingir "de onde olhas".

Me desculpe mas a profissão de fotógrafo não tem nada a ver com a de um médico. Um fotógrafo não precisa estudar 6 anos +2 para ser fotógrafo e só ele ter o direito prescrito por lei de fotografar.
E por isso mesmo que o evento não foi contratado pelo pai e foi pela comissão de formatura que é o maior problema. Se fosse pelo pai, ele teria exclusividade, e não precisaria levar nada, assim como nosso amigo Portela 2011 já mencionou. Agora é porque sou contra a comissão a alguns termos da comissão de formatura que não vou me formar? Não adianta amigão, o respeito, aquele que entendo, tem que ser mútuo e não unilateral e repressivo.  O cara leva a sua câmera, que diferença faz se é uma slr ou uma compacta, ou uma compacta avançada, ou uma prossumer. Se o profissional ficar com medo é porque ele não é capaz de se garantir e daí ao meu ver ele já não é profissional. E outra coisa, se a pessoa se sente reprimida com o fato de não poder levar a sua câmera, provavelmente ela não ficará com as fotos. Pois já tiraram a decisão de escolha dela primeiramente, e com certeza agora ela não irá contribuir com o cachê dos fotógrafos, mesmo por pirraça, muito dos casos

Eu já percebi que és fotógrafo de formatura, mas aprenda a ouvir opiniões dos seus próprios clientes, e de todo mundo, e seja capaz se não de concordar, aceitar, pois é assim que se faz um profissional. Não se esqueça que hoje a fotografia fica em segundo plano, o primeiro é a publicidade, e uma péssima propaganda pode queimar o melhor fotógrafo.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2011, 07:21:22 por Natão »


vilson kojo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.042
  • Sexo: Masculino
  • Aprendiz
    • http://vskojo.blogspot.com/
Resposta #48 Online: 16 de Dezembro de 2011, 09:06:03
Por estar aqui por uns bons pares de anos, conheci muitas pessoas e, por este motivo fui convidado a varias festas de casamentos, aniversarios, etc ...  Já vi de tudo  um pouco ...
Já estive em eventos que:
- os convidados foram ¨instruidos¨ a nao usarem os flashes, de uma forma rude, por causa das celulas em que utilizavam dispararem os seus;
- outros ¨comandavam¨ a cerimonia para garantir boas fotos;
- equipe que aglomerava em cima dos noivos para que outros nao pudessem fotografa-los, impedindo os convidados de assistirem a cerimonia ;
- alguns que gritavam;
- outros que xingavam;
- sentavam em locais inapropriados tirando a atençao da festa ;
Acho que uma boa postura acrescenta no relacionamento com o contratante e convidados... Roupas adequadas ao ambiente faz parte do bom senso e respeito, independente se as fotos sao espetaculares ou  é o fenomeno da fotografia...
Quanto a levar cameras aos eventos, sempre estiveram comigo, pois as fotos da minha familia nao sao da responsabilidade do contratado ... Procuro conversar com os fotografos ou equipes se posso fotografar alguns momentos, deixando claro que nao irei interferir no trabalho deles ... Posiciono-me sempre em locais fora do enquadramento deles e das filmadoras ... Quando dao liberdade, procuro informa-los , sugerindo ambientes interessantes para fotos, caso eu conheça o local do evento e eles estao ali pela primeira vez ... Acho que um bom profissional sempre saberá lidar com os amadores ... Muitas vezes, caso seja um bom observador,  poderá aplicar nas suas fotos  angulos diferentes, ao ver um amador clicando-as ...
Uma interferencia acho necessaria caso os convidados ou amadores excedam e atrapalhem de forma estupida o trabalho pago pelo  contratante ... Mas é de reponsabildade do profissional estar preparado para qualquer imprevisto e garantir boas fotos ...
Quanto as cameras, independente do evento e do grau da responsabilidade, sempre deverá ser a mais adequada possivel e que a disponivel no momento garanta a quem  manusea-la a qualidade no produto final ...
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2011, 09:25:54 por vilson kojo »
Nikon D800 | Fujifilm S3Pro | Nikon FM3A | Tamron AF 19-35mm 3.5-4.5 | Nikkor AF 50mm 1.4 D | Nikkor AF-S 50mm 1.4 G | Nikkor AF-S 85mm 1.8 G | Nikkor AF 28-200mm 3.5-5.6 D | Nikkor AF-S VR 70-200mm 2.8 G | Speedlight SB-80DX
http://vskojo.blogspot.com/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #49 Online: 16 de Dezembro de 2011, 10:00:12
Primeiro que vais ter que me definir as três palavras acima para que eu possa compreender a que nível os termos respeito, ética e postura são capazes de atingir "de onde olhas".

Me desculpe mas a profissão de fotógrafo não tem nada a ver com a de um médico. Um fotógrafo não precisa estudar 6 anos +2 para ser fotógrafo e só ele ter o direito prescrito por lei de fotografar.
E por isso mesmo que o evento não foi contratado pelo pai e foi pela comissão de formatura que é o maior problema. Se fosse pelo pai, ele teria exclusividade, e não precisaria levar nada, assim como nosso amigo Portela 2011 já mencionou. Agora é porque sou contra a comissão a alguns termos da comissão de formatura que não vou me formar? Não adianta amigão, o respeito, aquele que entendo, tem que ser mútuo e não unilateral e repressivo.  O cara leva a sua câmera, que diferença faz se é uma slr ou uma compacta, ou uma compacta avançada, ou uma prossumer. Se o profissional ficar com medo é porque ele não é capaz de se garantir e daí ao meu ver ele já não é profissional. E outra coisa, se a pessoa se sente reprimida com o fato de não poder levar a sua câmera, provavelmente ela não ficará com as fotos. Pois já tiraram a decisão de escolha dela primeiramente, e com certeza agora ela não irá contribuir com o cachê dos fotógrafos, mesmo por pirraça, muito dos casos

Eu já percebi que és fotógrafo de formatura, mas aprenda a ouvir opiniões dos seus próprios clientes, e de todo mundo, e seja capaz se não de concordar, aceitar, pois é assim que se faz um profissional. Não se esqueça que hoje a fotografia fica em segundo plano, o primeiro é a publicidade, e uma péssima propaganda pode queimar o melhor fotógrafo.

Assassino embaixo de tudo oque ta escrito ai em cima.  :ok:



- os convidados foram ¨instruidos¨ a nao usarem os flashes, de uma forma rude, por causa das celulas em que utilizavam dispararem os seus;
- outros ¨comandavam¨ a cerimonia para garantir boas fotos;
- equipe que aglomerava em cima dos noivos para que outros nao pudessem fotografa-los, impedindo os convidados de assistirem a cerimonia ;
- alguns que gritavam;
- outros que xingavam;
- sentavam em locais inapropriados tirando a atençao da festa ;

Viu, só confirma oque eu disse, de uma maneira geral, fotógrafos se super valorizam demais....  :assobi:
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2011, 10:03:20 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 16 de Dezembro de 2011, 10:21:15
Respeito, ética, postura.
Não trata se apenas de atrapalha.
Você é profissional, deveria ser o primeiro a entender isto.
Um medico não se mete no trabalho do colega, ética.
Aquele evento não foi contrato por um pai e sim pela comissão que abriu mão de horas de trabalho pelo evento, e se opto por uma equipe, por um contrato de exclusividade deverá também ter o respeito dos familiares dos colegas.
E a postura deverá ser como convidado. Relaxe e curta a festa, apenas isto.

Saldanha.... vi seu material e achei muito bacana... principalmente os convites, a sessão de estúdio com os formandos.
Você realmente me parece oferecer um trabalho diferenciado.
UM MOTIVO A MAIS para não temer tanto assim a presença de pessoal com suas cams.
EMHO não tem que se preocupar tanto assim com a "concorrência".
Vejamos:
- vc tem um foco específico de mercado - os clientes estão dispostos a pagar bem pelos seus serviços
- vc tem um material diferenciado
Creio que a única coisa que "pode ser" que tenha que aprimorar é esse relacionamento com o público.
Experimente se mostrar mais preocupado com o bem estar dos clientes. Se querem levar cameras, que levem - estabeleca uma comunicação clara dizendo o que deve e não ser feito para que seu trabalho não seja comprometido. Apele para o bom senso e jogue esse peso àqueles que querem levar suas cams.
Na boa... em formaturas de familiares só levo a cam se não sentir segurança na equipe que foi contratada.
Mas, como dito... a equipe não poderá pegar todos os momentos em família que o cliente acha importante.

Só para ilustrar e não me alongar muito:
Minha esposa se formou... como todos queríamos curtir o evento não levei cam... queria era encher o caneco.
Resultado... meu sogro faleceu no mesmo ano, e foi à formatura dela. Adivinha quantas fotos dele haviam sido feitas????
Duas... sendo uma delas na valsa, e com a presença de 384 formandos juntos.
Meu caro.... hoje essas duas imagens não têm preço. E por pouco, por muito pouco não ficamos sem essa recordação, que era um sonho para ele, ver a filha se formando.
Se tivesse levado minha cam... com certeza esses momentos mais íntimos e felizes estariam melhor registados.
E tinham uns 20 fotógrafos da equipe.
Então meu caro... não levei a cam por opção... mas se tivesse sido proibido e o que me restasse fossem somente essas 2 fotos... imagine a merda que ia dar...

Abs.


Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 16 de Dezembro de 2011, 11:03:05
Gente, cito os médicos de forma analoga. Nada de formação, etc, etc. Apenas porque estes profissionais estão entre os que mais valorizam a ética e respeitam aos colegas não interferindo no trabalho deles.

Ontem fechamos uma turma que irá se formar em Julho de 2013, e todos compraram e pagaram (um valor justo) antecipadamente pelo álbum, com vê, nos garantimos.

Temos várias fotos com a bunda da mãe do formando que entrou justamente na frente do profissional na hora da entrada do filho, com a tiazinha de alguém que invadiu a pista na hora da valsa e colou em outra formanda para tirar uma foto do sobrinho, e por aí vai inúmeros exemplos.
 
Atrapalha sim. Em Salvador é a casa da mãe Joana, cada um contrata um profissional, tem os lambe lambe, e os famliares, é um caos. Lá de trás você vê um mundo de câmaras, presenciei como convidado, e sem câmera. Qual o resultado disto ??

Ninguém terá um bom álbum. A equipe contratada, paga antecipadamente por 20 fotos, não se dará o trabalho de disputar com o povo, não terá tesão daquela foto com inúmeros papagaios de fotógrafos atrás.

Em Recife, novamente como convidado e sem câmera, vi fotógrafo sendo empurrado pelo povo atrás, credo !!

Não proibimos, orientamos, pois permitimos máquinas, não profissional, sim, mas em determinados locais e  horários.
Se respeitamos museos, show por quê não respeita a determinação da Comissão de Formatura ??

E compreendo todo o preconceito que existe para com os profissionais de formatura, e elevaremos o padrão deste mercado quanto tivemos postura, conduta e proporcionarmos uma boa Experiência aos nossos clientes.

No meu post, critico abertamente este mercado, existe bons trabalhos escondidos por aí, nos ajude a localizar, pois em nossas pesquisas vemos muita coisa ruim ,credo.
http://andreamayer.com.br/blog/detalhe-topico.aspx?id=9


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #52 Online: 16 de Dezembro de 2011, 11:09:51
Não proibimos, orientamos, pois permitimos máquinas, não profissional, sim, mas em determinados locais e  horários.
Se respeitamos museos, show por quê não respeita a determinação da Comissão de Formatura ??

Não profissional? E oque seria uma câmera profissional?
Existe realmente uma métrica para definir uma câmera profissional?
Ou será que com uma bridge eu não posso fazer um trabalho decente e até melhor do que a equipe contratada?

Sinceramente, da vontade de ir num evento portando uma reflex só para sentir o gosto da discussão com alguém tentando me proibir de fotografar....
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2011, 11:10:57 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


RicardoSouza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
  • Ricardo Souza, fotógrafo
    • EMD - estudio midia digital
Resposta #53 Online: 16 de Dezembro de 2011, 12:39:48
Eu não acredito que eu li isso. Ainda mais vindo de um profissional!  :doh: :doh:

Não se trata de acreditar no eu disse, e sim de respeitar as pessoas, quem fotografa não é um Deus, Seja pelos cursos, pelo equipamento. Algo que aprendi na minha vida de fotografo, é que: Pessoas seguem caminhos diferentes para chegarem ao mesmo lugar que você vai, por isso não aprovo, não o que foi dito, mas a forma como como foi dito.

Acho que antes de falar devemos saber, ter conhecimento de causa e ***EDITADO***
Sim, antes de serem "fotógrafos remelentos", São pessoas e o respeito a vida é implícito, ou seja não carece ser conquistado.

Pelo fato de saber como é ser fotografo, fico admirado com a postura dos colegas que aplaudem aquelas palavras de baixo contexto.

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2011, 19:32:20 por Mr. Hyde »
Ricardo Souza
11-80631633 / 26496045
http://www.facebook.com/EMD2011 ou http://www.wix.com/ricardosouzaricardo/emd

"Nunca devemos esquecer que arte não é uma forma de propaganda, é uma forma de verdade." JFK.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #54 Online: 16 de Dezembro de 2011, 13:30:18

Não se trata de acreditar no eu disse, e sim de respeitar as pessoas, quem fotografa não é um Deus, Seja pelos cursos, pelo equipamento. Algo que aprendi na minha vida de fotografo, é que: Pessoas seguem caminhos diferentes para chegarem ao mesmo lugar que você vai, por isso não aprovo, não o que foi dito, mas a forma como como foi dito.

Acho que antes de falar devemos saber, ter conhecimento de causa e ***EDITADO***
Sim, antes de serem "fotógrafos remelentos", São pessoas e o respeito a vida é implícito, ou seja não carece ser conquistado.

Pelo fato de saber como é ser fotografo, fico admirado com a postura dos colegas que aplaudem aquelas palavras de baixo contexto.

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.

Primeiramente, aprenda uma coisa, respeitar pessoas, não tem nenhuma ligação com trabalho daqueles que se julgam profissionais mal feito sem vontade, e sem respeito, afinal trajar um Crocs numa formatura de outrem é para a sociedade como um todo uma grande falta de respeito sim. Fazer serviço porco, ao meu, ver também é.

E outra, não precisas mesmo aprovar nada, meu caro, mas daí a ofender a moderadora do fórum, uma exímia participante aqui, é  muito mais falta de respeito do que a forma como ela colocou o assunto aqui.
Agora se não estás satisfeito, é só não participar, pois ofensas pessoais aqui não são permitidas. As pessoas não são obrigadas a interpretar as coisas de uma forma única, mas para um fórum de fotografia, um serviço que não se dá nem ao luxo de se portar bem tem que ser comunicado sim, para que os outros não o façam.

Aprenda uma coisa, se queres respeito, tem que partir de ti mesmo. Não adianta querer cobrar o respeito dos outros ofendendo-os.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2011, 19:33:28 por Mr. Hyde »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #55 Online: 16 de Dezembro de 2011, 14:16:23
Tópico aberto.

Solicito bom senso, cortesia e gentileza a todos. ;)

[]s
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2011, 09:48:37 por dondon »


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #56 Online: 19 de Janeiro de 2012, 12:07:41
Pessoal...

Não tô escavando esse tópico... e nem quero discussão. Mais sei que devo um pedido de desculpa as pessoas que frequentam o fórum.

Quando abri este tópico meu intuito era que existisse uma discussão saudável e que trocássemos experiências, e tb por um desabafo ao que havia presenciado. Sei que errei ao usar o termo "remelentinho". Usei não por ser a maioral, por me achar acima de tudo e de todos. NÃO FOI ISSO. Confesso que foi um ato inconsequente e não quis ofender ninguém. Foi uma brincadeira. De mal gosto, assumo. Quem acompanha o fórum, sabe que eu gosto de brincar e tenho certeza que entendeu a brincadeira. Quem me conhece, sabe que não falei por mal e mto menos não quis humilhar ninguém e para essas pessoas eu peço desculpa. Essas sim merecem que eu venha aqui me retratar e assumir meu erro. Quem me julga sem me conhecer, eu não devo absolutamente nada. A opinião destas, não me interessa.

 :ok: