Autor Tópico: Dúvida! Seria um problema de sincronismo da máquina ou problema na lente??  (Lida 2504 vezes)

Lu1020

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Olá Pessoal,

Preciso da ajuda de vocês!
Eu tenho uma canon 50D e recentemente comprei a lente 50mm 1.4
O problema que eu venho enfrentando é que todas as imagens que eu tiro com a abertura entre 1.4 a 2.8 aparece a metade da imagem em preto e o restante ok.
Isto acontece apenas com a iluminação de estudio!  Por que será ?  Se eu utilizo aberturas acima de 4.0 funciona normalmente.
Com iluminação natural funciona em qualquer abertura.

Obrigada!


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2012, 17:45:49
O sincronismo com os flash não se dão na grandeza da abertura e sim da velocidade.

Teste a lente em outras cam com as mesmas configurações de velocidade e abertura, se não der problema fica restrito à tua cam e teus flash ou disparadores. Teste isoladamente cada item até restringir o problema. Se não conseguir restringir, leve o conjunto lente + cam à assistência.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2012, 17:46:50
Em qualquer velocidade???
t'a com cara de sincronismo isso...
testa em 1/200 e ve se acontece o mesmo...


Lu1020

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2012, 18:05:50
Pessoal, obrigada! 
Se eu utilizo uma velocidade baixa com uma grande abertura 1.4 ou 2.8 a foto fica superexposta! E se eu coloco uma velocidade mais alta utilizando a mesma abertura, acontece de metade da imagem ficar preta.
Outro dia fiquei quebrando a cabeça, trocando os cabos de sincronismo, achando se este o problema, mas agora percebo que deve estar mais relacionado a grandes aberturas com altas velocidades, mas aí eu pergunto...como controlar a superexposição da imagem, com iluminação de estúdio e uma lente com grande abertura?

Gostaria de utilizar a lente com a abertura máxima, para obter melhor nitidez e definição da imagem.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2012, 18:10:27
Pessoal, obrigada! 
Se eu utilizo uma velocidade baixa com uma grande abertura 1.4 ou 2.8 a foto fica superexposta! E se eu coloco uma velocidade mais alta utilizando a mesma abertura, acontece de metade da imagem ficar preta.
Outro dia fiquei quebrando a cabeça, trocando os cabos de sincronismo, achando se este o problema, mas agora percebo que deve estar mais relacionado a grandes aberturas com altas velocidades, mas aí eu pergunto...como controlar a superexposição da imagem, com iluminação de estúdio e uma lente com grande abertura?

Gostaria de utilizar a lente com a abertura máxima, para obter melhor nitidez e definição da imagem.

O problema é o sincronismo do flash mesmo, tem que trabalhar com velocidades abaixo de 1/200s. Pra isso eu indico filtro ND.


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2012, 18:12:18
Pessoal, obrigada! 
Se eu utilizo uma velocidade baixa com uma grande abertura 1.4 ou 2.8 a foto fica superexposta! E se eu coloco uma velocidade mais alta utilizando a mesma abertura, acontece de metade da imagem ficar preta.
Outro dia fiquei quebrando a cabeça, trocando os cabos de sincronismo, achando se este o problema, mas agora percebo que deve estar mais relacionado a grandes aberturas com altas velocidades, mas aí eu pergunto...como controlar a superexposição da imagem, com iluminação de estúdio e uma lente com grande abertura?

Gostaria de utilizar a lente com a abertura máxima, para obter melhor nitidez e definição da imagem.

Veja no manual como que diminue a potencia da ilumina'cao... ou use algum filtro ND na lente!


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2012, 18:32:11

Excluindo a questão do DOF, segundo o http://www.photozone.de/canon-eos/565-canon50f14apsc?start=1
melhor nitidez fica em f/4 f/5.6

É problema de sync como já mencionei...

Se só funciona em f/4, então vai precisar de um filtro ND 0.9 para usar em f/1.4
http://www.bhphotovideo.com/c/product/391197-REG/Hoya_XD58ND8_58_mm_Neutral_Density.html

Se só funciona em f/5.6, então vai precisar de um fitro ND 1.2 para usar em f/1.4
http://www.bhphotovideo.com/c/product/533199-REG/Tiffen_58HTND12_58mm_Digital_HT_High.html
(Eu tenho um, mas em 55mm)


decarlos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2012, 19:20:59
O seu problema e facil de resolver . e so vc usar sua lente com  filtro ND para diminuir a quantidade de luz que passa pela lente. espero ter ajudado.
5D MARKII
CANON 24-105
OLYMPUS EP1
ZUIKO 14-42
PANASONIC 45-200


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2012, 20:01:33
Uai, gente. Se ele está em estúdio é mais fácil diminuir a intensidade dos flashs do que usar filtros ND, não?  :ponder:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2012, 20:50:11
Uma coisa que notei...

Ele não fala da velocidade. Tá clicando em que velocidade????
rsrs... Acho que o Pictus matou de prima!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2012, 22:45:05
Uma coisa que notei...

Ele não fala da velocidade. Tá clicando em que velocidade????
rsrs... Acho que o Pictus matou de prima!

Uai, Hyde. Parece óbvio que nas aberturas maiores ele está chegando a fotometria (equivocada) com velocidades acima do sincronismo.

Há de medir e regular a luz, ou regular a luz e medir, mantendo a velocidade de sincronismo respeitada e "casar" intenção, luz e abertura.

[]s


_Stark_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2012, 22:58:08
Uai, gente. Se ele está em estúdio é mais fácil diminuir a intensidade dos flashs do que usar filtros ND, não?  :ponder:

Tbm acho que seria mais facil.

(aquele que nao entende de nada mais sai palpitando) 8-)
Fuji s4000
D5100 / 18-55


www.flickr.com/photos/thiagosdp


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2012, 00:28:03
Uai, Hyde. Parece óbvio que nas aberturas maiores ele está chegando a fotometria (equivocada) com velocidades acima do sincronismo.

Há de medir e regular a luz, ou regular a luz e medir, mantendo a velocidade de sincronismo respeitada e "casar" intenção, luz e abertura.

[]s

Bom, mas no estúdio???? Errar a exposição com luz de flash em estúdio? É, deve ser isso mesmo...  :ponder:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #14 Online: 19 de Janeiro de 2012, 01:15:29
Uai, gente. Se ele está em estúdio é mais fácil diminuir a intensidade dos flashs do que usar filtros ND, não?  :ponder:

Se for um flash modelo simples desses que só tem potencia 100% e 50% e mesmo em 50% ainda estourar?
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2012, 01:47:12 por Pictus »