Autor Tópico: Canon FL 1.2 ... Vale a pena?  (Lida 4600 vezes)

Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Janeiro de 2012, 09:22:19
Pessoal, estou com uma oportunidade de comprar uma Canon FL 1.2
A principio. Dei uma olhada e pensei comigo : É uma senhora lente.

Já que também tô de olho em uma 50MM 1.8 Digital.
Preciso que me ajudem com isso.

Eu comprando essa lente, mesmo ela sendo toda manual e pa pa pa pa, e por fim colocando um adaptador para ligar na minha t3i
Eu vou perder qualidade de imagem?

Só para constar, eu não sei absolutamente nada sobre esse lance de Anel Adaptador + Lente Analogica.

Qualquer informação eu agradeço (y)
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2012, 09:44:23
A lente seria a 55mm?

Acho que totalmente aberta em f/1.2 ela é meio soft, se você não se importar muito com isso. E com uma abertura tão grande acho que você iria precisar de um adaptador com confirmação de foco.


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2012, 09:46:38
A lente seria a 55mm?

Acho que totalmente aberta em f/1.2 ela é meio soft, se você não se importar muito com isso. E com uma abertura tão grande acho que você iria precisar de um adaptador com confirmação de foco.


Sim, comprando ela eu quero comprar o Anel adaptador com Chip também!
Só que eu ouvi um bocudo dizer ontem ( Não aqui no forum, rs ) Que com Adaptador com Chip a lente perderia qualidade final de imagem em uma quantia consideravel, que não valia a pena e bla bla bla bla...

então eu prefiro perguntar do que morrer na ignorancia.

Ela vai perder qualidade de imagem? E se perder, é muita coisa?
E não é 55, é 58.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2012, 09:48:19 por Sylar »
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2012, 10:12:09
Olha, tem ruído nessa história aí...

Para adaptar uma FL e tb as FD para o sistema EOS é necessário uma peça com elemento ótico para se conseguir focar no infito. É possível retirar o elemento ótico e aí vc fica só com o adaptador mas sem focar no infinito.
O problema do adaptador é que ele degrada a quealidade da imagem. Esse adaptador não tem nada a ver com o outro adaptador para confirmação de foco. O de confirmação de foco não influencia em nada a imagem.
A elente é das mais rapidas existentes em todos os sistemas disponíveis. No sistema FL, SALVO ENGANO, junto com a 55mm 1.2 são as mais rápidas. Ela é um pouco soft sim, tem bom coating e causa pouco flare em ambiente noturno, interno ou externo.

EU, pessoalmente, se não fosse pagar um preço extratosférico, compraria uma lente dessas só pelo bokeh proporcionado. Mas eu sou um tarado por bokeh. Tem que ver a comodidade/praticidade e usabilidade de uma lente dessas pra vc.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2012, 10:14:13
Minha opinião pessoal: não vale à pena.

Tu gasta uma graaana no corpo, e aí fica garimpando lentes velhas e que não te dão todos os recursos? (no caso, AF).

Eu particularmente tô fora dessa história. Se as tuas fotos não ficarem boas, tu vai ficar sempre te perguntando se o problema tá contigo ou com a lente. Nesse caso é muito melhor comprar uma lente nova, nem que seja a 50mm 1.8 (que é uma baita lente). Pelo menos tu vai saber que ela é novinha e tem AF.

Posso estar enganado em algumas coisas, pois nunca testei estas lentes antigas. Mas esse lance de ter que usar adaptador e não ter AF já me faz desistir totalmente dessa história...

Um abraço! :ok:
fkuhne.tumblr.com


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2012, 10:16:12
Sr Hyde. Meu objetivo é apenas esse. Profundidade de Campo e Retrato e muuuiiitooo talvez um paisagismo grande, entende? O uso dela para mim vai ser limitado somente a isso mesmo.

Mas acho que entendi o que você quis dizer.
Entretando eu não entendo essas referencias

Soft, Coating, o Flare eu sei do que se trata.
Pode me explicar?
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2012, 10:20:10
Minha opinião pessoal: não vale à pena.

Tu gasta uma graaana no corpo, e aí fica garimpando lentes velhas e que não te dão todos os recursos? (no caso, AF).

Eu particularmente tô fora dessa história. Se as tuas fotos não ficarem boas, tu vai ficar sempre te perguntando se o problema tá contigo ou com a lente. Nesse caso é muito melhor comprar uma lente nova, nem que seja a 50mm 1.8 (que é uma baita lente). Pelo menos tu vai saber que ela é novinha e tem AF.

Posso estar enganado em algumas coisas, pois nunca testei estas lentes antigas. Mas esse lance de ter que usar adaptador e não ter AF já me faz desistir totalmente dessa história...


Um abraço! :ok:



Pô, a minha 18-55 tá com AF quebrado e eu uso ela no MF sem muito estresse... :/
Eu queria ela por que tá barato e é 1.2  . . . Mas se eu também concluir que não vale a pena eu vou para 1.8 Digital mesmo.

Mas mesmo assim obrigado!
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2012, 10:22:18


Pô, a minha 18-55 tá com AF quebrado e eu uso ela no MF sem muito estresse... :/
Eu queria ela por que tá barato e é 1.2  . . . Mas se eu também concluir que não vale a pena eu vou para 1.8 Digital mesmo.

Mas mesmo assim obrigado!

Focar em f/3.5 é beeem mais fácil que focar em f/1.2 :D

 :ok:
fkuhne.tumblr.com


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2012, 10:23:19
Soft = imagem sem grande definição.
Coating = banho quimico que os elementos recebem para não causar flare ou perda de contraste
Flare = aberração luminosa que é registrada no sensor e que fica uma espécie de raio ou circulo de luz e geralmente é considerado defeito.

Temos um Glossário de termos fotográficos. Vale a pena conferir. Essas suas dúvidas são conceituais. è necessário conhecer ao menos os conceitos empregados na fotografia. Dá uma olhada lá: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=61500.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2012, 10:28:22
Soft = imagem sem grande definição.
Coating = banho quimico que os elementos recebem para não causar flare ou perda de contraste
Flare = aberração luminosa que é registrada no sensor e que fica uma espécie de raio ou circulo de luz e geralmente é considerado defeito.

Temos um Glossário de termos fotográficos. Vale a pena conferir. Essas suas dúvidas são conceituais. è necessário conhecer ao menos os conceitos empregados na fotografia. Dá uma olhada lá: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=61500.0




 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


Muuuuiito obrigado, vou ler sim, com certeza.
Enquanto isso vou aguarda a opinião dos outros amigos pra ver o que eu faço sobre essa questão...
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2012, 12:12:48
Bem, vou dar minha opinião como usuário de lentes manuais. Ao contrário do meu conterrâneo ali em cima, gosto muito de usar este tipo de lente e 90% das fotos que faço são com elas.

O problema que vejo é que essa já é uma lente relativamente soft em aberturas próximas à máxima (pelo menos segundo os comentários). Acrescentando-se a isso o fato do adaptador ter que ter um elemento óptico que por si só já introduz um certo nível de degradação e também o fato que focar em f/1.2 é casca grossa até para sistemas de AF eletrônicos, teremos uma boa chance de ter um nível de aproveitamento bem pequeno das fotos.

Enfim, se a lente estiver de barbada até vale a pena por curiosidade. Mas acho que a utilização será bem restrita.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2012, 12:13:19
Ah, esquci de dizer. Obtem-se melhores resultados com uma FF mas tb o DOF fica um fio de navalha. Para retratos a 58mm fica fechada demais em APSC.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2012, 13:00:45
Ah, esquci de dizer. Obtem-se melhores resultados com uma FF mas tb o DOF fica um fio de navalha. Para retratos a 58mm fica fechada demais em APSC.


No caso o fator de Crop em 1.8... Que vai jogar a lente para uns 80 e tantos milimetros né?
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2012, 13:01:41
Bem, vou dar minha opinião como usuário de lentes manuais. Ao contrário do meu conterrâneo ali em cima, gosto muito de usar este tipo de lente e 90% das fotos que faço são com elas.

O problema que vejo é que essa já é uma lente relativamente soft em aberturas próximas à máxima (pelo menos segundo os comentários). Acrescentando-se a isso o fato do adaptador ter que ter um elemento óptico que por si só já introduz um certo nível de degradação e também o fato que focar em f/1.2 é casca grossa até para sistemas de AF eletrônicos, teremos uma boa chance de ter um nível de aproveitamento bem pequeno das fotos.

Enfim, se a lente estiver de barbada até vale a pena por curiosidade. Mas acho que a utilização será bem restrita.




Barba grossa até mesmo para fazer um simples retrato? Com o rosto da pessoa bem na minha frente?
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #14 Online: 19 de Janeiro de 2012, 13:03:07
Sr Hyde. Meu objetivo é apenas esse. Profundidade de Campo e Retrato e muuuiiitooo talvez um paisagismo grande, entende? O uso dela para mim vai ser limitado somente a isso mesmo.
Compre a 50mm 1.8! Já vai dar o que você quer e muito bem. Profundidade de campo é o que para você tudo nítido ou o fundo borrado? Ou seja mais ou menos? Se for para borrar o fundo (Bokehs por exemplos) pode ir de 1.8 tranquilamente.