Autor Tópico: Qual câmera?  (Lida 3358 vezes)

atakara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 20 de Janeiro de 2012, 10:12:13
Olá pessoal,

Sei que tem toneladas desse tipo de pergunta no forum e li o máximo possível, mas espero que vocês tenham paciência com esse novato...

Tenho uma compacta da panasonic modelo Zs3 que considero uma ótima câmera para meus fins que é registrar fotos da minha família, graças a seu ótimo zoom de 12x (que na verdade quase nunca uso na totalidade) e qualidade das imagens. Entretanto, eu gostaria de ter 2 coisas:
1 - Uma maior velocidade de disparo (menor shutter lag) pois já perdi vários momentos legais devido a esse lag.
2- Possibilidade de fazer bokeh.

Com base nisso, estou indo para os EUA e gostaria de gastar até uns 400 dólares um uma máquina e estava pensando em:
1 - P500 (que vai me garantir ainda um bom zoom, com menor shutter lag e talvez fazer uns bokeh simples);
2 - GF3 + 14-42mm (vai me permitir fazer disparos rápidos com ótimo bokeh, mas praticamente sem zoom)

E agora que eu faço? tenho outras opções melhores? Não quero uma máquina muito grande pois senão não vou ter ânimo de levar nas festas da família.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2012, 11:18:41
Olá,

Olha, essas características são facilmente encontradas em DLSR's.
Como não quer máquina grande e tens o orçamento de 400 obamas, eu recomendaria a Panasonic.

A lente da Nikon tem abertura máxima de 3.5, enquanto a GF3 chega a 2.5 (se não me engano), o que facilita o bokeh.
Também quanto à qualidade de imagem, a Lumix se sai um pouco melhor que a P500. Só não sei lhe dizer quanto ao shutter lag da Panasonic, só sei que o disparo da Nikon é rapidinho.

Outra vantagem da Lumix é gravar em RAW.

Finalmente, deve haver mais opções sim, logo o pessoal aparece com idéias por aqui.

Exemplos de fotos com a GF3:
http://img.photographyblog.com/reviews/panasonic_lumix_dmc_gf3/sample_images/panasonic_lumix_dmc_gf3_04.jpg
http://img.photographyblog.com/reviews/panasonic_lumix_dmc_gf3/sample_images/panasonic_lumix_dmc_gf3_66.jpg
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2012, 11:22:55 por fs_isa »


atakara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2012, 11:34:08
Fs_Isa, muito obrigado pela rápida resposta.

Realmente estou tendendo muito para a GF3. A minha única preocupação é que não entendo nada de lentes.. A GF3 tem 2 opções de compra: 1 com lentes 14-42mm f/3.5-5.6 e outra de 14mm f/2.5. A primeira é legal pois tem pelo menos um zoom de 3X, mas ela é muuuito grande e acho que não faz um bokeh legal certo? (ou só vou conseguir fazer um bokeh de coisas muito perto). A outra opção acho que vou ter um bokeh um pouco melhor, mas é mais cara e vou ter zero de zoom.

O ideal para mim seria poder ter uma lente com um zoom de umas 5X com f/1.8... mas isso deve ser os olhos da cara...

Será que vale a pena comprar só o corpo e comprar uma lente de 50mm f/1.8? Será que tem esse tipo de lente para a GF3?

Abs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2012, 13:11:45
com a P500 não vai conseguir nada do que vc procura!
Vai de GF3, que é uma micro 4/3 (categoria que está um pouco abaixo das reflex, e MUITO acima das compactas), ou então, vá direto para a reflex.


atakara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2012, 13:51:50
com a P500 não vai conseguir nada do que vc procura!
Vai de GF3, que é uma micro 4/3 (categoria que está um pouco abaixo das reflex, e MUITO acima das compactas), ou então, vá direto para a reflex.

É... estou achando que a GF3 é a melhor opção. O único problema fica em relação a uma lente que não me estoure o bolso. Se eu quiser fazer um portrait bokeh eu consigo com a lente que vem junto com a câmera? (14-42mm f/3.5-5.6)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2012, 14:15:45
Isso eu não faço a mínima ideia, hehe, pois não conheço as micro 4/3 "ao vivo". Só conheço a existência delas, mas não as câmeras e seus resultados. Aí é o caso de sair procurando por fotos tiradas com essa câmera e essa lente pela internet, ou catar algum grupo/comunicade/ tópico de algum fórum feito por usuários da câmera, pra vc pegar mais informações.


atakara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2012, 14:28:37
Oi Helena,

Obrigado por você ser tão prestativa!

Eu andei dando uma fuçada na internet e vi muitas fotos incríveis, mas pelo que entendi o Bokeh vai depender muito mais da lente do que a câmera em si e nem sempre fica muito claro qual a melhor lente para a ocasião que eu quero, talvez oq eu seja interessante para mim é uma lente de 25mm f/1.8 o que equivale a uma 50mm, mas o preço desta é proibitivo para mim (em torno de 500 dólares), por isso que eu queria saber se a 14-42mm daria para eu tirar umas fotos a uma distância razoável (ex: foto do aniversariante no parabéns a você) com um certo nível de bokeh.

Mais uma vez muito obrigado


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2012, 14:44:23
Com uma lente básica do kit de câmera reflex, é possível. Mas com a micro 4/3, já não sei, pois o sensor é um pouco menor. Mas acredito que sim, dê pra fazer algum desfoque. Provavelmente não tão lindo qto com uma reflex, hehe. Mas imagino que dê pra fazer alguma coisa. Porém, só mesmo alguém que conheça a câmera pode te confirmar isso.


atakara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2012, 15:27:48
Helena,

Acho que vou de GF3 com a lente 14-42mm mesmo! Assim que eu comprar (em março, quando eu for para os EUA) e usar eu faço um review dela, do ponto de vista de um newbie em fotografia.

De qualquer forma, se você conseguir mais informações eu agradeço.

Abs


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2012, 21:54:24
Atakara

pra usar da maneira que você quer (fotos de família etc), acho que uma Sony Nex com a lente 18-55 (a que vem com ela) você já consegue algum desfoque, se quiser mais ainda, sugiro compra uma lente 50mm com grande abertura (tipo f/1.8) pra conseguir o desfoque maior (existem muitas e nos EUA é fácil achar uma boa e barata)

A sony nex é mais barata que a GF3 e na minha opinião melhor. Tem um sensor maior (do mesmo tamanho das reflex) o que é determinante pra qualidade de imagem e pra um melhor desfoque.



atakara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2012, 10:11:17
Atakara

pra usar da maneira que você quer (fotos de família etc), acho que uma Sony Nex com a lente 18-55 (a que vem com ela) você já consegue algum desfoque, se quiser mais ainda, sugiro compra uma lente 50mm com grande abertura (tipo f/1.8) pra conseguir o desfoque maior (existem muitas e nos EUA é fácil achar uma boa e barata)

A sony nex é mais barata que a GF3 e na minha opinião melhor. Tem um sensor maior (do mesmo tamanho das reflex) o que é determinante pra qualidade de imagem e pra um melhor desfoque.

Leo, obrigado pela sua resposta.

Mas qual nex eu deveria comprar? A Nex-3, Nex5, 5n, c3?
Em relação a preços, na amzon eu vi:
GF3 = 450 dólares com lente 14-42mm
GF2 = 350 dólares com lente 14-42mm
NEX-3 = 380 dólares com lente 18-55mm
NEX-5 = 580 dólares com lente 18-55mm

Se a NEX-3 for melhor do que a GF3 ou que a GF2 acho que vale a pensa pegar ela pelo preço.

Em relação a lentes, eu estava pensando em pegar uma lente cctv com adaptador C-Mount de 35mm e f/1.8. Ela é bem barata (consigo uma por volta de 40 dolares) e vi que dá para fazer umas fotos relativamente boas. Pergunta: alguém já utilizou esse tipo de lente?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2012, 12:25:32
Talvez seja mais fácil conseguir a resposta que busca, sobre a Sony NEX, na sala da Sony/Minolta, lá nas câmeras reflex:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=38.0
Tem algumas discussões lá sobre sony nex.


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Janeiro de 2012, 15:34:24
A MELHOR LENTE PRA CONSEGUIR EXCELENTES BOKEHS É A 45MM 1.8 DA OLYMPUS (SERVE PERFEITAMENTE NAS PANAS, POIS AMBAS MARCAS OLYMPUS E PANA TRABALHAM  COM O SISTEMA MICRO 4/3)
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2012, 19:25:43
otakara

qualquer sony nex é melhor que a gf3 (mesmo as antigas), quanto a diferença entre elas, vai depender do que você espera da câmera e do seu bolso

http://snapsort.com/compare/Sony-NEX-C3-vs-Sony_Alpha_NEX-3
http://snapsort.com/compare/Sony-NEX-5N-vs-Sony-NEX-C3

já a lente extra, essa que você falou 30mm é legal pra ambientes internos, fotos de grupos de pessoas etc. pra um retrato acho que uma 50mm a 80mm caem melhor (pois não distorcem o rosto do fotografado), também vai depender do que você quer, se bem que nos eua elas são tão baratas que eu compraria as duas rsrs




atakara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2012, 07:37:30
Helena, Oliberal e Leo,

Obrigado pelas respostas. Acho que pela sugestão do Leo vou focar (no pun intentions) na compra de uma Nex-3 com lente de 18-55mm que parece ter um bom custo-benefício. Além disso, vou pegar a lente cctv de 35mm e f/1.7 e sair a caça de uma lente de 50mm, talvez essa aqui:

http://www.amazon.com/Sony-50mm-Alpha-Digital-Cameras/dp/B0029U0X24/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1327311356&sr=8-1

Aí acho que dá para começar a brincar, certo?