Autor Tópico: Direitos do Freelancer (segundo fotografo)  (Lida 36600 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #15 Online: 23 de Janeiro de 2012, 10:13:46
É isso que me intriga, até onde eu colocar no meu site pra promover o meu serviço, uma foto tirada por mim, de um casamento que fiz para outros. Até onde isso atinge a área autoral e a ultrapassa indo para o domínio comercial. Tudo bem se eu a tiver num álbum de amostra como imagem minha. O problema é que com a internet a legislação fica mais confusa.

Natão, se vc se sente lesado com isso pode obrigar o cara a colocar os créditos na foto, como já disseram direito autoral é irrevogável... pela lei seria obrigatório os créditos ao autor até mesmo se fosse em uma foto de campanha publicitária  :ok: só que ai fica naquela de se queimar com o cara por isso e ele chamar outro que não encane com essas coisas
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, 10:15:19 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 23 de Janeiro de 2012, 10:30:59
É isso que me intriga, até onde eu colocar no meu site pra promover o meu serviço, uma foto tirada por mim, de um casamento que fiz para outros. Até onde isso atinge a área autoral e a ultrapassa indo para o domínio comercial. Tudo bem se eu a tiver num álbum de amostra como imagem minha. O problema é que com a internet a legislação fica mais confusa.

Se for para uso único e exclusivo de portfolio, você pode usar sim a imagem que você fotografou, mesmo que para terceiros. Embora sua dúvida seja pertinente, Natão, o Direito Autoral lhe protege nesse caso, independentemente de se haver um ganho financeiro "eventual e futuro" com a captação de possíveis clientes que lhe pagarão para realizar fotos parecidas.
Isso porque a expressão destacada vai fazer toda a diferença na análise jurídica de um possível problema nesse caso. É que a grana que você poderá ganhar é um evento incerto.

Quanto aos aspectos Autoral X Comercial, o Gustavo0377 discorreu muito bem. São coisas completamente diferentes e ninguém pode retirar o direito de, ao menos, crédito nas fotos. Por isso disse desde o início que a relação comercial será determinada pelo que foi assinado em contrato.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2012, 11:37:52
Bom saber, vou começar a conversar com ele a respeito, pois com certeza é injusto ele usar as fotos boas minhas para promover o serviço dele e eu nem os créditos devidos levar.



Alexandre Onix

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #18 Online: 21 de Março de 2014, 15:04:24
Bom, eu passo pelo mesmo problema só que eu sou o freelance. O fotógrafo não me deixa utilizar as fotos, e pelo contrário, as fotos que eu faço ele coloca no site dele como se fosse ele que fez.

essa é uma delas



Passo pela mesma situação fotografei diversos eventos para um outro fotógrafo um até fotografei com outro freelance no qual o contratante não estava presente.
Ele tem divulgado as minhas imagens sem e dar o crédito das mesmas.

Estou numa situação delicada, o que faço?
« Última modificação: 21 de Março de 2014, 15:05:29 por Alexandre Onix »


Alexandre Onix

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #19 Online: 21 de Março de 2014, 15:06:37
Fotografei diversos eventos para um outro fotógrafo um até fotografei com outro freelance no qual o contratante não estava presente.
Ele tem divulgado as minhas imagens sem e dar o crédito das mesmas.

Estou numa situação delicada, o que faço?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #20 Online: 21 de Março de 2014, 15:50:02
Nunca usei uma foto dos trabalhos que faço como freelance sem autorização do fotografo que me contrata.

Direito da imagem?
Pessoal, isso é no papel. Na vida real, se você disser ao contratante que o direito da imagem é sua, ele nem vai te dar o JOB, e eu acho correto, eu mesmo não pego freelance que tem essa mentalidade, e olha que não proíbo os meus freelas de usarem as fotos, mas já pensou se os noivos não querem que usem as fotos, e um freelance "cheio de razão" resolve usar, como fica minha situação com os noivos.

Esse papo de Direito de Imagem, sendo você um freelance de outro fotógrafo, pra mim, é papo de encrenqueiro, passo longe desses fotógrafos, etenho certeza que a maioria dos fotógrafos que contratam freelance também passam.

Pessoal, isso é uma coisa tão simples, foi contratado como freelance, faça o trabalho, entregue as fotos, e esqueça, as fotos são de quem o contratou, le faça delas o que bem quiser, você foi pago para isso.

Eu sei que no começo queremos fotos para portfólio, mas é só ter paciência, seus próprios jobs, ou freelas liberados virão, é simples.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #21 Online: 21 de Março de 2014, 18:08:48
Eu consigo entender tanto o lado do Joao Carlos como o do Natão. No primeiro caso, o freelancer não mencionou a empresa/fotografo que o contratou, colocando sua própria logo, dando a impressão de que esse trabalho é dele e não é verdade. Acho que há uma diferença entre ser autor da foto e ser dono do trabalho, que é algo mais amplo.


 No caso do Natão, eu já passei por isso. É horrível, mas o fotografo colocar a logo dele sobre sua foto é legítimo, pq é a empresa dele a dona do trabalho. Mas acho deveria se criar um hábito entre os fotográfos de dar crédito a quem tirou as fotos, nem que seja um pequeno registro no canto do site. Seria mais justo.

Essas coisas são complicadas, por isso o ideal é uma conversa franca  antes, chegando a um meio termo bom para todos.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #22 Online: 21 de Março de 2014, 19:26:00
Gosto do ponto de vista do Dellano. Minha opinião é que é preciso investir na profissionalização do mercado da fotografia, tratar o negócio mais como empresa.

Em uma indústria,  por exemplo,  uma patente não fica no nome do funcionário. Na Globo,  o operador de câmera não pode alegar ser o autor das cenas da novela captadas por ele. Uma cobertura fotográfica de um casamento não se resume a enquadrar e disparar,  tem toda a parte de definição do estilo,  da linguagem usada,  tem o marketing para conseguir o trabalho, a seleção e o tratamento das imagens para dar uma unidade ao conjunto,  a responsabilidade por entregar um resultado de qualidade,  e tudo isso é da alçada do fotógrafo principal.

Fosse eu um bambambam da fotografia de casamento, iria buscar chegar em um patamar em que nem precisasse segurar a câmera, e ainda assim o trabalho ficaria indubitavelmente com o meu estilo, assim como um filme leva a marca de seu diretor. Independente de quem esteja operando o equipamento, a responsabilidade pelo resultado é dele.

Mas voltando ao mundo de nós mortais, no caso em questão acredito que o mais indicado mesmo é colocar tudo em contrato,  após uma boa conversa sobre as expectativas de ambas as partes.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #23 Online: 21 de Março de 2014, 19:52:02
Em uma indústria,  por exemplo,  uma patente não fica no nome do funcionário. Na Globo,  o operador de câmera não pode alegar ser o autor das cenas da novela captadas por ele. Uma cobertura fotográfica de um casamento não se resume a enquadrar e disparar,  tem toda a parte de definição do estilo,  da linguagem usada,  tem o marketing para conseguir o trabalho, a seleção e o tratamento das imagens para dar uma unidade ao conjunto,  a responsabilidade por entregar um resultado de qualidade,  e tudo isso é da alçada do fotógrafo principal.

Fosse eu um bambambam da fotografia de casamento, iria buscar chegar em um patamar em que nem precisasse segurar a câmera, e ainda assim o trabalho ficaria indubitavelmente com o meu estilo, assim como um filme leva a marca de seu diretor. Independente de quem esteja operando o equipamento, a responsabilidade pelo resultado é dele.

Tanto filmes, seriados, ou até mesmo telejornais constam os creditos de todos os envolvidos, seja no final ou em um edital da redação, desde o auxiliar, passando pelos cameras, produtores, redatores... então é dado sim o crédito ao câmera pela captura das imagens  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #24 Online: 21 de Março de 2014, 20:16:59
Sim,  lhe é dado o devido e merecido crédito por operar o equipamento, mas não pelo resultado final.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #25 Online: 21 de Março de 2014, 21:08:55
Pessoal, o casamento não é uma exposição do artista "freelance". É um evento dos noivos, que contratam um profissional para registrar aquele momento, e não pode se tornar palco de exposição de fotógrafos. Não se pode ficar enchendo a web de fotos hora assinadas por um, hora assinada por outro.

Acho que isso é neura de quem está começando.

Vou deixar uma dica para os que querem trabalhar de freelance, esqueçam essa coisa de que "A foto é minha por que eu fiz". A foto é da empresa (ou fotógrafo) que te contrata e se insistir nisso o mercado vai se fechar para você.

Basta abrir uma enquete aqui mesmo no MF e perguntar aos profissionais de casamento aqui, se contratariam um freela sabendo que o mesmo pensa que pode fazer oque quiser com as fotos que tirou, ou que a empresa terá que botar a assinatura dele nas fotos ou qualquer outra coisa do gênero.

Outra coisa, não faço ideia de quantos freelances já fiz, nunca assinei um contrato. É no fio do bigode, e sei que sou o primeiro na agenda de muitos fotógrafos.
« Última modificação: 21 de Março de 2014, 21:12:20 por Roberto Dellano »


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #26 Online: 21 de Março de 2014, 21:16:16
Nunca usei uma foto dos trabalhos que faço como freelance sem autorização do fotografo que me contrata.

Direito da imagem?
Pessoal, isso é no papel. Na vida real, se você disser ao contratante que o direito da imagem é sua, ele nem vai te dar o JOB, e eu acho correto, eu mesmo não pego freelance que tem essa mentalidade, e olha que não proíbo os meus freelas de usarem as fotos, mas já pensou se os noivos não querem que usem as fotos, e um freelance "cheio de razão" resolve usar, como fica minha situação com os noivos.

Esse papo de Direito de Imagem, sendo você um freelance de outro fotógrafo, pra mim, é papo de encrenqueiro, passo longe desses fotógrafos, etenho certeza que a maioria dos fotógrafos que contratam freelance também passam.

Pessoal, isso é uma coisa tão simples, foi contratado como freelance, faça o trabalho, entregue as fotos, e esqueça, as fotos são de quem o contratou, le faça delas o que bem quiser, você foi pago para isso.

Eu sei que no começo queremos fotos para portfólio, mas é só ter paciência, seus próprios jobs, ou freelas liberados virão, é simples.

x2
faço freela para uma pessoa que sempre usou minhas fotos em seu site e fanpage,até então sempre me deu os créditos e nunca me proibiu de usar as fotos até que....

fiz um evento semanas atras,quando acesso a fanpage dela,minhas ,MINHAS fotos com a marca dágua dela....fiquei puto,mas faço oque?peço pra tirar ou continuo trabalhando?

vou seguir o conselho de um amigo,continuo até aonde der,quando resolver parar de trabalhar pra ela,falo pra tirar minhas fotos do ar...
 >:(


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 22 de Março de 2014, 00:49:07
E o freelancer que contratei... ele nem teve muito tempo expor o trabalho por ai nas redes sociais ou forums  ( :assobi: ) logo depois de enviar o book lotada de fotos preto e branco que minha esposa detestou o sujeito perdeu todas as fotos originais, e tivemos que nos contentar com um trabalho que lembra filme do Charlie Chaplin... ela escolheu as cores das roupas a toa.

Perfil do sujeito https://www.facebook.com/PauloManzatoJr  não recomendo.
« Última modificação: 22 de Março de 2014, 00:52:40 por vinicius83 »
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #28 Online: 22 de Março de 2014, 01:01:08
Só pra botar mais lenha: SE eu fosse fotógrafo, contrataria um freelance, daria os MEUS cartões de memória pra ele usar, no fim do evento pegaria de volta e tchau e bença.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
JVc.