Autor Tópico: Direitos do Freelancer (segundo fotografo)  (Lida 36431 vezes)

Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 22 de Março de 2014, 01:11:15
Prezados,

Opinião de quem está no mesmo barco, faça os freela e valorize quem te deu a oportunidade de fotografar. Estude para fazer as melhores fotos, sempre, dia após dia. Pense que sem essa oportunidade você não saberia fotografar tão bem quanto fotografa ou corrigir os erros que todo mundo tem para corrigir (ou vai dizer que você vai para um evento e nele não aprendeu nada?).

O profissional que me deu oportunidade de fotografar com ele nunca teve problema com minha vontade de publicar as fotos que fiz nos freelas e acho que também por isso ele mete a logo dele nas fotos que fiz mas tem a maturidade e profissionalismo de dizer que a foto é minha em alguma nota da foto, e me satisfaço com isso.

Adoro saber que um cara que tem mais tempo de estrada que eu, que recebe no mínimo uma noiva por semana para fechar contrato gosta de mostrar as minhas fotos para os clientes dele. Me sinto valorizado. E quer saber, os clientes fotografados sabem, sem a menor sombra de dúvida, que fui eu quem os fotografou. As vezes o casal diz para ele assim: escuta, o Soprani vai estar na equipe do meu casamento certo? Quero esse cara lá.

Adoro isso, e faço o máximo para merecer isso, embora ainda tenha muito que aprender.

Não é o primeiro casamento em que a noiva vem dizer que os convidados estão encantados coma equipe de fotógrafos, não porque somos fodarasticos megaultrablaster maravilhosas melhores fotos do mundo (não somos mais estudamos MUITO todo dia para sempre aprimorar) porque não somos. Nossas fotos são boas e estão melhorando mesmo, a cada dia, mas temos convicção de que ainda tem muito feijão e arroz para comer até chegar lá.

Trabalhe pensando em contribuir, sempre. Não é o que você gosta de fazer?!? Então faça o melhor que pode, e se acalme. O retorno vem.

Quer uma dica, junte as suas melhores fotos e faça um puta portfólio, invista nele. Boa impressão e bom tamanho. Coloque ele debaixo do braço e leve ele com vc (no carro por exemplo) quando tiver a oportunidade mostre o trabalho que vc ama para as pessoas. Elas vão gostar de ver.

Tem mais, quando a gente ama algo fala com os olhos brilhando, empolgado. As pessoas viajam na história junto com você.

imagine contar que nesta foto a noiva quis mergulhar no mar e o noivo segurou ela pela pontinha dos dedos... Quem ouve você contar vai ver a cena, vai sentir a emoção.

Tenho certeza de que quando ela for pensar em fotografia vai pensar em você. Porque, vamos combinar, o mercado não está tão ruim assim como pintam não, o difícil é iniciar. Então meta as caras.

Vc já parou para pensAr que a moça que atende no balcão da farmácia não está com uma aliança na mão direita à toa? Pergunte a ela quando ela vai se casar, e, claro, se já tem fotógrafo. Vá no carro pegue o portfólio e mostre a ela.

O carro está longe, entregue para ela um cartão e diga para ela que se ela te mandar um email informando a data prevista para o casório você mostra para ela umas fotos suas. Sei lá, agite, mas não fique bravo com quem te deu oportunidade. Pense bem, sem ela sequer as fotos para o portfólio físico você teria, e tem, não é mesmo?

Enfim, nunca vi em lugar algum as pessoas falando que o caminho é fácil e rápido, mas se esforce e você terá sucesso.

Abraço e desculpe se fui prolixo e sai um pouco do foco. (será que usei uma distância focal grande, fiquei próximo do assunto fotografado e abri demais o diafragma, coisa como 2.0, com uma FX, ou será que ele estava descalibrado, back ou front, sei lá?  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:)
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #31 Online: 22 de Março de 2014, 08:59:06
Ótimo relato, e parabéns pela posição super profissional.


Uma dúvida:
[...]tem a maturidade e profissionalismo de dizer que a foto é minha em alguma nota da foto, e me satisfaço com isso.[..]
Isso no site ou no álbum? Pergunto porque imagino que seja só no site, a fotógrafa que cobriu meu casamento levou mais dois fotógrafos e um cinegrafista e eu não tenho nem ideia de quem são. No álbum não há qualquer crédito. No site também não, mas nem tenho como saber se alguma das imagens lá foram feitas por outros profissionais.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #32 Online: 22 de Março de 2014, 09:14:10
concordo com o Soprani e o Dellano..

Acho sim que o freelancer tem que respeitar o Fotógrafo "acima de tudo"... mas também, desde que seja respeitado.

Não acho que o Freelancer tem o direito de fazer o que bem quiser com as fotos, mas acho inadmissível o fotógrafo assinar as fotos do freelancer como se fossem dele...

Do mesmo jeito que concordo com o Roberto que diz que muitos Fotógrafos não querem freelancers com esse pensamento, Eu (se fosse) freelancer não queria fotógrafos com esse pensamento de que o direito autoral da foto minha é dele.... Claro que no mundo real, quando se precisa pagar contas com isso, a gente precisa ser mais maleável... Nada que uma boa conversa e um bom contrato não resolvam.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #33 Online: 22 de Março de 2014, 12:20:04
No geral eu acho que deve haver bom senso de ambas as partes, e tudo deve ser conversado antes da execução do trabalho, afinal o combinado não sai caro, normalmente o único serviço que faço e preciso de um segundo ou até mesmo terceiro fotógrafo é quando faço cobertura de espetáculos de dança, no caso eu sempre vou junto, nunca mando só uma equipe pra me representar, ja combino antes pra não ter problema, o fotografo me entrega todas as fotos no final do evento e eu acerto com ele na hora, termina ali, única coisa que ele não pode é apresentar as fotos como fotos feitas pra academia ou escola tal, por que ele prestou serviços pra mim, e não pra escola, mas de resto ele fica a vontade pra usar as fotos dele como portifólio de dança, com o porém que só publique as fotos depois de eu entregar o trabalho para o cliente, pra não postar nada antes disso... já eu tanto no encarde quanto no CD impresso só uso fotos minhas, no meu portifólio pós evento só uso as minhas fotos, tb acho estranho pegar uma foto que não fiz e colocar como minha...

Vendo pelo outro lado ano passado fui chamado por uma amiga para uma parceria em um festival de dança, onde ela queria montar como se fosse uma parceria a ser divulgada no festival, no caso só eu iria fotografar pois ela não poderia estar presente mas não queria perder a oportunidade de divulgar seu nome, já que esta começando na área, a idéia dela foi de montar algo tipo "Fotografia de dança fulana & Leonardo Pacheco", eu preferi não misturar as coisas ja que temos um perfil diferente de fotografar e assim não confundir os clientes posteriormente olhando um trabalho dela e vinculando ao meu nome, não por ser melhor ou pior, mas como disse por ter estilos diferentes, como ela não poderia ir ao evento eu me propus a fazer as fotos e ela divulgar como dela, sem problema algum, combinamos isso e pronto, simples... no final as fotos saíram até em uma revista especializada com os créditos pra ela como fotografa, e nem de longe pensei em reivindicar isso... por isso acho que o combinado não sai caro, nada que uma conversa não resolva e evite esse tipo de problema  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 22 de Março de 2014, 15:11:10
Em uma publicao/apresentacao oficial, aquele que contrata deve dar os creditos para aqueles envonvidos no trabalho, reconhecendo o trabalho deles. Se aquele que te contrata nao faz isso ele esta errado. Nao trabalhe para pessoas/empresas erradas.

Aqueles que mandam vc largar mao de seus diretos dizendo para vc aproveitar a oportunidade esta errado. Nao trabalhe para pessoas/empresas erradas.

Se sua criacao faz parte do trabalho de quem te contrata, exija reconhecimento. Jamais tive nenhuma foto que fiz sendo usada para promocao pessoal por nenhum fotografo que trabalhei como assistente. E toda publicacao oficial, ate mesmo onde eu apenas carreguei peso e segurei rebatedores e nada mais, tive meu nome nos creditos.

Nao adianta reclamar dos grandes corruptos se vc aceita e se envolve em pequenas corrupcoes, colaborando para a banalizacao delas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #35 Online: 22 de Março de 2014, 15:54:27
No geral eu acho que deve haver bom senso de ambas as partes, e tudo deve ser conversado antes da execução do trabalho, afinal o combinado não sai caro, normalmente o único serviço que faço e preciso de um segundo ou até mesmo terceiro fotógrafo é quando faço cobertura de espetáculos de dança, no caso eu sempre vou junto, nunca mando só uma equipe pra me representar, ja combino antes pra não ter problema, o fotografo me entrega todas as fotos no final do evento e eu acerto com ele na hora, termina ali, única coisa que ele não pode é apresentar as fotos como fotos feitas pra academia ou escola tal, por que ele prestou serviços pra mim, e não pra escola, mas de resto ele fica a vontade pra usar as fotos dele como portifólio de dança, com o porém que só publique as fotos depois de eu entregar o trabalho para o cliente, pra não postar nada antes disso... já eu tanto no encarde quanto no CD impresso só uso fotos minhas, no meu portifólio pós evento só uso as minhas fotos, tb acho estranho pegar uma foto que não fiz e colocar como minha...

Vendo pelo outro lado ano passado fui chamado por uma amiga para uma parceria em um festival de dança, onde ela queria montar como se fosse uma parceria a ser divulgada no festival, no caso só eu iria fotografar pois ela não poderia estar presente mas não queria perder a oportunidade de divulgar seu nome, já que esta começando na área, a idéia dela foi de montar algo tipo "Fotografia de dança fulana & Leonardo Pacheco", eu preferi não misturar as coisas ja que temos um perfil diferente de fotografar e assim não confundir os clientes posteriormente olhando um trabalho dela e vinculando ao meu nome, não por ser melhor ou pior, mas como disse por ter estilos diferentes, como ela não poderia ir ao evento eu me propus a fazer as fotos e ela divulgar como dela, sem problema algum, combinamos isso e pronto, simples... no final as fotos saíram até em uma revista especializada com os créditos pra ela como fotografa, e nem de longe pensei em reivindicar isso... por isso acho que o combinado não sai caro, nada que uma conversa não resolva e evite esse tipo de problema  :ok:

Vc colaborou com uma fraude, enganando nao so a publicacao mas todos os leitores da materia (imagino que devam ter sido milhares de pessoas), aceitando que uma outra pessoa que nao esteve no local do evento usasse o material como se tivesse sido feito por ela. E pela maneira que vc conta parece que vc acha que eh uma coisa atoa, recorrente, ja acostumado.

Isso esta muito errado.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 22 de Março de 2014, 18:25:16
rafaZ,

No site.

Quanto ao álbum, de fato não da para o noivo saber ao primeiro olhar que aquela foto feita de seu sobrinho correndo ao longo do tapete na hora da celebração foi feita por mim mas, se a foto ficou boa a ponto de se pretender colocá-la no álbum o casal vai querer saber "qual é a história" daquela foto e aí falamos.

Não tenha dúvidas de que as pessoas com quem trabalho terão orgulho em dizer quem foi que clicou e o que aconteceu. Até porque, antes mesmo do casal ver a foto  a gente da gritou, falou bobagem (do tipo: caaraaaa, vai cair seus dentes quando vir essa foto), já especulou se o casal vai gostar ou não, já comentou o contexto do momento e por aí vai.

Tenho certeza de que na hora que a noiva perguntar ele vai passar toda essa emoção para o casal. (Só não vai meter os palavrões que já falamos).  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 22 de Março de 2014, 18:30:34
Gente, sem querer me intrometer na discussão, uma coisa é pedir ao freela para fazer uma foto para dizer que é sua em seu portfólio, a outra, para mim, bem diferente, é sua empresa ser contratada e você apresentar nos portfolios dela, como fotos já realizadas em serviços prestados por ela, uma foto feita pelo freela.

Concordo que seria apropriado que ela informasse o autor do clique, mas o fato dela apresentar fotos feitas por freelas como de eventos cobertos por ela não tem,  EMHO, nada de ilegal ou antiético. Afinal, não é verdade, a empresa não entregou aquele produto ao cliente?

 :ponder: :ponder: :ponder:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #38 Online: 22 de Março de 2014, 20:27:55
Vc colaborou com uma fraude, enganando nao so a publicacao mas todos os leitores da materia (imagino que devam ter sido milhares de pessoas), aceitando que uma outra pessoa que nao esteve no local do evento usasse o material como se tivesse sido feito por ela. E pela maneira que vc conta parece que vc acha que eh uma coisa atoa, recorrente, ja acostumado.

Isso esta muito errado.

Não vou nem responder
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #39 Online: 22 de Março de 2014, 21:13:31


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #40 Online: 22 de Março de 2014, 21:52:09
Quando o fotografo que contratou o Free coloca na foto dele a marca do contratante não quer dizer que esta roubando o direito autoral, somente que ele esta divulgando sua marca (em fotografia na maioria das vezes é o nome do fotografo).
Galera fica mais relax... Tava precisando da grana, fez o job. Ganha ganha! Se o contratante colocar ainda assim um crédito em algum lugar melhor ainda.
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #41 Online: 22 de Março de 2014, 23:35:21
Em uma publicao/apresentacao oficial, aquele que contrata deve dar os creditos para aqueles envonvidos no trabalho, reconhecendo o trabalho deles. Se aquele que te contrata nao faz isso ele esta errado. Nao trabalhe para pessoas/empresas erradas.

Aqueles que mandam vc largar mao de seus diretos dizendo para vc aproveitar a oportunidade esta errado. Nao trabalhe para pessoas/empresas erradas.

Se sua criacao faz parte do trabalho de quem te contrata, exija reconhecimento. Jamais tive nenhuma foto que fiz sendo usada para promocao pessoal por nenhum fotografo que trabalhei como assistente. E toda publicacao oficial, ate mesmo onde eu apenas carreguei peso e segurei rebatedores e nada mais, tive meu nome nos creditos.

Nao adianta reclamar dos grandes corruptos se vc aceita e se envolve em pequenas corrupcoes, colaborando para a banalizacao delas.

Na prática isso não ocorre em lugar nenhum. Você abre uma revista qualquer e as fotos publicitárias não dão crédito a ninguém. Já a novela dá crédito aos operadores de câmera, mas não diz qual operador captou qual imagem. Pesquisei no site de vários fotógrafos de casamentos e nenhum deles dá créditos a freelances. Acredito que esta seja a norma do mercado.
Não pude deixar de notar inclusive que no seu site não há créditos às modelos.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #42 Online: 23 de Março de 2014, 04:51:20
Na prática isso não ocorre em lugar nenhum. Você abre uma revista qualquer e as fotos publicitárias não dão crédito a ninguém. Já a novela dá crédito aos operadores de câmera, mas não diz qual operador captou qual imagem. Pesquisei no site de vários fotógrafos de casamentos e nenhum deles dá créditos a freelances. Acredito que esta seja a norma do mercado.
Não pude deixar de notar inclusive que no seu site não há créditos às modelos.
Toda revista que eu abro tem creditos, a nao ser fotos comerciais em que o fotografo eh pautado.
Todo fotografo de casamento que eu tive contato nao usa fotos de seus assistentes em seu site, apenas fotos deles mesmos.

Se essa pratica nao existe no Brasil entao o mercado esta absurdamente corrupto.

Obviamente um fotografo pode contratar um freelancer pata fotogracar e vender as fotos para o fotografo contratante usar, e nao para o servico ou somente o servico, mas ai eh outro tipo de contrato e valores. Misturar as duas coisas eh apenas conveniente ao fotografo que esta sendo desonesto em nao pagar pelo devido servico e proposito.

A nao ser que as leis no Brasil esteja de acordo com isso. Mas a principio eh errado.E o fato das pessoas estarem acostumadas ja nao veem mais problemas nisso.

E se vc descobrisse que o projeto Genesis  nao foi feito por Sebastiao Salgado mas um amigo dele que resolveu dar um jeitinho de ajudar ele? Imagina que mesmo sido fotografado pelo SS ele nao recebesse os creditos mas somentre a empresa/pessoa que financiou (deu a oportunidade a ele) dizendo a ele para ele esquecer e apenas aproveitar a oportunidade? Nao eh diferente com as demais pessoas e projetos em que esta a criacao de alguem, mesmo contratado ou financiado.

Esse papo de esquece e aproveita a oportunidade eh papo de aproveitadores. Igual quando uma empresa contrata alguem e usa esse papo para nao pagar um salario honesto ou ate mesmo para nao pagar beneficio algum, em algumas areas de atuacao no Brasil como em alguns outros paises isso eh praticado em diferentes escalas, e nao eh pq passou a ser uma pratica comum que deve ser aceito como correto.

Veja so esse documentario. Milhoes de pessoas trabalhando de graca para empresas que abusam e se aproveitam do "aproveite a oportunidade" para favorecer um grupo de privilegiados (amigos): http://www.youtube.com/watch?v=6bD7U8kqI8A

Para quem esta acostumado parece coisa atoa, mas abre margens para grandes problemas.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #43 Online: 23 de Março de 2014, 07:35:25
esse papo de aproveitar a oportunidade que te deram é o que faz por exemplo milhares de músicos tocando no Brasil inteiro por menos de R$50,00 livre por noite, quando não é de graça!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #44 Online: 23 de Março de 2014, 08:48:01
Oferta e demanda, se houvesse um físico nuclear em cada esquina eles também trabalhariam por mixaria.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube