Autor Tópico: Direitos do Freelancer (segundo fotografo)  (Lida 36437 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #45 Online: 23 de Março de 2014, 10:03:46
Oferta e demanda, se houvesse um físico nuclear em cada esquina eles também trabalhariam por mixaria.
Pois eh, mas se for para trabalhar de graca ou ser explorado, que seja para si mesmo e nao para os outros tirarem proveito de sua condicao.

Nada contra quemquer colaborar, ajudar ou receber valores simbolicos por contratantes sem muito dinheiro e com trabalhos legais de se participar. Mas uma vez que o contratante tem dinheiro para pagar propriamente seus empregados/contratados, nao vejo motivos para continuar trabalhando por menos enquanto o seu contratante te usa para ter mais lucros do que ja tem.

Sou contra atitudes e politicas que promovem a desigualdade, mesmo a criada por emrcado pq afinal de contras sabemos todos que eh criacao de uma economia insustentavel. Por isso nao faz sentido fazer parte e colaborar com isso.

E fica esse jogo de falsidade do empregador nao querendo pagar propriamente com a alegacao que a procura pelo cargo eh alta, mas reclama acusando de prostituidores de mercado aqueles que preferem trabalhar idempendentemente, cobrando menos ou ate de graca. ("o problema sempre sao os outros").

Sobre o topico, quem aqui contrataria algum profissional baseado em resultados que nao foram criados por eles mes ele diz que foi?

Alem de tudo, se o fotografo esta usando fotos do assistente como se fosse dele, isso eh um forte sinal de que muito provavelmente esse fotografo nao tem/faz fotos proprias boas o suficiente para seu proprio portfolio. Quem contrararia tal profissional sabendo disso?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #46 Online: 23 de Março de 2014, 10:05:57
Para construir portfólio está cheio de casamento comunitário que ninguém está fotografando! Investir é isso, construir seu portfólio com o seu trabalho!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #47 Online: 23 de Março de 2014, 10:10:14
Para construir portfólio está cheio de casamento comunitário que ninguém está fotografando! Investir é isso, construir seu portfólio com o seu trabalho!
Exatamente, e isso vale para ambos os lados. Nada de ficar usando trabalho/resultado alheios como se fosse seu.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #48 Online: 23 de Março de 2014, 11:19:32

Veja, essa coisa de autoria é complicada. Em uma produção de video  por exemplo,  já  que foi mencionado, o cameraman é co-autor da imagem, já que esta também pertence ao diretor de fotografia, ao diretor e tb a diversos profissionais que colaboraram para a feitura dela.  Em um casamento, ainda que as coisas sejam mais livres, será que a foto é de autoria exclusiva do fotográfo assistente ou segundo fotógrafo, seja como for? Eu não sei a resposta. Nunca trabalhei em casamento, não sei como é a coordenação de um, mas acho que é um ponto a ser levantado.

Mas de qualquer forma  o que que custaria ao fotografo de casamento colocar no site alguma referencia aos seus assistentes que trabalharam com ele em determinado casamento? Assim, como ocorre em editorias de moda, por exemplo.

O autor do tópico reclama com razão de seu assistente  que saiu distribuindo fotos com a logo errada. Mas a pergunta é: o fotográfo por sua vez fez alguma menção ao seu assistente em algum lugar, no site, no album? muito provavelmente não. Então fica fácil falar mal do outro.

Vocês já repararam que quando os outros erram adoramos individualizar esse erro e quando erramos dizemos que o mundo é assim mesmo e não há nada o que fazer. Pois é.




RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 23 de Março de 2014, 11:43:50
Não vejo nenhum problema em usar imagens que vc fotografou para portfólio, afinal de contas são suas fotos!!! Lógico que deve haver bom senso de ambas as partes, Eu faço freela para 2 fotógrafos, 1 deixa eu usar as fotos para portfólio, inclusive tenho diversas fotos publicadas em meu nome, fotos que ele tb fotografou mas quando a minha foto fica melhor, ele manda para a assessoria de imprensa. E o outro me da um cartão de memoria dele, para eu fotografar e entregar após o termino do evento, nunca reclamei por isso, pois aceitei assim antes de fazer com ele.
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #50 Online: 23 de Março de 2014, 12:17:59
Veja, essa coisa de autoria é complicada. Em uma produção de video  por exemplo,  já  que foi mencionado, o cameraman é co-autor da imagem, já que esta também pertence ao diretor de fotografia, ao diretor e tb a diversos profissionais que colaboraram para a feitura dela.  Em um casamento, ainda que as coisas sejam mais livres, será que a foto é de autoria exclusiva do fotográfo assistente ou segundo fotógrafo, seja como for? Eu não sei a resposta. Nunca trabalhei em casamento, não sei como é a coordenação de um, mas acho que é um ponto a ser levantado.

Mas de qualquer forma  o que que custaria ao fotografo de casamento colocar no site alguma referencia aos seus assistentes que trabalharam com ele em determinado casamento? Assim, como ocorre em editorias de moda, por exemplo.

O autor do tópico reclama com razão de seu assistente  que saiu distribuindo fotos com a logo errada. Mas a pergunta é: o fotográfo por sua vez fez alguma menção ao seu assistente em algum lugar, no site, no album? muito provavelmente não. Então fica fácil falar mal do outro.

Vocês já repararam que quando os outros erram adoramos individualizar esse erro e quando erramos dizemos que o mundo é assim mesmo e não há nada o que fazer. Pois é.

Tem a diferenca em apresentar o trabalho, que seria as fotos do fotografo e a do assistente, onde o assistente eh co-autor do trabalho. E apesentar somente uma foto feita pelo assistente como se tivesse sido fotografado por outro fotografo (o que esta utilizando a foto em em seu portfolio). E o fato de nao mencionar que a foto foi envisionada e criada por outra pessoa (assistente) a mim soa como uma forma do fotografo iludir as pessoas de ter feito algo que nao fez. A nao ser, claro, que sejam fotos montadas e padronizadas onde o assistente apenas clica o botao.

Eu nunca vi isso de fotografo principal usar fotos de assistentes como se fossem feitas por ele. Isso eh ate ilegal se nao tiver um contrato com direito de uso de imagem, que o fotografo pode ter ao pagar pelo tal uso comercial e mesmo assim nao pode insinuar ou deixar a entender que a foto foi feita por ele. Mas nao sei o que diz as leis brasileiras.

Tambem nunca vi alguem receber creditos por trabalhos que nao fez. Qualquer outro lugar do mundo isso seria um absurdo inaceitavel.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #51 Online: 23 de Março de 2014, 12:27:25
Vocês já repararam que quando os outros erram adoramos individualizar esse erro e quando erramos dizemos que o mundo é assim mesmo e não há nada o que fazer. Pois é.
Eh o poder da conveniencia tambem chamada de corrupcao. Corromper um principio, regras e ate leis de uma sociedade/grupo por interesses proprios.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #52 Online: 23 de Março de 2014, 13:20:15
Eu nunca vi isso de fotografo principal usar fotos de assistentes como se fossem feitas por ele. Isso eh ate ilegal se nao tiver um contrato com direito de uso de imagem, que o fotografo pode ter ao pagar pelo tal uso comercial e mesmo assim nao pode insinuar ou deixar a entender que a foto foi feita por ele. Mas nao sei o que diz as leis brasileiras.


Croix, as leis brasileiras protegem o direito autoral assim como em qualquer outro pais. Mas uma empresa contratante colocar sua logo sobre a foto do contratado  é roubo? Não acho que seja. Acho que uma logo está muito ligado a uma marca de uma empresa, mais do que de uma assinatura. Mas sei que é um assunto delicado e deveria ser mais discutido entre os fotógrafos. Acho que concordamos que  todos devem receber crédito por aquilo que fez.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #53 Online: 23 de Março de 2014, 14:15:06
Acho que a frase que resume tudo é "o combinado não sai caro".
Se tem gente trabalhando por pouco e abrindo mão dos créditos e da dignidade, é porque tem mais gente do que trabalho. Isso acontece em vários meios. Também acontece com músicos, outro meio que faço parte. Tá cheio de gente sem trabalho, e acaba tocando o que não gosta ganhando 100 pila e achando bom.
Essa questão do freela é muito pessoal. Se o cara não se importa, então faça. Se se importa, não faça ora bolas! Sendo combinado antes, não vejo problema nem numa coisa nem em outra.

Pesquisei no site de vários fotógrafos de casamentos e nenhum deles dá créditos a freelances. Acredito que esta seja a norma do mercado.
Tem uns que dão.
http://www.bstuckert.com/2014/01/um-bom-ano/
É um dos meus fotógrafos favoritos. Acho o trabalho do cara espetacular. Neste post por exemplo, ele dá créditos à equipe.
No exif das fotos tem o nome do fotógrafo que tirou as fotos. Se foi ele, tem o nome dele. Se foi o segundo, tem o nome do segundo.
Sei que infelizmente não é regra.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #54 Online: 23 de Março de 2014, 14:18:19
Croix, as leis brasileiras protegem o direito autoral assim como em qualquer outro pais. Mas uma empresa contratante colocar sua logo sobre a foto do contratado  é roubo? Não acho que seja. Acho que uma logo está muito ligado a uma marca de uma empresa, mais do que de uma assinatura. Mas sei que é um assunto delicado e deveria ser mais discutido entre os fotógrafos. Acho que concordamos que  todos devem receber crédito por aquilo que fez.
Nao eh roubo se for devidamente acordado no contrato e pago para o uso comercial.
O que eh totalmente diferente se a empresa no lugar de usar a foto, apresentar e promover o fotografo que trabalha para ela como forma de atrair clientes (Fulano trabalha para nos fazendo tais incriveis imagens).
Nunca vi sendo feito diferente disso. Na verdade ate ja vi, mas sempre em casos de uso indevido, roubo, etc.

Acredito eu ser um dos motivos fotografos comerciais serem muito melhores remunerados do que fotografos conceituais de moda, foto-jornalistas, etc, por exemplo (acredito eu). O primeiro eh o trabalho do fotografo sendo usado por uma marca para promover um produto/marca, e o fotografo remunerado para a marca fazer o uso comercial da imagem. O segundo o o trabalho do fotografo representando ou co-produzindo a linguagem visual de um editorial. E a empresa, seja a marca da revista, ou do que esta sendo apresentado no editorial, apresenta o fotografo quando quer promover o trabalho (Fulano trabalhou para nos fazendo tais incriveis imagens).

Eh como eu vejo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #55 Online: 23 de Março de 2014, 14:29:15
Acho que a frase que resume tudo é "o combinado não sai caro".
Se tem gente trabalhando por pouco e abrindo mão dos créditos e da dignidade, é porque tem mais gente do que trabalho. Isso acontece em vários meios. Também acontece com músicos, outro meio que faço parte. Tá cheio de gente sem trabalho, e acaba tocando o que não gosta ganhando 100 pila e achando bom.
Essa questão do freela é muito pessoal. Se o cara não se importa, então faça. Se se importa, não faça ora bolas! Sendo combinado antes, não vejo problema nem numa coisa nem em outra.
Nesse sentido tudo bem. Se a pessoa abre mao de algo pq gosta, pq quer ajudar, ou o que for, legal. Realmente o combinado nao sai caro.

Mas o combinado de uma mentira nao faz com que deixe de ser mentira. Como vc fazer um servico e deixar que uma outra pessoa que nao estava no evento use seu trabalho dizendo as demais pessoas que foi ela quem fez para mostrar que teve experiencia que nao tem de verdade.

Eu nao quero criar inimizade com Leonobox mas eu nao posso fingir que tal coisa eh correta e eu nao gostaria ver tal pratica sendo espalhada como normal.

Sera que so eu aqui vejo que isso eh obviamente errado?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #56 Online: 23 de Março de 2014, 14:44:11
Os direitos do Freela são:

1. Tem o direito a ficar calado
2. Tudo o disser poderá e será usado contra ele em um tribunal
3. Tem direito a um advogado
4. se não puder pagar um, o estado providenciará um!

Entendeu os seus direitos, freela?  :D :hysterical:
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 23 de Março de 2014, 15:14:48
Sera que so eu aqui vejo que isso eh obviamente errado?

Concordo integralmente contigo!
JVc.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 23 de Março de 2014, 19:14:43
Prezados,

Com absoluto respeito a cada uma das opiniões gostaria de fazer o seguinte exercício, imaginem um fotografo recém chegado (daqueles que não sabem nem pra que lado esta ventando  :hysterical:) falando assim para o dono da empresa que esta dando uma oportunidade dele fotografar um casamento como terceiro fotografo (isso mesmo, terceiro, afinal não se espera muito dele ainda, certo? Ou vai dizer que você mandaria ele para o carro, um Rolls Royce bem antigo, que o aluguel custou o olho da cara, para fotografar a noiva e você ficaria la dentro da igreja esperando ela entrar? olha que não estou nem falando das fotos do altar - aliança, beijo, etc):

- Parceiro, o negocio é o seguinte, como voce sabe, a lei estabelece que a autoria da imagem é minha entao, para voce postar as minhas fotos como sendo de sua empresa voce tera que me pedir autorização por escrito. Ah, detalhe, em todas os tipos de postagem, caso voce ponha a sua logo devera deixar bem clara a minha autoria.

O que voces acham que o dono da empresa dira?

a) tudo bem, voce é quem manda, artista é sempre exigente mesmo,
b) entao vamos ali no meu escritório para voce fazer um contrato de cessão de direito de imagem especificando onde eu poderei usar a sua imagem e o tamanho da sua logo,
c) Ah, parceiro, acabei de saber que o padre é muito exigente e não permite mais de dois fotógrafos na igreja, e nunca mais te liga, isso se não falar "bem" de voce.

Particularmente, eu nao marcaria nenhuma das alternativas acima, desejaria uma boa sorte para ele e o dispensaria falando "na lata" o porque da dispensa.

Vejam, antes que me julguem, eu sou o cara que faz o freela, não sou o dono da empresa.

Como eu disse, sou MUITO grato pela oportunidade que tive, em especial com o Adam, que hoje me recebe em sua equipe, e faço o máximo para ele querer me chamar novamente.

Penso assim, quanto melhor eu trabalhar mais ele vai precisar de mim, mais ele vai querer me pagar bem, mais ele vai publicar que as fotos são minhas.  Eu duvido que uma empresa que contrata um freela fod@ (eu eu ainda NAO me incluo nesse clube mas um dia chego la) vai ficar tratando ele mal, passando ele para trás, e amarrando mixaria.

Duvido.

Agora, fotografo ruim tem aos litros (e por favor não me entendam mal, mas tem gente que fotografa ha anos e faz a mesma foto chapada e sem expressão, com o fotografado no centro do quadro, para não dizer mais. Acredite, tem até os que publicam livros - credo, nem a minha mulher aguentou as fotos daquele autor - jamais direi o nome, mas é brasileiro, e não fotografa ha pouco tempo não, ja teve anos e anos para aprender). Esses, se não acordarem para a realidade da fotografia hoje (ao menos a que eu vejo, ja pensei em abrir um post sobre isso para discutir, comparando as fotos de casamento de 15 anos atras e as de hoje, mas isso é para outra hora) tem mais é que na conseguir nem ser chamados para carregar bagagem.

Enfim, eu penso assim, produza e o reconhecimento uma hora vem. Não precisa ficar brigando com quem não precisa, especialmente se esse alguém vai te dar oportunidade.

é o que eu penso e espero, DE VERDADE, que ninguém se ofenda.

Um abraço.

 :ok: :ok:

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #59 Online: 23 de Março de 2014, 20:57:28
Eu sou fotógrafo de casamentos e deixo os freelas usarem as fotos, por alguns motivos:

1 - eles têm direito, isso é óbvio

2 - já fui freela e sei da importância do portfolio para quem deseja tornar-se fotógrafo de marca própria

3 - esse motivo é o que mais me motiva a não implicar com o uso: se eu proibir o fotógrafo de usar as imagens, qual motivação ele terá para ralar, para conseguir boas fotos? Já que ele não poderá usá-las depois? Se eu deixo o cara usar, ele dará o sangue para conseguir boas fotos para o portfolio dele, então o nível do trabalho todo aumenta.

Mas eu tenho alguns clientes mais "complicados/discretos/chatos", então nesse caso eu peço para os fotógrafos não divulgarem as fotos na internet. Mas são poucos casos.

Bom senso é tudo!

abs

Vini