Autor Tópico: Relevante coleção de livros sobre fotografia: Para qual instituição doar?  (Lida 993 vezes)

Edu Montan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Olá Pessoal


recentemente ganhei um pequeno acervo de livros (35) que compunham a biblioteca de um fotógrafo falecido. Os livros estão em bom estado de conservação (excelente mesmo, se considerado o ano de publicação de alguns deles). Todavia, a despeito de ser um pequeno acervo, o mesmo parece-me ser relevante sobre aspéctos de maior profundidade técnica e ainda enquanto registro histórico. Livros como:


The Focal Encyclopedia of Photography com seus 2 volumes que somam 1699 páginas
Edição em inglês do La Technique Photographique (1a edição de 1930, sendo esta a 3a edição)
Basic Photography (M J Langford)
Advanced Photography (M J Langford)
View Camera Technique (Leslie Stroebel)
Photographic Lab Handbook (John S Carroll)
Creative Darkroom Techniques (Kodak)
La Photographie Infrarouge (Maurice Désibéré)
Photography by Infrared (Walter Clark)
Color in Your Camera (Gösta Skoglund)

compõe o acervo.

Procuro por instituições, preferencialmente públicas, que possam manter os livros em boas condições, bem como dar livre e gratuíto acesso para consulta dos mesmos. Creio que uma instituição de alguma área afim a fotografia seja mais apropriada, pois a chance dos livros encontrarem pessoas que de fato precisem deles é  maior do que numa biblioteca comum. Dou preferência para instiuições do Rio e região metropolitana.

Então.. alguma sugestão?

Estou enviando esta mensagem para alguns fóruns e pessoas conhecidas. Após receber as respostas e me informar sobre as instituições sugeridas estarei me decidindo. Favor responder em reservado.

Desde já grato pela ajuda.


Saudações,


Edu Montan.


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2012, 14:56:50
Caso não encontre instituição pública que aceite a doação, ofereça o acervo a foto clubes de sua região.
Doei revistas e livros de meu falecido amigo a um tradicional foto clube de São Paulo.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2012, 15:15:15
Edu, nosso colega aqui do fórum andychaves está captando doações de equipamentos, livros e outros para um projeto de ensino de fotografia para carentes. Entre em contato com ele por MP. Abçs.


Edu Montan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2012, 15:28:12
Caso não encontre instituição pública que aceite a doação, ofereça o acervo a foto clubes de sua região.
Doei revistas e livros de meu falecido amigo a um tradicional foto clube de São Paulo.

Agradeço a sugestão. Já havia considerado estas associações como uma opção, todavia tendo em vista a pouca certeza sobre a perenidade das mesmas, não estão entre as minhas opções primeiras.


Edu Montan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2012, 15:38:30
Edu, nosso colega aqui do fórum andychaves está captando doações de equipamentos, livros e outros para um projeto de ensino de fotografia para carentes. Entre em contato com ele por MP. Abçs.

Bretas,


como pode deduzir pelos títulos que citei, estes livros não parecem fazer parte de uma relação de interesse de um grupo com perfil como o de crianças carentes. Todos os livros são em lingua estrangeira, além disso boa parte deles são muito técnicos (os que citei são de temas mais gerais, menos técnicos). Creio que profissionais bastante especializados possam sim, fazer bom uso dos mesmos. Ainda assim, para a maioria destes, vale mais como material de consulta, sendo de pouca serventia mantê-los no acervo pessoal.

Saudações


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2012, 10:58:09
As universidades públicas do Rio não tem o curso de fotografia????? Se sim, poderia ser uma delas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova