Autor Tópico: Cliente me pediu um cut-out  (Lida 9422 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 22 de Janeiro de 2012, 22:20:15
Fotografar grávidas é bem complicadinho. Senti um pouco na pele quando fui fotografar aquela amiga. Complicadinho porque não é tão fácil fazer fotos diferenciadas e porque também tem um cuidado mais especial com elas. Lembro que eu ficava com receio de pedir algumas coisas pra ela, com medo dela se sentir incômoda. Às vezes até parávamos no meio das fotos pra ela descansar um pouco.
Acho que uma coisa que dificulta é porque a maioria das fotos de grávidas são todas iguais. Na época mesmo, ela mesma ficou entrando em sites com fotos de gestante, pra pedir que eu fizesse a mesma foto que ela tinha visto. Acho que tem muita grávida que faz isso. Sai por aí vendo fotos de gestante, que é pra ter as mesmas fotos. E aí, como todo mundo apresenta um trabalho parecido, é isso que elas acabam querendo. Na época eu também fiz pesquisas e realmente não consegui encontrar nenhum fotógrafo que achasse diferenciado mesmo nessa área.
Eu vi no seu site e no facebook que vcs costumam conversar com as mães antes de fazer as fotos, né. Acho que nessa conversa é bom confirmar mesmo se ela viu seu portfólio e até mostrar novamente pra ela. E aí, falar mesmo pra ela não só como é seu trabalho, mas também sobre o que vc não pretende com suas fotos. Acho que tem algumas coisas que vc vai ter que ceder mesmo, mas não tudo. Se cut out é uma coisa que vc não consegue ceder, então deixe claro na conversa inicial com as mães. Se vc começar a ceder muito, pode perder aquilo que torna o seu trabalho especial. Se perder a cliente, pq vc não se propõe a fazer o que ela queria... paciência. Mas, com certeza, vai ter gente valorizando ainda seu trabalho. E, também, as próprias mães podem ceder diante da conversa.
Pois eh, aria. No inicio eu nao queria fotografar gravidas um pouco por causa disso, mas resolvi aceitar o desafio pois adoro desafios. :D
Existe sim a conversa inicial. Faco questao de marcar uma conversa com o cliente antes do ensaio. A ideia da conversa eh falar um pouco sobre o ensaio, a forma como trabalhamos, e sobre a espectativa dos clientes. Como estou comecando agora, resolvi nao ser tao rigoroso pra tambem nao assustar clientes. Afinal, eu preciso construir um portfolio. Como vimos que nao fomos bem compreendidos, tentaremos ser mais firmes e claros da proxima vez. Percebi uma coisa nesse meu inicio de carreira  :D. As pessoas so saem do convencional se ja tiverem feito o convencional para assegurar. Por exemplo, pras fotos infantis, muita gente que nos procura apos olhar o portfolio eh porque ja fez fotos convencionais de seus filhos em estudio e agora esta procurando por algo diferenciado. Eh como se fosse um supérfluo, um luxo.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #16 Online: 22 de Janeiro de 2012, 22:34:35
Caro Aranha
comercialmente manda o cliente,
se ele quer X tem que fazer X para faturar e fazer clientes.
Masss, se o asunto e criar um estilo determinado,
ali so tem que ter $$$ de reserva suficiente
para dizer que nao a todos os que nao se encaixam no perfil.
Conheço colegas que começaram por hobbie e criaram seu padrao,
quem quiser contrata, quem nao quiser, nao importa,
porque o cara nao precisa da fotografia para pagar contas.
essa baboseira de colorido e pb,, ja foi faz tempo, mas sempre aparece um desavisado
querendo"novidades", modinha e fatal!!!!!!
abs.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #17 Online: 22 de Janeiro de 2012, 22:40:44
Spider, voce monta aquele caderno com varias fotos da pessoa fotografada? Se sim e simples, voce tira as fotos e coloca as fotos que o cliente pediu no meio, assim ele vai conhecer todo seu trabalho.
Eh isso que vou fazer...mesclar as que eu gosto com as que o cliente gosta. :ok:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #18 Online: 22 de Janeiro de 2012, 22:54:33
Eh isso que vou fazer...mesclar as que eu gosto com as que o cliente gosta. :ok:

E torça pra que para um possível book impresso ela escolha mais fotos do seu "gosto".  :ok:

Se ela escolher o cut-out para capa, bom, aí você chora.  :no:

[]s
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2012, 22:55:06 por dondon »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #19 Online: 22 de Janeiro de 2012, 23:18:54
E torça pra que para um possível book impresso ela escolha mais fotos do seu "gosto".  :ok:

Se ela escolher o cut-out para capa, bom, aí você chora.  :no:

[]s
Entao...eu nao fiz o cut-out. Neguei. Acho que a cliente nao curtiu ser contrariada. Outra coisa que eu neguei e ela nao curtiu foi de ver as fotos no live view. :ponder:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #20 Online: 22 de Janeiro de 2012, 23:31:47
Entao...eu nao fiz o cut-out. Neguei. Acho que a cliente nao curtiu ser contrariada. Outra coisa que eu neguei e ela nao curtiu foi de ver as fotos no live view. :ponder:

Entendo que não tenha feito o cut-out, é desaforo mesmo! :P

Mas, pensando no mercado, não é uma postura muito segura... ela pode se tornar uma cliente insatisfeita e talz.

Já o live-view, não tem como ceder mesmo, além de ser chato, perigoso e uma intromissão dela, atrasa o "trampo".

[]s


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #21 Online: 23 de Janeiro de 2012, 00:01:49
Spider, emho, se você optar por fazer trabalhos comerciais não tem como fugir muito de ceder aos desejos dos clientes. Tem que fazer bem feito o que o cliente quer, senão corre o risco de deixá-los insatisfeitos como os amigos disseram. Pelo que percebo vendo suas fotos, o que você curte é o seu trabalho autoral, que é fantástico. Fotógrafos como você que tem uma "personalidade" fotográfica bem definida, eu acho que precisariam ter um "botão seletor" com as opções "autoral/comercial" na hora de trabalhar, sob o risco de ficar frustrado com seu trabalho ou formando desafetos em vez de clientes.

Acredito que pra se dar bem entregando trabalhos autorais de forma comercial, precisa ter muito nome no mercado e o cliente já vai pedir sabendo do que se trata. Claro que pra criar essa identidade é um trabalho de muito tempo, mas se quer partir pra isso, precisará identificar o momento certo de fazer as duas coisas, o que não é nada fácil de conciliar.  :ok:


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #22 Online: 23 de Janeiro de 2012, 00:34:28
Uai, faça o cut out. Para um fotógrafo que esta mais do que acostumado com essas técnicas, pode achar algo fora de moda, para um leigo no assunto cut out é uma das coisas mais bonitas na fotografia. ;)
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #23 Online: 23 de Janeiro de 2012, 00:49:08
O pessoal já disse tudo, vou acrescentar uma frase aqui que é simples, mas às vezes nos esquecemos dela:

"Seu cliente tem um olhar diferente de você"

Simples? Sim, mas efetivo, lembre-se disso.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #24 Online: 23 de Janeiro de 2012, 01:28:40
manda a bala no cut-out e esconde isso pro resto da vida hahahahahahaha.
Hoje em dia, como a aria falou, nao tem como esconder o que se faz. Alias, eu entrego tambem fotos digitais tamanho web. Caiu na rede ja era.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #25 Online: 23 de Janeiro de 2012, 01:29:31
Tem como esconder não. Mesmo que no site, ele só coloque as fotos mais diferenciadas, que ele realmente gosta, as mães vão mostrar o álbum para outras pessoas, para as suas amigas (possíveis clientes também). Na hora que as outras pessoas virem, vão ver que ele fez esse tipo de foto. Quando chegar a vez delas, vão pedir também, dizendo: "se vc fez pra fulana de tal, por que não faz pra mim?". E aí? Ele vai ter que fazer, ou vai ficar com fama de incoerente.
Eh isso ai...vejo que eh um caminho sem volta.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #26 Online: 23 de Janeiro de 2012, 01:32:06
Spider,

Esse é um limite difícil de ser estabelecido. Possivelmente chegará se não chegou ainda, um momento em que você precisará decidir se deve ser "comercial" ou "diferenciado", uso aspas, porque por comercial, entendo clichê, e por diferenciado, entendo impor "seu" estilo a seus clientes.
Estou a anos luz atrás da qualidade fotográfica demostrada por ti e por alguns outros no MF, porém uma coisa posso dizer, muitas das melhores fotos do MF não fariam o menor sentido para a maioria da população e é exatamente essa maioria, que alimenta a maior parte dos fotógrafos profissionais que existem no mercado.
Você precisa escolher qual rumo pretende seguir e ponderar a dificuldade que cada estilo disponível implicará no seu futuro profissional.
Em linguagem de curintiano (sou corintiano) , o que quero dizer, é que o povão gosta é disso mesmo, fotinha de grávida com mão na barriga, nome do baby escrito e assim por diante. Uma foto mais elaborada, por melhor que seja, pode parecer sem sentido algum para a maior parte dos clientes.

Boa sorte!
Eu penso como a Aria neste ponto. Creio que da pra unir o comercial e o diferenciado. Se nao pensasse isso nem estaria fotografando comercialmente. Acredito que sempre havera pessoas querendo contratar um olhar diferenciado. Eh uma parcela pequena da populacao, creio eu, mas vou acha-la! :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #27 Online: 23 de Janeiro de 2012, 01:35:18
Concordo, quem está pagando é o cliente então é ele que manda... é isso aí, cut-out na cabeça!
Nao consigo enxergar dessa forma. Se fosse assim eu compraria um produto sabendo que eh X e pediria Y pois eu que mando.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #28 Online: 23 de Janeiro de 2012, 01:44:44
Acho que é possível ser diferenciado e comercial. Exemplo: http://babyasart.com/index2.php#/home/
Não são fotos comuns. Dificilmente encontramos fotógrafos que fotografam bebês dessa forma. Mas são fotos que muitas pessoas acham bonitas e gostariam de fazer também.
A questão é que as pessoas realmente não têm conhecimento de trabalhos diferenciados. Então elas vão querer o mais do mesmo. E acho que muitos fotógrafos até se tornam relaxados. Não pensam muito sobre a sua forma de fotografar e sobre o trabalho que oferecem. Pegam o que está pronto e simplesmente reproduzem. Entendo a necessidade ganhar dinheiro, mas acho que é possível oferecer um trabalho diferenciado e conseguir se sustentar. Acredite em vc mesmo, Spider, que vc consegue se sair bem sim.  :ok:
Aria, concordo com voce. So achei que o exemplo dado nao coube no contexto. Esse tipo de foto vem sendo disseminado em todo mundo. Eh o tal das fotos de newborn que qualquer fotografo chule por aqui tenta fazer igual. O problema eh que muita gente nao entendeu o conceito. Aqui no Brasil, por exemplo, tem muito fotografo indo fazer curso la nos EUA e volta com um pequeno portfolio top pois as fotografas do babyasart quase que apertou o botao da maquina para os alunos la no WS. O problema eh que quando voltam nao conseguem fazer do mesmo nivel. As composicoes sao pobres, menos audaciosas e, muitas vezes, brega. A galera deu uma "abrasileirada" e coloca ate colar de perolas no pescoco da crianca. A iluminacao do pessoal daqui costuma ser tambem muito mais ofensiva. De qualque forma, disse que nao cabe como exemplo pois sao fotos que agradam, fotos esteticamente bonitas, ou seja, extremamente competentes mas feitas para agradar. Hoje, creio ser a melhor forma de fotografar recem-nascidos.

To indo por essa linha. Meu intuito, pelo menos por agora, nao eh ganhar dinheiro, mas construir um portfolio bacana, que me agrade, e ir me tornando falado e conhecido. Acho que o restante vem naturalmente. Vejo que a maioria dos fotografos nao faz algo diferenciado pois eh algo trabalhoso e que no inicio nao vale muito a pena financeiramente.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, 01:46:00 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #29 Online: 23 de Janeiro de 2012, 01:47:22
Dar até dá, o jeito é tentar ir mostrando teu trabalho com paciência e por enquanto atender ao pedido do cliente, demonstrando um pouco de criatividade, fazendo algo diferente. Quem saibas não consiga isso, fazer um cut-out bem bacana?
Eh possivel sim, mas na conjuntura em que estava nao era possivel. Pra sair bom, teria que ser algo pensado e planejado de maneira antecipada.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya