Autor Tópico: Cliente me pediu um cut-out  (Lida 9252 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #30 Online: 23 de Janeiro de 2012, 01:49:07
Faz o cut-out, segue as diretrizes do cliente mas faz também suas viagens e entrega as duas coisas.

Isso satisfaz o cliente e possibilita que ele tenha acesso à sua linguagem.

[]s
Nao creio ser possivel fazer bem feito essa "gororoba" de linguagens.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #31 Online: 23 de Janeiro de 2012, 01:50:01
Ué, esse é, de certo modo, um dos teus trabalhos de moderador.

Mas como o pessoal disse, e eu reforço o coro, tenta fazer algo diferenciado, algo com um toque especial teu dirigindo-se ao pedido do cliente.
Nao entendi.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #32 Online: 23 de Janeiro de 2012, 01:53:04
Caro Aranha
comercialmente manda o cliente,
se ele quer X tem que fazer X para faturar e fazer clientes.
Masss, se o asunto e criar um estilo determinado,
ali so tem que ter $$$ de reserva suficiente
para dizer que nao a todos os que nao se encaixam no perfil.
Conheço colegas que começaram por hobbie e criaram seu padrao,
quem quiser contrata, quem nao quiser, nao importa,
porque o cara nao precisa da fotografia para pagar contas.
essa baboseira de colorido e pb,, ja foi faz tempo, mas sempre aparece um desavisado
querendo"novidades", modinha e fatal!!!!!!
abs.
Ja pensei sobre isso. Fazer ate trabalhos gratuitos do jeito que bem entendo. O problema eh que custo de equipamento sai caro. Nao tenho essa grana pra investir sem um  minimo de retorno. Vou continuar fazendo meus trabalho autorais (estranho esse termo) de maneira paralela.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #33 Online: 23 de Janeiro de 2012, 01:55:14
Entendo que não tenha feito o cut-out, é desaforo mesmo! :P

Mas, pensando no mercado, não é uma postura muito segura... ela pode se tornar uma cliente insatisfeita e talz.

Já o live-view, não tem como ceder mesmo, além de ser chato, perigoso e uma intromissão dela, atrasa o "trampo".

[]s
Sei que certas decisoes podem gerar custos. Toda acao te uma reacao, ne? Mas acho que estou disposto a enfentar isso.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #34 Online: 23 de Janeiro de 2012, 01:57:56
Spider, emho, se você optar por fazer trabalhos comerciais não tem como fugir muito de ceder aos desejos dos clientes. Tem que fazer bem feito o que o cliente quer, senão corre o risco de deixá-los insatisfeitos como os amigos disseram. Pelo que percebo vendo suas fotos, o que você curte é o seu trabalho autoral, que é fantástico. Fotógrafos como você que tem uma "personalidade" fotográfica bem definida, eu acho que precisariam ter um "botão seletor" com as opções "autoral/comercial" na hora de trabalhar, sob o risco de ficar frustrado com seu trabalho ou formando desafetos em vez de clientes.

Acredito que pra se dar bem entregando trabalhos autorais de forma comercial, precisa ter muito nome no mercado e o cliente já vai pedir sabendo do que se trata. Claro que pra criar essa identidade é um trabalho de muito tempo, mas se quer partir pra isso, precisará identificar o momento certo de fazer as duas coisas, o que não é nada fácil de conciliar.  :ok:

Na verdade, o que muitas pessoas querem eh um apertador de botao e nao um fotografo. Pra mim, um fotografo de verdade possui a sua linguagem propria e os seu limites. Assim como o limite do cliente eh respeitado, acredito que o do fotografo tambem deve se-lo.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, 01:58:26 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #35 Online: 23 de Janeiro de 2012, 02:00:53
Uai, faça o cut out. Para um fotógrafo que esta mais do que acostumado com essas técnicas, pode achar algo fora de moda, para um leigo no assunto cut out é uma das coisas mais bonitas na fotografia. ;)
rsrs. Eh verdade. O problema eh que nao consigo fazer algo que nao seja belo. Alias, ate fiz, continuo fazendo e ainda farei, mas nao pode ser algo que eu tenha certeza que nao vai ficar legal, sabe? Tem de haver uma pontinha de esperanca. :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #36 Online: 23 de Janeiro de 2012, 02:03:22
O pessoal já disse tudo, vou acrescentar uma frase aqui que é simples, mas às vezes nos esquecemos dela:

"Seu cliente tem um olhar diferente de você"

Simples? Sim, mas efetivo, lembre-se disso.
Pois eh...entao talvez seja melhor que ele faça auto-retratos entao, pois se contratar um fotografo, me parece obvio que os olhares serao distintos.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #37 Online: 23 de Janeiro de 2012, 07:39:12
Spider,

Gostei muito dessa discussão e acho até que você já tem bem resolvido o que vai fazer, antes mesmo de postar a pergunta e até já fez. Digamos que você usou o MF como um termômetro para avaliar se o que você havia decidido esta a favor ou contra a maré. Como tudo na vida existem caminhos mais fáceis, mais curtos, que levam a recompensas determinadas e existem caminhos mais longos, mais difíceis, que levam a recompensas maiores. É tudo uma questão de opção. Eu nunca quis seguir profissionalmente com a fotografia, por medo, de transformar um prazer em motivo para stress. Sempre tive a preocupação de transformar em obrigação, o que hoje para mim é um hobby, uma válvula de escape.
Acho que com um trabalho bem feito e "autoral" (muito boa, essa definição), você consegue espaço no mercado, sim! Mas acho também que você terá um público mais seleto, pois a maioria atende a maioria e a minoria atende a minoria. Mas não vejo isso como uma coisa negativa, não! Acho isso até bom! É bem possível que se você manter essa mesma linha, você tenha um público mais seleto, que sabe o que quer.
Bola pra frente! Paciência e Perseverança! Hay que ser comercial, pero sin perder la esencia jamás!!!

Abraço,


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #38 Online: 23 de Janeiro de 2012, 07:57:16
Spider,

Gostei muito dessa discussão e acho até que você já tem bem resolvido o que vai fazer, antes mesmo de postar a pergunta e até já fez. Digamos que você usou o MF como um termômetro para avaliar se o que você havia decidido esta a favor ou contra a maré. Como tudo na vida existem caminhos mais fáceis, mais curtos, que levam a recompensas determinadas e existem caminhos mais longos, mais difíceis, que levam a recompensas maiores. É tudo uma questão de opção. Eu nunca quis seguir profissionalmente com a fotografia, por medo, de transformar um prazer em motivo para stress. Sempre tive a preocupação de transformar em obrigação, o que hoje para mim é um hobby, uma válvula de escape.
Acho que com um trabalho bem feito e "autoral" (muito boa, essa definição), você consegue espaço no mercado, sim! Mas acho também que você terá um público mais seleto, pois a maioria atende a maioria e a minoria atende a minoria. Mas não vejo isso como uma coisa negativa, não! Acho isso até bom! É bem possível que se você manter essa mesma linha, você tenha um público mais seleto, que sabe o que quer.
Bola pra frente! Paciência e Perseverança! Hay que ser comercial, pero sin perder la esencia jamás!!!

Abraço,

hehehe... Gostei da adaptação.  :D
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #39 Online: 23 de Janeiro de 2012, 11:04:41
Se que vc quer estabelecer uma identidade e isso é mto bom Spider...

uma vez vi uma reportagem que JK Rowling havia procurado Spielberg para produzir e dirigir a saga Harry Potter... ela acabou optando por outro... um dos motivos: Spielberg queria mudar mtaaaaaaaaaaaaaaaaaaa coisa do roteiro original... agora eu pergunto...

se Spielberg fosse o diretor... será que a saga seria tão boa como foi????  :ponder:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #40 Online: 23 de Janeiro de 2012, 11:26:10
Cria 2 assinaturas e 2 estruturas de sites. Um autoral e outro comercial. No comercial faça o cut-out (((mas tente sair do lugar comum, peloamordedeus))).

Pessoalmente, acho que nem tudo o que o cliente pede pode e deve ser feito, ainda que o fotógrafo tenha o conhecimento técnico para fazer, porque muitas vezes o pedido é de coisa ruim, absurda mesmo. No caso de um cut-out não é uma coisa absurda. É uma técnica válida e qque pode render boas fotos. Basta ter bom senso. Mas tb, não vá entregar 5. Entregue só 1 e basta.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #41 Online: 23 de Janeiro de 2012, 13:40:06
Esse foi um dos motivos de eu ter optado por trabalhar no terceiro setor. Tudo o que você sabe e aprende durante a faculdade acaba sendo suplantado pelo dinheiro quando se esta trabalhando numa agencia, principalmente aquelas coisas mais básicas. "O cliente quem fundo amarelo com letras brancas? ele tem dinheiro? vamos colocar o amarelo".


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #42 Online: 23 de Janeiro de 2012, 16:47:11
Pessoal, recentemente tirei umas fotos de gravida e fui surpreendido com o pedido de foto P&B com o sapatinho vermelho. Tive a impressao de que a cliente nao olhou meu portfolio. No ensaio, cedi muitas coisas que nao eram do meu agrado (sapatinho na barriga, beijo na barriga, etc.), no entanto, tenho alguns limites bem definidos (mesmo nao sendo o limite que considero ideal) e o cut-out ultrapassa esse limite. Como estou começando profissionalmente, nao quero ser muito rigido. Por outro lado, penso que a falta de rigidez pode me encaminhar para um lado que nao pretendo seguir. E agora jose? Alguem ja passou por isso? Como estabelecer um mercado proprio?

Outro dia fui fotografar uma crianca e a mae falou que nao queria fotos em que a crianca estivesse de costas, ou seja, era essencial ver o rosto da crianca. Isso limita bastante o meu processo criativo. Entao, quem manda eh o cliente? Nao posso fazer um ensaio completo em baixa velocidade por exemplo? Acho que ninguem pagaria por isso. :(

E o engracado eh que a maioria das maes quando contratam o servico dizem que querem algo bem artistico. :ponder:

Da vontade ate de extravasar e falar depois: Voce nao queria algo bem artistico?  :D

É difícil se estabelecer... realmente acho essa a parte mais complicada da fotografia. Mas é como na música (ou em qualquer outra profissão) .. existem cantores que aceitam tocar qualquer porcaria pra aguadar os pedidos da churrascaria e os que conseguem se manter firme no que acreditam.

Recentemente vi uma matéria sobre um restaurante, não me lembro a cidade, nem mesmo se era no Brasil... Os clientes agendam com mais de 3 meses pra poder irlá, gastam cerca de R$1000,00 num jantar e não podem escolher o que vão comer. Simplesmente sentam e comem o que o chef manda!

Se eu fosse fotógrafo profissional não tentaria ser diferente disso. Quem faria e escolheria as fotos seria eu.. Cliente contra assim se quiser.. Mas como sei que isso é um sonho um tanto difícil de conseguir prefiro não me aventurar profissionalmente até ter um psicológico bem desenvolvido nessa questão...


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #43 Online: 23 de Janeiro de 2012, 17:03:45
Bom, acho que temos duas situações distintas sendo discutidas.

Num primeiro cenário temos o fotógrafo que PRECISA se sustentar com a fotografia, precisa de um volume X de trabalho e que esses trabalhos sejam lucrativos. Esse cara é dependente direto de seus clientes e não pode (ou deve) correr o risco de perdê-los ou de tê-los insatisfeitos. Acho normal que esse cara "abra mão" de sua linguagem em momentos específicos em favor de seu negócio, principalmente em início de carreira.

No segundo cenário temos os fotógrafos que não precisam da fotografia pra comer e pagar contas. Esses se forem como você, Spider, conscientes e esforçados em construir sua linguagem e um portfólio "diferenciado" (palavrinha difícil essa), pode abrir mão de um volume parrudo de trabalho e de ter que fazer as vontades "absurdas" de clientes, já que seu negócio com fotografia não se auto-sustenta nem "dá de comer" a seus filhos.

Uma outra coisa a se pensar é se a tal linguagem é apropriada para o mercado de varejo ou para outro mercado.

Agora, há também de se tomar cuidado com a vaidade de acreditar inflexivelmente que seu gosto, sua técnica ou sua linguagem estão acima ou além do gosto do cliente. Um cut-out é realmente uma técnica que foi moda, passou e nunca foi interessante, mas há de se ficar atento às necessidades dos clientes e do mercado (inclusive o editorial e o de arte), mesmo que para isso os conceitos iniciais do fotógrafo/autor precisem ser repaginados ou reciclados.

[]s
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, 17:10:10 por dondon »


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #44 Online: 23 de Janeiro de 2012, 19:51:15
Pessoalmente eu tentaria um cut out ousado. Ou discreto. Sei lá.