Autor Tópico: Cliente me pediu um cut-out  (Lida 9239 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Online: 22 de Janeiro de 2012, 19:22:49
Pessoal, recentemente tirei umas fotos de gravida e fui surpreendido com o pedido de foto P&B com o sapatinho vermelho. Tive a impressao de que a cliente nao olhou meu portfolio. No ensaio, cedi muitas coisas que nao eram do meu agrado (sapatinho na barriga, beijo na barriga, etc.), no entanto, tenho alguns limites bem definidos (mesmo nao sendo o limite que considero ideal) e o cut-out ultrapassa esse limite. Como estou começando profissionalmente, nao quero ser muito rigido. Por outro lado, penso que a falta de rigidez pode me encaminhar para um lado que nao pretendo seguir. E agora jose? Alguem ja passou por isso? Como estabelecer um mercado proprio?

Outro dia fui fotografar uma crianca e a mae falou que nao queria fotos em que a crianca estivesse de costas, ou seja, era essencial ver o rosto da crianca. Isso limita bastante o meu processo criativo. Entao, quem manda eh o cliente? Nao posso fazer um ensaio completo em baixa velocidade por exemplo? Acho que ninguem pagaria por isso. :(

E o engracado eh que a maioria das maes quando contratam o servico dizem que querem algo bem artistico. :ponder:

Da vontade ate de extravasar e falar depois: Voce nao queria algo bem artistico?  :D
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2012, 19:35:52 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2012, 19:58:10
Fotografar grávidas é bem complicadinho. Senti um pouco na pele quando fui fotografar aquela amiga. Complicadinho porque não é tão fácil fazer fotos diferenciadas e porque também tem um cuidado mais especial com elas. Lembro que eu ficava com receio de pedir algumas coisas pra ela, com medo dela se sentir incômoda. Às vezes até parávamos no meio das fotos pra ela descansar um pouco.
Acho que uma coisa que dificulta é porque a maioria das fotos de grávidas são todas iguais. Na época mesmo, ela mesma ficou entrando em sites com fotos de gestante, pra pedir que eu fizesse a mesma foto que ela tinha visto. Acho que tem muita grávida que faz isso. Sai por aí vendo fotos de gestante, que é pra ter as mesmas fotos. E aí, como todo mundo apresenta um trabalho parecido, é isso que elas acabam querendo. Na época eu também fiz pesquisas e realmente não consegui encontrar nenhum fotógrafo que achasse diferenciado mesmo nessa área.
Eu vi no seu site e no facebook que vcs costumam conversar com as mães antes de fazer as fotos, né. Acho que nessa conversa é bom confirmar mesmo se ela viu seu portfólio e até mostrar novamente pra ela. E aí, falar mesmo pra ela não só como é seu trabalho, mas também sobre o que vc não pretende com suas fotos. Acho que tem algumas coisas que vc vai ter que ceder mesmo, mas não tudo. Se cut out é uma coisa que vc não consegue ceder, então deixe claro na conversa inicial com as mães. Se vc começar a ceder muito, pode perder aquilo que torna o seu trabalho especial. Se perder a cliente, pq vc não se propõe a fazer o que ela queria... paciência. Mas, com certeza, vai ter gente valorizando ainda seu trabalho. E, também, as próprias mães podem ceder diante da conversa.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2012, 20:13:33
Spider, voce monta aquele caderno com varias fotos da pessoa fotografada? Se sim e simples, voce tira as fotos e coloca as fotos que o cliente pediu no meio, assim ele vai conhecer todo seu trabalho.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2012, 20:19:21
manda a bala no cut-out e esconde isso pro resto da vida hahahahahahaha.


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2012, 20:23:35
Tem como esconder não. Mesmo que no site, ele só coloque as fotos mais diferenciadas, que ele realmente gosta, as mães vão mostrar o álbum para outras pessoas, para as suas amigas (possíveis clientes também). Na hora que as outras pessoas virem, vão ver que ele fez esse tipo de foto. Quando chegar a vez delas, vão pedir também, dizendo: "se vc fez pra fulana de tal, por que não faz pra mim?". E aí? Ele vai ter que fazer, ou vai ficar com fama de incoerente.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2012, 20:26:01
Spider,

Esse é um limite difícil de ser estabelecido. Possivelmente chegará se não chegou ainda, um momento em que você precisará decidir se deve ser "comercial" ou "diferenciado", uso aspas, porque por comercial, entendo clichê, e por diferenciado, entendo impor "seu" estilo a seus clientes.
Estou a anos luz atrás da qualidade fotográfica demostrada por ti e por alguns outros no MF, porém uma coisa posso dizer, muitas das melhores fotos do MF não fariam o menor sentido para a maioria da população e é exatamente essa maioria, que alimenta a maior parte dos fotógrafos profissionais que existem no mercado.
Você precisa escolher qual rumo pretende seguir e ponderar a dificuldade que cada estilo disponível implicará no seu futuro profissional.
Em linguagem de curintiano (sou corintiano) , o que quero dizer, é que o povão gosta é disso mesmo, fotinha de grávida com mão na barriga, nome do baby escrito e assim por diante. Uma foto mais elaborada, por melhor que seja, pode parecer sem sentido algum para a maior parte dos clientes.

Boa sorte!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2012, 20:39:12
Spider,

Esse é um limite difícil de ser estabelecido. Possivelmente chegará se não chegou ainda, um momento em que você precisará decidir se deve ser "comercial" ou "diferenciado", uso aspas, porque por comercial, entendo clichê, e por diferenciado, entendo impor "seu" estilo a seus clientes.
Estou a anos luz atrás da qualidade fotográfica demostrada por ti e por alguns outros no MF, porém uma coisa posso dizer, muitas das melhores fotos do MF não fariam o menor sentido para a maioria da população e é exatamente essa maioria, que alimenta a maior parte dos fotógrafos profissionais que existem no mercado.
Você precisa escolher qual rumo pretende seguir e ponderar a dificuldade que cada estilo disponível implicará no seu futuro profissional.
Em linguagem de curintiano (sou corintiano) , o que quero dizer, é que o povão gosta é disso mesmo, fotinha de grávida com mão na barriga, nome do baby escrito e assim por diante. Uma foto mais elaborada, por melhor que seja, pode parecer sem sentido algum para a maior parte dos clientes.

Boa sorte!

Concordo, quem está pagando é o cliente então é ele que manda... é isso aí, cut-out na cabeça!


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2012, 20:55:10
Acho que é possível ser diferenciado e comercial. Exemplo: http://babyasart.com/index2.php#/home/
Não são fotos comuns. Dificilmente encontramos fotógrafos que fotografam bebês dessa forma. Mas são fotos que muitas pessoas acham bonitas e gostariam de fazer também.
A questão é que as pessoas realmente não têm conhecimento de trabalhos diferenciados. Então elas vão querer o mais do mesmo. E acho que muitos fotógrafos até se tornam relaxados. Não pensam muito sobre a sua forma de fotografar e sobre o trabalho que oferecem. Pegam o que está pronto e simplesmente reproduzem. Entendo a necessidade ganhar dinheiro, mas acho que é possível oferecer um trabalho diferenciado e conseguir se sustentar. Acredite em vc mesmo, Spider, que vc consegue se sair bem sim.  :ok: 
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2012, 20:56:02 por Aria »
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2012, 20:58:43
Dar até dá, o jeito é tentar ir mostrando teu trabalho com paciência e por enquanto atender ao pedido do cliente, demonstrando um pouco de criatividade, fazendo algo diferente. Quem saibas não consiga isso, fazer um cut-out bem bacana?


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2012, 21:11:06
Acho que é possível ser diferenciado e comercial. Exemplo: http://babyasart.com/index2.php#/home/
Não são fotos comuns. Dificilmente encontramos fotógrafos que fotografam bebês dessa forma. Mas são fotos que muitas pessoas acham bonitas e gostariam de fazer também.
A questão é que as pessoas realmente não têm conhecimento de trabalhos diferenciados. Então elas vão querer o mais do mesmo. E acho que muitos fotógrafos até se tornam relaxados. Não pensam muito sobre a sua forma de fotografar e sobre o trabalho que oferecem. Pegam o que está pronto e simplesmente reproduzem. Entendo a necessidade ganhar dinheiro, mas acho que é possível oferecer um trabalho diferenciado e conseguir se sustentar. Acredite em vc mesmo, Spider, que vc consegue se sair bem sim.  :ok:

Concordo contigo, Aria. Acho que a dificuldade aumenta pois o mercado diminui, mas dá pra fazer as duas coisas. é tudo uma questão de opção.


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2012, 21:12:34
Dar até dá, o jeito é tentar ir mostrando teu trabalho com paciência e por enquanto atender ao pedido do cliente, demonstrando um pouco de criatividade, fazendo algo diferente. Quem saibas não consiga isso, fazer um cut-out bem bacana?

Isso também é possível. É meio difícil achar bons cut out. Raramento vejo uma foto assim que gosto. Essa daqui é uma que gosto: http://www.flickr.com/photos/himitsuhana/3576241040/in/faves-ariasilva/
Não tenho certeza, mas acho que é cut out mesmo. Eu não faria cut out porque tenho certeza que eu não conseguiria algo bacana. Mas o Spider entende bastante de tratamento, talvez consiga algo legal mesmo.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2012, 21:34:13
Faz o cut-out, segue as diretrizes do cliente mas faz também suas viagens e entrega as duas coisas.

Isso satisfaz o cliente e possibilita que ele tenha acesso à sua linguagem.

[]s


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #12 Online: 22 de Janeiro de 2012, 21:55:32
Que discussao bacana! Vou comentar um por um.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2012, 22:00:48
Que discussao bacana! Vou comentar um por um.

Ué, esse é, de certo modo, um dos teus trabalhos de moderador.

Mas como o pessoal disse, e eu reforço o coro, tenta fazer algo diferenciado, algo com um toque especial teu dirigindo-se ao pedido do cliente.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #14 Online: 22 de Janeiro de 2012, 22:05:46
Faz o cut-out, segue as diretrizes do cliente mas faz também suas viagens e entrega as duas coisas.

Isso satisfaz o cliente e possibilita que ele tenha acesso à sua linguagem.

[]s

 :ok: