Autor Tópico: Primeiro trabalho....  (Lida 4261 vezes)

tonzinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Janeiro de 2012, 09:12:11
Bom dia, pessoal! td bem!?

Uma amiga gravidinha, olhando meu Flickr, perguntou se eu sou "fotografo", respondi "Não, to anos luz longe disso!".... para meu espanto, ela respondeu "quer começar a ser um?" eu com cara de  :shock: "Como assim?".... ai que eu fiquei ainda mais assustado.... "O que vc acha de fazer um ensaio de mim, meu marido e meu barrigão!? Sou muito envergonhada e acho que com vc vou me soltar mais..... ai vc já vai ter 1 trabalho pra mostrar e conseguir outros...."

Agora to eu aqui... pensando:

1. tenho conhecimento suficiente para fazer um bom trabalho?
2. onde fotografar?
3. Meu equipamento é suficiente?
4. Quanto cobrar, ou nem cobrar?
5. e se eles não gostarem?
e outras milhares de dúvidas.... :shock:  :aua:

Meu lado corajoso me diz para ir fundo e já está criando várias ideias e o meu lado medroso diz pra eu indicar algum amigo experiente que seja "fotografo"....

Quem já passou por isso? Alguém ai pode me dar dicas de lugares e até mesmo o q devo levar e etc pra fazer um bom trabalho?

Desde já agradeço a ajuda!






leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2012, 09:28:08
Bom dia, pessoal! td bem!?

Uma amiga gravidinha, olhando meu Flickr, perguntou se eu sou "fotografo", respondi "Não, to anos luz longe disso!".... para meu espanto, ela respondeu "quer começar a ser um?" eu com cara de  :shock: "Como assim?".... ai que eu fiquei ainda mais assustado.... "O que vc acha de fazer um ensaio de mim, meu marido e meu barrigão!? Sou muito envergonhada e acho que com vc vou me soltar mais..... ai vc já vai ter 1 trabalho pra mostrar e conseguir outros...."

Agora to eu aqui... pensando:

1. tenho conhecimento suficiente para fazer um bom trabalho?
2. onde fotografar?
3. Meu equipamento é suficiente?
4. Quanto cobrar, ou nem cobrar?
5. e se eles não gostarem?
e outras milhares de dúvidas.... :shock:  :aua:

Meu lado corajoso me diz para ir fundo e já está criando várias ideias e o meu lado medroso diz pra eu indicar algum amigo experiente que seja "fotografo"....

Quem já passou por isso? Alguém ai pode me dar dicas de lugares e até mesmo o q devo levar e etc pra fazer um bom trabalho?

Desde já agradeço a ajuda!

Se ela quer que você faça vai fundo  :ok:

1. se não tem vai começar a se aventurar agora, isso é que é o importante.
2. faça buscas no google sobre ensaio de gestante e veja as possibilidades, qualquer canto é canto, não exite uma formula pronta ou regras onde fazer, só bom senso.
3. se ele faz foto é o suficiente
4. ao seu critério... vai de vcs... Eu ganho pra fazer fotos, mas as vezes eu tenho que pagar modelos pra fazer ensaios as vezes quando quero experimentar esquemas de luz, então ja viu né.
5. ela te procurou, e vc deixou claro que não era fotografo, ela te deu a oportunidade e esta ciente das suas limitações, se não gostarem pelo menos vcs tentaram, vivendo e aprendendo  :ok:
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, 09:33:52 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


_Stark_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2012, 09:29:49
To com a msm duvida, e terça (amanha  :eek:) vou fotografar uma criança! a mae dela pediu mt pra eu tirar as fotos.
Tbm tenho receio de nao ter equipamento e nem conhecimento pra fazer algo desse tipo.  :aua: mas espero que de td certo !
Que de certo para vc tbm!  :ok:
Fuji s4000
D5100 / 18-55


www.flickr.com/photos/thiagosdp


tonzinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2012, 09:40:00
Se ela quer que você faça vai fundo  :ok:

1. se não tem vai começar a se aventurar agora, isso é que é o importante.
2. faça buscas no google sobre ensaio de gestante e veja as possibilidades, qualquer canto é canto, não exite uma formula pronta ou regras onde fazer, só bom senso.
3. se ele faz foto é o suficiente
4. ao seu critério... vai de vcs... eu tenho que pagar modelos pra fazer ensaios as vezes quando quero experimentar esquemas de luz.
5. ela te procurou, e vc deixou claro que não era fotografo, ela te deu a oportunidade e esta ciente das suas limitações, se não gostarem pelo menos vcs tentaram, vivendo e aprendendo  :ok:

leonobox, vc tem razão.... acho q o item 5 faz tda a diferença.... se ela tá me dando um voto de confiança, por que eu mesmo não me dar, não é?!

Já estou pesquisando bastante sobre o assunto, só falta eu pensar em algum lugar bacana pra leva-los.... pensei em fazer uma parte da casa deles mesmo... e uma parte em algum parque.... mas num sei em que parque leva-los....

To com a msm duvida, e terça (amanha  :eek:) vou fotografar uma criança! a mae dela pediu mt pra eu tirar as fotos.
Tbm tenho receio de nao ter equipamento e nem conhecimento pra fazer algo desse tipo.  :aua: mas espero que de td certo !
Que de certo para vc tbm!  :ok:

Vai dar certo sim.... com fé e força de vontade a gente consegue!  :D
Vc vai fazer em algum lugar diferente ou vai fotografar a criança em casa?



Alias, alguém ai de São Paulo pode dar dicas de lugares bacanas pra fazer esses tipos de ensaios.... Ajudem os novatos, por favor!




 


_Stark_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2012, 09:50:27

Vai dar certo sim.... com fé e força de vontade a gente consegue!  :D
Vc vai fazer em algum lugar diferente ou vai fotografar a criança em casa?

Alias, alguém ai de São Paulo pode dar dicas de lugares bacanas pra fazer esses tipos de ensaios.... Ajudem os novatos, por favor!

Eu vou leva-la a um parque em Aguas de São Pedro - SP, lá tem uma area gramada que da para deixa-la brincando e tbm tem poneis e charretes que talvez de para tirar algumas fotos, vou precisar de 13 fotos dela e terei a manhã inteira pra tentar, só espero que amanhã tenha esse sol *-* pq ultimamente só tem chuva '-'.

Não conheço mt SP/SP então não bons lugares. =\  mas creio que dentro da casa com uma boa iluminação e um fundo preto ou branco fica lgl (tipo studio).
Fuji s4000
D5100 / 18-55


www.flickr.com/photos/thiagosdp


tonzinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2012, 09:56:10
Eu vou leva-la a um parque em Aguas de São Pedro - SP, lá tem uma area gramada que da para deixa-la brincando e tbm tem poneis e charretes que talvez de para tirar algumas fotos, vou precisar de 13 fotos dela e terei a manhã inteira pra tentar, só espero que amanhã tenha esse sol *-* pq ultimamente só tem chuva '-'.

Não conheço mt SP/SP então não bons lugares. =\  mas creio que dentro da casa com uma boa iluminação e um fundo preto ou branco fica lgl (tipo studio).

Vamos torcer pro Pedrão dar uma tregua amanhã....  :D

Essa parte de colocar um pano e tal, é isso que ela falou pra mim que não quer.... ela falou q num quer parecer que está em um estudio....  :no:

Devo fazer coisas do tipo eles no sofa, lendo um livro.... ela arrumando o bercinho.... e etc.....



_Stark_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2012, 10:05:52
Meio cotidiano... fotos no quarto do bebe pode ficar bem bacana!
Fuji s4000
D5100 / 18-55


www.flickr.com/photos/thiagosdp


tonzinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2012, 10:39:35
Meio cotidiano... fotos no quarto do bebe pode ficar bem bacana!

é isso que eu penso em mostrar... e ela tb.... o q me falta agora é pensar um lugar bacana pra fazer umas externas....

Ninguém, pra me dar uma dica de lugar aki em São Paulo?  :ponder:


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2012, 11:43:59
Tonzinho, não moro em São Paulo então posso estar falando besteira, mas acho que no parque do Ibirapuera ou Vila-Lobos, num dia de semana, você deve conseguir lugares legais como um gramado embaixo da sobra de uma grande árvore, ou algo do tipo, aí vai de procurar.
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



tonzinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2012, 11:53:26
Tonzinho, não moro em São Paulo então posso estar falando besteira, mas acho que no parque do Ibirapuera ou Vila-Lobos, num dia de semana, você deve conseguir lugares legais como um gramado embaixo da sobra de uma grande árvore, ou algo do tipo, aí vai de procurar.

"num dia de semana" esse é o ponto... eu e o pai da criança não conseguimos faltar ao trabalho! hehehehe

Que horas deve ser mais vazio num fds!?


MMoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
    • Marcus Moura
Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2012, 13:27:27
O medo e o receio da aceitação do nosso trabalho nos trava...
Se ela gostou das tuas fotos e aceitou que tu fotografasse mesmo não sendo profissional vai firme!!
Um abraço e boa sorte.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2012, 13:42:47
depois posta as fotos ai pragente conferir!  :D


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2012, 13:56:51

1. tenho conhecimento suficiente para fazer um bom trabalho?
2. onde fotografar?
3. Meu equipamento é suficiente?
4. Quanto cobrar, ou nem cobrar?
5. e se eles não gostarem?



1. Se não tem, corre atrás das primeiras diretrizes.

2. Imagino que sem equipamento de estúdio (flashs e afins) seja melhor uma locação externa. Cuide para escolher horários legais, o cenário depende também da vontade deles.

3. Se não for uma "tekpix", é suficiente desde que você respeite os limites dele e o use com consciência.

4. Eu não cobraria um tostão, encare apenas como trabalho para portfólio. Se você cobrar haverá um comprometimento que talvez você não possa arcar e acabe gerando conflito com sua amiga.

5. Se eles não gostarem vc tenta de novo, mas eu duvido que eles não gostem, desde que você faça com boa vontade, respeitando os limites do seu equipamento, com inteligência e carinho.  :wub:


boa sorte!  :)
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2012, 13:57:41 por dondon »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2012, 14:01:58
é isso que eu penso em mostrar... e ela tb.... o q me falta agora é pensar um lugar bacana pra fazer umas externas....

Ninguém, pra me dar uma dica de lugar aki em São Paulo?  :ponder:


Um lugar clichê mas muito funcional é o Jardim Botânico, o cenário é interessante, está sempre limpo e é extremamente seguro (paga-se alguns poucos reais para entrar). Os Parques (Ibirapuera, Vila-Lobos e Aclimação) podem funcionar bem também, desde que não estejam lotados de gente.

[]s


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2012, 17:30:14
Se joga rapaz, hehhe. Na pior das hipóteses você não cobra o ensaio e ela faz com outra pessoa, como são amigos, no problem. Nisso você já ganhou uma experiência e tanto ! Fora que sou da teoria que a gente só aprende a trabalhar trabalhando !

As vezes estudamos horrores e temos uma bagagem de conhecimentos enorme, mas sem a prática do trabalho, por vezes de nada serve. Meus primeiros trampos foram assim, e valeram super a pena !