Autor Tópico: Poeira na camera  (Lida 2710 vezes)

Marco Antonio Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Janeiro de 2012, 13:41:13
Olá pessoal,

Fotografo há pouco mais de 2 anos para um site de trilha e aventura sobre duas rodas, sempre usei SZ, mas recentemente adquiri uma dslr.

Gostaria de saber qual a resistência das dslr's quanto à poeira (terra).

Abraço

Exemplo:


brunomacedo

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2012, 13:46:13
Uiiiii, essa máquina está realmente suja!

Não sei falar muito sobre isso, mas o recomendado para essas situações (no caso da canon, não sei sobre nikon), são as lentes da série L e os corpos da 7D para cima, que são selados contra o clima.
E nem pense em trocar de lente em uma situação dessas, é pedir pra entrar poeira no censor!
Canon 6D + 24-70 f/2.8L II + 50 f/1.4 + 100 f/2.8L IS + 580EX II

http://www.flickr.com/photos/brunocmacedo/


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2012, 13:49:53
bom.. tá certo que isso é um caso meio extremo..
Se eu precisasse passar por isso faria o seguinte .. um filtro UV pra proteger a lente.. colocaria (se já não tivesse um parassol) .. encaparia a câmera com um saco plástico e a boca colaria com fita no parassol. Assim ficaria tudo protegido. Com a câmera no tripé como na foto não tem a menor necessidade de deixar a poeira cobrir tudo assim...

Sobre a comparação com as UZ em resistência e vedação, não acredito que seja menor, mesmo nos modelos com pouca vedação. Dentro do mundo das DSLR existem umas câmeras e lentes mais vedadas que com certeza seriam melhores..


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2012, 13:54:11
qual a sua camera?


Nikon a partir da D300 são "bem seladas", a D7000 é semi.

Canon eu não sei muito a respeito, mas a 7D é uma camera bem selada também.


Na linha da Nikon Prime, uma D3-D3x aguenta qualquer tipo de ambiente, completamente contra lama, poeira, agua, chuva.

As lentes vedadas também são da linha prime, são as com "gold" rings, da linha AF-S.


Marco Antonio Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2012, 13:58:58
Eu tenho uma d3100, tem alguma vedação nela? acho que não pois ela é bem básica, correto?


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2012, 14:20:41
Eu tenho uma d3100, tem alguma vedação nela? acho que não pois ela é bem básica, correto?

realmente, evite poeira e principalmente agua.

ela não é nem um pouco.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2012, 16:08:52
Selamento em câmera é como relógio. Existem os que não toleram nada, os que toleram uma chuva ou um banho, e os "a prova dágua".

As câmeras de entrada não tem selamento (muito embora eu acredite que essa UZ também não tenha). Aí podemos colocar a D3100, D5100, a D90 e as Rebel's.

As intermediárias tem um selamento básico, suficiente para evitar a entrada de água nas partes mais expostas em caso de vc pegar uma chuva leve, por exemplo. Neste patamar está a série xxD da Canon, como a 60D, e a D7000 da Nikon.

A partir daí varia muito. Das APS-C a quem tem o melhor selamento é a 7D, e depois vem as "top" como as Nikon D3, Canon 1D e por aí vai.

Mas mesmo assim, lembre-se que não adianta nada a câmera ser selada se a lente não é. E mesmo sendo tudo selado, é interessante mesmo assim proteger de alguma forma. Existem bag's a venda no Ebay que fazem um bom trabalho sob chuva.

Ah, e nenhuma destas cameras, por mais top que seja, é a prova dágua :)  :ok:

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, 16:09:45 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2012, 17:03:41
(...) (muito embora eu acredite que essa UZ também não tenha). (...)

Vou citar um troço que aconteceu com minha H-9 da Sony que eu acho que já relatei aqui no fórum. Não estou defendendo que ela seja selada, mas deve ter algum nível de proteção contra água.

Ela ainda era novinha, ainda tinha cheiro de fábrica. Meu pai estava com ela no pescoço e escorregou à beira da piscina. Ele tomou um puta tombo e ela foi direto pra dentro da piscina. Mergulhou bonito, ainda no pescoço dele. Ele percebeu e levantou rápido. Então foi uma espécie de tchbum com mergulho total e saída rápida dapiscina. Pequei ela abri toda. Coloquei na sombra e esperei umas 2 horas ou mais. Passei para o sol por uns 15mins. Passei para sombra novamente e esperei esfriar. Coloquei bateria, cartão, fechei o flash e rezei. Funcionou uns 5/6 anos até apresentar problema no sistema IS e eu aposentar ela. Tenho várias fotos aqui no fórum feitas com ela. Uma inclusive lá na Arena: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=65905.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2012, 17:25:46
Hyde, eu estava pensando agora que de repente, algumas UZ são capazes de ter melhor selamento que algumas DSLR.

Na minha antiga Canon S5 eu coloquei um tubo adaptador, com um filtro UV na ponta. A lente corria por dentro deste tubo que era vedado. Levei para muitos lugares e quando tirava o tubo, a lente estava impecável, sem o menor resquício de poeira.

Nas DSLR, além do próprio corpo, temos  são as lentes. Nas lentes de custo mais baixo os tubos se movimentam externamente. Cada vez que o zoom é feito, ar é aspirado para dentro da lente. Em ambiente com muita poeira, deve ser realmente um problema.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


proenca.spo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.393
  • Sexo: Masculino
  • Siga na direção da Luz!
    • Flick Proença
Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2012, 17:56:06
A Prova de testes!  É igual um cisco no OLHO!..
Marco Proença
Canon t2i Rebel
50mm 1.8 - 18-55mm - 55-250mm


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2012, 18:08:57
Hyde, eu estava pensando agora que de repente, algumas UZ são capazes de ter melhor selamento que algumas DSLR.

Na minha antiga Canon S5 eu coloquei um tubo adaptador, com um filtro UV na ponta. A lente corria por dentro deste tubo que era vedado. Levei para muitos lugares e quando tirava o tubo, a lente estava impecável, sem o menor resquício de poeira.

Nas DSLR, além do próprio corpo, temos  são as lentes. Nas lentes de custo mais baixo os tubos se movimentam externamente. Cada vez que o zoom é feito, ar é aspirado para dentro da lente. Em ambiente com muita poeira, deve ser realmente um problema.

Pois é... Como não estudo muito as UZ não sei dizer com certeza. Mas tb, se houver, deve ter de todo tipo grau de proteção, tal qual as DSLR. O que acho complicado são lente e aberturas para os conectores.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova