Autor Tópico: computador para fotógrafo  (Lida 16604 vezes)

Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #15 Online: 27 de Janeiro de 2012, 15:14:59
Amigos, aproveitando as informações. O que é "habilitar a aceleração via openGL"? O iMac tem isso? A configuração de vídeo do iMac 21,5 core i5 novo é boa para usar o LR e o PS?


lulasato

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 28 de Janeiro de 2012, 03:46:43
Amigos, aproveitando as informações. O que é "habilitar a aceleração via openGL"? O iMac tem isso? A configuração de vídeo do iMac 21,5 core i5 novo é boa para usar o LR e o PS?

Habilitar aceleração que vc se refere seria algum tipo de um overclock no vídeo? Até hj nunca ouvi falar de algum tipo de software que administre isso. O bom do Mac e não ter essas brechas para um aplicativo qualquer mudar o padrão de fabrica, assim garantindo a vida útil do equipamento e eliminando possíveis travamentos.

O iMac de 21" dos novos é uma boa pedida se tiver 8GB, a AMD Radeon HD 6770M é uma ótima placa e suporta muito bem arquivos em PSD, AI, jogos e etc... Para conversão de vídeos não curti muito o desempenho do Core i5, o i7seria bem melhor. Lembrando que o novos Macs contão  com o Thunderbolt, que é uma tecnologia muito poderosa e já tem empresas desenvolvendo placas gráficas externas via thunderbolt, ou seja vc poderá ter um Mac sempre potente por um grande período!

Uma dica para quem quer ganhar desempenho tanto no Mac ou no PC é o HD "SSD", as vezes compensa vc colocar esse HD do que trocar todo o computador! Você sentirá uma grande diferença com ele na sua máquina. Agora se você precisa de desempenho gráfico ai já não ajudaria tanto.
- Nikon D7000 / Macbook Pro 17" SSD
- AF-S DX Micro NIKKOR 85mm f/3.5G ED VR
- AF-S DX NIKKOR 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR
- AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G
- DVD completo do "Man vs Wild" + Canivete Suíço afiado (é bom estar sempre preparado)


lulasato

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 28 de Janeiro de 2012, 04:05:34
Não sei até que ponto o lightroom / photoshop usam a placa de vídeo. Até onde eu sei NÃO USA. Ou seja, gastar $$$$$ ou $ em uma placa de vídeo em um computador dedicado à edição de imagens vai ser a mesma

Ter uma placa de vídeo boa é muito importante, imagina vc comprar um monitor IPS de 27" e tentar liga-lo com um cabo RGB ou mesmo DVI, vc nunca terá uma resolução 2560x1440, e para rodar o Photoshop a 10-bit vc precisa usar o Display Port que é uma saida de vídeo que somente as placas boas possuem.

Minha dica como Mac user é: "Compre um Mac! o baratinho pode sair caro no futuro!" o iMac é compacto e está tudo lá, vc só terá o cabo de energia para ligar e pronto! Sua escrivaninha vai ter espaço de sobra para muitas outras coisas. Nunca mais me vejo com uma caixa cheia de poeira e com barulho chato do cooler atrapalhando seus pés!
- Nikon D7000 / Macbook Pro 17" SSD
- AF-S DX Micro NIKKOR 85mm f/3.5G ED VR
- AF-S DX NIKKOR 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR
- AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G
- DVD completo do "Man vs Wild" + Canivete Suíço afiado (é bom estar sempre preparado)


andre_muraro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 29 de Março de 2012, 17:08:23
Só um detalhe, com cabo DVI eu conseguia resoluções superiores ao 2560x1440 no meu antigo monitor CRT Sony trinitron de 21".
O detalhe dos display port é mais para poder interligar multiplos monitores, do mais o DVI da conta do recado, nem HDMI precisa a não ser que tenha caixas de som integradas ao monitor.

Ter uma placa de vídeo boa é muito importante, imagina vc comprar um monitor IPS de 27" e tentar liga-lo com um cabo RGB ou mesmo DVI, vc nunca terá uma resolução 2560x1440, e para rodar o Photoshop a 10-bit vc precisa usar o Display Port que é uma saida de vídeo que somente as placas boas possuem.

Minha dica como Mac user é: "Compre um Mac! o baratinho pode sair caro no futuro!" o iMac é compacto e está tudo lá, vc só terá o cabo de energia para ligar e pronto! Sua escrivaninha vai ter espaço de sobra para muitas outras coisas. Nunca mais me vejo com uma caixa cheia de poeira e com barulho chato do cooler atrapalhando seus pés!
Nikon D3100 + 18-55mm e 35mm 1.8G (em breve)


montanha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
  • "cair nove vezes, levantar dez."
Resposta #19 Online: 29 de Março de 2012, 22:36:48

Não é necessário fazer overclock para utilizar o processamento da placa de video no photoshop.

A partir da versão CS4, o photoshop tem suporte para GPU, fazendo com que muitos processos passem pela placa de vídeo liberando o processador.

Citar
http://helpx.adobe.com/photoshop/kb/gpu-opengl-support-photoshop-cs4.html
Photoshop CS5 and CS4 leverage the video adapter's chip (the graphics processing unit, or GPU) instead of the computer's main chip (CPU) to speed some functions. Photoshop accesses and uses the GPU when the GPU:
  • supports OpenGL, a software and hardware standard that accelerates video processing when working with large or complex images, including 3D.
  • has at least 256 MB of RAM.
  • has a display driver that supports OpenGL 2.0 and Shader Model 3.0, which the GPU uses to perform rendering effects.

A pagina citada acima tem outras informações sobre isso.
« Última modificação: 29 de Março de 2012, 22:38:00 por montanha »


mrpulbra

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
Resposta #20 Online: 30 de Março de 2012, 10:07:39
Tenho um Core i7, com 8gb de memoria, e 2 HD de 750 cada, com placa de video ATI 4580 e monitor LG IPS, com essa configuração nao tenho problema nenhum em editar mihas fotos, realmente nao trava e fantástico!


renatobispo

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 11 de Abril de 2012, 15:57:16
Pega um iMac de 27, onde a tela já tem uma resolução fora de sério. Se conseguir pegar um com placa de video de 1GB melhor, pois a memória RAM você instala a parte e não influencia na garantia. Peguei um MC814 esses dias, fora de sério!!! Quem não tem fala que não vale a pena, mas se tiver a oportunidade de comprar 1 nunca mais vai falar isso, ainda mais nesse ramo.
Renato


MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #22 Online: 12 de Abril de 2012, 13:04:07
No meio do ano montei uma maquina para edição de imagens, pode ser que ela esteja meio defasada agora , mas ainda continua sendo bem rápida.
Processador AMD Phenom II X6 Black Edition
Placa Mãe Asus M4A89 gtd Pró/ USB 3 (ela faz overclock automatico no processador)
8GB de memória Kingston
Fonte Cooler Master de 650W reais
Monitor LG 236V IPS
Mouse 6000 Natural Microsoft (tem uma ótima ergonomia, na te deixa cansado no fim do dia)
Gabinete Elite Cooler Master
Placa de Vídeo XFX Ati Radeon Hd 5670 1GB Ddr5 .

Comprei tudo na "Microfonia" do grupo JNE.

Ficou em 12 x de 232 no cartão de crédito, mas se fosse a vista ficaria bem mais barato.
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


andre_muraro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 13 de Abril de 2012, 18:41:19
A maquina que você montou não esta defasada. Na verdade é sempre aquela história, quanto mais melhor.
A unica coisa que mudaria seria a memória kigston e colocaria uma corsair que é mais rápida.

Como vários vem falando de maquinas super poderosas que não travam. Eu digo que não precisa de tudo isso pessoal, um bom monitor com qualquer máquina, com processador quad core e uns 4GB de memória unidos a uma boa placa de video de 1GB de ram, mas principalmente com um processador rápido, faz tudo que precisamo, mas do que isso é puro luxo. A não ser que vocês fiquem o dia inteiro na frente do computador mandando editar fotos em lote.

MAC é ótimo? Concordo e muito bonitos também, mas por que? por que só usam peças de qualidade, duvido que voces vejam uma placa asrock ou ECS lá dentro. Quem ja viu a lista de memórias compatível no manual da placa mãe antes de sair comprando memória. Que nada, o pessoal quer somente saber de MHZ e GB pelo menos preço. A Apple pensa em qualidade e pensando desa forma se monta uma máquina tão boa quanto os MAC´s.

No meio do ano montei uma maquina para edição de imagens, pode ser que ela esteja meio defasada agora , mas ainda continua sendo bem rápida.
Processador AMD Phenom II X6 Black Edition
Placa Mãe Asus M4A89 gtd Pró/ USB 3 (ela faz overclock automatico no processador)
8GB de memória Kingston
Fonte Cooler Master de 650W reais
Monitor LG 236V IPS
Mouse 6000 Natural Microsoft (tem uma ótima ergonomia, na te deixa cansado no fim do dia)
Gabinete Elite Cooler Master
Placa de Vídeo XFX Ati Radeon Hd 5670 1GB Ddr5 .

Comprei tudo na "Microfonia" do grupo JNE.

Ficou em 12 x de 232 no cartão de crédito, mas se fosse a vista ficaria bem mais barato.
Nikon D3100 + 18-55mm e 35mm 1.8G (em breve)


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.287
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #24 Online: 13 de Abril de 2012, 20:02:34
A maquina que você montou não esta defasada. Na verdade é sempre aquela história, quanto mais melhor.
A unica coisa que mudaria seria a memória kigston e colocaria uma corsair que é mais rápida.

Como vários vem falando de maquinas super poderosas que não travam. Eu digo que não precisa de tudo isso pessoal, um bom monitor com qualquer máquina, com processador quad core e uns 4GB de memória unidos a uma boa placa de video de 1GB de ram, mas principalmente com um processador rápido, faz tudo que precisamo, mas do que isso é puro luxo. A não ser que vocês fiquem o dia inteiro na frente do computador mandando editar fotos em lote.

MAC é ótimo? Concordo e muito bonitos também, mas por que? por que só usam peças de qualidade, duvido que voces vejam uma placa asrock ou ECS lá dentro. Quem ja viu a lista de memórias compatível no manual da placa mãe antes de sair comprando memória. Que nada, o pessoal quer somente saber de MHZ e GB pelo menos preço. A Apple pensa em qualidade e pensando desa forma se monta uma máquina tão boa quanto os MAC´s.

Asrock é uma das melhores fabricantes do mundo, junto com gigabyre e asus.


andre_muraro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 13 de Abril de 2012, 22:09:41
Boa noite Carlos
A Asrock é a segunda linha da Asus a mais de 5 anos. Os modelos mais top da asrock tem qualidade similar a asus, mas no restante eles buscam atender o mercado de mais baixo custo e ai nínguem faz milagre. A gigabyte faz boas placas, muitas delas pra utilizadas para competição de overclock.

Asrock é uma das melhores fabricantes do mundo, junto com gigabyre e asus.
Nikon D3100 + 18-55mm e 35mm 1.8G (em breve)