Autor Tópico: Dúvida de iniciante - Como tirar fotos durante a noite?  (Lida 3818 vezes)

Roundhouse Kick

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Janeiro de 2012, 22:58:23
Eu uso uma Sony-HX1 e tenho sérios problemas com ela para tirar fotos de noite. Eu notei que ao escurecer a imagem fica mais desfocada e é necessário o uso do flash, mas tem certas ocasiões que eu não queria usar o flash, o que devo fazer?
Vou postar uns exemplos de fotos que tirei:

Sem flash:


(Isso era um gato)


(Isso era uma capivara)


Com flash:






Como puderam notar, as fotos tiradas sem flash ficam com uma qualidade horrível, mas uma coisa que me deixou curioso foi o fato de que quando eu usava o flash apareciam esses pontos (acho que de poeira) nas fotos, não sei se isso acontece sempre ou se é pelo fato da estrada ser de terra (o local onde tirei as fotos tinha estrada de terra).

Que dicas vocês poderia me dar para melhorar minhas fotos durante a noite? Obrigado  :)


cineasta81

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2012, 06:44:31
Amigo, também não sou um grande conhecedor, mas posso te dar uma dica.
Para fotografar com pouquíssima luz você precisa aumentar o tempo de captura da foto. Quanto mais tempo a câmera permite que a luz entre, mais luz vai entrar. Mas dificilmente você conseguirá fazer fotos com a câmera na mão, você vai precisar de um tripé. E se o seu assunto se mexer, a foto ficará borrada também, é realmente difícil fotografar à noite, ainda mais no seu caso, em que você quer fotografar animais.
Outra dica. Eu poderia recomendar um flash remoto, e difuso, para que você possa iluminar seu assunto de forma mais elaborada, porque o flash automático da câmera realmente cria um efeito muito feio, mas se você iluminar de formas criativas, com uma fonte de luz separada da câmera (um ajudante seria úitl), pode obter uns efeitos interessantes.
Enfim, espero que ajude.


Roundhouse Kick

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2012, 16:15:20
Amigo, também não sou um grande conhecedor, mas posso te dar uma dica.
Para fotografar com pouquíssima luz você precisa aumentar o tempo de captura da foto. Quanto mais tempo a câmera permite que a luz entre, mais luz vai entrar. Mas dificilmente você conseguirá fazer fotos com a câmera na mão, você vai precisar de um tripé. E se o seu assunto se mexer, a foto ficará borrada também, é realmente difícil fotografar à noite, ainda mais no seu caso, em que você quer fotografar animais.
Outra dica. Eu poderia recomendar um flash remoto, e difuso, para que você possa iluminar seu assunto de forma mais elaborada, porque o flash automático da câmera realmente cria um efeito muito feio, mas se você iluminar de formas criativas, com uma fonte de luz separada da câmera (um ajudante seria úitl), pode obter uns efeitos interessantes.
Enfim, espero que ajude.

Obrigado  :)


andre_muraro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2012, 17:49:02
Outro detalhe é que este tempo de exposição maior só pode ser feito se usando o modo manual da câmera e o tripé é essencial, sem ele vai ficar complicado. Te recomendo comprar o tripé e ir treinando com objetos imoveis de começo. A qualidade das fotos sem flash ficaram muito ruins pois a maquina escolheu o ISO mais alto que ela podia e ai a qualidade cai de mais, tenta usar no máximo 800 nessa sua maquina.

Outra dica é usar o temporizador ou controle remoto para bater a foto, pois assim evita de tremer a maquina quando você clica no botão de disparo da máquina.

Mais que isso só trocando a sua maquina para uma DSLR que aceita bater as fotos usando um ISO muito maior e sem comprometer tanto a qualidade.
Nikon D3100 + 18-55mm e 35mm 1.8G (em breve)


mrferreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.096
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2012, 17:59:46
Na 3ª foto a coruja ficou paracedo que foi pega no flagra fazendo coisa errada... olha so a carinha dela !!!

Será que se usar um um rebatedor no flash não ajudaria ??  :ponder:
Canon T3i + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II; EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II; EF-S 50mm f/1.8 STM




d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2012, 22:37:24
Sobre aquele pó, acho que é pó mesmo...só que acho que ele esta na sua lente, e não na estrada? Talvez ela precise de uma boa limpeza.
Daniel

Instagram: @danacqua


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2012, 23:36:18
Sobre aquele pó, acho que é pó mesmo...só que acho que ele esta na sua lente, e não na estrada? Talvez ela precise de uma boa limpeza.

Esse pontos acontecem comigo tbm, apenas numa região que sempre vou, mas é por causa de umidade do ar, serração, nao vista a olho nú, mas captada pelas lentes quando uso flash.
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2012, 00:17:47
Essa é a coruja mais engraçada que eu ja vi! hehehe
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2012, 01:50:01
Além de usar uma velocidade lenta, use um ISO mais elevado....
Lembrando que quanto maior o iso , mais rápida é a velocidade que tu pode usar e também, maior o nível de granulação na foto.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2012, 15:43:07
Esse pontos acontecem comigo tbm, apenas numa região que sempre vou, mas é por causa de umidade do ar, serração, nao vista a olho nú, mas captada pelas lentes quando uso flash.

Será que o flash dá reflexo nas gotinhas de água que estão em elevação? Se for isso é bem sinistro!!! Vou fazer uns testes pra ver se acontece isso comigo.
Daniel

Instagram: @danacqua


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2012, 23:02:19
Será que o flash dá reflexo nas gotinhas de água que estão em elevação? Se for isso é bem sinistro!!! Vou fazer uns testes pra ver se acontece isso comigo.

Pode acreditar que é isso mesmo!!!
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700