Autor Tópico: Como limpar e guardar a camera  (Lida 10785 vezes)

gabrielrp_16

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 26 de Janeiro de 2012, 14:19:55
Boa tarde pessoal.

Acabei de comprar uma T3i com 18-135mm, só que estou com duvidas:
Como guardar a camera, com lente ou sem lente, me parece q o encaixe é sensivel.
como limpar camera e lente ??

Fico aguardando resposta Valeuuu


denis.gtr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2012, 15:03:28
Tenho uma T3i também, com a 18-55 do kit. Costumo guardar ela com a lente. Apesar de as DSLR serem feitas para a troca de lentes, não aconselho tirar a objetiva toda a vez que guardar a camera.

Reservo uma gaveta específica no armário, com o fundo forrado em plástico bolha. Me parecem boas medidas pra garantir o equipamento seguro e limpo.

Para limpar a lente e espelhos, sempre uso algodão ou papel higiênico seco.

Já que estamos falando em conservar o equipamento, não se esqueça do filtro UV básico para a lente e a película protetora para o LCD.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2012, 15:19:51
Putz...  :shock:
 :no:

Tenho uma T3i também, com a 18-55 do kit. Costumo guardar ela com a lente. Apesar de as DSLR serem feitas para a troca de lentes, não aconselho tirar a objetiva toda a vez que guardar a camera.

Reservo uma gaveta específica no armário, com o fundo forrado em plástico bolha. Me parecem boas medidas pra garantir o equipamento seguro e limpo.

Para limpar a lente e espelhos, sempre uso algodão ou papel higiênico seco.

Já que estamos falando em conservar o equipamento, não se esqueça do filtro UV básico para a lente e a película protetora para o LCD.

denis.gtr, tá quase tudo errado. Só salva a película protetora.
_________________

gabrielrp_16, guarde com a lente encaixada.
Para a limpeza do corpo após um uso de local com poeira ou numa praia, p. ex., eu uso um pincel de blush de cerdas macias que separo especificamente para uso no CORPO. Com ele retiro a poeira grossa e a maresia acumulada. Depois com um pano macio e seco e que NÃO solte fiapo (existem tecidos específicos para isso) eu passo em todo o corpo. Depois o mesmo pano umedecido, NÃO ENCHARCADO.
Para as lentes existem kits de limpeza disponíveis específicos. Sempre use produtos específicos para lentes, nada de papel higiênico, algodão ou álcool. Procure no e-bay que tem.
Para guardar o corpo e lentes: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=18592.0
É recomendável que se guarde com a lente encaixada, ou no máximo, com a tampa do corpo colocada e as tampas da lente idem, se for guardar separados um do outro.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


denis.gtr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2012, 16:15:14
Putz...  :shock:
 :no:

denis.gtr, tá quase tudo errado. Só salva a película protetora.
_________________

gabrielrp_16, guarde com a lente encaixada.
Para a limpeza do corpo após um uso de local com poeira ou numa praia, p. ex., eu uso um pincel de blush de cerdas macias que separo especificamente para uso no CORPO. Com ele retiro a poeira grossa e a maresia acumulada. Depois com um pano macio e seco e que NÃO solte fiapo (existem tecidos específicos para isso) eu passo em todo o corpo. Depois o mesmo pano umedecido, NÃO ENCHARCADO.
Para as lentes existem kits de limpeza disponíveis específicos. Sempre use produtos específicos para lentes, nada de papel higiênico, algodão ou álcool. Procure no e-bay que tem.
Para guardar o corpo e lentes: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=18592.0
É recomendável que se guarde com a lente encaixada, ou no máximo, com a tampa do corpo colocada e as tampas da lente idem, se for guardar separados um do outro.

"Tá tudo errado?" Alegação um tanto quanto radical, não? Filtro UV, forrar gaveta e guardar camera COM lente encaixada. Aponte os erros, por favor. Agora, se referiu-se a limpeza com algodão e papel higiênico...não há problema algum em realizar desde que ambos estejam secos. Não é sempre que temos um kit de limpeza a mão e não vejo onde as opções que ofereci agridem o equipamento.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, 16:26:01 por denis.gtr »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2012, 16:35:54
"Tá tudo errado?" Alegação um tanto quanto radical, não? Filtro UV, forrar gaveta e guardar camera COM lente encaixada. Aponte os erros, por favor. Agora, se referiu-se a limpeza com algodão e papel higiênico...não há problema algum em realizar desde que ambos estejam secos. Não é sempre que temos um kit de limpeza a mão e não vejo onde as opções que ofereci agridem o equipamento.

Não confunda radicalidade com sinceridade.

Se quiser continuar com tua forma de guardar e limpar TEUS equipos EU não tenho nada a opor. Continue mesmo. Agora informar um monte de lugares comuns e erros grosseiros aos outros aí eu tenho o dever de moral de alertar.

Mas tá tudo certo. Meta ele na gaveta mesmo e manda o papel higiênico seco na lente e espelho.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


denis.gtr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2012, 16:48:51
Não confunda radicalidade com sinceridade.

Se quiser continuar com tua forma de guardar e limpar TEUS equipos EU não tenho nada a opor. Continue mesmo. Agora informar um monte de lugares comuns e erros grosseiros aos outros aí eu tenho o dever de moral de alertar.

Mas tá tudo certo. Meta ele na gaveta mesmo e manda o papel higiênico seco na lente e espelho.

Continuo não entendendo sua posição. Que "monte" de lugares comuns?
Argumente contra, mas de forma coerente e construtiva. Falar que tal afirmação é errada, sem justificativa, não acrescenta nada pro criador do tópico.
Não entendi as desvantagens de guardar na gaveta. E qual o problema do papel higiênico que tanto te irritou, afinal?


denis.gtr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2012, 17:33:29
Só quero deixar claro que não discordei da resposta que foi dada. É claro que kits de limpeza são adequados e o papel higiênico, macio e seco, seria de caráter provisório.

No entanto, senti hostilidade na resposta direta a mim, uma vez que discordou de "tudo" que eu havia aconselhado, sem apresentar nenhum contra-argumento.

Sabemos que o objetivo não é gerar discussões, e sim trocar experiências pra agregar informação.
Sem ironias ou afrontas, só desejo entender quais seriam os erros das minhas afirmações, segundo a visão do moderador.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2012, 19:24:13
Só pra começar... Quando posto em quase todas as áreas do fórum o faço como um usuário comum. Meus atos de moderação não interferem nas minhas discussões fórum afora.
Esclarecido que estou aqui como usuário comum...

Não se usa papel higiênico ou algodão, nem em lente, nem em espelho, nem sensor (filtro passa-baixa na verdade), porque todos são abrasivos. O low-pass até aguenta mas lente e espelho não.
Da mesma forma, não se usa álcool, benzina ou outro compostos na lente porque a química e a física envolvidas ou corroem os compostos orgânicos dos revestimentos ou causam micro-fissuras neles.

Não é recomendável nenhuma espécie de limpeza "a molhado" realizada pelo usuário. As partes internas da cam se limpam com fluxo de ar e swabs secos próprios para esse uso. Se não tem, compra. Fotógrafo não pode ficar sem equipamentos básicos e um kit de limpeza é equipamento básico. Sempre levo minha lenspen comigo e, diferentemente do que se vê por aí, não coloco ela dentro da cam. Só uso para lente.

Investimento em fotografia quase sempre é alto. Os custos envolvidos são proibitivos para, com atitudes bobas, perder dinheiro com deterioração de equipo.

Quanto à forma de guardar os equipos... Os piores locais são aqueles quentes e úmidos. Uma gaveta fatalmente será úmida, exceto se vc morar num deserto. Dê uma olhada no link postado anteriormente e veja se você está conservando teu equipo à salvo de fungos colocando ele numa gaveta. Se acha que sim, beleza.

Como disse antes, o equipo é teu, faça com ele o que vc quiser, mas não dê indicação daquilo que vc não conhece para outros fotógrafos.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2012, 19:30:52
Bem, eu também acho muito temerário o que o Denis faz com o equipo dele, vamos lá:

Primeiro, câmera e lentes se guardam em lugar seco e ventilado, ou então, em caixas apropriadas para isso, de preferência com controle de temperatura e umidade. Aqui no fórum tem vários tópicos falando sobre isso, inclusive um com discussão recente.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=18592.0

Gavetas, cases ou mochilas são o pior lugar possível para a guarda de equipamentos e um convite a proliferação de fungos, salvo se com a umidade controlada através de sílica ou outro método. Claro que se vc usa o equipo e as lentes todo o dia, não tem tanto problema, mas é comum se passar dias ou semanas as vezes sem utilizar o equipo, e aí é que está o perigo.

Espelho e o despolido são peças de precisão. Qualquer alteração, por menor que seja, no ângulo de descanso do espelho vai provocar desvios nos raios de luz que atingem o sensor de foco, provocando foco errático ou back/front-focus. Portanto, nunca se passa nada que possa pressionar o espelho, o ideal é limpeza com bombinhas fuc-fuc ou, na pior das hipóteses, pincel de cerdas macias como pincel de blush. Algodão ou cotonete, jamais. Papel higiênico nem pensar, além de vc ter que pressionar o espelho ainda pode riscá-lo. O mesmo vale para o despolido. Embora não ocasione problemas de foco, seu deslocamento pode comprometer o funcionamento das luzes indicadoras dos pontos de foco.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2012, 19:33:15
Ops.... Estava digitando enquanto o Hyde postou. Ficou duplicado, paciência  :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2012, 19:36:39
E a tua foi até mais 'no ponto', Alexandre. Tinha esquecido dos deslocamentos que podem ocorrer nas partes internas. Valeu por lembrar.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


denis.gtr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2012, 22:03:14
Caros Mr Hyde e AlexandreS

Analisando os comentários, dei-me por convencido de que os métodos apontados por vcs, sem dúvida são os mais adequados. Eu tomei como base uma experiência própria e dei uma resposta precipitada ao Gabriel.

Aconselhei gaveta forrada porque uso a câmera frequentemente e não pensei em um armazenamendo de longo prazo. Também vou tomar cuidados redobrados na hora de limpar lente e sensores, levando muito em consideração as observações feitas. Confesso que me aborreceu a afirmação "Está tudo errado" sobre o meu comentário inicial. Mas no final das contas, grande parte estava errada, de fato. Irresponsabilidade da minha parte levar conselhos errados a quem precisa...sendo que eu estava precisando deles também.





Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2012, 22:10:07
Então denis.gtr, recomendo que releia o que escrevi inicialmente. Em momento algum disse que tava TUDO errado. Disse QUASE TUDO.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


denis.gtr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2012, 22:29:41
Então denis.gtr, recomendo que releia o que escrevi inicialmente. Em momento algum disse que tava TUDO errado. Disse QUASE TUDO.

Sim, eu notei. Mas também disse que a ÚNICA info que se salvava era sobre a película. Sendo que alertei sobre o filtro, sobre guardar a camera com a lente no corpo e até então não via problemas com a gaveta também. Fiquei chateado pela ressalva dos pontos negativos sem a consideração dos positivos.

De qualquer forma, agradeço pelos esclarecimentos. Foi muito útil não só pelo aprendizado em conservação do equipamento, mas para eu me precaver e não tornar a me equivocar daquele modo.


gabrielrp_16

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #14 Online: 27 de Janeiro de 2012, 10:19:23
Valeu Galera, tirou uma grande duvida.