Autor Tópico: Dúvida sobre distância focal e zoom  (Lida 1817 vezes)

d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Janeiro de 2012, 22:27:56
Eu estava para postar uma dúvida sobre o que de fato era a medida da distância focal das lentes (35mm, 50mm, etc). Mas daí dei uma pesquisada e decobri que a distância focal é a distância entre a lente e a mídia (mídia = sensor?), correto? Bom, aí eliminou uma dúvida, mas criou outra. Como faço para entender a relação entre distância focal e a capacidade de zoom da lente? Qual a  distância ideal entra a lente e o objeto de foco?

Daniel
Daniel

Instagram: @danacqua


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2012, 23:03:35


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2012, 23:06:28
Daniel, simplificadamente, sim, podemos dizer que DF é a distância de uma determinada lente à uma dada mídia (mídia tanto pode ser sensor quanto filme fotográfico). Mas tecnicamente não. É que a DF é determinada pela distância de lente até o ponto de convergência dos raios de luz, onde se forma o foco preciso da imagem. Evidentemente os projetistas de lentes calculam esse ponto focal para coincidir com a mídia, senão teríamos back/front focus.

DF e zoom são coisas completamente disitintas. Em DSLR é impróprio se falar em zoom, o correto é se referir sempre à DF. Isso porque vc pode ter uma objetiva com grande capacidade de aproximação, p. ex. 800mm, e 0X de zoom. Isso porque o "zoom" se d á dividindo-se a maior DF pela menor DF da lente. Assim uma lente do kit 18-55mm tem aproximadamente 3X de zoom. mas como disse é impróprio pensar assim. Pense em ângulo de visão da lente. Inicialmente pode parecer mais complicado, mas com o passar do tempo vc vai se acostumando e percebe que pensar assim é muito mais proveitoso.
Dizem os entendidos que até 6X zoom a lente tem condição de ter uma estrutura ótica excelente. Acima desse "zoom", por questões de física ótica, a lente vai tendo problemas e já não apresenta as mesmas caracterísitcas de lentes de menor range.
Tb já li que 6X é exagero. Que na verdade pode ser 10X de zoom. Onde tá a verdade não sei. Pelo sim, pelo não, prefiro acreditar nos 6X.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2012, 15:34:36
Natão, valeu pelo link. Na verdade eu já tinha visto este tutorial mas achei a linguagem um pouco técnica demais pra mim. Quem sabe daqui uns meses... :D

Hyde, valeu pela explicação já ajudou bastante. A resposta final que estou buscando na verdade, é saber até que distância posso estar do meu objeto se eu usar uma lente fixa de 35mm, ou uma de 50mm, ou uma de 85mm e por ai vai...

Eu tenho uma Canon SX30IS e estou pensando em fazer um upgrade mais lento, comprando uma DSLR antiga, e umas lentes fixas, por serem mais baratas e possuírem melhor qualidade de imagem (certo?). Mas aí a dúvida que me bateu, é o quão limitado eu estarei com apenas uma lente de 50mm. Só vou poder bater retratos a uma certa distância, ou vou conseguir fotos mais amplas, tipo uma paisagem? É essa relação que não estou conseguindo entender.
Daniel

Instagram: @danacqua


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2012, 16:51:20

A resposta final que estou buscando na verdade, é saber até que distância posso estar do meu objeto se eu usar uma lente fixa de 35mm, ou uma de 50mm, ou uma de 85mm e por ai vai...


Bem, tecnicamente, da distância mínima de foco, normalmente perto de 0,45m para uma objetiva 50mm até o infinito.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 01:49:01
Natão, valeu pelo link. Na verdade eu já tinha visto este tutorial mas achei a linguagem um pouco técnica demais pra mim. Quem sabe daqui uns meses... :D

Hyde, valeu pela explicação já ajudou bastante. A resposta final que estou buscando na verdade, é saber até que distância posso estar do meu objeto se eu usar uma lente fixa de 35mm, ou uma de 50mm, ou uma de 85mm e por ai vai...

Eu tenho uma Canon SX30IS e estou pensando em fazer um upgrade mais lento, comprando uma DSLR antiga, e umas lentes fixas, por serem mais baratas e possuírem melhor qualidade de imagem (certo?). Mas aí a dúvida que me bateu, é o quão limitado eu estarei com apenas uma lente de 50mm. Só vou poder bater retratos a uma certa distância, ou vou conseguir fotos mais amplas, tipo uma paisagem? É essa relação que não estou conseguindo entender.

Usando termos bem simples...quanto menor a distância focal, mais perto do objeto vc pode ficar.  Por exemplo, com uma lente fixa de 35mm vc consegue fotografar toda sua família em uma festa na sala de sua casa. Com uma 85mm,  para vc fotografar as mesmas pessoas, vai ter que se afastar ou pedir para se juntarem mais, entendeu ?
Tudo é questão de mobilidade.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 17:19:56
"bater retrato"...    kkkkkkkkk. Achei um barato. Faz muitos anos que não ouço isso.

Ps. Não me levem a mal. Longe de mim querer sacanear alguem. Afinal. Sei P#### nenhuma. É que achei muito engraçado.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Daniel Accorsi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 11:42:29
Daniel, simplificadamente, sim, podemos dizer que DF é a distância de uma determinada lente à uma dada mídia (mídia tanto pode ser sensor quanto filme fotográfico). Mas tecnicamente não. É que a DF é determinada pela distância de lente até o ponto de convergência dos raios de luz, onde se forma o foco preciso da imagem. Evidentemente os projetistas de lentes calculam esse ponto focal para coincidir com a mídia, senão teríamos back/front focus.

DF e zoom são coisas completamente disitintas. Em DSLR é impróprio se falar em zoom, o correto é se referir sempre à DF. Isso porque vc pode ter uma objetiva com grande capacidade de aproximação, p. ex. 800mm, e 0X de zoom. Isso porque o "zoom" se d á dividindo-se a maior DF pela menor DF da lente. Assim uma lente do kit 18-55mm tem aproximadamente 3X de zoom. mas como disse é impróprio pensar assim. Pense em ângulo de visão da lente. Inicialmente pode parecer mais complicado, mas com o passar do tempo vc vai se acostumando e percebe que pensar assim é muito mais proveitoso.
Dizem os entendidos que até 6X zoom a lente tem condição de ter uma estrutura ótica excelente. Acima desse "zoom", por questões de física ótica, a lente vai tendo problemas e já não apresenta as mesmas caracterísitcas de lentes de menor range.
Tb já li que 6X é exagero. Que na verdade pode ser 10X de zoom. Onde tá a verdade não sei. Pelo sim, pelo não, prefiro acreditar nos 6X.

Excelente explicação. Engraçado como a primeira coisa que as pessoas perguntam é, "quanto de zoom tem sua câmera?". Até explicar que focinho de porco não é tomada...
--
Sony SLT A55 - DT 18-55 / F3.5-5.6