Autor Tópico: Até quando guardar uma cópia das fotos????  (Lida 9807 vezes)

elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 27 de Janeiro de 2012, 19:27:20
Pessoal...

Sei que isso vai de pessoa para pessoa, mas... queria ouvir os relatos de vcs...

Por quanto tempo vcs guardam arquivos de trabalhos fotográficos????

Ando fazendo uma limpa em meus arquivos... tem coisa que guardo em RAW, em tiff, pastas em jpeg separados por ensaio... gravo em cd, dvd e/ou hd externo... já prometi que esse ano serei mais organizada que em 2011... era um angú só meus arquivos... varias pastas em varios lugares...  :hysterical: :hysterical:

Minha pergunta é: quando o cliente não autoriza o uso de imagem em portifólio, o que vcs fazem???? Excluem tudo ou mesmo assim fazem um back-up????

Quando vou entregar o material para o cliente, eu sempre gravo as fotos em um DVD personalizado incluindo a capa e uma outra cópia que coloco em um envelope desses amarelos...  :assobi:

Caso o cliente autorize o uso de imagem, faço um back-up e deixo guardado... quando o cliente não autoriza, um mês depois do material entregue eu excluo tudo, sem dó nem piedade...

Hj aconteceu algo curioso... um cliente que fiz um ensaio no ano passado e não autorizou o uso de imagem, entrou em contato comigo perguntando se eu tinha como gravar mais um DVD com as fotos... eu disse que não tinha mais, que havia excluído os arquivos... ele insistiu e disse que pagaria R$ 200,00 só para que eu gravasse novamente... aí eu o lembrei que ele não havia autorizado o uso de imagem e como eu entreguei 2 cópias, acabei excluindo as fotos... ele entendeu minha atitude... e nenhum momento ficou zangado...

« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, 19:27:49 por elis »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2012, 19:59:26
Elis, eu não faço trabalhos profissionais, mas acho que você guarda por muito pouco tempo!!
Tudo que fotografo deixo no HD e ainda faço uma cópia em HD externo. Quando encher os dois vou decidir o que faço... rsrsrsrsrs

Vamos esperar as orientações dos mais experientes  :snack:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2012, 20:12:17
Não falo como profissional, porque não sou um... Que os profissionais digam para se ter um base de tempo que o mercado costuma usar.

Mas tb achei muito pouco o tempo de guarda dos arquivos. Justamente pela possibilidade de fornecer, sob remuneração, novo CD/DVD ao cliente.

Pessoalmente eu guardaria um DVD de backup por 1 ano. Evidentemente, colocaria isso em contrato. Após esse período jogaria o DVD fora, tb contratado a exclusão das cópias.

PS: Elis, recebeu minha MP sobre contrato?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2012, 20:27:30
Um mês é realmente muito pouco.... Acredito que um ano seja o mínimo (exemplo, books. Se a pessoa é modelo profissional tem que renovar sempre). Se for formatura ou casamento 5 anos. Se for possível, compra um HD só pra esse tipo de backup, acho que vale a pena guardar esses arquivos. E do jeito que tecnologias de armazenamento estão evoluídas e acessíveis hoje, dá até pra brincar de fazer um HD por ano (se brincar sai mais barato que DVD e vai ocupar bem menos espaço na sua casa ou escritório)

Vendo o tópico lembrei uma vez de alguém que falou que era comum depois de alguns anos procurarem o fotógrafo do casamento pra fazer o "santinho" pra colocar na lápide do parente falecido, HHUAHUAHUA


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2012, 20:51:17
Se o cliente nao autoriza colocar a foto no portfolio eu tambem deleto sem dó.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2012, 22:12:36
Elis, eu não faço trabalhos profissionais, mas acho que você guarda por muito pouco tempo!!
Tudo que fotografo deixo no HD e ainda faço uma cópia em HD externo. Quando encher os dois vou decidir o que faço... rsrsrsrsrs

Vamos esperar as orientações dos mais experientes  :snack:

obrigada por sua opinião Alexandre...  :ok:


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2012, 22:14:24
Não falo como profissional, porque não sou um... Que os profissionais digam para se ter um base de tempo que o mercado costuma usar.

Mas tb achei muito pouco o tempo de guarda dos arquivos. Justamente pela possibilidade de fornecer, sob remuneração, novo CD/DVD ao cliente.

Pessoalmente eu guardaria um DVD de backup por 1 ano. Evidentemente, colocaria isso em contrato. Após esse período jogaria o DVD fora, tb contratado a exclusão das cópias.

PS: Elis, recebeu minha MP sobre contrato?

pois é... perdi 200 pila por não ter as imagens... mais nem se tivesse, acho que não teria coragem de cobrar tudo isso...  :ponder:

vou te responder a MP...  ;)


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2012, 22:17:27
Um mês é realmente muito pouco.... Acredito que um ano seja o mínimo (exemplo, books. Se a pessoa é modelo profissional tem que renovar sempre). Se for formatura ou casamento 5 anos. Se for possível, compra um HD só pra esse tipo de backup, acho que vale a pena guardar esses arquivos. E do jeito que tecnologias de armazenamento estão evoluídas e acessíveis hoje, dá até pra brincar de fazer um HD por ano (se brincar sai mais barato que DVD e vai ocupar bem menos espaço na sua casa ou escritório)

Vendo o tópico lembrei uma vez de alguém que falou que era comum depois de alguns anos procurarem o fotógrafo do casamento pra fazer o "santinho" pra colocar na lápide do parente falecido, HHUAHUAHUA

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

vou pensar em aumentar meu nº de hds... me deu uma idéia FeLopes... minha irma tá vindo de Portugal... essas coisas são bem em conta por lá...  ;)


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2012, 22:24:02
Se o cliente nao autoriza colocar a foto no portfolio eu tambem deleto sem dó.

pois é... eu entrego 2 cópias para o cliente... ele nao autoriza o uso e ainda tenho que ficar ocupando espaço com essas fotos??????  :ponder: :ponder: :ponder: mas... por não guardar acabei perdendo um $$$$$ que eu não estava contando...

uma idéia seria criar um e-mail só para isso... usava arquivos .zip e mandava tudo para o e-mail... isso dá um trabalho...  :ponder: será que o jeito é tirar o escorpião do bolso e comprar dvds e/ou hd externos???  :(


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2012, 22:28:46
será que o jeito é tirar o escorpião do bolso e comprar dvds e/ou hd externos??? 


 :assobi:


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2012, 22:30:51
Para todo o sempre, profissionais ou pessoais, nada é deletado.

Pense: se você usasse filmes jogaria os negativos no lixo? Não!
No máximo deixaria eles apodrecendo no fundo do armário, que é mais ou menos o que acontece com os arquivos digitais. Mas, deletar? Jamais!

[]s


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2012, 23:07:06
Hj aconteceu algo curioso... um cliente que fiz um ensaio no ano passado e não autorizou o uso de imagem, entrou em contato comigo perguntando se eu tinha como gravar mais um DVD com as fotos... eu disse que não tinha mais, que havia excluído os arquivos... ele insistiu e disse que pagaria R$ 200,00 só para que eu gravasse novamente... aí eu o lembrei que ele não havia autorizado o uso de imagem e como eu entreguei 2 cópias, acabei excluindo as fotos... ele entendeu minha atitude... e nenhum momento ficou zangado...

Perdeu de ganhar duzentinho molim molim, bôba!
Qundo eu usava pelicula guardava por mais ou menos 2 anos. Agora com a digital que não oculpa espaço fisico tenho arquivos desde que comecei com a camera digital, ou seja a sete anos. ôpa! Ou melhor tinha. Digo tiha porque meu pc deu pau uns dias atras e tive que formatar as duas partições para poder resolver o problema. Como sou daqueles que não me preocupava nunca em fazer becup...
Consegui recuperar só uma certa parte com aqueles programa de recuperar arquivos.
Mas sempre guardo por tema, por data e depois faço uma pasta só com aquele ano e coloco tudo lá. Vira e mexe um cliente liga perguntado. Aí tá sabendo, né?
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Bruno Mota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 445
  • Sexo: Masculino
    • Bruno Mota
Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2012, 10:24:54
Isso é uma questão que vai de pessoa a pessoa.
Quando se tem um fluxo muito grande de serviço logo logo você terá MUITOS HD´s só ocupando espaço.
Eu particularmente guardo por pouco tempo (3 a 6 meses), porem vejo que os clientes são dão valor quando perdem o DVD.
O que eu fiz? Cobro antecipadamente por guardar as fotos. Chamei de HD Virtual, ou seja, durante 1 ano eu dou a garantia que terei as fotos deles guardadas caso eles precisem. Caso contrario, após entrar o álbum e dvd, só guardo se forem fotos para portfolio.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #13 Online: 30 de Janeiro de 2012, 10:34:25
Até da pau na máquina ou lotar o HD, pen drive e DVDs.... :D
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #14 Online: 30 de Janeiro de 2012, 18:12:19
Isso é uma questão que vai de pessoa a pessoa.
Quando se tem um fluxo muito grande de serviço logo logo você terá MUITOS HD´s só ocupando espaço.
Eu particularmente guardo por pouco tempo (3 a 6 meses), porem vejo que os clientes são dão valor quando perdem o DVD.
O que eu fiz? Cobro antecipadamente por guardar as fotos. Chamei de HD Virtual, ou seja, durante 1 ano eu dou a garantia que terei as fotos deles guardadas caso eles precisem. Caso contrario, após entrar o álbum e dvd, só guardo se forem fotos para portfolio.

Se você cobrar 10 reais a mais de cada cliente, com 30 você já compra um HD e uma gaveta. HD ocupa espaço, mas é insignificante em comparação a DVD. Uma gaveta de escrivaninha cabe uns 30 fácil fácil. O ideal é comprar uma dessas caixas arquivos, etiquetá-los por ano e deixar um antimofo secar dentro