Autor Tópico: Até quando guardar uma cópia das fotos????  (Lida 9810 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #15 Online: 30 de Janeiro de 2012, 18:13:04
Particularmente sempre salvo as imagens em pastas distintas, que começam pela data invertida e depois um nome de indique o que tem lá...

por exemplo 2012_01_30 - saída fotografica Ibirapuera.

E ainda tem as palavras chave do LR, que pra falar a verdade nunca usei.

Tenho todas as fotos desde que comprei minha primeira digital em 2003... bom, todas é exagero porque alguma coisa se perdeu.. mas uns 90% ou mais eu tenho em 3 locais (HD só pra fotos dentro do computador, em um HD externo e DVD). As que mais perdi são até 2006 ou 2007 porque não fazia backup direito...

A única coisa que vou começar a apagar em breve são os arquivos RAW das fotos que não me interessam pra economizar espaço. Por enquanto isso ainda não foi necessário... No DVD não gravo os RAW por falta de espaço...
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2012, 18:15:31 por Luciano.Queiroz »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #16 Online: 30 de Janeiro de 2012, 18:30:06
o problema de guardar tudo em HD é a possibilidade de ele vir a queimar.

eu tenho 4TB de espaço, + 1TB do HD pra backup onde faz backup toda vez que um arquivo é alterado.


Se meus hd's da maquina queimarem, as fotos pelo menos eu tenho salvo.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #17 Online: 30 de Janeiro de 2012, 19:07:45
Tenho HD externo que vira gaveta (Seagate). Assim, quando os HD encherem, guardarei num case específico, e darei nome: 2009 a 2011, por exemplo. Paguei no case todo cheio de proteção antishock reles R$20.

Além disso, guardo mais de um ano vivo no HD disponível.

Gostei da idéia de cobrar um plus para guardar. Aliás, pago US$5 ao ano para Google para guardar alguns trabalhos (20GB). Não dá para guardar o RAW, mas dará para guardar o JPG em qualidade máxima e tamanho máximo.


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #18 Online: 31 de Janeiro de 2012, 15:25:42
valeu as dicas / sugestões e participação de vcs pessoal...  :ok:


Felipe M

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #19 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 09:20:12
Também acho que apagar é uma má idéia, mesmo para quem não é profissional. As fotos digitais proporcionam muitas possibilidades, e uma das que mais me fascinam é o fato de podermos mante-las por anos, ou pelo fim de nossas vidas, porque nao. Mas antes de começar a organizar, uma coisa importante a fazer é eliminar as imagens repetidas. Nesse artigo tem dicas de como fazer isso:

Localize e remova fotos repetidas que estão armazenadas no PC
todo ponto de vista é a vista de um ponto


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 10:26:57
Bom, eu trabalho com fotografias de still de produtos e tals... dificilmente vou usar fotos antigas pelo fato de os produtos estarem sempre se renovando... Mas guardo tudo, tenho fotos desde 2008 (FOTOS TERRIVELMENTE RUINS) que são de quando eu estava engatinhando na fotografia.

Claro que eu não guardo tooooooodas as fotos para cada still, até pq são muitas, escolho as que realmente serão úteis e guardo... é até interessante para ver a evolução que temos com o passar dos anos... =)


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #21 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 19:42:41
Também acho que apagar é uma má idéia, mesmo para quem não é profissional. As fotos digitais proporcionam muitas possibilidades, e uma das que mais me fascinam é o fato de podermos mante-las por anos, ou pelo fim de nossas vidas, porque nao. Mas antes de começar a organizar, uma coisa importante a fazer é eliminar as imagens repetidas. Nesse artigo tem dicas de como fazer isso:

Localize e remova fotos repetidas que estão armazenadas no PC

vou dar uma olhada no link...  :ok:


Bruno Mota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 445
  • Sexo: Masculino
    • Bruno Mota
Resposta #22 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 09:39:16
Passei a cobrar para guardar as fotos pois "nos" fotografos passamos a investir nesse tipo de armazenamento.
Mesmo sendo era Digital, temos que investir para poder guardar as fotos. Investir em coisas como:
- HD externo, melhores PC, memoria, DVD´s, espaços fisicos... entre outras coisas que gastamos $$. Se gastamos, por que não cobrar? Isso é um investimento como outro qualquer!


jejemonteiro

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.851
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 14:40:22
Elis;

Mídias óticas (DVD e CD) são a pior solução para back-ups de longo prazo (+ de 2 anos). Estas mídias são sucetíveis a oxidação e aparecimento de fungos com muita facilidade.

Hoje em dia, você já tem soluções de back-up com fitas DAT e storages com vários HD´s que te permitem grande volume de fluxo de dados e capacidades de armazenamento de dezenas de tera bytes.

A única dica que eu te dou é: Pela lei de Murphy, quem tem 2 só tem 1 e quem tem apenas 1 não tem nenhum... Qualquer solução de back-up que você usar, utilize o sistema em RAID 0, com espelhamento total e, a questão do espaço, utilize um software com grande capacidade de compressão (como o gzip ou bzip).
Jefferson Monteiro Oliveira

"Creio na morte, única amante absolutamente fiel. Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre.E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.
Ou  vice-versa." (Marco A. dos Santos)

Nikon D90+18-105mm VR+55-200mm VR+50mm AI-d f2.0, Lumix GF3+14-42mm+Zenitron 58mm f2.0, CANON A480 CHDK


Bruno Leite

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 229
  • Sexo: Masculino
  • Stay Alert Stay Alive
    • @brnmilk
Resposta #24 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 15:30:07
bem sou hobbysta e ja fiz alguns freelas; minha camera tem 7500 clicks, eu guardo todos os raws. mas ja ta começando a lotar... gravei em dvd e num hd externo, mas vejo que isso não vai durar muito :~
Canon 70D
EF-S 18-135mm STM
EF-S 10-18mm STM
Speedlite 430 EX II


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #25 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 15:45:17
Falando em RAID, isso é minha praia... Vou falar apenas dos mais comuns.

Trabalhando aos pares de discos
RAID 0 não tolera falhas. Mas é mais rápido. Leitura e Gravação 2x mais rápido que unidades independentes.
RAID 1 redunda informações. Faz backup automático.


Mínimo de 3 discos
RAID 5 Tolera falhas em uma unidade. Tem eficiência de espaço de n-1 (3 discos de 1TB gerará um disco RAID de 2TB, enquanto 5 discos gerarão uma unidade de 4TB), com igual eficiência de leitura e gravação (2x ou 4x mais rápido, nos exemplos anteriores).


Em todos os casos é importante que todos os discos possuam o mesmo tamanho (1TB, por exemplo), pois o tamanho será limitado pela menor unidade.

Por fim, ainda que se use RAID, enquanto se está no mesmo ambiente, nada protegerá de uma pane maior, que danifique duas unidades, perdendo todos os dados (em 2002 ocorreu um problema comigo).
Assim, o ideal é que se tenha RAID + HD externo + Núvem. Eu, entretanto, uso RAID 5 + HD Externo (normalmente desconectado) e pouca coisa na núvem. Tenho ainda um disco fora do RAID (só 500GB), onde guardo coisas sem importância, como filmes e torrents.


Há ainda outras combinações, como RAID 0+1 (conhecido também como RAID 10), RAID 100, RAID 50 (5+0), RAID 2, 3, 4, 6, enfim, uma grande quantidade de combinações.
Quer saber como funciona? Wikipédia em Inglês. Quer saber como usar? Wiki em inglês, mas pode ser também em português (não dá para comparar o conteúdo... em inglês é bem mais completo).


Espero ter ajudado aos que se interessam pelo assunto.


aldoferrarineto@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Janeiro de 2021, 16:33:22
O tempo que estiver estabelecido em contrato! Vejam o texto abaixo, o que diz Juliana Ferrari:
https://www.julianaferrari.com.br/quanto-tempo-o-fotografo-deve-guardar-fotos-do-cliente


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #27 Online: 05 de Janeiro de 2021, 22:34:20
Freela eu entrego o trabalho e apago tudo.
Trabalho meu eu nunca apago.... Tenho todos até hoje. Olhando por cima tem vários de 2006 ainda... Kkkkk
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #28 Online: 12 de Janeiro de 2021, 00:58:46
Agora voltando aos jobs fotográficos, nos meus contratos, faço por 1 ano , sem custos, o backup para o cliente. Já tive casos de clientes que me procuraram 3 anos depois do ensaio. Eu tinha guardado mas cobrei por isso, pois não era obrigado. Em geral, deleto as fotos de jobs antigos depois de 2 anos, incluindo o RAW, só guardo alguns JPGS para portifólio caso o cliente autorize, caso contrário, é lixeira rs