Autor Tópico: Review pessoal da Panasonic FZ 150  (Lida 79569 vezes)

adjan

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 08 de Março de 2012, 14:59:17
Olá pessoal...
Gostaria de saber se a FZ150 tem a função HDR...
Também queria saber se o assistente para foto panorâmica é bom...
Obrigado!
Olá
Sim ela possui a função HDR e o modo panorâmico, único detalhe é que não é o mesmo modo panorâmico que a Fuji e Sony possui,  vc vai precisar usar um software para juntar as fotos, na minha opinião vc consegue melhores resultados,  lógico que também terá um pouco mais de trabalho ...rsrs
Panasonic FZ 150


EmilioMann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #16 Online: 08 de Março de 2012, 15:09:42
Pesquisei um tempo atras sobre fotos panoramicas e todos os conhecedores do assunto pelo mundo afora são unanimes em considerar esse metodo da fz150 como o melhor em termos de qualidade final.
No sistema "simplificado", a imagem fica geralmente com o foco ruim, borrada ou com fantasmas. Basta pensar que é impossivel voce segurar a camera e movimentar lateralmente sem dar uma tremida ou mudar levemente a altura. Tudo isso resulta nos problemas que citei.


guti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #17 Online: 08 de Março de 2012, 16:44:28
Olá adjan!
Sabe com quantas fotos ela faz a função HDR?? 3?
Quanto a função panorâmica.. só gostaria de saber se é fácil na hora de capturar as imagens... tipo.. não é mto demorado?
Obrigado pelos esclarecimentos!
Abraços


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #18 Online: 08 de Março de 2012, 16:48:28
é tão demorado qto tirar várias fotos seguidas. vc vai tirar uma, a câmera vai perguntar se vc quer continuar. vc diz que sim, e no LCD, vai aparecer tipo uma sombra da parte final da outra foto, pra vc enquadrar a próxima imagem certinho, tipo, sobrepor um pedaço do novo enquadramento à sombra que aparece no LCD. Deu pra sacar? ASsim, vc consegue fazer as fotos no enquadramento certinho, e depois fica fácil de juntar no software. é aconselhável usar um tripé.
dá um trabalho, mas o resultado é BEM melhor do que essa panorâmica que vc vai movimentando a câmera.


guti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #19 Online: 08 de Março de 2012, 21:04:39
Olá Helena!
Minha dúvida era justamente esta... se vou fazer uma viagem.. sem tripé... conseguiria fazer uma panorâmica na "mão"??
E quanto a função HDR... é boa? usa quantas fotos?
Única coisa ruim da FZ150 é não ser vendida pela Panasonic do Brasil.. então temos que comprar sem poder testá-la pessoalmente...
Obrigado!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #20 Online: 08 de Março de 2012, 21:19:33
Olá Helena!
Minha dúvida era justamente esta... se vou fazer uma viagem.. sem tripé... conseguiria fazer uma panorâmica na "mão"??
E quanto a função HDR... é boa? usa quantas fotos?
Única coisa ruim da FZ150 é não ser vendida pela Panasonic do Brasil.. então temos que comprar sem poder testá-la pessoalmente...
Obrigado!

Cara, dar, acho que até dá, a tal sombrinha do canto da foto  que aparece pra te ajudar a enquadrar, dá uma ajuda. Mas provavelmente não ficará perfeita a panorâmica, talvez dê pra notar o quebradinho da foto qdo vc juntar. Na verdade não posso afirmar nada pois nunca tentei fazer com minha LX5, rs. Até comecei a tirar as fotos, e foi aí que vi que aparece a sombrinha ajudante. Mas nunca passei daí.
Infelizmente não tenho a FZ150, então, naõ sei sobre o HDR.


EmilioMann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #21 Online: 08 de Março de 2012, 21:35:38
Não tenho uma fz150, mas acredito que o programa da panasonic que une as fotos seja "inteligente", e remova essas quebras e também corrija o "encaixe" entre elas.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #22 Online: 09 de Março de 2012, 11:01:48
Guti, consegue fazer panorâmicas na mão sim, o que vc precisa é de um bom software para fazer a união. Normalmente os softwares que vem com as câmeras são limitados e só funcionam bem se vc ativou a opção de panorama da câmera.

Existem alguns softwares free para fazer panoramas:

Microsoft ICE: É free e extremamente simples, basicamente é carregar as fotos e next->next->next. Contudo, é também o mais limitado.
Hugin: Este já é mais complexo, mas é excelente. Corrige diferença de exposição entre as fotos, balanço de branco, elimina gosth's causados por elementos em movimento entre dois quadros e dependendo, é capaz também de eliminar distorção das lentes (isso funciona mais efetivamente em lentes de DSLR, mas dependendo, pode funcionar em lentes de compactas/superzoom também).

As dicas principais para fazer uma panoramica na mão:

Use modo manual, escolhendo uma fotometria média entre a zona com mais luz e mais sombra. É importante que todas as fotos saiam com mesma exposição ou exposição ao menos parecida. Se tiver fotos mais claras e mais escuras juntas, mesmo o software fazendo a correção, dependendo da intensidade da diferença pode não ficar bom. Normalmente, os modos panorama das câmeras fazem isso automaticamente, travam a exposição na primeira foto que vc faz.

Use também balanço de branco manual, para evitar diferentes cores entre as fotos.

Se possível, use o foco manual para que toda a sequência tenha o mesmo ponto de foco.

Tente não usar a lente em wide total, onde as distorções são mais aparentes. Faça um pouco de zoom para ela sair da distância focal mínima e mantenha a lente nesta posição para todas as fotos.

Depois, é só clicar cuidando para manter sempre 1/3 da foto comum entre dois quadros. A melhor maneira é fazer a foto com a câmera na vertical, em posição retrato, assim normalmente vc consegue evitar que seja necessário mais de uma linha.

Sei que aqui a área é de compactas, mas já que o assunto foi para panoramicas, acho que não tem problema deixar alguns links de exemplo, só para mostrar que é sim possível fazer panorâmicas com qualquer câmera, desde que o software usado seja de qualidade.

Estas foram feitas com uma DSLR, que não tem modo panorama, na mão, e usando o Hugin para fazer a união.

A maior que eu já fiz, com 30 ou mais fotos em duas linhas
http://www.flickr.com/photos/30067794@N02/4608537005/

6 fotos, com a câmera na vertical
http://www.flickr.com/photos/30067794@N02/4468946486/

Outra com a mesma configuração da anterior
http://www.flickr.com/photos/30067794@N02/5569828167/

Abçs


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Cristiano Oliveira

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 09 de Março de 2012, 12:57:49
Alexandre, escreve isso como post sobre o assunto... interessante!
Clicar é fácil, difícil é não deixar o momento escapar para sempre. Qualquer um aperta o botão, mas poucos eternizam momentos. É por isso que eu preciso aprender mais... E não me canso! E sigo em frente!


guti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #24 Online: 09 de Março de 2012, 14:47:23
Muito obrigado pela explicação AlexandreS!
Salvei o texto no pc para usar tutorial... hehe...
Quanto ao HDR... seria isso que aparece em 04:09 deste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=ivsRANFhDZw ?
A máquina tira as 3 fotos e transforma automaticamente numa HDR?
Mais uma vez, obrigado!
« Última modificação: 09 de Março de 2012, 14:48:17 por guti »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #25 Online: 09 de Março de 2012, 14:51:04
Guti, consegue fazer panorâmicas na mão sim, o que vc precisa é de um bom software para fazer a união. Normalmente os softwares que vem com as câmeras são limitados e só funcionam bem se vc ativou a opção de panorama da câmera.

Existem alguns softwares free para fazer panoramas:

Microsoft ICE: É free e extremamente simples, basicamente é carregar as fotos e next->next->next. Contudo, é também o mais limitado.
Hugin: Este já é mais complexo, mas é excelente. Corrige diferença de exposição entre as fotos, balanço de branco, elimina gosth's causados por elementos em movimento entre dois quadros e dependendo, é capaz também de eliminar distorção das lentes (isso funciona mais efetivamente em lentes de DSLR, mas dependendo, pode funcionar em lentes de compactas/superzoom também).

As dicas principais para fazer uma panoramica na mão:

Use modo manual, escolhendo uma fotometria média entre a zona com mais luz e mais sombra. É importante que todas as fotos saiam com mesma exposição ou exposição ao menos parecida. Se tiver fotos mais claras e mais escuras juntas, mesmo o software fazendo a correção, dependendo da intensidade da diferença pode não ficar bom. Normalmente, os modos panorama das câmeras fazem isso automaticamente, travam a exposição na primeira foto que vc faz.

Use também balanço de branco manual, para evitar diferentes cores entre as fotos.

Se possível, use o foco manual para que toda a sequência tenha o mesmo ponto de foco.

Tente não usar a lente em wide total, onde as distorções são mais aparentes. Faça um pouco de zoom para ela sair da distância focal mínima e mantenha a lente nesta posição para todas as fotos.

Depois, é só clicar cuidando para manter sempre 1/3 da foto comum entre dois quadros. A melhor maneira é fazer a foto com a câmera na vertical, em posição retrato, assim normalmente vc consegue evitar que seja necessário mais de uma linha.

Sei que aqui a área é de compactas, mas já que o assunto foi para panoramicas, acho que não tem problema deixar alguns links de exemplo, só para mostrar que é sim possível fazer panorâmicas com qualquer câmera, desde que o software usado seja de qualidade.

Estas foram feitas com uma DSLR, que não tem modo panorama, na mão, e usando o Hugin para fazer a união.

A maior que eu já fiz, com 30 ou mais fotos em duas linhas
http://www.flickr.com/photos/30067794@N02/4608537005/

6 fotos, com a câmera na vertical
http://www.flickr.com/photos/30067794@N02/4468946486/

Outra com a mesma configuração da anterior
http://www.flickr.com/photos/30067794@N02/5569828167/

Abçs

Interessantíssima a dica de usar a câmera na vertical, não tinha pensado nisso... aliás, todas as dicas são bem valiosas. esse hugin parece ser bem bacana mesmo!! mas sequer utilizei o programa da Lumix, qto mais um assim mais complexo, rs. mas vou testar qualquer hora uma panorâmica assim.


Anderpucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #26 Online: 09 de Março de 2012, 15:42:13
Ola Pessoal !

Primeiramente gostaria de estar parabenizando todas as pessoas que auxilia no bom andamento desse site, estao de parabens  :clap:. E espero nao ter colocado esse comentario no local errado.
Sou muito leigo nesse assunto ainda, mas atras de textos aqui lidos ja consegui ter ao menos uma noção de tudo um pouco, pelo menos do que eu preciso..
Com muitas informações e pouco conhecimento estou completamente perdido com algumas decisões com a compra da minha primeira camera com uma qualidade um pouco melhor.
Ate que vi sobre essa Panasonic FZ 150 e achei ela muito completa e vai atender minhas espectativas, mas as duvidas ainda continua. A utilidade da maquina para mim nao seria nada profissional, apenas para uso pessoal mesmo a unica coisa que confesso que gosto sao de tecnologias novas e fiquei louco por ela ter tambem opção de foto 3D, se eu nao estiver errado! E tambem procuro algo com um superzoom.
Mas estava pensando em gastar aproximadamente R$ 800,00, " visto que moro proximo ao paraguay, e claro esse preço seria de lá". Mas ai que vem o grande detalhe, como vou fazer uma viagem dos sonhos nao quero perder nenhum detalhe e precisa alem dessa camera uma prova d'agua... ai para meu dinheiro dar eu teria que abrir mao da FZ 150 e comprar outra, visto que talves nao teria as tecnologia que gostaria e nem a qualidade que voces mencionaram dela.. Minhas opções foram as seguinte:
CAMERA FUJI HS-20 16MP/30X;
CAMERA PANASONIC DMC-FZ47 12.1 HD;
CAMERA CANON SX-40;
Nikon coolpiex P100;

Lembrando que teria que sobrar o dinheiro pra eu comprar uma a prova de agua. A duvida vem ai, e me ajudem por favor, compensa eu comprar para uso pessoal a FZ 150 e juntar mais dinheiro e comprar uma maquina mais pra frente prova d'agua. Ou escolho alguma das citadas na lista com preço inferior e assim consigo adquirir as duas maquinas?
Ou alguem tem alguma outra sugestao ?
Obrigado pessoal desde já e desculpas por escrever tanto...rrsss
abraços a todos..


EmilioMann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #27 Online: 09 de Março de 2012, 20:12:13
Anderpucci, deixa eu ver se entendi. Voce quer uma camera que possa usar com uma caixa estanque para mergulho, é isso?
Se for, uma opção excelente é a canon g12. No paraguay ela deve estar com a caixa uns 1400,00.
É uma camera muito superior a todas essas que voce postou, mas não é superzoom.
Não existe caixa estanque para nenhum modelo de superzoom.
Que eu saiba a fz150 custa a mesma coisa que a sx40.


Anderpucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #28 Online: 09 de Março de 2012, 21:15:33
Não amigo.. acho que acabei me expressando mal... deve ser por causa de tantas duvidas que acabai ficando..rrss , desculpas!
Vou tentar simplificar minha duvida!
Nao uso muito maquina fotografica, mas queria uma com boa qualidade e com um bom zoom. Entao tenho duvida se compro a Panasonic FZ 150 ou compro alguma outra mais em conta como por exemplo a Fuji hs20. Pois preciso de duas camerasm, uma que me de qualidade boa ao usar e um bom zoom, e uma outra a prova de agua (que nao precisa ser das melhores). Entao nao sei se compensa pelo valor a FZ 150 para mim que sou bem amador nesse aspecto de fotos e so irei tirar fotos particulares mesmo... Lembrando que a HS20 custa metade do preço quase.
Entre custo e beneficio, sendo que usarei apenas pra uso particular compensa eu pegar a FZ 150 ou a HS20 ?


espero ter esclarecido melhor minha pergunta, desculpas.
Obrigado novamente


fwatanabe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #29 Online: 09 de Março de 2012, 23:37:08
Pessoal, tenho uma dúvida... Estou pensando em adquirir uma FZ-150, mas gostaria de saber se quando tiramos uma foto durante a filmagem o vídeo é interrompido por um instante ou o vídeo continua normalmente... Poderiam me ajudar?

Att