Autor Tópico: Uso da Canon 55-250 para fotografar passaros  (Lida 8962 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #15 Online: 03 de Janeiro de 2012, 12:54:08
sofro em 2 quesitos com essa lente...

o fotômetro em modo pontual parece não ser tão pontual assim... fizvárias fotos com monopé, fotometrando nesse modo no pássaro, e em muitas vezes deu errado... pela forma que fiz não acho que seja culpa minha...

Luciano, o fotometro quando usado em modo pontual tenta trazer o ponto focado ao nível do cinza 18%. Se vc não conhece ou não está acostumado com o sistema de zonas, não use modo pontual ou a chance de fotometrar errado será muito grande. Usando medição spot terá obrigatoriamente que corrigir a exposição para mais se o pássaro for mais claro que o cinza 18% ou para menos se for mais escuro.

A partir deste post, em um tópico que vc participou no início, se fala mais sobre isso

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=61565.msg612582#msg612582

A 55-250mm é um tanto quanto curta para pássaros, mas quebra o galho, ainda mais considerando-se o custo. O diagragma de laminas arredondadas resulta em um bokeh relativamente suave. E com cameras mais novas, com sensor de 18Mp, ainda dá para fazer um bom crop.

Algumas minhas feitas com ela

Essa tem um crop absurdo

Tá olhando o que ??? por Alexandre.Schuster, no Flickr


Sem Título por Alexandre.Schuster, no Flickr


Pássaro por Alexandre.Schuster, no Flickr


Reflexo.. por Alexandre.Schuster, no Flickr



« Última modificação: 03 de Janeiro de 2012, 13:20:35 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Carcará ☼

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
Resposta #16 Online: 27 de Janeiro de 2012, 02:17:52
AlexandreS, eu gostei muito das suas fotos, e,quanto ao comentário que vc fez da primeira foto, salvo engano trata-se de um suiriri, à qual vc falou que se excedeu bastante no crop, eu tenho a lhe dizer o seguinte: é quase uma regra geral e comum, nas fotografias de pássaros, principalmente dos de pequenos e de médio portes, ser usado um crop naquela proporção que vc usou; digo isso, porque tenho constantemente acessado sites de fotografias de pássaros e, como falei acima, é só o que se constata.

Para quem se aventura de verdade, na mata a dentro, a procura de uma boa foto de pássaro, a distância de aproximação mais curta e mais comum de se conseguir é de cerca de 20m na média.

A essa distância, a necessidade da quantia de crop a ser usada para destacar o objeto principal da foto (pássaro), é muito pequena entre as distâncias focais das objetivas VIÁVEIS e disponíves para essa finalidade.

Atualmente, eu uso uma 100-400 L, mas, tenho sempre que usar quase que a mesma quantia de crop que eu usava nas fotos que tirava com a 55-250mm, a diferença é irrelevante.

Um amigo meu, se aventurou com uma 600mm L, e apesar de ficar bastante limitado com relação a varias situações como peso, mobilidade, agilidade, etc. quando dos seus resultados, também teve que cropar quase que na mesma proporção que eu te falei acima, ou seja, mais distância focal, melhora e muuuuiiitttooo, principalmente no quesito qualidade, que, diga-se de passagem, é tudo, PORÉM, não vai eximir de exigir um crop quase que na mesma proporção das distâncias focais menores.

Entretanto, se por motivo de sorte ou mesmo de conhecimento de lugares onde se pode chegar a 2,3,4 ou 5 metros de distância do pássaro, a objetiva com maior distância focal, pode até mesmo, dependendo de como a foto foi tirada, dispensar qualquer tipo de crop, contraditando todo o comentario que teci até o presente momento.

Tentei anexar umas imagens feitas com uma 55-250mm a uma distância de aproximadamente 22m.  mas não consegui, não sei o caminho, nem como fazer, mas, fica aqui o meu comentário e espero ter ajudado o Marcelobrunelli.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 27 de Janeiro de 2012, 09:11:54
Luciano, o fotometro quando usado em modo pontual tenta trazer o ponto focado ao nível do cinza 18%. Se vc não conhece ou não está acostumado com o sistema de zonas, não use modo pontual ou a chance de fotometrar errado será muito grande. Usando medição spot terá obrigatoriamente que corrigir a exposição para mais se o pássaro for mais claro que o cinza 18% ou para menos se for mais escuro.

A partir deste post, em um tópico que vc participou no início, se fala mais sobre isso

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=61565.msg612582#msg612582

A 55-250mm é um tanto quanto curta para pássaros, mas quebra o galho, ainda mais considerando-se o custo. O diagragma de laminas arredondadas resulta em um bokeh relativamente suave. E com cameras mais novas, com sensor de 18Mp, ainda dá para fazer um bom crop.


Não Alexandre.. eu estou acostumado sim porque só utilizo medição pontual... mas a minha 55-250 nas maiores distâncias focais (tipo de 200 a 250) não consigo usar com precisão a medição pontual.. pode ser um problema da minha lente já que nunca testei com outra do mesmo modelo. A impressão que dá, é que o ponto onde é medido não coincide com o ponto de foco que vemos no visor.. dá uma medição bem errada...
Por exemplo: Um pássaro com o céu claro de fundo.. Usando a medição pontual, pássaro totalmente quieto, câmera no monopé. Fazia medição no pássaro.. mas a câmera fazia subexposição no pássaro (quase silhueta) e exposição correta no céu... ou seja, ela não mediu no pássaro, mas sim no céu.. várias vezes isso aconteceu, e não foi erro de bloquear a exposição no local errado não... foi coisa da lente mesmo.. Só percebi esse suposto "erro" em distâncias focais maiores, e com a medição necessitando ser feita numa área bem pequena da foto..
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, 09:27:31 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #18 Online: 27 de Janeiro de 2012, 09:14:59
Luciano, porque não uma 100-400?

Claro que uma 70-200 f2.8 tem uma baita claridade, mas sei lá, tbm fico muito indeciso nessas lentes da série L viu...

Abs,

Marcelo, não compraria simplesmente porque pra mim hoje não teria tanto uso como uma 70-200....
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, 09:15:16 por Luciano.Queiroz »


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #19 Online: 27 de Janeiro de 2012, 09:50:31
Vou dar a minha opinião com base nas duas fotos que vc postou.

Não acho que o problema foi ISO alto. Você usou ISO 800 e a T2i tem boa qualidade de ISO até uns 1600. Mas as duas primeiras fotos estão fora de foco. Isso sim é um problema, já que a região focada teria menos ruído do que as áreas com foco. Se possível coloque uma versão das fotos sem crop, porque provavelmente esse é o maior fator de falta de qualidade nas fotos. Você não precisa testar em um pássaro para compravar isso. Tire a mesma foto, com os mesmos parâmetros e distância que fez as fotos.

Outro fator para a má qualidade seria a exposição errada, clareando muito a foto na pós.

Agora quanto a recomendação de lente, se é para usar para fotografar aves, recomendo no mínimo 100-400L. A 70-200 apesar de ser clara (2.8) tem uma distância focal muito curta, e novamente, para fotografar aves você estará 99% do tempo fotografando como tele (em 200mm na 70-200, 400mm na 100-400, etc...). De nada vai adiantar ter uma objetiva clara, que ao fazer a foto, a ave represente 5% da imagem final. Crop excessivo vai acabar com a nitidez e não a pós que traga de volta.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, 09:51:21 por Lhama »


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 13:00:49
Vão algumas aí:







Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/