Autor Tópico: Quanto cobrar?  (Lida 1043 vezes)

Todaro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 31 de Janeiro de 2012, 16:27:15
Caros,

Estou iniciando na fotografia profissional com uma câmera Canon T3i.

Tenho uma empresa interessada em fotos do pequeno portfolio que já montei, mas não tenho noção de preços. Não quero ser injusto com eles cobrando caro demais, nem injusto comigo cobrando barato demais. O que sei é que, se quiserem direitos exclusivos sobre as imagens, isso custa mais caro. Mas quanto? Qual seria a faixa de preço?

Alguém aí pode me dar uma luz?

Obrigado,

Marcelo


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2012, 16:29:21
Empresa do quê, utilização, tempo, frequência de trabalhos, etc, etc, etc..... mais informações e assim mesmo será difícil "palpitarmos" os preços.
Essa é a pedra da discórdia da fotografia.


Todaro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2012, 16:35:47
Grato pela resposta.

É uma escola de idiomas. Querem usar algumas de minhas imagens na preparação de material didático para os alunos.

Em princípio a aquisição será uma única vez, mas imagino que o material será reeditado de tempos em tempos.

Normalmente se cobra pelo direito de uso das imagens a cada reedição?

Não sei como funciona isso.

Grato por qualquer palpite.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2012, 17:11:52
É um pouco mais complexo do que isso.
Depende do porte da escola.
Vc até pode vender os direitos já que são fotos exclusivas.
Mas a melhor opção é: período x uso (material utilizado) x praça x mídia
É um cálculo que fotógrafos de publicidade usam... normalmente estas variáveis são estipuladas.
ATENÇÃO: no caso de pessoas (ou modelos) também é preciso que exista um contrato individual com as mesmas variáveis especificadas (chamamos isso de casting).
Ou seja, o cliente paga pelo uso da foto e paga também o cachê de casting.
Não aceite nada do tipo "ah.. mas é aluna da escola, não vai cobrar nada.... isso pode dar uma dor de cabeça imensa) - se o cliente for responsável pelo casting, isso deve estar claro no seu contrato (ou orçamento - que é válido como documento legal)

Abs.


Todaro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2012, 17:34:33
Grato mais uma vez.

Não há pessoas nas imagens (pelo menos não pessoas identificáveis), apenas paisagens e objetos inanimados que pretende-se usar para ilustrar lições.

A escola é de médio porte e tem franqueados em várias partes do país, todos usando o mesmo material.

Ainda não faço a menor idéia do quanto cobrar, mas farei uma estimativa.

Obrigado de novo.

Um abraço