Autor Tópico: Direitos Autorais: Releitura de obras de outros fotógrafos  (Lida 2446 vezes)

dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Online: 31 de Janeiro de 2012, 13:07:41
Prezados,
Tenho me dedicado muito a fotos de eventos e pessoas, porém durante meu ócio produtivo, acabo fazendo trabalhos mais autorais, algumas vezes inspirado em temas já abordados por fotógrafos famosos ou não.

Aí reside a dúvida: Como fica a questão do capital intelectual envolvido em releituras de trabalhos famosos?

Cenário 1:
100% das obras arquitetônicas de Brasília já foi mapeada de 99,5% dos ângulos possíveis.
Isso quer dizer que, mesmo sem querer, posso fazer trabalhos que já foram retratados por outros fotógrafos. Eventualmente em trabalhos já publicados.

Aliás, quem de Brasília que estivesse com uma DSLR na máo em visita à torre de TV, nunca fez a foto da esplanada? Seja em 18mm, 40mm, 70mm, 130mm ou 200mm? Ou seja, 99% dos ângulos foram retratados.

Cenário 2:
Conheço alguns ângulos já retratados, entretanto gostaria de fazer releituras desses trabalhos, com pessoas diferentes. Eventualmente com técnicas diferentes, porém pode ser que seja com técnicas iguais.

Enfim, como fica o problema dos direitos autorais nestes casos hipotéticos?

Agradeço a contribuição.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 20:46:08
Nem se preocupe com isso. Pode fotografar à vontade. No máximo, se tua foto ficar conhecida, será acusado de ser um embuste, um plagiador. Não trará problemas maiores.  Agora, tente de alguma forma colocar um diferencial qualquer na cena, nem que seja no ângulo de incidência do sol ou na temperatura de cor. Só pra deixar claro que não é AQUELA FOTO tão conhecida. :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Gustavo0377

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 347
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 06:40:43
Nem se preocupe com isso. Pode fotografar à vontade. No máximo, se tua foto ficar conhecida, será acusado de ser um embuste, um plagiador. Não trará problemas maiores.  Agora, tente de alguma forma colocar um diferencial qualquer na cena, nem que seja no ângulo de incidência do sol ou na temperatura de cor. Só pra deixar claro que não é AQUELA FOTO tão conhecida. :ok:

Resumiu bem !

O direito autoral sempre vai ser daquele que deu o clique e acredite: mesmo uma cidade ou obra sendo fotografada milhões de vezes ainda tem aquele ângulo com aquela lente que ninguém fez e que vai ficar legal....

Inspire-se sim nos trabalhos dos outros e a soma de todos as influencias que você vai absorver é que vai te trazer aquele olhar que só você viu, afinal a camêra nada mais é do que um filtro do seu olhar e esse é diferente dos outros 7 bilhões que vivem no planeta...


Jundiai / SP

500px.com/gustavo0377


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 13:40:17
Aliás, uma curiosidade... fiquei sabendo outro dia.
Sabiam que a imagem do congresso não pode ser usada para nenhum fim comercial ou o desenho gráfico tamem não? É crime....  :shock:
Portanto uma foto do congresso nacional utilizada para propaganda de uma empresa de viagens, pode gerar um processo....  :doh:
É f....


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 14:28:06
Isso é impressionante...
Mais uma lei que serve para punir sem motivo.

Se a propaganda denegrisse a imagem do congresso, OK. Creio que cabe o "crime". Mas se os congressistas denigrem, estão só "trabalhando"?