Autor Tópico: Lente para fotografia de grandes planos: desertos e geleiras  (Lida 6325 vezes)

fmlima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Online: 31 de Janeiro de 2012, 21:15:28
Olá pessoal,

Sou novata no mundo da fotografia e queria pedir ajuda de vocês para a escolha de lentes.
Tenho uma Canon T3i, e estou procurando uma lente para tirar fotos de paisagens ( mais especificamente deserto do atacama e patagonia).

Uma pessoa me indicou sempre comprar lentes 2.8 por ser mais clara. è isso?
A maioria das lentes 2.8 que encontro são fixas.

Você acham que uma fixa tira boas fotos de grandes planos?!  :shock:
Ou precisa ter um zoom bom tb?

Achei estas, não sei se são as melhores. mas minha faixa de preço é essa de 500 dolares.

http://www.bhphotovideo.com/c/product/371176-USA/Canon_0284B002_EF_S_60mm_f_2_8_Macro.html
http://www.bhphotovideo.com/c/product/12058-GREY/Canon_2518A003_Telephoto_EF_100mm_f_2_0.html
http://www.bhphotovideo.com/c/product/194451-USA/Canon_4657A006_100mm_f_2_8_USM_Macro.html


Help!!!!
Obrigada desde já pessoal!!


« Última modificação: 31 de Janeiro de 2012, 21:16:03 por fmlima »
Francine


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2012, 21:39:07
Fala fmlima, tudo bem?

Para fotos de paisagens e grandes planos, eu iria de Grande Angular.

A Sigma tem uma 10-20mm excelente http://www.bhphotovideo.com/c/product/633609-REG/Sigma_202101_10_20mm_f_3_5.html

Tem também a 10-22mm da Canon http://www.bhphotovideo.com/c/product/351542-USA/Canon_9518A002_EF_S_10_22mm_f_3_5_4_5_USM.html

As lentes que você passou te deixaram muito fechado, pois o ângulo de visâo é pequeno.

Para paisagens também é recomendado utilizar um tripé e filtro ND, pois utiliza-se aberturas menores (obturador mais fechado) para aumentar a profundidade de campo (distância hiperfocal). Consequentemente, terá que utilizar tempos de exposição maiores (por isso o filtro ND).
Por conveniencia, utiliza-se filtro ND 8, que escure a imagem em 8 pontos.

Outra coisa: lentes mais claras (f/2.8) como você comentou, diminuem a profundidade de campo, deixando menos coisas da paisagem em foco.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Abcs

"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2012, 22:07:59

A Sigma tem uma 10-20mm excelente http://www.bhphotovideo.com/c/product/633609-REG/Sigma_202101_10_20mm_f_3_5.html

Tem também a 10-22mm da Canon http://www.bhphotovideo.com/c/product/351542-USA/Canon_9518A002_EF_S_10_22mm_f_3_5_4_5_USM.html

As lentes que você passou te deixaram muito fechado, pois o ângulo de visâo é pequeno.

Para paisagens também é recomendado utilizar um tripé e filtro ND, pois utiliza-se aberturas menores (obturador mais fechado) para aumentar a profundidade de campo (distância hiperfocal). Consequentemente, terá que utilizar tempos de exposição maiores (por isso o filtro ND).
Por conveniencia, utiliza-se filtro ND 8, que escure a imagem em 8 pontos.


Outra coisa: lentes mais claras (f/2.8) como você comentou, diminuem a profundidade de campo, deixando menos coisas da paisagem em foco.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Abcs

Concordo... Tenho uma Sigma 10-20 e acho que é a lente pro que você quer...

Dimigobbo, o filtro ND não vai escurecer ainda mais a imagem e aumentar mais ainda o tempo de exposição? acho que vc se confundiu no que quis dizer...

Não vejo necessidade de um ND, mas um polarizador vai bem...


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2012, 22:22:40
Como utilizará tempos de exposição longos, de dia, o filtro ND escurecerá essa cena, certo? :ponder:

Ah... a Sigma tem duas versões dessa lente: uma 10-20mm f/3.5 e outra Sigma 10-20mm f/4-5.6. A primeira é mais recente e mais clara também. O motor de foco é bem silencioso e ela não é tão pesada.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 08:15:26
Como utilizará tempos de exposição longos, de dia, o filtro ND escurecerá essa cena, certo? :ponder:

Ah... a Sigma tem duas versões dessa lente: uma 10-20mm f/3.5 e outra Sigma 10-20mm f/4-5.6. A primeira é mais recente e mais clara também. O motor de foco é bem silencioso e ela não é tão pesada.

Pois é... mas se vai fechar o obturador pra ganhar profundidade de campo e consequentemente aumentar o tempo de exposição, pra que colocar um ND e aumentar ainda mais o tempo de exposição? Isso que não entendi no seu comentário.. Existe razão pro que vc tá falando ou vc se confundiu?

No caso do polarizador, ele também vai escurecer e aumentar tempo de exposição, mas tem a vantagem de melhorar algumas cores como no céu por exemplo...


Sobre a Sigma, a minha é a f/4-5.6 .. não tenho o que reclamar dela não... mas não conheço esse modelo com abertura fixa.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 09:09:56
Pois é... mas se vai fechar o obturador pra ganhar profundidade de campo e consequentemente aumentar o tempo de exposição, pra que colocar um ND e aumentar ainda mais o tempo de exposição? Isso que não entendi no seu comentário.. Existe razão pro que vc tá falando ou vc se confundiu?

No caso do polarizador, ele também vai escurecer e aumentar tempo de exposição, mas tem a vantagem de melhorar algumas cores como no céu por exemplo...


Sobre a Sigma, a minha é a f/4-5.6 .. não tenho o que reclamar dela não... mas não conheço esse modelo com abertura fixa.

Falei do ND pra bater a fotometria e escurecer a cena, devido ao alto tempo de exposição. É uma dica a mais, pra tirar fotos de paisagens durante o dia.

Até porque, estava pensando, :ponder: com a GA o DOF já é longo com a maior abertura, o que não precisa fechar tanto a lente.

Sobre a lente, já utilizei esse modelo novo, 10-20mm f/3.5 e não usei a que você tem, por isso falei dela. É uma lente muito boa. Foco rápido e preciso. Nitidez incrível.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 09:41:38
Recomendo ND total e ND graduado (vai precisar em muitas situações usar ele invertido, já que muita luz vem de baixo da cena.)
Uma GA é uma excelente pedida, mas uma tele tb é interessante, para recortes da paisagens e detalhes em geral.

Escolha com atenção. Leia os reviews. Dependendo do quanto agressivo for o ambiente, as lentes devem ser seladas.

Nesse grupo tem tb a Tokina 11-16mm f/2.8 AT-X Pro DX, a Sigma 4.5mm f/2.8 EX DC HSM(que é fisheye circular) e a Sigma 8-16mm F4.5-5.6 DC HSM (que SALVO ENGANO é a menor GA zoom retilinea do mecado entre todas as marcas). Tem a prime Sigama 10mm f/2.8 EX DC HSM (que tb é retilinea).

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 16:54:23
Geleiras? Desertos? Melhor levar filme mesmo... e de preferência mecânicas...

a não ser que queiras investir em corpo top (Série 1D, Série Dx)... pois se for fazer só isso hora ou outra mesmo Nikon D700, Canon 5D ou 7D vai dar problema...
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2012, 16:56:05 por Natão »


Satoshi-kun

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
    • Meu portfólio
Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 09:25:21
Concordo com o Natão...
Dependendo do tipo de foto que a moça for fazer, melhor deixar a T3i de lado.


fmlima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 11:20:24
Geleiras? Desertos? Melhor levar filme mesmo... e de preferência mecânicas...

a não ser que queiras investir em corpo top (Série 1D, Série Dx)... pois se for fazer só isso hora ou outra mesmo Nikon D700, Canon 5D ou 7D vai dar problema...

Oi Natão,
Desculpe a minha ignorancia, mas sou novata nisso haha

Que tipo de problemas? Fiquei preocupada agora  :shock:
Francine


fmlima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 11:25:44
Recomendo ND total e ND graduado (vai precisar em muitas situações usar ele invertido, já que muita luz vem de baixo da cena.)
Uma GA é uma excelente pedida, mas uma tele tb é interessante, para recortes da paisagens e detalhes em geral.

Escolha com atenção. Leia os reviews. Dependendo do quanto agressivo for o ambiente, as lentes devem ser seladas.

Nesse grupo tem tb a Tokina 11-16mm f/2.8 AT-X Pro DX, a Sigma 4.5mm f/2.8 EX DC HSM(que é fisheye circular) e a Sigma 8-16mm F4.5-5.6 DC HSM (que SALVO ENGANO é a menor GA zoom retilinea do mecado entre todas as marcas). Tem a prime Sigama 10mm f/2.8 EX DC HSM (que tb é retilinea).

Oi Mr. Hyde: Como eu identifico uma lente selada? Tem alguma nomenclatura? Obrigada !
Francine


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 21:12:48
Oi Natão,
Desculpe a minha ignorancia, mas sou novata nisso haha

Que tipo de problemas? Fiquei preocupada agora  :shock:


O Natão lembrou de uma coisa muito importante... A temperatura e umidade do ambiente podem fazer o vapor d'água condensar e depois congelar dentro da T3i porque ela não é selada. A cam vai pifar em 15 mins ou menos ao ser exposta ao ambiente externo.


Oi Mr. Hyde: Como eu identifico uma lente selada? Tem alguma nomenclatura? Obrigada !

Nos outros sistemas tem que olhar os reviews de um a um porque não conheço os sistemas à fundo. No sistema Canon a lista é essa:

EF 16-35mm/2.8L USM
EF 16-35mm/2.8L II USM
EF 17-40mm/4L USM
EF 24-70mm/2.8L USM
EF 24-105mm/4L IS USM
EF 70-200mm/4L IS USM
EF 70-200mm/2.8L IS USM
EF 28-300mm/3.5-5.6L IS USM
EF 50/1.2L USM
EF 300mm/2.8L IS USM
EF 400mm/2.8L IS USM
EF 400mm/4DO IS USM
EF 500mm/4L IS USM
EF 600mm/4L IS USM

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 21:56:25
Ou você leva uma bolsa estanque como os Outex.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 01:12:48
Ou você leva uma bolsa estanque como os Outex.

 :no:

A Outex não é indicada para baixa temperatura, apenas para proteção à água. O frio atravessa o látex fácil, fácil...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fmlima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 17:34:51
O Natão lembrou de uma coisa muito importante... A temperatura e umidade do ambiente podem fazer o vapor d'água condensar e depois congelar dentro da T3i porque ela não é selada. A cam vai pifar em 15 mins ou menos ao ser exposta ao ambiente externo.


Nos outros sistemas tem que olhar os reviews de um a um porque não conheço os sistemas à fundo. No sistema Canon a lista é essa:

EF 16-35mm/2.8L USM
EF 16-35mm/2.8L II USM
EF 17-40mm/4L USM
EF 24-70mm/2.8L USM
EF 24-105mm/4L IS USM
EF 70-200mm/4L IS USM
EF 70-200mm/2.8L IS USM
EF 28-300mm/3.5-5.6L IS USM
EF 50/1.2L USM
EF 300mm/2.8L IS USM
EF 400mm/2.8L IS USM
EF 400mm/4DO IS USM
EF 500mm/4L IS USM
EF 600mm/4L IS USM


Putz!! a camera vai pifar ou a lente? não entendi?? Pq se for a lente eu providencio uma outra selada pra qdo for pro frio.. mas se for a camera oq dá pra fazer pra salvar?

Obrigada galera !
Francine