Autor Tópico: Carta de um fotógrafo.  (Lida 2485 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #15 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 16:45:27
Pessoal, achei legal o texto, como forma de justificar que a fotografia não é só click do dia. Quanto aos custo levantados..  :no:, Plano de saúde, venhamos e convenhamos, se o cara não tiver nos EUA (em qualquer profissão, está f...) Isso é pessoal, não profisional. Quanto ao valor da cam... quem tem empresa, usa o fator depreciação do equipamento no IR justamente para ter uma reserva para novo. Por isso depreciação de imóvel é 20 anos e de veículo 5, por exemplo. Isso aí de custo é balela.

Mas é verdade, vários trabalhos são subvalorizados. Ou melhor, as pessoal tem pouca noção de quanto se custa para fazer. Quanto ao valor, cada um sabe o que mais valoriza. Tem gente que dá uma grana em uma câmera para brincar. É errado. Não. Se o cara gosta e o dimdim é dele, vai lá e gasta. Tem gente que anda de Ferrari F40. (Dei uma volta como passageiro na da FIAT, em Betim.0 Como carro, é uma bosta! Dura, quente, desconfortável e barulhenta. Mas muita gente acha que valo 1000000 de dólares. Cada um dá o valor ao que acha importante.

Eu gasto uma grana por ano com festinha de aniversário, fotos e viagens com minha filha. Pra mim é importante curtir a vida com ela, e registrar. Por outro lado (como ainda não ganhei na loteria, nem sou funcionário do senado ou algo parecido), como a grana é cuta, corto em outros lados. Demorei a comprar uma TV LCD (só quando minha 29" fundiu mesmo), meu note não é dos mais poderosos, carro mil cilindradas, etc... que para mim, vale menos que ver a Bia rindo de orelha a orelha vendo as fotos da Disney (dívida pra mais de ano). Até hoje ela (5anos) assiste o filme do aniversário de 1 ano (e olha que só começou a entender o que se passava há uns 2 anos) semanalmente. E fica toda feliz. Por isso gasto meu 13º (e da patroa) e 1/3 de férias todo ano com essas coisas... e não com um carro super esportivo que me daria grande status.

É isso... já falei besteira demais.  :ok:

É isso ai caro portela. Apoiado dimaes! Agente tem que gastar nossa grana com o que nos deixa feliz, não o que deixa o outro feliz. Tou juntando tudo que posso e investindo em equip fotográfico, que utimamente é o que está me alegrando... espero que um dia vire profissão !


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #16 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 17:56:02
Pior de tudo é o cara admitir que trabalha 20 dias por ano (4 meses) e os outros 8 ficaria a toa (ou arrumaria outro emprego)
o cara quer viver 12 meses e trabalhar só 4...tem que cobrar caro mesmo.ehehe

[]s<br />Joelson


Felipe Monteiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 187
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #17 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 13:38:07
Achei que fez muito sentido o que ela e o Portela postaram.
"No fundo, a visão não tem a ver com a câmera ou com quantos megapixels ela tem. Tem a ver com o que você acha importante. Tem a ver com ideias" - Keith Carter