Autor Tópico: Estilo de fotografia, de alta moda. duvidas - Impróprio para Menores  (Lida 1291 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Ola pessoal!!!!

conheci um fotografo, que me mostrou algumas fotos de alta moda, geralmente em preto e branco, com muito contraste, maquiagem exageradas e escuras, e um estilo bem agrecivo.

bom gostei do jeito, e gostaria de me aprofundar melhor nesse estilo, e pergunto aos amigos.

exite plugin para este estilo?

qual o nome desse estilo? e alta moda mesmo?

alguem conhece fotografos consagrados neste estilo?

obrigado!!!!
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2012, 17:11:31 por Mr. Hyde »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 01:32:53
Poste uns links como exemplos.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 01:47:14
Confesso que to tentando entender o que foi escrito.

1) Acredito que não seja alta moda, e sim alta costura, ou seja, fotografia de moda e pelo visto, ligada a editorial

2) Não existe fórmula pra ela e depende exclusivamente de:

a) Direção criativa da marca/estilista

b) Proposição do fotógrafo

Quanto a fotógrafos, tem vários. Mario Testino, Helmut Newton, J. R. Duran, Nick Knight (trabalhou muito com Alexander McQueen e é meu favorito  :wub:), Karl Lagerfeld (que além de fotógrafo é um bocado de coisas e a figura viva mais importante do século XX hoje, que tá com 82 anos creio o.o). Richad Avedon, Ruven Afanador, Patrick Demarchelier, Bruce Weber.

De resto, acho que o mais importante pra entender este contexto fashion é estudar muito moda e perceber as motivações criativas e entender as propostas dos estilistas e retratá-las

Abs


R. Cezar

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 01:47:16
Bela análise FeLopes!

Vc fotografa moda? Alguns destes fotógrafos eu já conhecia de nome, mas não tanto o trabalho deles. Fora eles vc indica alguns sites com informações ou dicas para quem quer começar na área da moda?

Valeu!



Satoshi-kun

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
    • Meu portfólio
Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 09:42:15
Algo bem mais voltado pro lado artístico.
Comercialmente falando não me lembro de ter visto nada com essas características...
Se tiver uns exemplos fica mais fácil de te ajudar. :)


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 16:08:18
Algo bem mais voltado pro lado artístico.
Comercialmente falando não me lembro de ter visto nada com essas características...
Se tiver uns exemplos fica mais fácil de te ajudar. :)

Então Satoshi, é artistico mas ao mesmo tempo é super comercial, dependendo da proposta da marca e do que você for fazer. Cobertura de passarela, editorial e etc, vou tentar dar um exemplo de editorial.

Nick Knight para Johji Yamamoto



Essa foto, lindíssima, mas sem detalhes das roupas comunica diretamente com o público alvo da marca porque diz exatamente quais são os nortes criativos da marca e da coleção. Moda é algo que vai além do vestuário, e está mais em agregar valor simbólico ao vestuário do que (só) criar peças para proteção do corpo. Johji Yamamoto veio de uma geração de designers conhecida como japonismo (composto também por Kenzo (em menor grau), Issey Miyake e Rei Kawakubo) que revolucionou a moda no período. Enquanto todos produziam peças extravagantes, com o slogan da marca enorme, eles foram por uma vertente minimalista e por vezes super high tech (hoje um vestido Issey Miyake pesa 10 gramas o.o) ou low tech (Rei Kawabuko trabalha com uma quase antimoda, suas primeiras peças mostravam costuras inacabadas, furos e muitas falhas, intencionalmente e sempre tudo em preto).

Deu pra entender que é mais uma idéia muito mais pensada do que um devaneio?

Acho que com essa foto da Terry Richardson pro perfume da Tom Ford a comunicação será mais direta (e sim, isso também é moda por que trata de comportamento)



Esse site tem algumas coisas legais de fotógrafos de moda http://www.trendencias.com.br/

O ruim as vezes de estudar isso que informações boas e mais antigas estão em livros. Por conta do ritmo super dinâmico da moda são poucas imagens mais antigas que conseguimos encontrar na web por vezes





linoart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
    • Flickr
Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 17:50:22
Acho que depende da área que você quer atuar.

Por exemplo, eu sou assistente de um fotógrafo de moda que faz mais para área comercial, e dificilmente os clientes pedem fotos nesse estilo meio "exagerado" que você citou.
O que eles querem é o basicão, pois eles querem vender a roupa, e não se importam muito com a modelo, e sim sua roupa.

Por exemplo: é raro um cliente querer fazer um catálogo no estilo Vogue porque as fotos da Vogue são mais descontraídas, onde podemos direcionar a modelo para posições e expressões mais criativas que, ao contrário de um cliente comercial, que quer uma foto onde a modelo tem que parecer mais natural, com posições mais naturais (em pé mesmo), sem dobrar a roupa, mostrar os detalhes...  Mas varia do briefing, pois às vezes dá para criar mais.

Fotos nesse estilo que você quer é mais para editorial.

Abraço!!

Canon EOS Rebel T2i

http://www.flickr.com/photos/linoandrade/

A vida é uma arte. Com bons exemplos, arte perfeita!!


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2012, 16:55:35
Acho que depende da área que você quer atuar.

Por exemplo, eu sou assistente de um fotógrafo de moda que faz mais para área comercial, e dificilmente os clientes pedem fotos nesse estilo meio "exagerado" que você citou.
O que eles querem é o basicão, pois eles querem vender a roupa, e não se importam muito com a modelo, e sim sua roupa.

Por exemplo: é raro um cliente querer fazer um catálogo no estilo Vogue porque as fotos da Vogue são mais descontraídas, onde podemos direcionar a modelo para posições e expressões mais criativas que, ao contrário de um cliente comercial, que quer uma foto onde a modelo tem que parecer mais natural, com posições mais naturais (em pé mesmo), sem dobrar a roupa, mostrar os detalhes...  Mas varia do briefing, pois às vezes dá para criar mais.

Fotos nesse estilo que você quer é mais para editorial.

Abraço!!

Há casos e casos, peguei esses acima por serem mais claros. Fotografias como as da Vogue custam caro e dependendo do público que você quer atingir, você vai afastá-los, e não atraí-los, e como você disse, depende muito da área que vai atuar e qual meio que tem que veicular isso. Se é, por exemplo, pra um concurso de moda ou um público mais fashion victim, é legal investir num editorial

Pra catálogo mesmo é uma foto mais "básica". Um fundo mais neutro, uma boa iluminação pra mostrar o caimento da roupa (que em geral é o mais importante, principalmente se o catálogo é voltado pra representantes comerciais). Colocar uma foto de editorial num site tipo privalia pra vender roupa nunca é viável por conta do custo e por ser uma foto de baixa eficiência (nessa situação a pessoa não quer ver um modelo lindo, e sim ver o caimento da roupa e seus detalhes). Mas mesmo assim, nada impede de tentar arriscar um pouco. Navegando numa loja virtual gringa, as fotos dos lenços eram feitas com eles no ar, ao invés de dobrados. Uma coisa simples que deu todo um ar especial e que não prejudicou a visualização do produto

Abs