Autor Tópico: Tirando dúvida antes de migrar para uma DSLR  (Lida 6091 vezes)

d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Fevereiro de 2012, 22:06:18
Pessoal, tenho visto algumas DSLR de entrada, como a Nikon D3100 e a Canon T3. Vi que elas não possuem estabilizador de imagem e nem foco automático. A T3 se não me engano não é capaz nem de utilizar o foco automático das lentes. Mas vamos lá, minha pergunta é se estes itens são de fundamentais importância, ou é algo normal uma DSLR não possuir? Devo juntar mais grana e comprar uma que possua foco automático e estabilizador de imagens, ou já posso comerçar bem com uma dessas? Hoje tenho uma superzoom que é bem completa. Gostei bastante do review da Nikon D3100, mas me preocupei com isso.

Obrigado a todos!
Daniel

Instagram: @danacqua


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 22:19:14
Vamos por partes... primeiro, Nikon e Canon não tem motor de foco e estabilizador no corpo da câmera. Porém, lentes Nikon AF-s X VR e Canon EF X IS possuem motor de foco e estabilização. Portanto uma D3100 com uma AF-s 18-55 VR ou uma Canon T3 com uma lente EF 18-55 IS possuem autofoco e estabilização.
Câmeras Canon e as Nikons de entrada não utilizam lentes antigas, e perdem o autofocos com lentes sem motor de foco (neste caso a Nikon D3100 e D5100 e suas antecessoras, pois as lentes para cam digitais Canon tem motor de foco).

Segundo, frente a uma superzoom, qualquer uma das duas irão te entregar um oceano de qualidade e possibilidades. Como cam para começar, são excelentes. Neste caso, eu prefiro a D3100, mas a T3 também é uma cam muito boa.

Terceiro, normalmente, acessórios e lentes canon são mais baratos no Brasil. Porém nada que te aleje. Pegue a cam na mão e veja a qual se adapta melhor.

Quarto. Uma vez escolhido o sistema (no Brasil indico Canon e Nikon pela facilidade de assistência e acessórios/ lentes), para mudar vai custar uma graninha.

Quinto. A DSLR te entrega grande versatilidade, porém te cobra o preço. Cada tipo de lente tem uma função.

Sexto, estabilização é muito bem vinda, mas para alguns tipos de situação você a desliga e... antigamente não tinha e fotografávamos da mesma forma. Mas facilita para algumas situações, principalmente baixa velocidade.

Sétimo, não se esqueça de guardar um pouco da grana para acessórios indispensáveis (cartão, bolsa, filtros de boa qualidade). A lente do kit já dá pra brincar bem e aprender bastante.

Oitavo... não me vem mais nada à cabeça, mas com certeza a galera vai postar mais um monte de dicas importantes. :ok:


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 22:28:33
Pessoal, tenho visto algumas DSLR de entrada, como a Nikon D3100 e a Canon T3. Vi que elas não possuem estabilizador de imagem e nem foco automático. A T3 se não me engano não é capaz nem de utilizar o foco automático das lentes. Mas vamos lá, minha pergunta é se estes itens são de fundamentais importância, ou é algo normal uma DSLR não possuir? Devo juntar mais grana e comprar uma que possua foco automático e estabilizador de imagens, ou já posso comerçar bem com uma dessas? Hoje tenho uma superzoom que é bem completa. Gostei bastante do review da Nikon D3100, mas me preocupei com isso.

Obrigado a todos!

Não sei onde você obteve estas informações, mas estão incorretas.

Todas, repito, todas as DSLR da Canon possuem foco automático, pois na linha Canon este é um recurso associado à lente e não ao corpo, e todas as lentes do sistema EOS possuem motor de foco. No caso das Nikon, o motor de foco pode estar no corpo ou na lente, e você deve ter esta preocupação ao comprar, pois os corpos mais baratos normalmente não possuem este motor. Nesta situação, é importante saber se uma lente candidata a compra tem ou não o motor, pois caso nem o corpo nem a lente o possuam, o foco somente poderá ser feito manualmente. A D3100, especificamente, não possui motor de foco.

Quanto ao estabilizador, novamente, tanto nas Canon quanto nas Nikon, é um recurso da lente, que pode ou não estar disponível, dependendo do modelo.

Tanto o kit Canon T3 + Canon 18-55 IS quanto o kit Nikon D3100 + Nikon 18-55 VR possuem tanto foco automático quanto estabilizador de imagem.

Francamente, acho que você precisa buscar fontes de informação mais confiáveis, com urgência  :ok:

Vamos por partes... primeiro, Nikon e Canon não tem motor de foco

Portela, alguns modelos Nikon possuem motor no corpo (os mais caros, normalmente).

« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2012, 22:35:03 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 22:35:08
 :clap: :clap: :clap:

Acho que vc não deixou mais espaço para dúvidas Portela!!! Super obrigado!!!

Como bom iniciante que sou, lá vai mais uma pergunta. Como sei quais lentes servem e quais suas características para uma determinada camera? Aquelas letrinhas que vem no nome da lente tem algum significado? Não me refiro às distâncias focais e aberturas, ok? Tipo, entendo as abreviações dá pra saber de é antiga, novo, com estabilização, etc...

Valeu!
Daniel

Instagram: @danacqua


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 22:38:14
Como bom iniciante que sou, lá vai mais uma pergunta. Como sei quais lentes servem e quais suas características para uma determinada camera? Aquelas letrinhas que vem no nome da lente tem algum significado? Não me refiro às distâncias focais e aberturas, ok? Tipo, entendo as abreviações dá pra saber de é antiga, novo, com estabilização, etc...

Valeu!

http://oneslidephotography.com/understanding-codes-on-dslr-camera-lenses/#more-2682
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 22:47:28
Daniel, enquanto eu respondia ao Portela, vc mandou sua resposta, então obrigado a você também!

Quanto a sua sugestão de buscar fontes mais confiáveis, é justamente oq estou fazendo aqui com vcs  :hysterical: :ok:

Na verdade não é que minha fonte, se é que tenho uma, é ruim. Eu é que não entendo nada deste mundo de DSLR. Acho que a informação da Canon T3 não fazer o foco automático, foi algo que li provavelmente por alguém que estava vendendo uma lente mais antiga, daí minha confusão, já esclarecida por vocês!

Mas vc me criou mais uma dúvida, quando usou os termos "motor de foco" e "foco automático" me fez pensar que exitem 2 coisas necessárias no conjunto corpo+lentepara o foco funcionar de forma automática, é isso? Tipo a D3100 tem motor de foco no corpo, mas o foco automático esta na lente??? :ponder: :ponder: :ponder: muita calma nessa hora.

Valeu!
Daniel

Instagram: @danacqua


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 23:05:34
Daniel, enquanto eu respondia ao Portela, vc mandou sua resposta, então obrigado a você também!

Quanto a sua sugestão de buscar fontes mais confiáveis, é justamente oq estou fazendo aqui com vcs  :hysterical: :ok:

Na verdade não é que minha fonte, se é que tenho uma, é ruim. Eu é que não entendo nada deste mundo de DSLR. Acho que a informação da Canon T3 não fazer o foco automático, foi algo que li provavelmente por alguém que estava vendendo uma lente mais antiga, daí minha confusão, já esclarecida por vocês!

Mas vc me criou mais uma dúvida, quando usou os termos "motor de foco" e "foco automático" me fez pensar que exitem 2 coisas necessárias no conjunto corpo+lentepara o foco funcionar de forma automática, é isso? Tipo a D3100 tem motor de foco no corpo, mas o foco automático esta na lente??? :ponder: :ponder: :ponder: muita calma nessa hora.

Valeu!

Parece complicado mas não é :)

Para que haja foco automático, é necessário um pequeno motor elétrico para mover os componentes da lente e atingir o foco.

Canon: o motor está nas lentes. Todas as lentes EOS (EF e EF-S) possuem motor, portanto todas possuem foco automático. Com lentes antigas (FD ou outras), somente foco manual.

Nikon: tanto os corpos quanto as lentes podem ou não ter motores de foco. Um corpo com motor poderá fazer foco automático em praticamente todas as lentes Nikon, já um corpo sem motor somente poderá fazer foco automático quando acoplado a lentes que possuam motor.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 11:55:42
Portela, alguns modelos Nikon possuem motor no corpo (os mais caros, normalmente).

Valeu DMZ, organizou melhor as idéias. Quando disse isso, me referí a D3100 que ele estava olhando.  :ok: