Autor Tópico: O q é mais importante, pixels ou tamanhos para impressão? Lightroom Exportação  (Lida 24581 vezes)

Wanderson_rf

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Amigos,
Certo dizer q uma foto com 300dpi resolução 5134  x 3456 em 18MB (7D canon) e outra igual, porém, com o "peso" em torno de 7MB terá o mesmo resultado? Ou pelo menos para álbuns?!(24x30 a 30x40)
Detalhando... vc pega foto e "estica"(imagem c/ quald.) enche a pág. p/ diagr. Da no mesmo uma de 18 e outra de 7MB?!
O q importa são as dimensões e depois os DPIS, certo?!(desde q seja 300)
Falo Isto pq minha máquina gera arquivo pesados 18 e 25 MB (7D canon) e tb ao dar saída pelo lightroom (exportação em conf. de arqs. de RAW p/ JPEG) tenho opção "100%" ou pelo "peso" (limitando) mas, com a maior qualidade para o mesmo. :aua:
Agradeço ajuda!


Wanderson_rf

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Amigos, alguma luz, já ajuda...rs?!  :aua:


Wanderson_rf

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Alguém arisca?! Pf, :eek:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Wandreson_rf, Dpi é unidade de saída. Não importa o que ele esteja marcando no cabeçalho da foto, p. ex., 72dpi ou 300dpi. Vai dar no mesmo.
O que vale em tua análise é a qualidade do resize.
Se feito com um bom algorítimo não terá maiores problemas.
E nunca uma foto com 7MB, sendo idêntica na captura, será igual à uma com 18MB. A de 18 terá muito mais informação para ser processada.

Descubra qual o PPI da impressora e trabalhe com base neste valor.
Se o PPI não estiver especificado no manual tente o Google ou mande um e-mail para o fabricante.
Usando o valor REAL de PPI evita-se que o driver da impressora use um algorítimo de baixa qualidade para interpolar.

http://www.cambridgeincolour.com/pt/tutoriais/camera-digital-pixel.htm
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=28911.0
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2012, 01:24:00 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Wanderson_rf

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Mr. Hyde,

Nossa valeu ajuda! Vou ler os links com calma. Obrigado mesmo!! :clap:


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Para impressão, sempre utilize 300dpi, não importa o tamanho. A partir de 20x30 você começa a interpolar a imagem (no caso camera com até 18mpx é tranquilo)


Pra net sempre 72dpi.


« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2012, 23:56:05 por Carlos Ferrari »


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Para impressão, sempre utilize 300dpi, não importa o tamanho. A partir de 20x30 você começa a interpolar a imagem (no caso camera com até 18mpx é tranquilo)


Pra net sempre 72dpi.

Olá,

Dúvida.

Eu seleciono 300 ou 72 ppi conforme recomendado mas o tamanho do arquivo continua o mesmo.  O que muda então ?
Se eu selecionar outra qualidade, ai o tamanho acompanha.

Gostaria de imprimir uma foto e outra postar na internet. Já ouvi falar que a imagem não perderia absolutamente nada se eu selecionar por exemplo:


Internet: Qualidade: 30/50 e PPI: 72
Impressão: Qualidade: 100 e PPI: 300

Porque o Máximo atingido por:
Impressão: 300 PPI
Monitor: 72 PPI

Isso foi da aula de Lightroom, mas tenho minhas dúvidas se anotei certo !

Obrigado !

Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Eu seleciono 300 ou 72 ppi conforme recomendado mas o tamanho do arquivo continua o mesmo.  O que muda então ?
Se eu selecionar outra qualidade, ai o tamanho acompanha.

Alterar o valor PPI/DPI no arquivo de saída não muda absolutamente nada. Ele é utilizado como referência apenas pela impressora, e apenas se não houver nenhuma outra instrução relativa a densidade e/ou tamanho da imagem pré-configurada, o que é quase impossível de acontecer.

Já o parâmetro qualidade atua diretamente no nível de compressão (com perdas) que o arquivo de saída sofrerá. Uma qualidade menor significa também um arquivo menor, mas haverá perda de informação no processo.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Alterar o valor PPI/DPI no arquivo de saída não muda absolutamente nada. Ele é utilizado como referência apenas pela impressora, e apenas se não houver nenhuma outra instrução relativa a densidade e/ou tamanho da imagem pré-configurada, o que é quase impossível de acontecer.

Já o parâmetro qualidade atua diretamente no nível de compressão (com perdas) que o arquivo de saída sofrerá. Uma qualidade menor significa também um arquivo menor, mas haverá perda de informação no processo.

Então...
Mas aquele negócio de expor uma foto na internet com tamanho baixíssimo e na hora de abrir para visualizar tem a qualidade como o arquivo original. Nao sei se fui claro.

Para impressão a recomendação era de 100 de qualidade e 300ppi e para up load na internet poderia ser 50 qualidade e 72 ppi. Mas a visualização na internet seria perfeita podendo até dar zoom na imagem sem perder qualidade.

Será que era isso ?
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Então...
Mas aquele negócio de expor uma foto na internet com tamanho baixíssimo e na hora de abrir para visualizar tem a qualidade como o arquivo original. Nao sei se fui claro.

Para impressão a recomendação era de 100 de qualidade e 300ppi e para up load na internet poderia ser 50 qualidade e 72 ppi. Mas a visualização na internet seria perfeita podendo até dar zoom na imagem sem perder qualidade.

Será que era isso ?

Neste caso específico, o "tamanho baixíssimo" possivelmente será um "thumbnail" gerado no próprio site a partir da imagem armazenada, e portanto ao clicar nele a imagem será exibida no tamanho originalmente pensado para que não haja perda. Como saber qual será este tamanho ideal? Fazendo as contas.

Digamos que a imagem será exibida na tela com 30x20cm. Fazendo algumas conversões rápidas de polegadas para cm, podemos dizer que:

72 DPI = 28,34 pixels/cm
300 DPI = 118,11 pixels/cm

Para facilitar, vamos arredondar para 30 e 120.

Assim, para preencher aquela área de 30x20cm na tela, sem que haja perda, sua imagem precisa ter 900x600 pixels.

Já para uma impressão, a mesma imagem de 30x20cm precisará ter 3600x2400 pixels.

Já quanto à qualidade, se 50% irá funcionar na tela será uma questão de tentativa e erro, já que vários outros fatores entram na equação. Por exemplo, imagens com transições suaves de cor não costumam se dar bem com compressões muito elevadas.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Neste caso específico, o "tamanho baixíssimo" possivelmente será um "thumbnail" gerado no próprio site a partir da imagem armazenada, e portanto ao clicar nele a imagem será exibida no tamanho originalmente pensado para que não haja perda. Como saber qual será este tamanho ideal? Fazendo as contas.

Digamos que a imagem será exibida na tela com 30x20cm. Fazendo algumas conversões rápidas de polegadas para cm, podemos dizer que:

72 DPI = 28,34 pixels/cm
300 DPI = 118,11 pixels/cm

Para facilitar, vamos arredondar para 30 e 120.

Assim, para preencher aquela área de 30x20cm na tela, sem que haja perda, sua imagem precisa ter 900x600 pixels.

Já para uma impressão, a mesma imagem de 30x20cm precisará ter 3600x2400 pixels.

Já quanto à qualidade, se 50% irá funcionar na tela será uma questão de tentativa e erro, já que vários outros fatores entram na equação. Por exemplo, imagens com transições suaves de cor não costumam se dar bem com compressões muito elevadas.

Obrigado !

Bom... Deixa eu tentar explicar melhor.

Quando na aula de Lightroom na parte "exportar", aprendi que:

O Máximo atingido pelo melhor monitor é 72 ppi, sendo que se eu selecionasse no LR 30 ou 50% da qualidade do Jpg e 72 ppi estaria mais do que perfeito, pois a pessoa conseguiria ver a foto e dar zoom sem perder qualidade de imagem. Por exemplo: Você faz um trabalho fotográfico em RAW, daí quer enviar um e-mail para o seu cliente para ele escolher as fotos. Você então, seleciona 30 de qualidade Jpg e 72 ppi, a pessoa terá a a imagem como uma imagem em ALTA RESOLUÇÃO podendo até dar zoom sem problemas, mas no momento de imprimir não ficaria legal pois é apenas para escolher. Depois, enviaria a foto em alta resolução com a exportação em 100 de qualidade de jpg e 300 ppi, a maior resolução que uma impressora suporta.

Acontece que, quando eu coloquei esses dados no LR. Obtive:

100 de qualidade e 300 ppi - Tamanho da foto em 10.6MB
100 de qualidade e 72 ppi - Tamanho da foto em 10.6MB (igual)
50 de qualidade e 300 ppi - Tamanho da foto em 1.3MB
50 de qualidade e 72 ppi - Tamanho da foto em 1.3MB (igual)


Na mudança de ppi o tamanho continua o mesmo !

Quero aprender isso, pois vejo muitas fotos na net onde ao dar zoom vejo detalhes finos, mas a foto é relativamente pequena. E quando salvar uma cópia para alguém, gostaria de salvar em maxima resolução porém em uma resolução onde não trave o computador da pessoa (rs). Daí vieram os números:

Internet: Qualidade: 30/50 e PPI: 72
Impressão: Qualidade: 100 e PPI: 300

Obrigado a todos que puderem me ajudar !!!
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, 20:00:19 por Luiz Amaral »
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Como eu disse antes, o valor DPI/PPI é apenas isso, um valor gravado no cabeçalho da imagem utilizado apenas para referência. Ele não causa alteração alguma na imagem, e é por isso que o tamanho também não se altera.

Se você colocar em um site uma imagem em alta resolução, mesmo que com a qualidade em 50%, se o cliente tiver como salvar a imagem ele a terá em alta resolução, mesmo que a qualidade não seja igual ao arquivo original, por conta da compressão.

Se você não quer que o cliente tenha acessoa imagens de alta resolução, a única forma é não fornecê-las ;)

Se, entretanto, é necessário que o cliente veja as imagens em alta, uma das formas de impedir a impressão é utilizar no site recursos que impossibilitem o salvamento da imagem.

Não há "almoço grátis", para que imagens grandes (em alta resolução) fiquem "leves" (com um tamanho de arquivo pequeno) é necessário utilizar compressão mais alta, e a partir de certo momento os detalhes começam a se perder.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, 00:21:50 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Como eu disse antes, o valor DPI/PPI é apenas isso, um valor gravado no cabeçalho da imagem utilizado apenas para referência. Ele não causa alteração alguma na imagem, e é por isso que o tamanho também não se altera.

Se você colocar em um site uma imagem em alta resolução, mesmo que com a qualidade em 50%, se o cliente tiver como salvar a imagem ele a terá em alta resolução, mesmo que a qualidade não seja igual ao arquivo original, por conta da compressão.

Se você não quer que o cliente tenha acessoa imagens de alta resolução, a única forma é não fornecê-las ;)

Se, entretanto, é necessário que o cliente veja as imagens em alta, uma das formas de impedir a impressão é utilizar no site recursos que impossibilitem o salvamento da imagem.

Na realidade, foi só um exemplo o "cliente"

Agradeço a sua ajuda, mas só para fechar...

A minha principal dúvida é, depois de ficar aqui um bom tempo procurando na internet:

Vejo que além da qualidade e o PPI/DPI devemos selecionar a dimensão/mp/altura x largura.

Qual sería em sua opinião, um exemplo de Qualidade X PPI X Dimensão em pixels para Internet e Impressão.

Obrigado !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
O problema, Luiz, é que você está procurando uma "receita de bolo" imutável para todas as situações, e isso não existe em fotografia.

Se você precisa que o cliente veja a imagem em resolução total, ela terá que ser disponibilizada em resolução total. Se for apenas necessário preencher a tela, utilize um valor suficiente para isto, digamos 3000x2000 pixels. A maioria dos browsers modernos já redimensiona a imagem automaticamente para o tamanho da tela, e se clicar nela ele mostra em máxima resolução.

Para impressão não há o que discutir, qualidade em 100% e DPI em 300. Mas e o tamanho? Depende da impressão! Para qualidade máxima, é sempre importante evitar que sejam acionados os algoritmos de redimensionamento dos equipamentos de impressão, e para isso é essencial que a imagem seja fornecida já nas dimensões correspondentes à impressão que será feita. Lembra das contas que fiz antes (120 pixels por cm)? É por aí ;)
« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, 00:36:36 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
O problema, Luiz, é que você está procurando uma "receita de bolo" imutável para todas as situações, e isso não existe em fotografia.

Se você precisa que o cliente veja a imagem em resolução total, ela terá que ser disponibilizada em resolução total. Se for apenas necessário preencher a tela, utilize um valor suficiente para isto, digamos 3000x2000 pixels. A maioria dos browsers modernos já redimensiona a imagem automaticamente para o tamanho da tela, e se clicar nela ele mostra em máxima resolução.

Para impressão não há o que discutir, qualidade em 100% e DPI em 300. Mas e o tamanho? Depende da impressão! Para qualidade máxima, é sempre importante evitar que sejam acionados os algoritmos de redimensionamento dos equipamentos de impressão, e para isso é essencial que a imagem seja fornecida já nas dimensões correspondentes à impressão que será feita. Lembra das contas que fiz antes (120 pixels por cm)? É por aí ;)

Excelente !!!

Fico muito agradecido por sua ajuda e de todos que compartilharam !!!!

Confesso que ainda sinto certa dificuldades, mas vou aprendendo ! Vou tentar alguns outros testes !!!

Muito obrigado !

Boa noite !!

Abraços ! :ok:
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral