Autor Tópico: Qualidade de fotos para Web.  (Lida 2397 vezes)

LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Março de 2006, 01:41:22

   
Olá pessoal,

Estava vendo um site de ensaios fotográficos (FTVGirls/FTVmembers) e, como tenho acesso a área de assinantes eu tenho acesso a fotos em alta resolução e, segundo o site, sem nenhum tratamento feito por softwares de edição.

Olhem esta imagem:

A foto original tem 2000x3008px, fiz um crop 100% pois achei a qualidade muito ruim, as outras fotos com tamanho normal para internet é uma maravilha de qualidade.

Fiquei pensando se para ensaios fotográficos que serão veiculados em sites "vale tudo" na hora de fotografar. Já que depois as imagens vão passar por um resize e os defeitos, em sua maioria, também diminuirão muito.

O que acham disso?

Até mais,
Leandro Fabricio  
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 30 de Março de 2006, 13:37:08
É normal Leandro algumas imagens são tratadas para impressão em papel Ruim por exemplo, se vc ver como elas ficam no monitor vc chora, o tratamento para impressão em papel ruim fica horrível no monitor, mas é que na impressão ela fica melhor do que se estivesse em um formato bonitinho, quando fazemos a imagem podemos nos dar ao luxo de pensar em como vamos apresentar ela, no caso da Web o pessoal realmente faz pouco caso mesmo, porque é muito fácil esconder defeitos em uma cópia na Web.  
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


charlesdias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2006, 21:03:15
O Leo tá certíssimo e tb tem aquela do cara fazer na correria e subir as fotos menores sem tratamento ou com tratamento básico, depois mexe nas que precisar.

 Realmente é demorado tratar fotos adequadamente ... e quanto maior a resolução da câmera, mais demorado o tratamento, mesmo com computadores bala.
T+

  Charles Dias

***************************************************
Veja a NOVA EDIÇÃO do www.loucoporfotografia.net, revista online de fotografia.


Douglas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
    • São Paulo Antiga
Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2006, 19:41:54
Citar
e, como tenho acesso a área de assinantes

Deu pra piratear senha agora Leandro...  :risada2:

Citar
segundo o site, sem nenhum tratamento feito por softwares de edição

Você acredita nisso? Te garanto que é mentira...
Tem um site que fiz fotos que eles alardeam a mesma coisa, mas é tudo photoshopadoa antes, mesmo que levemente.

Abraços
Douglas Nascimento
São Paulo Antiga
----------------------------------------------------


Canon 7D ::Sony NEX-5 :: Sony Alpha 100


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2006, 20:32:53
Citar
Citar
e, como tenho acesso a área de assinantes

Deu pra piratear senha agora Leandro...  :risada2:

Citar
segundo o site, sem nenhum tratamento feito por softwares de edição

Você acredita nisso? Te garanto que é mentira...
Tem um site que fiz fotos que eles alardeam a mesma coisa, mas é tudo photoshopadoa antes, mesmo que levemente.

Abraços
1º. Não. Não dei nada pra ninguém.  :nono:
Me explica direito essa acusação que fazes a minha pessoa!!!  :boxing:  :laughing:

Cara, eles podem ter feito alguns ajustes básicos. Mas certamente não fizeram um "tratamento completo".
São Paulo - SP


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2006, 20:35:09
Citar
Mas é que na impressão ela fica melhor do que se estivesse em um formato bonitinho.
 Sério?

 Para imprimir em "papel ruim" é melhor ter a imagem com um tratamento diferente do que é normalmente feito para saída em papel fotográfico?

 Interessante...
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2006, 21:34:17
Sim leandro, em papel ruim é melhor imagens mais contrastadas e com sharp mais forçado, que fica horrível na tela, mas bem melhor na impressão desse tipo de papel, na verdade da tela para o papel fotográfico já tem alguma diferenças (o papel se dá melhor com contrastes do que a tela).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2006, 07:51:49
Citar
"em papel ruim é melhor imagens mais contrastadas e com sharp mais forçado, que fica horrível na tela "

Se é assim. Acho que eu tenho visto muitas fotos em sites de fotografia para serem impressas em papel ruim. :doh:
 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


edusalgado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
    • http://www.badreligion.com.br
Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2006, 12:32:29
Citar
Fiquei pensando se para ensaios fotográficos que serão veiculados em sites "vale tudo" na hora de fotografar. Já que depois as imagens vão passar por um resize e os defeitos, em sua maioria, também diminuirão muito.

O que acham disso?

Como estou na outra ponta, te digo que acho péssimo o tal "vale tudo". Como trabalho com web há anos, e já recebi todo tipo de material fotográfico, posso tecer alguns comentários ;)

Passei uma era inteira trabalhando com certos critérios: fotografia de qualidade mesmo, e material recebido em cromo. Parece muito para a web, mas não vejo assim.

Se tu vai apresentar uma empresa através de um website, precisa apresentar o melhor da melhor forma possível. Traçando um paralelo, um fotógrafo não irá colocar em seu portfolio as fotos meia-boca, certo?

Photoshop faz "coisinhas" sim, então exigir alta qualidade não seria o mesmo que 'ser preguiçoso' (confesso que às vezes sou). Acontece que tu trabalhar com um material de qualidade é outra coisa. Dá outro ânimo ;)

Vejo que a discussão em si está no caráter profissional que se pode e deve dar ao trabalho proposto.

Um exemplo cruel aqui na região... Nunca vi fotos tão horríveis quanto as que se recebe normalmente aqui na região (Blumenau/SC). Imaginem um cliente de pequeno/médio porte que quer expandir seus negócios através da web. 50 produtos, OK? R$ 30,00 cada foto (problemas de iluminação, foco, enquadramento, etc...) e contrato de direitos autorais que permite a utilização por 1 ano apenas, sendo necessária a renovação de contrato.

Agora a minha pergunta: se é para gastar R$ 1.500,00 por fotos que podem ser utilizadas por 1 ano, não seria melhor gastar este valor com qualidade?

Um abraço,
Edu

PS: Só para deixar claro... Não digo que sou fotógrafo iniciante pq ainda nem tenho este status rsrsrs. Sou designer e webdesigner, proprietário de uma agência de publicidade, trabalhando desde 1998 na área ;)
« Última modificação: 04 de Abril de 2006, 12:33:46 por edusalgado »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2006, 13:07:06
Citar
Citar
"em papel ruim é melhor imagens mais contrastadas e com sharp mais forçado, que fica horrível na tela "

Se é assim. Acho que eu tenho visto muitas fotos em sites de fotografia para serem impressas em papel ruim. :doh:
É provável Nelson heheheheh!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2006, 13:07:31
Citar
Citar
Fiquei pensando se para ensaios fotográficos que serão veiculados em sites "vale tudo" na hora de fotografar. Já que depois as imagens vão passar por um resize e os defeitos, em sua maioria, também diminuirão muito.

O que acham disso?

Como estou na outra ponta, te digo que acho péssimo o tal "vale tudo". Como trabalho com web há anos, e já recebi todo tipo de material fotográfico, posso tecer alguns comentários ;)

Passei uma era inteira trabalhando com certos critérios: fotografia de qualidade mesmo, e material recebido em cromo. Parece muito para a web, mas não vejo assim.

Se tu vai apresentar uma empresa através de um website, precisa apresentar o melhor da melhor forma possível. Traçando um paralelo, um fotógrafo não irá colocar em seu portfolio as fotos meia-boca, certo?

Photoshop faz "coisinhas" sim, então exigir alta qualidade não seria o mesmo que 'ser preguiçoso' (confesso que às vezes sou). Acontece que tu trabalhar com um material de qualidade é outra coisa. Dá outro ânimo ;)

Vejo que a discussão em si está no caráter profissional que se pode e deve dar ao trabalho proposto.

Um exemplo cruel aqui na região... Nunca vi fotos tão horríveis quanto as que se recebe normalmente aqui na região (Blumenau/SC). Imaginem um cliente de pequeno/médio porte que quer expandir seus negócios através da web. 50 produtos, OK? R$ 30,00 cada foto (problemas de iluminação, foco, enquadramento, etc...) e contrato de direitos autorais que permite a utilização por 1 ano apenas, sendo necessária a renovação de contrato.

Agora a minha pergunta: se é para gastar R$ 1.500,00 por fotos que podem ser utilizadas por 1 ano, não seria melhor gastar este valor com qualidade?

Um abraço,
Edu

PS: Só para deixar claro... Não digo que sou fotógrafo iniciante pq ainda nem tenho este status rsrsrs. Sou designer e webdesigner, proprietário de uma agência de publicidade, trabalhando desde 1998 na área ;)
Edu vc descreveu perfeitamente um dos maiores problemas do mercado fotográfico hoje.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


edusalgado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
    • http://www.badreligion.com.br
Resposta #11 Online: 04 de Abril de 2006, 14:25:15
Leo,

Recentemente li uma edição antiga da ABOUT (nº 735 - 25/08/2003) cuja capa traz "Fotógrafos avaliam parceria com agências sob ângulo ingrato". Sim, trata-se do relato de Fotógrafos (com 'éfe' maiúsculo) que se sentem desvalorizados, afinal as agências têm procurado prover soluções de fotografia.

Pôxa, defendo o direito que os fotógrafos realmente profissionais têm de reclamar, mas se deparar no mercado com preços que não condizem com o serviço prestado é extorsão clara.

De um lado, fotógrafos profissionais. De outro, e são muitos, os "queimadores de filme" (nunca isso se encaixou tão bem... rsrsrsrs). Correndo pelas tabelas, defendendo o seu ganho e permitindo que pequenas empresas invistam em comunicação, nós, as 'agências que tiram instantâneos'... rsrsrsrs

Nunca deixei de pedir orçamento para 'n' fotógrafos, sempre querendo contar com um trabalho mais elaborado e criterioso, mas também não posso fechar uma porta que uma empresa abre para mim, certo? Ou não?

Abraços.
« Última modificação: 04 de Abril de 2006, 14:26:26 por edusalgado »


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #12 Online: 04 de Abril de 2006, 15:21:59
Não tenho o menor contato com fotografia de moda, então talvez eu esteja falando grande besteira. Mas achei a foto muito estourada no lado direito da modelo; o rosto não parece bem focado. E ali na parte de cima do ombro... tá estranho, parece AC.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 04 de Abril de 2006, 21:27:39
Citar
Leo,

Recentemente li uma edição antiga da ABOUT (nº 735 - 25/08/2003) cuja capa traz "Fotógrafos avaliam parceria com agências sob ângulo ingrato". Sim, trata-se do relato de Fotógrafos (com 'éfe' maiúsculo) que se sentem desvalorizados, afinal as agências têm procurado prover soluções de fotografia.

Pôxa, defendo o direito que os fotógrafos realmente profissionais têm de reclamar, mas se deparar no mercado com preços que não condizem com o serviço prestado é extorsão clara.

De um lado, fotógrafos profissionais. De outro, e são muitos, os "queimadores de filme" (nunca isso se encaixou tão bem... rsrsrsrs). Correndo pelas tabelas, defendendo o seu ganho e permitindo que pequenas empresas invistam em comunicação, nós, as 'agências que tiram instantâneos'... rsrsrsrs

Nunca deixei de pedir orçamento para 'n' fotógrafos, sempre querendo contar com um trabalho mais elaborado e criterioso, mas também não posso fechar uma porta que uma empresa abre para mim, certo? Ou não?

Abraços.
Complicado isso, acho que para fotos básicas não tem porque a agência não ter sua própria estrutura, Still de mesa branca para fazer folheto de supermercado é simples de fazer, já um catálogo de moda é uma coisa bastante sofisticada, envolve produção especializada, estrutura, muito do preço cobrado é para viabilizar essa estrutura necessária, acho que nesse ponto a agência tem que saber chegar no cliente e falar tbm: Essa foto exige uma mão de obra mais especializada, tem um custo maior, etc. Agora tbm tem abusos, cobrar Still de fundo branco como o pessoal cobra e ainda entregar a porcaria que entregam eu concordo que seja completamente absurdo. Não acho uma super produção de R$ 100.000 cara para quem quer qualidade, mas acho um absurdo o cara ter que pagar R$ 300,00 por 10 Still de fundo branco que o cara faz em linha de montagem em 5 min e ainda entrega um lixo de fotografia em algo elementar como isso.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.