Autor Tópico: Olympus Pen S - Revelar  (Lida 3148 vezes)

Fernanda Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 04 de Fevereiro de 2012, 00:00:47
 Pessoal,

Essa é a minha primeira vez aqui no forum e ainda estou começando a aprender sobre fotografia...
Então, eu adquiri uma Olympus Pen S com o objetivo de fazer lomografia. Antes de colocar filme nela e sair clicando por aí resolvi levar num velhinho que tem aqui perto de casa que revela fotos, comercializa cameras e acessórios de analógicas... enfim, ele veio me dizer que não existe mais revelação para os filmes dessa camera, segundo ele porque as fotos são menores e não há estudio de revelação que faça essa ampliação.
Procede? Ou será que eu consigo encontrar no RJ algum lugar que revele?


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2012, 22:03:40
Pessoal,

Essa é a minha primeira vez aqui no forum e ainda estou começando a aprender sobre fotografia...
Então, eu adquiri uma Olympus Pen S com o objetivo de fazer lomografia. Antes de colocar filme nela e sair clicando por aí resolvi levar num velhinho que tem aqui perto de casa que revela fotos, comercializa cameras e acessórios de analógicas... enfim, ele veio me dizer que não existe mais revelação para os filmes dessa camera, segundo ele porque as fotos são menores e não há estudio de revelação que faça essa ampliação.
Procede? Ou será que eu consigo encontrar no RJ algum lugar que revele?

Fernanda,

Você tem certeza que foi isso mesmo que ele falou?

Tô perguntando porque para uma pessoa como ele, que revela e comercializa equipamentos de fotos, isto é um enorme disparate, alguma coisa alheia à realidade. Esta câmera usa filme 35mm (ou formato 135, que é a mesma coisa) e ainda existe, sim, filme e revelação no mercado.

O que talvez pudesse fazer algum sentido seria se ele dissesse que por ser uma camera half-frame, isto é, meio quadro, isso não seria muito interessante hoje em dia. Pois, na época da criação desse tipo de formato o que se buscava, principalment, era e economia de filmes já que numa película de 36 poses nessa câmera é possível fazer 72 fotos; o dobro.

Entendeu o lance de HALF-FRAME? Pois, o filme 35mm é mais comumente usado tendo o fotograma o tamanho 24x36mm. Numa half-frame esse quadro na película fica 18x24mm. E, atualmente, qual seria a vantagem disso? Filme e revelação não é assim tão absurdo o preço.

Converse com aquele homem de novo. Veja isso direitinho.

Dá uma olhadinha nisso: http://camerapedia.wikia.com/wiki/Olympus_Pen

E aqui vc encontra os manuais de algumas da Família Pen: http://www.butkus.org/chinon/olympus.htm

Sobre filmes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filme_Fotogr%C3%A1fico
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2012, 22:06:54 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Fernanda Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 16:20:36
Oi,

Bem, pelo que eu entendi ele quis dizer que não fazem mais revelação com esse tamanho: 18x24mm. Justamente por ser meio quadro. O que eu queria saber é se não fazem mesmo ou se ele que não sabe onde fazem.


Obrigada pela ajuda de todo modo, e eu já havia pesquisado antes sobre a câmera e o manual dela.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 17:44:50
Para revelar um filme é só colocar no tanque, fazer os devidos banhos de revelação e pronto negativo revelado.

Agora se você quer ampliar, aí é outra história.

Faça o seguinte: vá a uma loja BOA aí no RJ, compre um filme Kodak Ultramax 400 (ISO 400), tire as 72 fotos e mande revelar e digitalizar.

Depois, se quiser, você amplia o arquivo digital.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Fernanda Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 17:45:53
Para revelar um filme é só colocar no tanque, fazer os devidos banhos de revelação e pronto negativo revelado.

Agora se você quer ampliar, aí é outra história.

Faça o seguinte: vá a uma loja BOA aí no RJ, compre um filme Kodak Ultramax 400 (ISO 400), tire as 72 fotos e mande revelar e digitalizar.

Depois, se quiser, você amplia o arquivo digital.

Valeu dimigobbo!
Estou pretendendo levar em outro lugar sim...
E quanto ao filme que vc me sugeriu, eu estou querendo usar a olympus em dias ensolarados, será então que não seria melhor usar um ISO 100?


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 17:52:14
Opa!

Legal...

Eu iria de ISO 400 pra garantir por causa da abertura da lente.

Tem também os filme Fuji Superia 400.

Boa sorte. Depois poste os resultados.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 17:52:30 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 13:40:19
Como voce ainda está na fase de "experiencia" com a sua nova camera eu iria sugerir o filme Kodak ColorPlus. É um filme de ISO 200 e talvez o mais barato e fácil de encontrar no mercado.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 16:27:57
EIta que eu tinha uma Olympus dessa e passei a só usar filme de 12 poses nela, pois de 24 ou 36 e demoraaaava pra acabar, hehe.
Mas me serviu muito, essa camerazinha. "morreu" depois de uma viagem pra Fortaleza. Pegou maresia, oxidou e travou toda...  :no:
E foi muito rápido, pouco tempo depois da viagem, ela já tinha travado.