Autor Tópico: Panasonic Lumix GF3  (Lida 4232 vezes)

fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Fevereiro de 2012, 14:40:57
Pessoal,

Não sei se é minha falta de comprometimento com fotografia ou se realmente o tamanho e peso da minha Rebel XS com 18-135IS (que não fica dos conjuntos mais pesados), mas tenho deixado-a pra trás em várias viagens, perdendo realmente ótimas oportunidades.

Procurei por alternativas nas compactas, mas me decepcionei com a G12, fiquei com ela algumas semanas emprestada de um amigo, e a LX5 já ficou em um patamar de tamanho que justificaria um micro 4/3.

Isso me levou a "experimentar" um Lumix GF3, que já está a caminho de uma amigo nos EUA junto com uma 14mm f2.5 e outra 14-42mm f3,5-5,6, ambas da Panasonic também.

Gostaria de saber de alguém aqui que tem ou teve experiências com essa câmera, assim como suas predecessoras GF1 e GF2, assim como com essas lentes.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 15:49:50
Gostaria de ver um testes com uma dessas, principalmente em relação a ISO..
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


jejemonteiro

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.851
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 16:24:21
Jefferson Monteiro Oliveira

"Creio na morte, única amante absolutamente fiel. Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre.E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.
Ou  vice-versa." (Marco A. dos Santos)

Nikon D90+18-105mm VR+55-200mm VR+50mm AI-d f2.0, Lumix GF3+14-42mm+Zenitron 58mm f2.0, CANON A480 CHDK


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 18:56:54
Monteiro, eu já tinha visto os seus tópicos. Gostei muito das fotos.

Me impressionou a qualidade em ISO1600, será que câmeras mais antigas como a GF2 e a G10 tem essa mesma capacidade em ISO alto?!
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


jejemonteiro

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.851
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 10:16:20
Monteiro, eu já tinha visto os seus tópicos. Gostei muito das fotos.

Me impressionou a qualidade em ISO1600, será que câmeras mais antigas como a GF2 e a G10 tem essa mesma capacidade em ISO alto?!
Sergio;

Eu acho que ela responde quase igual às GF's mais antigas, só um pouco mais limpa... As G's são diferentes e parecem ser mais limpas ainda... A G3 e a G10 são maravilhosas...

Abraços
Jefferson Monteiro Oliveira

"Creio na morte, única amante absolutamente fiel. Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre.E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.
Ou  vice-versa." (Marco A. dos Santos)

Nikon D90+18-105mm VR+55-200mm VR+50mm AI-d f2.0, Lumix GF3+14-42mm+Zenitron 58mm f2.0, CANON A480 CHDK


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 14:03:37
Tenho aqui uma GF1 e uma G2. Tive com uma G3 em mãos e a impressão é que ela é uma GF2 privada de várias coisas. As diferenças mais berrantes são a falta da sapata do flash e a impossibilidade de usar o visor eletrônico externo, que dependendo da situação é bem útil. Outras diferenças mais sutis, e não por isso pouco importantes é que a somente as GF1/G1/G2 tem os controles principais no topo da câmera. A G3 é comandada quase que exclusivamente pela interface de toque na tela de LCD e eventualmente pelos botões na parte de trás. Para o meu gosto, a usabilidade fica um pouco prejudicada, mas  a G3 é ótima para amadores. Tanto que a Panasonic voltou atras é relançou a GF2 com as entranhas da G3.

As principais diferenças entre essas câmeras todas (fora botões, visores e toque) ficam quase que exclusivamente pelo fato de algumas fazerem vídeo em 720 ou em 1080. A objetiva dos kits antigos GF-1/G1 (14-45) é melhor que a atual (14-42). Tenho ambas e a diferença é visível nas bordas.

Todas são bem usáveis em termos de ruído até a casa dos 1600. Acima disso nenhuma me agrada. Mas o problema delas mais sério é a presença de artefatos de cor quando se usa em jpeg, e são bem notáveis no azul celeste. Em raw o problema diminui bastante. As GF1 e G2 vem com uma versão light do Silkypix como software de ajuste de imagem. É um excelente software mas para domina-lo totalmente é imprescindível ler o manual. Nem 1/10 dos usuários dele que conheço consegue dominar nem a metade dos recursos. A versão Pro é cara mas vale cada centavo e é pau a pau com o DxO Pro, porém com uma abordagem um pouco diferente, mais no estilo do Lightroom.

Enfim, são câmeras ótimas e você ainda tem a opção de usar outras objetivas, de foco manual, nela. Eu uso algumas da Leica, antigas, em rosca M39 e baioneta M. Existem adaptadores para quase qualquer tipo de mount para as micro 4/3.




sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 23:40:18
Antônio e Monteiro estou bem inclinado em pegar uma G10, estão me oferecendo por um preço baixíssimo.

Antônio, sem entrar no mérito do que é câmera profissional ou não, já me disseram, e eu já li em algum forum, que com essas micro 4/3 até podemos realizar alguns jobs...

Fiquei ainda mais empolgado em saber que até ISO1600 ela aguenta bem.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


jejemonteiro

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.851
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 16:13:04
Sergio;

Profissional não é o equipamento, mas sim que fotografa... Qualquer cam nesta categoria vai ser capaz de desenvolver um bom trabalho, dependerá do uso que você der a ela...

A grande diferença das câmeras realemente profissionais é que estas aguentam muito desaforo, são mecanicamente muito robustas.

Jefferson Monteiro Oliveira

"Creio na morte, única amante absolutamente fiel. Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre.E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.
Ou  vice-versa." (Marco A. dos Santos)

Nikon D90+18-105mm VR+55-200mm VR+50mm AI-d f2.0, Lumix GF3+14-42mm+Zenitron 58mm f2.0, CANON A480 CHDK


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 16:40:45
Sergio;

Profissional não é o equipamento, mas sim que fotografa... Qualquer cam nesta categoria vai ser capaz de desenvolver um bom trabalho, dependerá do uso que você der a ela...

A grande diferença das câmeras realemente profissionais é que estas aguentam muito desaforo, são mecanicamente muito robustas.

Valeu mesmo Monteiro ! :D
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 17:48:41
Sergio;

Profissional não é o equipamento, mas sim que fotografa... Qualquer cam nesta categoria vai ser capaz de desenvolver um bom trabalho, dependerá do uso que você der a ela...

A grande diferença das câmeras realemente profissionais é que estas aguentam muito desaforo, são mecanicamente muito robustas.



Pode crer. Tem gente que ainda teima pelo oposto. Equipamento ajuda mas não é 100% determinante, só quando o cara tem talento que sai coisa boa, senão vai sair m... mesmo com uma Leica M58900...
Mas esse tema é recorrente e nem vale a pena entrar em detalhes. Por causa de discussões xiitas com uma galera tosca que anda assombrando e acha que sabe tudo aqui o fórum é que cada vez passo menos por aqui.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 22:14:41


Pode crer. Tem gente que ainda teima pelo oposto. Equipamento ajuda mas não é 100% determinante, só quando o cara tem talento que sai coisa boa, senão vai sair m... mesmo com uma Leica M58900...
Mas esse tema é recorrente e nem vale a pena entrar em detalhes. Por causa de discussões xiitas com uma galera tosca que anda assombrando e acha que sabe tudo aqui o fórum é que cada vez passo menos por aqui.

Concordo contigo Antonio, enão, deixemos este assunto para lá.  :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Abril de 2012, 10:02:08
Pessoal,

Já peguei a GF3 há mais ou menos um mês, os primeiros resultados são excelentes, gostei muito, tanto que coloquei meu equipo Canon à venda, e vou investir em um bom conjunto de lentes M4/3, e depois em um corpo um pouco melhor, provavelmente o Olympus OM-D.

Seguem minhas primeiras observações, comparando sempre com minha outa câmera, a Canon Rebel XS/1000D:

- Em termos de ISO, as imagens produzidas são tão boas quanto à Canon XS em mesmo ISO. Ressalva que faço é o comportamento da camera quando em ISO automático, ela sempre buscar ISOs mais altos, geralmente em 1 ponto inteiro a mais que a canon. Exemplo: mesmas aberturas e velocidade, Canon XS dando ISO 400, a GF3 dá ISO 800.

- Os Jpgs gerados nela são muito bons, melhores que qualquer compacta, mas um pouco atrás da Canon XS.

- Os arquivos Raw gerados por ela as vezes não são lidos pelo lightroom, o que é irritante. A maioria das vezes são lidos normalmente, mas de vez em quando enrosca e não vai de jeito nenhum. Ainda não testei o programa da Panasonic, mas me viro bem com o Picasa quando isso acontece.

- A diferença em luz ou exposição em todas as situação fica em um ponto completo. Exemplo: mantendo abertura e ISO os mesmos entre GF3 e XS, a velocidade na GF3 fica em 1/100 e na XS em 1/200. Creio que todos já tem isso bem claro ao saber da diferença de tamanho entre os sensores.

- Efeitos: confesso que nunca fui muito fã de efeitos em câmeras, mas a GF3 apresenta alguns muito interessantes, como o HDR para situações com muitas áreas sombreadas, como abaixo de copas de árvores, por exemplo. Nisso a GF3 dá um banho na XS.

- Construção: em poucas palavras, corpo em alumínio para a GF3 e "made in japan", enquanto a XS totalmente de plástico e "made in malaysia".

Bom, por enquanto é isso, tenho algumas amostras de fotos já no picasa para quem se interessar:









Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 05 de Agosto de 2013, 00:12:37
Dando um up no tópico. Tô pensando em ter uma essa ou Canon EOS M.

Alguém aqui do MF ainda tem uma GF3 para escrever mais? Sabe de alguém vendendo?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 05 de Agosto de 2013, 01:55:00
Esqueça o Lightroom e use o Silkypix


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 05 de Agosto de 2013, 11:06:12
Dando um up no tópico. Tô pensando em ter uma essa ou Canon EOS M.

Alguém aqui do MF ainda tem uma GF3 para escrever mais? Sabe de alguém vendendo?

tsouto, apesar de ser louvável a atitude de utilizar um tópico já existente, no caso esse tá muito antigo. Aconselho abrir um novo com sua dúvida, até mesmo porque pode ser que participantes aqui não percebam que o tópico é antigo e comecem a debater a partir de posts de 2012, hehe, com gente que às vezes nem frequenta mais o fórum. Se puder abrir outro, eu tranco esse aqui.  :ok:
« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, 11:06:35 por Helena Bsb »