Autor Tópico: Montando estúdio - Custos  (Lida 3247 vezes)

FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Online: 07 de Fevereiro de 2012, 01:50:58
Olá a todos

Nesses tempos na área de papo furado, mas precisamente no tópico sobre a agência que trabalha com ClickOn acabei tecendo alguns comentários especulando de como aquela agência ganha dinheiro e levantando proposições um tanto malucas, mas que tinham um fundo de verdade, e passei a pensar seriamente na possibilidade de montar um estúdio. Principalmente depois do convite de uma amiga para montar uma academia de dança/centro cultural.

O estúdio teria como finalidade inicial fotografias de books, fotos de dança em estúdio, moda e possivelmente pequenos workshops de fotografia. Queria saber se podem me auxiliar quais seriam os equipamentos ideais pra um empreendimento desse. Dentre as salas disponíveis vi que há duas, uma com 30 m² e outra com 50m². Queria montar na sala pequena pois essa maior poderíamos usar pra aulas de dança. Assim que chegar no Brasil e confirmar o centro cultural, vou buscar um curso que mostre a prática de estúdio pra ter uma maior noção, mas inicialmente eu ficaria só na parte administrativa mesmo. Basicamente queria o valor dos equipamentos, incluindo uma câmera pra backup (inicialmente vai a minha D90 pra trabalhar, hehehe)

Outra coisa é por quanto poderia alugar este estúdio (localizado num bairro legal de Salvador: Rio Vermelho)

Sim, é muita coisa, mas to querendo ter idéias de valor justo para fazer as contas e ver se é um investimento possível e viável. A montagem dele seria pra no mínimo daqui a dois meses.

Por enquanto a CNPJ e aluguel, deixamos a parte, pois estaria junto com centro cultural sob a mesma pessoa jurídica, fora que a sala precisaria de reforma, mas de acordo com uma primeira conversa com o locador, poderíamos fazer a reforma que fosse necessária que o valor seria restituído integralmente no aluguel.

Bom, é isso. Detesto fazer esses tópicos que enchem o saco de todo mundo, mas não tive saída e preciso ouvir outras opiniões, heheh

Abs

Por hora é isso


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 09:23:32
Não é minha praia, mas de tanto ler e reler respostas aqui no fórum... rs

Comece pensando em que tipo(s) de luz vai querer nele. Tocha ou speedlight? Qual quantidade???
Fundo infinito? Qual(is) cores e materiais??
Que tipo de piso pretende colocar? Opaco ou reflexivo???
Qual(is) modificadores de luz????

Só aí acho que vc já terá um bom direcionamento...

PS: Quando tiver ensaio/book posso ir como espectador? Prometo ficar num cantinho e não dar nenhum pio...rs
E quando tiver ensaio de dança posso ficar numa posição parada e dar uns cliques??????? rsrsrsrsr
Sei que é abuso, mas não posso perder a oportunidade...rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 21:59:35
Não é minha praia, mas de tanto ler e reler respostas aqui no fórum... rs

Comece pensando em que tipo(s) de luz vai querer nele. Tocha ou speedlight? Qual quantidade???
Fundo infinito? Qual(is) cores e materiais??
Que tipo de piso pretende colocar? Opaco ou reflexivo???
Qual(is) modificadores de luz????

Só aí acho que vc já terá um bom direcionamento...

PS: Quando tiver ensaio/book posso ir como espectador? Prometo ficar num cantinho e não dar nenhum pio...rs
E quando tiver ensaio de dança posso ficar numa posição parada e dar uns cliques??????? rsrsrsrsr
Sei que é abuso, mas não posso perder a oportunidade...rs

Imaginei fundo infinito branco, pensei até num que parece ser retrátil da ATEK. Talvez um fundo negro também. Piso branco fosco mas uma folha de fórmica guardada num cantinho simpático do estúdio para ocasiões especiais, hehehe. Flash tocha, sombrinha prateada, dourada, softbox e talvez brincar até com iluminação cênica (sou iluminador também, hauahuahah). Speedlight não penso muito pois quero no futuro um fluxo de trabalho mais intenso no estúdio e ter que ficar com um monte de pilha e carregadores espalhados de um lado pro outro por conta dos speedlights não vai ser nada legal.

Quando tiver ensaio, independente de montar estúdio ou não, te chamo. Uma das sócias além de ser dançarina de dança tribal é linda, HAUHAUAUH. Fora isso tem espetáculo, quando aparecer algum que seja mais de boa fotografar (se bem que conheço quase todo mundo que tira fotografia de dança contemporânea em Salvador, e são todos gente fina) te aviso, haahuahuah.

Por falar em sociedade, nunca pensou em ter um estúdio não Hyde? heheheheh

Os books também, vou ver se consigo dar uma de espião industrial e ir em alguns ensaios fotográficos e books de bons fotógrafos aqui em Salvador usando meus amigos maquiadores e cabelereiros como bode expiatório, hauahuahua


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 23:54:40
Legal, Fe... Tõ dentro total.

Nunca pensei. Acho muito bacana o trabalho de book em externa e estúdio, mas fotografia pra mim é um hobby.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 09:58:14
Legal hein FeLopes!!!

Se prepara por que vai uma graninha viu, rs, a gente pensa que um estúdio é soh pegar um kit de luz e mandar ver... Eu ja tinha praticamente todo set de estúdio e resolvi montar um em casa pra mim, ai pendura cortinas pra fechar isso e aquilo e dividir ambientes, espelhos na parede (fotografo bailarinas tb), comprar um sofa aqui, um pufe ali, cadeiras, penteadeira p camarim, pinta aqui, parafusa de lá...

Pra fundo infinito eu recomendo de papel, e pra economizar espaço e não parafusar nada na parede eu seguro ele com aqueles tripés piso teto, achei sensacional, mas tem apenas 3m

Não esqueça de comprar (ou fazer) bloqueadores e rebatedores, fazem toda a diferença  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 08:17:26
Legal hein FeLopes!!!

Se prepara por que vai uma graninha viu, rs, a gente pensa que um estúdio é soh pegar um kit de luz e mandar ver... Eu ja tinha praticamente todo set de estúdio e resolvi montar um em casa pra mim, ai pendura cortinas pra fechar isso e aquilo e dividir ambientes, espelhos na parede (fotografo bailarinas tb), comprar um sofa aqui, um pufe ali, cadeiras, penteadeira p camarim, pinta aqui, parafusa de lá...

Pra fundo infinito eu recomendo de papel, e pra economizar espaço e não parafusar nada na parede eu seguro ele com aqueles tripés piso teto, achei sensacional, mas tem apenas 3m

Não esqueça de comprar (ou fazer) bloqueadores e rebatedores, fazem toda a diferença  :ok:

Então, o espaço precisa de reformas quase estruturais, heheheh, e o dono do imóvel disse que, em caso de reforma, ele desconta o valor integralmente no aluguel, então poderia deixar a parede e o piso perfeitos pra fotografia que pra mim diretamente, não teria custo.

Rebatedores acho importantes também, acredito que mesmo o dourado de um toque a mais nas já bronzeadas e negras mulheres da Bahia, ehhehe.

Qual papel você usa, de metro?

Abs