Autor Tópico: Minha primeira câmera - fz150 - dúvidas  (Lida 3217 vezes)

AlmirJunior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 07 de Fevereiro de 2012, 03:34:41
Olá, pessoal do mundo fotográfico!
Sou novato em fotografia, e há uma semana comprei uma Panasonic Lumix fz150. Estou muito satisfeito com ela (ótimo zoom, muitas opções, menu amigável, rápida no gatilho, etc.) e ainda estou conhecendo o "brinquedo", mas tenho algumas dúvidas! :ponder:
1. Como ela não vem com cabo mini HDMI, comprei um da marca MYMAX. É de qualidade? É possível que danifique a câmera com o tempo?
2. Junto com a câmera veio um cartão dane-elec pro 200x class 10 de 16gb. É bom e confiável? Vale a pena trocar por um da Sandisk (aqueles extreme pro e não-sei-o-que-mais)?
3. Alguém pode dar dicas de armazenamento e limpeza da câmera e da lente? Estou pensando em adquirir uma lenspen, parece o método mais seguro de manter a lente limpa (e o preço no mercado livre é bem razoável). E quanto a fungos, eles podem aparecer no interior do apararelho?
Ufa! Assim que conseguir me lembrar das outras dúvidas, pedirei a ajuda de vocês novamente!


Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 16:50:26
 >:D 1° A marca é de pouca diferença!Danificar ou não a camera vai depender muito de seu cuidado na hora de fazer as conecsões!   2° A marca deve ser nova, se é confiavel,só usando prá saber (até hoje ainda não tive noticias de cartão dar problemas, mas em todo o caso...)!  3° A melhor maneira de proteger a lente da fz150 é instalar um filtro UV 52mm e jamais tira-lo(mas antes de instalar o filtro certifique-se de que a lente da camera e o filtro estão limpos)! Quanto a fungos , qualquer aparelho de cine e foto está sujeito(tirando os que são a provad'agua, poi são muito bem vedados) mas a melhor maneira é evitar a umidade, principalmente se morar ou for visitar o litoral(praia)!!!  :ok:
FZ-150      SX-120is


panet

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 07:44:54
Almir, há vários tópicos sobre prevenção de fungos cá no forum. Pesquise, vale o tempo empregado.
Quanto a limpeza da lente, considere 2 aspectos: 1. Pequenas sujidades, um pouco de poeira, no elemento frontal não trarão nenhuma perda de qualidade nas fotos. 2. Se a sujeira ou o pó forem muitos, primeiro tente remover a maior parte com uma escova sopradora, mais conhecida entre os fotografos pelo curioso apelido de 'fuc-fuc', e só depois aplique a lens-pen, sem fazer pressão ,  isto é importante. O melhor é evitar a sujeira, porque por maior que seja o cuidado, limpezas muito frequentes acabam por danificar as camadas antireflexo da lente, por mais que os fabricantes de limpadores neguem isto.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2012, 07:45:43 por panet »
Dum senesco addisco


 Canon T3i - Nikon P900/p7800 - Canon G15/G16


AlmirJunior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 19:09:02
Ok, obrigado pelas respostas!  Vou dar uma pesquisada sobre manutenção de câmeras, já que moro no litoral e sei que praia, apesar de bela, não é um local muito saudável para eletrônicos. Paulo666, você conhece algum vendedor online que venda esse filtro? Já estou pensando em adquirir um.


Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 19:38:42
Olá Pessoal! Comprei uma fz-150 e agora bateu uma duvida , o filtro uv é o melhor p/ proteger a objetiva dela? Existe diferenças de qualidade entre as marcas de filtro disponiveis no mercado ? qual as melhores,ou são todas de qualidade parelhas? Alguem conhece a Bower?
FZ-150      SX-120is


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 19:58:47
Paulo, trouxe sua pergunta pra cá... não sei se vc questionou isso na sala de reflex porque viu que andou rolando assunto de filtro por lá... Se fosse, era só ter aproveitado o tópico já aberto.  :D
Como abriu outro, trouxe pra cá, e ainda juntei com um tópico de dúvidas sobre a FZ150. Afinal, FZ150 é compacta, e naõ reflex.  :D
De qualquer forma, vou colocar um link sobre filtros, feito pelo Leo Terra.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20716.0
Bem esclarecedor. E como vc talvez tenha visto lá no tópico de reflex, em que o cara fala de fantasmas devido ao uso do filtro, ele não precisa ficar direto na lente, pois em algumas situações, mas prejudica do que ajuda.
Vou copiar a parte mais informativa do post do Hyde lá na sala das reflex:

"pode tirar o filtro dela mesmo de dia. O uso do UV é recomendado para determinadas situações específicas, p. ex., neve, praia, alta altitude, embaixo do buraco da camada de ozônio.
O filtro só protege parcialmente o elemento frontal em situações específicas. Para quedas ele não ajuda nada. É muito mais recomendado usar o pará-sol como dito pelo alexkidd84, mesmo à noite. O meu não sai da minha lente nem quando guardo ela."

E não sei se a FZ150 em rosca de filtro na lente. Se tiver que usar adaptador, aí é que não vale mesmo usar filtro.


Buffalo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 902
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 21:07:30
tem rosca de filtro sim, ja usei um polarizador(vagabundo-dinheiro jogado fora) na minha  :)



EmilioMann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 21:16:15
A marca do filtro é tudo, dê preferencia para hoya e mesmo assim cuidado com falsificações.


Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 22:35:50
Bem esclarecedor. E como vc talvez tenha visto lá no tópico de reflex, em que o cara fala de fantasmas devido ao uso do filtro, ele não precisa ficar direto na lente, pois em algumas situações, mas prejudica do que ajuda.      >:D Se o problema dele é fantasmas ele q veja o linck e contrate os serviços deles:http://www.youtube.com/watch?v=wKB7zfopiUA  Desculpem , não pude resistir! Mas vejam isso  :http://www.youtube.com/watch?v=2Hm3l8XHCMI  ???
FZ-150      SX-120is


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #9 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 08:49:00
Tenho uma FZ35 e comprei um filtro UV da Hoya (comprei pelo e-bay, chegou tranquilo). O que percebi, na prática, é que na grande maioria das situações de luz o UV não só não ajuda, como prejudica a foto. Por mais que tenha adquirido um filtro de qualidade, não minha opinião não se justifica o uso contínuo dele.
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 16:50:00
Tenho uma FZ35 e comprei um filtro UV da Hoya (comprei pelo e-bay, chegou tranquilo). O que percebi, na prática, é que na grande maioria das situações de luz o UV não só não ajuda, como prejudica a foto. Por mais que tenha adquirido um filtro de qualidade, não minha opinião não se justifica o uso contínuo dele.                                                                                                                 >:D Mas Prejudica de q jeito??? Coloquei um filtro uv da bower (fiz comparação com a "mesma" foto , com filtro e sem) e pelo menos, visualmente(ampliando a foto no ps3) não vi diferença nenhuma nas fotos!!!??? E sobre o filtro protetor skylight alguem dizer algo? http://www.youtube.com/watch?v=R7WrrXE35oY
FZ-150      SX-120is


EmilioMann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 17:48:01
Eu ja li, aqui mesmo no forum, que qualquer coisa adicionada na frente da lente, tende a diminuir a iluminaçao, e isso já é ruim.
As maquinas mais modernas nao precisam de proteçao UV, que ele serviria apenas para proteçao mecanica, e mesmo assim não é eficiente. O melhor é o parassol.
Na minha opinião, o unico filtro que é valido é o polarizador, que deixa o céu mais bonito e remove os reflexos dos vidros, dos metais e principalmente da agua, mostrando muitas vezes até o fundo dos rios e lagos. Com esse, as fotos, nesses casos, ficam muito mais bonitas.
Os outros efeitos, pelo que li também, são conseguidos todos no computador, sem necessidade de gastar com filtros hoje em dia.


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #12 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 07:55:07
Tenho uma FZ35 e comprei um filtro UV da Hoya (comprei pelo e-bay, chegou tranquilo). O que percebi, na prática, é que na grande maioria das situações de luz o UV não só não ajuda, como prejudica a foto. Por mais que tenha adquirido um filtro de qualidade, não minha opinião não se justifica o uso contínuo dele.                                                                                                                 >:D Mas Prejudica de q jeito??? Coloquei um filtro uv da bower (fiz comparação com a "mesma" foto , com filtro e sem) e pelo menos, visualmente(ampliando a foto no ps3) não vi diferença nenhuma nas fotos!!!??? E sobre o filtro protetor skylight alguem dizer algo? http://www.youtube.com/watch?v=R7WrrXE35oY

Em condições de luz reduzida, percebo perdas na nitidez das fotos. Só esclarecendo que percebo perdas quando comparo com uma foto tirada imediatamente depois, sem o filtro.

Abs
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2012, 07:59:55 por vmarins »
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600