Autor Tópico: 5DMK I ainda vale a pena?  (Lida 3803 vezes)

Manga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #15 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 12:41:16
A 5D não tem nenhum dos dois justamente por causa do firmware. A 50D, que não filma, pode usar Magic Lantern (e passa a poder filmar) já que usa DryOS.

Se o Adam sentiria falta de vídeo ou tethering, ele não especificou, então pode ser que sim, tenha muito a ver.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 13:40:55
Não, ela não filma por outro motivo, o TIPO do ccd. A câmera para filmar tem que usar um CCD/CMOS do tipo interline que tem obturação eletrônica no próprio sensor, isto é, pode ser lido ao mesmo tempo que é exposto.

O da 5D não permite isso, ele tem que ser lido no escuro.

O problema é eletrônico e não de firmware.


alexkidd84

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • 500pxAlexandreCaitano
Resposta #17 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 14:01:03
Não, ela não filma por outro motivo, o TIPO do ccd. A câmera para filmar tem que usar um CCD/CMOS do tipo interline que tem obturação eletrônica no próprio sensor, isto é, pode ser lido ao mesmo tempo que é exposto.

O da 5D não permite isso, ele tem que ser lido no escuro.

O problema é eletrônico e não de firmware.

Vivendo e aprendendo.
Não sabia disso.


Manga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #18 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 14:09:25
Ah, então além de AF velho, FW velho, tem o sensor velho que esqueci de mencionar. :P


skydivebr

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 14:45:34
Não, ela não filma por outro motivo, o TIPO do ccd. A câmera para filmar tem que usar um CCD/CMOS do tipo interline que tem obturação eletrônica no próprio sensor, isto é, pode ser lido ao mesmo tempo que é exposto.

O da 5D não permite isso, ele tem que ser lido no escuro.

O problema é eletrônico e não de firmware.

 :worship: :worship: :worship:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 14:59:30
ops lembrei de uma coisa, a 5D usa cmos e nao ccd. Nao existe cmos interline.
Falha minha...

Comp eu disse antes, a camera é horrenda.
Diz logo o telefone dele...


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 15:11:01
Adam,

A 5D é um bicho diferente da 7D e das Rebel. Ela foi projetada pela Canon para ser a 1a DSLR full frame acessível, e por isso mesmo a Canon assumiu uma responsabilidade enorme. Embora mais barata que a flagship da Canon da época. Tem baixo ruído, é extremamente confiável (a minha já funcionou em temperaturas desde -30 até +50). O AF não é tão nervoso quanto o da 7D, verdade, mas nem de longe é ruim. Pelo contrário, ele é preciso pra caramba. A minha foca cravado com a 85mm 1.8, ao ponto de focar um fio de cabelo. Falar que o firmware é arcaido é desconhecimento total de causa. Firmwares são atualizados quando há algum tipo de erro ou para adição de funções novas (vide as Panasonic LX3 que adicionaram formato 1:1 quadrado). O firmware da 5D funciona muio, muito bem. Poderiam no máximo tentar melhorar o algoritmo do AF-Servo e olhe lá.

Dificilmente você vai achar uma câmera com melhor performance em baixa luz do que a 5D em termos de qualidade de imagem (nao de iso alto, que não tem nada a ver com isso). Qualidade de imagem nessas situações tem a ver com características especificas do sensor, como transbordamento de carga, ponto de saturação e relação sinal/ruído.

Aqui tem um artigo que pode talvez te interessar.

http://photomysteries.com/website/Photomysteries_BR/Ruido.html

E aqui uma tabelinha com a caracterização do ruido de base de algumas câmeras:



Isso não foi copiado de nenhum site. Eu fiz os testes segundo procedimentos corretos.

Quanto menores os valores, menor ruído inerente. Entre ISO 200 e 800 a 5D é imbatível.

Mas a moda hoje é ir a iso 32000 em uma APS-C, então, novamente a 5D é uma porcaria, desiste dela e me dá o telefone do teu amigo...  :assobi:


Pô Shalders.... agora que o cara tava quase passando o telefone vc entrega o jogo....rsss.
Tem um monte gente na fila, mas se puder furar, então sou o primeiro da fila dos fura-filas.

Aliás... deixem de ser trouxas.... R$ 1.500,00 tá muuuuiiiiito caro. Deixa que eu compro essa bagaça pra vcs não desperdiçarem grana.

Abs.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 18:17:29
O lance é que alguns sensores, independentes de serem CCD ou CMOS não são adequados a produção de vídeo, seja pela forma de acesso da imagem ou mesmo pela velocidade de leitura. O sensor CMOS da 5D é lento para fazer vídeo a 24 fps.  :ok:

De qualquer modo, se você não precisa de Video, de um foco AF-Servo muito nervoso ou de Live view, esta é "A" câmera.

Lembre também que o AF ser rápido ou não também depende muuuuito da objetiva usada. Se usar a EF-50 II, ou a 50/2.5 Compact Macro , por exemplo, será lerdo em qualquer câmera. A 85/1.8 USM é ultra rápida.

Bem, divirtam-se por aí.  :ok:
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 18:22:55 por Antonio Fernando Shalders »


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #23 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 21:28:35
Adam,

A 5D é um bicho diferente da 7D e das Rebel. Ela foi projetada pela Canon para ser a 1a DSLR full frame acessível, e por isso mesmo a Canon assumiu uma responsabilidade enorme. Embora mais barata que a flagship da Canon da época. Tem baixo ruído, é extremamente confiável (a minha já funcionou em temperaturas desde -30 até +50). O AF não é tão nervoso quanto o da 7D, verdade, mas nem de longe é ruim. Pelo contrário, ele é preciso pra caramba. A minha foca cravado com a 85mm 1.8, ao ponto de focar um fio de cabelo. Falar que o firmware é arcaido é desconhecimento total de causa. Firmwares são atualizados quando há algum tipo de erro ou para adição de funções novas (vide as Panasonic LX3 que adicionaram formato 1:1 quadrado). O firmware da 5D funciona muio, muito bem. Poderiam no máximo tentar melhorar o algoritmo do AF-Servo e olhe lá.

Dificilmente você vai achar uma câmera com melhor performance em baixa luz do que a 5D em termos de qualidade de imagem (nao de iso alto, que não tem nada a ver com isso). Qualidade de imagem nessas situações tem a ver com características especificas do sensor, como transbordamento de carga, ponto de saturação e relação sinal/ruído.

Aqui tem um artigo que pode talvez te interessar.

http://photomysteries.com/website/Photomysteries_BR/Ruido.html

E aqui uma tabelinha com a caracterização do ruido de base de algumas câmeras:



Isso não foi copiado de nenhum site. Eu fiz os testes segundo procedimentos corretos.

Quanto menores os valores, menor ruído inerente. Entre ISO 200 e 800 a 5D é imbatível.

Mas a moda hoje é ir a iso 32000 em uma APS-C, então, novamente a 5D é uma porcaria, desiste dela e me dá o telefone do teu amigo...  :assobi:


Realmente posts bastantes esclarecedores e de altíssimo nível.
É difícil ficar em dúvida assim!
Agradeço muito a ajuda.
Se alguém souber, por favor me diga quanto deve custar a substituição do obturador e do botão disparador da 5D.
Isso me ocorreu porque o vendedor não sabe dizer quantos cliques a câmera tem.

Abraços,

Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 21:58:25
ops lembrei de uma coisa, a 5D usa cmos e nao ccd. Nao existe cmos interline.
Falha minha...

Comp eu disse antes, a camera é horrenda.
Diz logo o telefone dele...

rsrsrsrsrsrsrsrsrsr... Lembrou nada! Tu nunca esqueceu!!!!!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #25 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 22:02:37
Vivendo e aprendendo.
Não sabia disso.


Alex/proprietários da 5D,

Obrigado pela ajuda. Eu vi muitas fotos ontem de madrugada e a diferença é realmente grande.
A 5D literalmente mata a pau! Contudo, parece-me que ela não tem o recurso de auto-limpeza do sensor, sendo necessária
a limpeza manual do sensor.
Então, pergunto, mais uma vez, qual seria a frequência em que esse procedimento é necessário? Será que vou dar conta em fazê-lo? Aqui em Vitória não sei de quem faça esse serviço...

Um grande abraço a todos,

Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #26 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 22:24:47
Se não precisar de serviço especializado (sujeiras de difícil remoção) esse serviço dá para fazer com grande segurança, pouco equipamento e de forma fácil em sua casa.

Basta sempre checar se não há sujeira no passa baixa. Uma bombinha fuc-fuc  e um pincel de brush bem macio e para uso exclusivo no filtro low pass.

O youtube tem uma porrada de vídeos demonstrando o procedimento. Não se recomenda nenhuma espécie de limpeza "a molhado" para as partes internas da cam. Deixe isso para os profissionais.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 22:25:48 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #27 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 23:21:56
Se não precisar de serviço especializado (sujeiras de difícil remoção) esse serviço dá para fazer com grande segurança, pouco equipamento e de forma fácil em sua casa.

Basta sempre checar se não há sujeira no passa baixa. Uma bombinha fuc-fuc  e um pincel de brush bem macio e para uso exclusivo no filtro low pass.

O youtube tem uma porrada de vídeos demonstrando o procedimento. Não se recomenda nenhuma espécie de limpeza "a molhado" para as partes internas da cam. Deixe isso para os profissionais.

Agradeço a todos pela ajuda!
Abraços!
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 23:44:22
Ele não tem outra 5D para vender por esse preço não?
Até eu faço um esforço e compro uma Canon rs


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #29 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 12:46:26
Eu acho que é só essa... rs

Abraços!
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia