Autor Tópico: Como obter melheor "foco" em book outdoor?  (Lida 1243 vezes)

michael silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
  • Eu amo fotografar, por aí...
Online: 11 de Fevereiro de 2012, 21:31:12
Olá, sou novo por aqui e na fotografia, no entanto fotografo; agora fotografando mais seriamente, fiz um ensaio e percebi logo de cara um probleminha. Focava no rosto da modelo, e quando ia "compor" o quadro, perdia o foco. Quase sempre diversas vezes o rosto dela ficava sem nitidez. Realmente não sei o que faço! Percebi que diminuindo o diafragma e aumentando a velocidade as coisas melhoram, mas sou iniciante e nem sempre posso trabalhar assim na rua e sem luz. O modo como faço essa composição do quadro é a seguinte: pego minha nikon d90 foco no rosto, região dos olhos, depois retiro o foco do rosto da modelo segurando ligeiramente o botão do obturador e aponto para a esquerdo dela, a 60cm dela(só um exemplo); O resultado é: Perde-se o foco que tinha feito no rosto dela. O que faço??? Não sou fotógrafo. Mas quero ser!!!hehe     


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 21:44:54
As vezes tenho esse problema também, mas na maioria das vezes funciona sim. Vc move a D90 sem soltar o botão de disparo e o foco permanece.
Quando o problema acontece há um botão chamado AE-L AF-L que se vc mantiver apertado depois que fizer o foco pode soltar o botão de disparo que ele mantém o foco.
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 22:32:44
Não conheço o sistema Nikon e não saberia dizer se a cam está setada numa configuração que faça "correr" o foco. Há que checar isso, mas...

Desconfio seriamente que vc está modificando muito a plano do sensor em relação ao plano do foco quando faz o recomposição do motivo, após a fixação do ponto de foco. É setar o ponto de foco de acordo com a composição final da foto. Assim terá a garantia de que o ponto de foco mais próximo será o usado e quando se realizar a recomposição, o plano do sensor ficará ajustado com o plano de foco.
Veja o que deve estar acontecendo:


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


michael silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
  • Eu amo fotografar, por aí...
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 22:36:33
Obrigado Karl Junior! Então, li no manual sobre este botão, uso AF-A acho que é o mais indicado para este. Pede-se que utilize o botão AE-L AF-L , mas nunca fiz uso ainda; vamos ver como se vai resolver esse probleminha (fiquei feliz quando disse que quase sempre funciona apenas segurando o botão!!!rs). Já estou achando que é meio natural isso...Mas pra mim é horrivel ver a foto com o assunto principal do assusto sem nitidez. Obrigado!


michael silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
  • Eu amo fotografar, por aí...
Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 22:57:04
"É setar o ponto de foco de acordo com a composição final da foto. Assim terá a garantia de que o ponto de foco mais próximo será o usado e quando se realizar a recomposição, o plano do sensor ficará ajustado com o plano de foco".

Obrigado Mr. Hyde! Estás a dizer em linguagem mais simples(iniciante,rs) que acha que devo me posicionar já de onde será a composição final e da li fazer o foco(movendo a camera) e voltando a minha posição de origem; posição com a cena já compósta. Isso né?? (desculpe não entender muito bem)


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 00:19:34
Não.
Estou dizendo para reenquadrar o mínimo possível. Faça a composição da foto. Olhe no visor o local da foto onde vc quer que o foco fique registrado (no ex. que vc deu, os olhos). Sete na cam o ponto de foco a ser utilizado pelo sistema AF da cam para que coincida com o local onde vc quer o foco sobre seu modelo (olhos). Faça novamente a composição inicial. Aperte o botão do disparador até a metade. O foco se dará naquele ponto setado anteriormente na cam. Reenquadre em definitivo.
Esse último reenquadramento terá um deslocamento mínimo do plano do sensor em relação ao plano de foco, conforme ilustração anterior.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lulasato

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 00:44:27
Sou iniciante e estou tendo algo parecido desde que comprei minha D7000, tinha uma D80 e não tinha tantas fotos tremidas sem foco e pouco nítidas como agora, percebi que antes eu deixava o ISO automático na D80, comecei a trabalhar com o ISO automático e minhas fotos melhoraram, como fotógrafo amador resolveu, não é o ideal profissionalmente falando mas em locais fechados com pouca luz ou ambientes com iluminação variada tive uma boa melhora. Com isso comecei a trabalhar muito mais com 11f para cima ganhando muita nitidez.
- Nikon D7000 / Macbook Pro 17" SSD
- AF-S DX Micro NIKKOR 85mm f/3.5G ED VR
- AF-S DX NIKKOR 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR
- AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G
- DVD completo do "Man vs Wild" + Canivete Suíço afiado (é bom estar sempre preparado)


michael silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
  • Eu amo fotografar, por aí...
Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 01:12:07
Ô Lulasato! Ahh como gostaria de trabalhar com 11f é um tiro é um acerto,rs. Studio tem diversas vantagens.

Entretanto tenho feito testes, e vejo que meu problema pode ser "resolvido", usando uma abertura mais fechada, se possivel dois "Fs" abaixo da maior. Uma velocidade que no minimo seja a distancia focal da lente 1/distancia focal.

Também percebi que reenquadrar o minimo possivel é muito importante como bem disse Mr Hyde.

Esse tema é muito importante, pois minha veia não deixa ir para Studio(definitivamente, só a passeio,rs) e todos sabemos da grande dificuldade de se fotografar na rua, em Pqs, na praia, etc. Claro, tbm gostaria da opnião de alguem que trabalhe com outdoor e utilize Nikon, pois apesar de ler o manual algumas coisas ficam obscuras para um aprendiz, como eu.  Valeu galera muitas fotos!